Por que são datas fictícias. 25 de dezembro era entendido na antiguidade como data de nascimento dos filhos dos deuses e a morte e ressurreição de Cristo acompanha o calendário da Páscoa Judaica( que simboliza a fuga da Escravidão do Egito).
A Igreja com esta atitude pretendia substituir velhas crenças eja de judeus convertidos seja de pagãos.
2006-12-15 05:01:46
·
answer #1
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
0⤊
2⤋
Porque é o homem que marca essas datas de acordo com o que lhe convem, não tem base bíblica para marcar data da morte nem nascimento de Jesus. Certamente Ele nasceu e morreu na cruz mas data precisa não temos.
2006-12-15 05:03:10
·
answer #2
·
answered by Gilberto 5
·
1⤊
0⤋
Marketing.. as datas entraram depois da Ressurreição de Cristo.. então ninguém sabe quando ele nasceu.. é tudo marketing pra venda e compra de artifícios que não tem nada a ver com nascimento de Jesus.. só com Papai Noel e etc..etc..etc.. abraços
2006-12-15 05:01:30
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Muitas pessoas desconhecem que tudo o que a Igreja Católica diz não surge do "eu acho" ou "vamos fazer assim", tudo tem um porque. Segue abaixo uma explicação sobre a pergunta, para aprofundar convido-os a visitarem os links relacionados no final.
O NATAL
Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus.
Na época, o Papa Júlio I fixou a data do Natal em 25 de dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do nascimento de Jesus.
Uma das explicações da escolha do dia 25 de dezembro como dia do Natal se deve ao fato de coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do solstício de Inverno: todas festividades pagãs.
Nesse sentido, a Igreja viu uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã.
Alguns lugares optaram por festejar a data natalina em 6 de janeiro. Contudo, gradualmente, essa data passou a ser associada ao dia dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.
Assim, o Natal, dedicado pelos cristãos a Jesus, verdadeiro Sol de Justiça, transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada, desde cedo, à Páscoa.
Sendo uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, tornou-se festa familiar, com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.
A PÁSCOA
Durante os 300 primeiros anos da Era Cristã, cristãos e judeus tinham muito em comum. Os autores do Novo Testamento eram judeus, bem como os apóstolos e os primeiros discípulos.
Ambos os grupos observavam o Shabbat, as mesmas festividades, e todos visitavam a Sinagoga. Até 135 (d.C.), todos os líderes da Igreja eram judeus.
Até o Concílio de Nicéia, em 325 (a.D.), os cristãos e os judeus celebravam o Pesakh (Páscoa) no mesmo dia.
No entanto, os gentios (cristãos sem origem judaica) começaram a ver a necessidade de diferenciar o "seu" Pesakh do dos judeus.
As igrejas concordaram em mover o dia da celebração do Pesakh, pois o significado da celebração da Páscoa judaica era diferente da dos cristãos.
O assunto de como estabelecer a data de modo definitivo permaneceu, no entanto, em aberto. Até que, em 325 (a.D.), no Concilio de Nicéia, foi determinada a nova data.
O cálculo é baseado, neste caso, em critérios da astronomia e, não é, como muitos pensam, uma questão simplesmente religiosa.
Desde os primeiros anos do Cristianismo este assunto foi motivo de divergências, de pesquisa e estudos.
No ano 325 (a.D.), o Concílio de Nicéia, convocado pelo Imperador Constantino, resolveu, por unanimidade, que a Páscoa fosse comemorada por todos os cristãos no mesmo dia.
As resoluções deste Concílio determinaram que a data da Páscoa fosse comemorada sempre no Domingo seguinte à lua cheia do equinócio da primavera, isto é, após o dia 21 de março e, portanto, sempre depois da Páscoa Judaica.
O equinócio é a época em que o dia e a noite têm a mesma duração em todos os países do mundo.
2006-12-15 05:45:12
·
answer #4
·
answered by Ferreira 3
·
0⤊
0⤋
Algum site católico deve informar sobre isso. Mas eu já lhe adianto que a data da morte e ressurreição têm por base a fase da lua, assim como a páscoa judaica que ocorre mais ou menos nessa mesma época e tem por base também a fase da lua. Já o natal não tem por base a fase da lua.
2006-12-15 05:17:39
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Simples, por uma questão de conveniência.
2006-12-15 05:07:46
·
answer #6
·
answered by Inconformada 3
·
0⤊
0⤋
Existe um calendário cristão (da Igreja Católica) que não é condizente com o calendário comercial. Agora por exemplo, a Igreja está no início do ano litúrgico (período denominado de Advento), enquanto estamos no fim do ano comercial do ocidente, só querendo largar os bets e entrar de férias. Entendeu?
2006-12-15 05:07:28
·
answer #7
·
answered by yo_ctba 3
·
0⤊
0⤋
Coisas da Bíblia, meu amigo...
Você~não entenderia...
2006-12-15 05:06:49
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
existe um cronograma para isso, uma combinação de datas para chegar a data certa.
as coisas não São colocadas amigue, agora se formos fundo saberemos que essas datas estão certas.
existe anos com menos dia etc.
boa sorte
2006-12-15 05:06:33
·
answer #9
·
answered by SeMenTe EsTeLaR 6
·
0⤊
0⤋
ESSA RESPOSTA DO "LUZ DA UMBANDA" EXPLICA MUITO BEM ESSA QUESTÃO...
AFINAL, VC TEM QUE ANALISAR QUE NÃO EXISTIA UM CALENDÁRIO IGUALZINHO AO QUE TEMOS HOJE...
2006-12-15 05:04:11
·
answer #10
·
answered by ROBSON BRANDÃO 3
·
0⤊
0⤋
MAS O IMPORTANTE É SABER QUE ELE NAO ESTA MAIS PENDURADO NA CRUZ E ESTA AO NOSSO LADO
2006-12-15 05:03:27
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋