English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-14 06:55:53 · 9 respostas · perguntado por ? 6 em Saúde Doenças e Patologias Outras - Doenças

9 respostas

A Filariose (ou Elefantiase) é a doença causada pelos parasitas nematódes Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e Brugia timori, que se alojam nos vasos linfáticos causando linfedema. Esta doença é também conhecida como elefantíase, devido ao aspecto de perna de elefante do paciente com esta doença. Tem como transmissor os mosquitos dos gêneros Culex, Anopheles, Mansonia ou Aedes, presentes nas regiões tropicais e subtropicais. Quando o nematódeo obstrui o vaso linfático o edema é irreversível, daí a importância da prevenção com mosquiteiros e repelentes, além de evitar o acúmulo de águas paradas em pneus velhos, latas, potes e outros.

Wuchereria e Brugia

Verme Brugia malayiAs formas adultas são vermes nemátodes de secção circular e com tubo digestivo completo. As fêmeas (alguns centímetros) são maiores que os machos e a reprodução é exclusivamente sexual, com geração de microfilárias. Estas são pequenas larvas fusiformes com apenas 0,2 milímetros.


Ciclo de Vida

O mosquito Aedes pode transmitir a filaríaseAs larvas são transmitidas pela picada dos mosquitos. Da corrente sanguinea elas dirigem-se para os vasos linfáticos, onde se maturam nas formas adultas sexuais. Após cerca de oito meses da infecção inicial (período pré-patente), começam a produzir microfilárias que surgem no sangue, assim como em muitos orgãos. O mosquito é infectado quando pica um ser humano doente. Dentro do mosquito as microfilárias modificam-se ao fim de alguns dias em formas infectantes, que migram principalmente para a cabeça do mosquito.

Epidemiologia


Mosquito CulexAfeta 120 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da OMS. Só afeta o ser humano (outras espécies afetam animais).

O Wuchereria bancrofti existe na África, Ásia tropical, Caraíbas e na América do Sul incluindo Brasil. É transmitido pelos mosquitos Culex, Anopheles e Aedes.
O Brugia malayi está limitado ao Subcontinente Indiano e a algumas regiões da Ásia oriental. O transmissor é o mosquito Anopheles, Culex ou Mansonia.
O Brugia timori existe em Timor-Leste e Ocidental, do qual provém o seu nome, e na Indonésia. Transmitido pelos Anopheles.

Mosquito Anopheles gambiaeO parasita só se desenvolve em condições húmidas com temperaturas altas, portanto todos os casos na Europa e EUA são importados de indivíduos provenientes de regiões tropicais.


Progressão e Sintomas
O período de incubação pode ser de um mês ou vários meses. A maioria dos casos é assintomática, contudo existe produção de microfilárias e o individuo dissemina a infecção através dos mosquitos que o picam.

Os episódios de transmissão de microfilárias (geralmente à noite a depender da espécie do vetor)pelos vasos sanguineos podem levar a reações do sistema imunitário, como prurido, febre, mal estar, tosse, asma, fatiga, exantemas, adenopatias (inchaço dos gânglios linfáticos) e com inchaços nos membros, escroto ou mamas. Por vezes causa inflamação dos testículos (orquite).

A longo prazo apresença de vários pares de adultos nos vasos linfáticos, com fibrosação e obstrução dos vasos (formando nódulos palpáveis) pode levar a acumulações de linfa a montante das obstruções, com dilatação de vasos linfáticos alternativos e espessamento da pele. Esta condição, dez a quinze anos depois, manifesta-se como aumento de volume grotesco das regiões afectadas, principalmente pernas e escroto, devido à retenção de linfa. Os vasos linfáticos alargados pela linfa retida por vezes rebentam, complicando a drenagem da linfa ainda mais. Por vezes as pernas tornam-se grossas dando um aspecto semelhante a patas de elefante, descrito como elefantíase.


Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico é pela observação microscópica de microfilárias em amostras de sangue. Caso a espécie apresente periodicidade noturna é necessário recolher sangue de noite, de outro modo não serão encontradas. A ecografia permite detectar as formas adultas. A serologia por ELISA também é útil.

São usados antiparasiticos como mebendazole. É importante tratar as infecções secundárias.


Prevenção
Há um programa da OMS que procura eliminar a doença com fármacos administrados como prevenção e inseticidas. É útil usar roupas que cubram o máximo possível da pele, repelentes de insetos e dormir protegido com redes.

2006-12-14 07:03:56 · answer #1 · answered by Nei Picapau 2 · 0 0

Hipertrofia dos músculo inferiores, devido a picada de insetos (ex: Aedes aegyti) que afetam o sistema linfático.

2006-12-14 19:18:22 · answer #2 · answered by Dai 3 · 0 0

BIOLOGIA

Helmintos: Filaríose ou Elefantíase;


Wuchereria bancrofti



- Hospedeiro definitivo: Homem;
- Hospedeiro intermediário: Pernilongo - Gêneros: Culex*, Aedes, Anopholes

01. A contaminação pela Wuchereria bancrofti ocorre através da picada de um pernilongo do gênero Culex (mais comum) que introduz Microfilárias Infectantes, as quais passam para os vasos linfáticos;

02. No interior dos vasos linfáticos as Microfilárias Infectantes se transformam em machos (menor) e fêmeas (maior);

03. No interior dos vasos linfáticos ocorre reprodução sexuada com produção de Filárias que atingem os vasos sangüíneos periféricos;

04. O pernilongo ao picar o indivíduo adquire as filárias que sofrem mudas (amadurecimento) se transformando em Microfilárias Infectantes, fechando o ciclo;

Obs.: Linfa é a excreção das células que não é levada pelo vaso sangüíneo, geralmente rica em lipídeos. Então os vasos linfáticos servem para retirar essa linfa do tecido remover qualquer agente estranho e depois incorpora-la novamente ao sangue.

Profilaxia:
- Combate ao pernilongo Culex;
- Tratamento dos doentes;
- Evitar regiões endêmicas
FELIZ NATAL!!!!!!!!

2006-12-14 19:14:12 · answer #3 · answered by Jussara 3 · 0 0

Hipertrofia de músculos inferiores.

2006-12-14 16:14:51 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

É uma doença infecto-parasitária, também chamada de filariose.

O agente etiológico é um verme chamado Wuchereria bancrofti, e é transmitida pela picada de mosquitos dos gêneros Aedes, Culex e Anopheles.

Os parasitas se alojam dentro dos vasos linfáticos, causando obstrução do seu fluxo e, consequentemente deformidade nos membros afetados.

É uma doença típica de países tropicais.

2006-12-14 15:13:32 · answer #5 · answered by Gravitolino Nonato 6 · 0 0

Bem o Nei já disse tudo à respeito , hoje em dia até que se vê pouco fica mesmo parecendo pata de elefante.Beijo

2006-12-14 15:08:01 · answer #6 · answered by Solange Macedo C 6 · 0 0

É uma doença tropical crônica, acometendo geralmente os membros inferiores ou órgãos genitais, causada por um verme denominado Wuchereria bancrofti, que causa edema (inchação) nesses locais, por deficiência na drenagem linfática. O verme provoca inflamação dos vasos linfáticos, inutilizando-os. A doença é chamada também de filariose, ou filaríase linfática. É transmitida pelos insetos do gênero Culex, o pernilongo ou muriçoca. O nome da doença é derivado de elefante, porque os membros do paciente ganham mesmo aspecto grosso e rugoso das pernas dos paquidermes.

2006-12-14 15:07:30 · answer #7 · answered by Falco 7 · 0 0

Oi.Nets link tem a resposta pra sua duvida.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filar%C3%ADase

2006-12-14 15:04:10 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

É uma doença que os pés crescem muito e a pessoa tem muita dificuldade de caminhar.

2006-12-14 15:01:53 · answer #9 · answered by Adenir S 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers