English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu descobri já adulto (recentemente) que a festa do natal foi instituída pela igreja católica para substituir as "saturnálias", festas greco-romanas que homenageavam o deus Cronos/Saturno. E a igreja católica instituiu a comemoração do nascimento de Cristo para "agradar" às pessoas que vinham do paganismo se tornarem cristãs, quando o catolicismo se tornou a religião oficial do Império Romano.

Também descobri não faz muito tempo que o nascimento de Cristo não foi em 25 de dezembro, porque em dezembro chove na Palestina.

Mesmo sabendo de tudo isso, resolvi continuar a celebrar o natal (mas, pessoalmente, prefiro comemorar a Páscoa).

Qual é a sua opinião?

2006-12-17 02:31:15 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

14 respostas

Você está certo. Mas o mesmo vale para os dias "santos", que não passam de invenção da Igreja Católica. Mas acho ótimo os feriados, e queria que todo dia fosse dia santo!

2006-12-17 02:41:13 · answer #1 · answered by Eduardo Ferraz 5 · 0 0

grande coisa...toda a cultura que herdamos vem de povos que foram "pagãos". até o cristianismo tem uma origem pagã. vamos deixar essa doideira de lado e festejar? passa o panetone.

2006-12-17 11:56:47 · answer #2 · answered by betoquintas 6 · 0 0

bom que apesar de tarde você tenha percebido que a igreja católica fez muitas coisas para enganar o povo e convertê-lo, mas ainda vc tem que descobri muita coisa..para te atiçar um pouco, repense na crucificação de Jesus....... pense....

2006-12-17 03:42:37 · answer #3 · answered by teca 4 · 0 0

Bem, foi justamente por saber dessas coisas que passei a comemorar o Natal, pois antes não via sentido para a festa.

2006-12-17 03:07:31 · answer #4 · answered by Justina 6 · 0 0

e qual é o problema? continua sendo mesmo uma feta pagâ; comemora-se o deus do consumismo, deus da comida, deus baco do vinho, da cerveja, do axe, do pagode, mas o que vale mesmo é o sentido da fraternidade ond té as pesoas que não quererm adotam. vou ter que ir naquela casa? não vou com a cara deles! mas na hota vai e se confraterniza.

agora o natal cuiddo com a boibagens que escrevem por ai
segue abaixo
o natal (nascimento) de Jesus foi durante o reinado de Herodes o grande. o imperador romano era César augusto.
em que ano? a principio foi calculado e fixado pelo diácono Dionísio (exíguo, pequeno) como tendo ocorrido no ano 754 da fundação de Roma. começou-se a contar então, do nascimento de Jesus, uma nova era: a cristã, passando a indicar-se "antes e depois de cristo ac dc”.
esse calculo estava errado e atualmente se ensina que Jesus pode ter nascido entre 8 anos antes a 4 depois da data fixada;
o 25 de dezembro oi fixado pelo papa Julio I, a partir do século IV dc (em 360) pra substituir por motivos e hábitos cristãos certas comemorações pagãs.
em dezembro se dá o solstício de inverno. muitas festas pagas homenageavam o deus Mitra, o sol invicto; os romanos realizavam suas saturnais, festejando o "natale invicti solis”.
colocando o natal de Jesus em 25 de dezembro a igreja católica procurou substituir o sol invicto por Jesus que é a luz do mundo.
o povo vinha à cidade para as festas.

e mais um detalhe adicional: esse 25 de dezembro foi por decreto na marra de Constantino. ele um dia encontrou-se com o exercito de Maxmens as margens d um rio e sentiu que o inimigo era maior. mas ao olhar para o céu viu uma cruz e uma inscrição "com este sinal vencerás"; mandou pintar a crua em todas as bandeiras e partiu pra dentro; derrotou o inimigo e anexou terras a Roma; em gratidão resolveu implantar o cristianismo como religião oficial.

2006-12-17 03:06:31 · answer #5 · answered by lcmvip 5 · 0 0

Junior, eu quase nao entendi sua colocação mas no final fiquei mais tranquilo, pq considero vc um protestante esclarecido.
A festa do natal é comemorada ha 2 mil anos, se fosse algo q desagradasse a Deus, certamente não teria continuado.
O foco do natal não é comemorar Saturno, nem o Sol invicto.
É comemorar Jesus nascido, como diz Simeão: como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel. (Luc 2, 32).
Jesus identifica-se com a Luz, e o Sol é a nossa maior fonte de luz, nada mais apropriado que identificá-Lo como a Grande Luz.
Vc diz que perefere a páscoa, tudo bem, mas a festa da pascoa, original, é o pessach, a festa q comemora a libertação do cativeiro do Egito.
Só depois da ressureição e com a igreja primitiva é que a pascoa se "cristianizou", e estou certo q vc celebra a Resusreição e não libertação do Egito.
Portanto, tudo na vida tem a importância que damos a ela.
E o cristianismo deu ao Natalis Solis Invictus, a dimensão de Natal da Luz que é Jesus.

2006-12-17 02:48:17 · answer #6 · answered by Frei Bento 7 · 1 1

EU TBÉM JÁ SABIA Q NÃO É A REAL DATA DO NASCIMENTO DE CRISTO...E SABIA QUE A ORIGEM É A CELEBRAÇÃO DO INICIO DO SOLSTICIO....SEJA LÁ O QUE FOR ... A ATUAL FINALIDADE É REUNIR A FAMILIA E FESTEJAR O AMOR....

2006-12-17 02:46:54 · answer #7 · answered by Camila M 2 · 0 0

È estamos tão acostumados com isso... que não tem mais como mudar... A igreja católica já instituiu muitas coisas pagãs... como mudar o dia Santo de descanso do Sábado, para o Domingo.. que é uma cultura ao deus do Sol..(pagã)...
E alguem deixa de trabalhar no sábado para trabalhar no domingo?... não!

A muitas outras coisas que fazemos que veio do paganismo... mas mesmo assim.. fazemos.. eu mesmo faço... pq estou acostumada..

Mas creio que não estou desrespeitando a Deus.. pois não estou cultuando essa religião

2006-12-17 02:44:03 · answer #8 · answered by MilaPerfeita 2 · 0 0

o natal era uma festa PAGÃ . os cristãos a ROUBARAM para comemorar o nascimento de cristo . mais recentemente os CAPITALISTAS a roubaram novamente ; para celebrar a VENDA DE PRESENTES . LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO ...

2006-12-17 02:37:03 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

.
Não celebro o Natal (papai noel, presentes, renas, presentes, árvore, presentes, sininhos, presentes... Celebro o nascimento de Cristo.

A Páscoa é uma comemoração especial e particular, pois foi instituída pelo próprio Jesus.
.

2006-12-17 02:35:24 · answer #10 · answered by Biggi 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers