English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vc saberia enumerar algumas das consequências para os organismos vivos desse aumento excessivo de radiação UV A, B e C?

2006-12-16 01:33:54 · 1 respostas · perguntado por Victor G 2 em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

1 respostas

Apesar de a radiação UV ter efeitos benéficos - basicamente, a produção de vitamina D quando há exposição da pele aos raios mais curtos, ou UVB - a radiação UV em excesso pode levar a uma variedade de problemas de saúde, incluindo câncer de pele e catarata.

Das 60 mil mortes anuais em decorrência da exposição excessiva ao sol, cerca de 48 mil são causadas por melanomas malignos e 12 mil por carcinomas de pele, de acordo com o relatório.

Os três principais efeitos adversos da superexposição aos raios UV são o melanoma maligno, um câncer severo que ainda traz consigo um risco significativo de morte, apesar das melhorias no tratamento; o carcinoma de célula escamosa da pele, outro tipo de câncer de pele maligno que geralmente progride menos rapidamente que o melanoma e é menos propenso a causar a morte; e o carcinoma de célula basal, que aparece predominantemente em pessoas mais velhas.

na maioria dos casos uma exposição casual mínima aos raios UV já seria suficiente para manter a vitamina D em níveis necessários para evitar doenças ósseas como a osteoporose, e muitas doenças e mortes relacionadas à radiação UV podem ser evitadas através de simples medidas preventivas.

A OMS sugere que as pessoas limitem o tempo no sol do meio-dia, procurem sombra quando os raios solares estão mais intensos, usem roupas protetoras como chapéus e óculos de sol, usem filtro solar com fator de proteção 15 ou mais alto, evitem bronzeamento artificial e protejam as crianças do sol.

2006-12-17 01:42:21 · answer #1 · answered by Anonymous · 10 0

fedest.com, questions and answers