Dizem , segunda eu assisti um depoimento de um ex-opus dei, ser uma máfia que se ramifica da igreja católica, onde eles fazem lavagem cerebral nas pessoas e fica até proibido de voce visitar seus familiares, quem entra na OPUS DEI, fazem autoflagelação e geralmente eles pegam só pessoas de classe média alta , com recursos financieiros e inteligentes, manipulam essas pessoas e fica dificil a pessoa sair de lá, mesmo que queira eles não deixam..é uma loucura..esse cara que conseguiu sair foi até ameaçado e teve coragem e conseguiu se libertar,isso depois de muitos anos..pelo menos foi o depoimento que eu vi na TV...dizem que eles são perigosos..naõ sei até que ponto isso tudo é verdade....
2006-12-14 14:00:06
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bem, como vc deve saber, o Opus Dei virou notoriedade depois do livro do Dan Brown.
Nao sei se vc leu o livro, mas no inicio o autor faz a ressalva:
esta é uma obra de ficção.
Só q as pessoas nem lêem isso, afinal, pra q serve uma ressalva......?
O Opus Dei frequenta a imaginação das pessoas pq é um grupo fechado, porem sua atuação é publica, atua no ambiente de trabalho de seus membros, nos clubes, enfim nas relações sociais q seus membros se inserem.
Atuação esta q é essencialmente evangelizadora e testemunhal.
A imensa maioria dos membros do Opus Dei é constituida de leigos, de homens e mulheres casados, ou de solteiros não clérigos.
Os padres do Opus Dei são poucos e sua funçaõ é meramente pastoral e orientadora de ações.
O Opus Dei ameaça a alguns pq seus membros são recrutados entre pessoas de formação universitária, na grande maioria,e voce sabe muito bem, quem tem conhecimento tem o poder...
É isto, nao existem monges assassinos nem complôs mirabolantes.
São apenas cristãos de solida formação intelectual, agindo no mundo.
Se isto ameaça, deve ameaçar sim a quem não possui tanta sabedoria assim....
2006-12-14 23:01:13
·
answer #2
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
0⤋
Engraçado... eu conheço pessoas do Opus Dei e não vejo nada disso que a Sol falou... A maioria dos fiéis que fazem parte da Obra é composta pelos chamados "supernumerários", que são homens e mulheres casados, com filhos, que procuram viver uma vida cristã no seu dia-a-dia. O enfoque do Opus Dei é buscar a Deus no dia-a-dia, na vida cotidiana, e isso inclui o matrimônio.
Os demais fiéis são os que vivem nos centros, e são homens e mulheres celibatários. São os chamados "numerários"
Já visitei o centro feminino do Opus Dei aqui na minha cidade, e o que vi foi um ambiente extremamente familiar, pessoas de muita confiança, extremamente simpáticas e amigas. Eles organizam retiros, palestras (muitas vezes sobre assuntos que não têm relação com espiritualidade ou religião) e o trabalho voluntário (ajuda a pessoas carentes, por exemplo), também é incentivado.
Existem, sim, algumas pessoas (geralmente os numerários) que praticam mortificações corporais, tais como jejuns, por exemplo. A forma como isso é mostrado em "O Código da Vinci" é extremamente exagerada. Não são práticas que causam sangramento, nem feridas, mas somente incômodo físico (como um jejum, por exemplo). Essas práticas são realizadas pelos membros celibatários. Já os fiéis comuns têm práticas como abster-se de algo que gostam muito (por exemplo, seria o caso de um chocólatra passar um mês sem chocolate), ou fazer jejuns de tempos em tempos.
Quanto a um eventual "controle" sobre a Igreja Católica, é o contrário... é a Igreja Católica quem controla o Opus Dei. A Obra não está acima do papado, mas na verdade reporta-se ao Papa.
Procure o site oficial deles aqui no Brasil (http://www.opusdei.org.br/) ou procure saber sobre a existência de algum centro deles em sua cidade, agende uma visita. Você certamente será bem vindo, e terá oportunidade de conhecer pessoas muito simpáticas e amigas.
2006-12-14 22:05:20
·
answer #3
·
answered by Verbena 6
·
1⤊
0⤋
A história oficial da Opus Dei, você encontrará no site www.opusdei.org.br ou www.escrivaworks.org
Agora, sobre histórias contadas por ex-membros e demais mitos sobre a OD, você encontrará no site www.opuslivre.org (interessante).
Tire suas próprias conclusões.
2006-12-14 14:04:12
·
answer #4
·
answered by interessante 3
·
1⤊
0⤋
O Opus Dei (em latim Obra de Deus) é uma prelatura pessoal da Igreja Católica, composta de um prelado, padres seculares e leigos comuns, que se juntam à prelatura de livre vontade. A Prelatura segue uma via de conduta que passa pela santificação do trabalho quotidiano (nas palavras do fundador "o trabalho é santo, santifica-nos e santifica os outros"). Assim, todo e cada um, homem ou mulher, é chamado à santificação pelo trabalho que exerce quotidianamente, encontrando Deus nas coisas ordinárias da Terra.
O Opus Dei foi fundado por Josemaría Escrivá de Balaguer em 2 de Outubro de 1928 em Madrid, na Espanha. Em 14 de Fevereiro de 1930, o seu fundador compreendeu que a instituição também deveria desenvolver o seu apostolado entre as mulheres, vindo, desta a forma a ser fundada, em 14 de Fevereiro de 1943, a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, inseparavelmente unida ao Opus Dei.
2006-12-14 13:55:36
·
answer #5
·
answered by Roberto M 3
·
0⤊
0⤋
Controla nada. Quem controla é o vaticano, o resto é papo furado.
2006-12-14 13:47:50
·
answer #6
·
answered by Guri 6
·
0⤊
0⤋