Eu acho que as pessoas que se utilizam desse argumento estão, na verdade, usando de uma FALÁCIA para afirmarem sua fé ou converter os outros. Fazem isso sem a intenção, pois o que querem mesmo é se convencer de que o improvável pode ser possível.
Se elas analisassem melhor veriam que só pelo fato de uma coisa, como o ar, por exemplo, não poder ser visto (nem sempre), isso não significa que não se possa provar sua existência. Ninguém vê os sentimentos, mas existem possibilidades de todos experimentarem, e aí o abstrato será posto à prova através da experiência direta.
Pode até ter quem não acredite no amor, na amizade, na fraternidade, na igualdade, seja lá que sentimento for ... pois eles são construções significativas do nosso próprio intelecto, CONCEITOS, sujeitos, pois, a variados tipos de interpretação +OU- aproximados à realidade. (não é verdade que tem quem diga que o amor não existe?)
Deus é um conceito. Acreditamos nele porque acreditamos antes na autoridade da Bíblia e das inúmeras igrejas que nos contam aquilo que deve ser o certo pensar. É ou não é? E que são a Bíblia e as igrejas? Construções do homem. E o que é a palavra sagrada? A palavra dos homens que dizem ser a de Deus e você acredita. Com todo direito, aliás.
2006-12-14 05:20:29
·
answer #1
·
answered by Mei 3
·
3⤊
0⤋
Antes de mais nada, uma dúvida...
Vivem dizendo que eu, por ser espírita, estou enganado e que na verdade os espíritos que se comunicam são demônios tentando nos enganar...
Aí, pouco depois, dizem que conversam com Deus, que Ele responde e coisa e tal!
Aí vem a dúvida:
Como essas pessoas podem dizer que eu falo com demônios? Elas falam com algo também, não pode ser a mesma coisa então? Um demônio fingindo ser Deus? Ou só funciona esse argumento quando é contra os espíritas...?
Mas deixando essas insanidades de lado, Deus não pode ser comparado ao vento, muito menos à dor... É meio impossível comparar Deus com algo! É como tentar explicar visualmente um hipercubo! Como imaginar algo composto por quatro dimensões, se nosso cérebro está limitado à três dimensões? Impossível! Só dá pra citar exemplos simples que dêem uma idéia do que pode ser Deus...
Somos seres físicos agora! Carne, ossos, sangue, minerais... Mas possuimos um corpo mais etéreo também... O materia não lembro agora! E nosso eu verdadeiro é o espírito, um treco sem matéria, mas que ainda é algo, tipo uma individualidade, uma formapensativa, sei lá... Ou seja, somos uma individualidade consciênte com um corpo de "fumacinha" num corpo de carne (numa comparação bem tosca)!
Conforme encarnamos, nosso "eu" verdadeiro vai aprendendo mais, vai evoluindo moralmente e se tornando cada vez mais perfeito, mais livre do mal (que é apenas a ignorância do bem)! Conforme se purifica, seu corpo espiritual (a fumacinha) vai ficando mais etérea, menos material até desaparecer por completo (espírito puro, sem corpo de qualquer espécie)! Sem um corpo, ou seja, sem limitação de espécie alguma, o espírito pode absolutamente tudo... Alcançar um lado ao outro do universo instantaneamente (não existe mais matéria que o limite no movimento, nem atrito nem nada), expandir-se até onde imagine (onisciência, onipresença), ou seja, seremos literalmente deuses! Deus, no meu entender, seria apenas o primeiro de nós! Não faço a mínima idéia se escrevi um monte de besteiras, mas é isso que imagino... Nem sei se isso tem base espírita, mas para mim, no momento, é o mais lógico!
2006-12-14 04:52:13
·
answer #2
·
answered by Makoto 6
·
4⤊
0⤋
Eu não acho graça se sentimos dor, sentimos o vento, sentimos amor pelo próximo........ Nos podemos não enxergar Deus com os olhos da carne e sim sentir sua presença em nossos corações.
2006-12-15 09:57:38
·
answer #3
·
answered by Á amizade é como uma flor 7
·
1⤊
0⤋
É, essa comparação é meio boba mesmo. Nada a ver.
2006-12-14 08:08:44
·
answer #4
·
answered by magrão 7
·
1⤊
0⤋
Eu também acho, tem uma diferença do q eles falam
Vento,amor,dor não São vistos porem todas as pessoas sentem
Jah deus,não e visto porem,nem todo mundo sente ele
mas fazer oq eles também tem livre arbítrio como todo mundo.
2006-12-14 07:25:08
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Ô Alfredo... tenta perdoar o povo que confunde conceitos filosóficos e religiosos com coisas que a gente pode sentir...
Se a argumentação fosse algo do nível "você não vê a Ética, mas acredita nela", eu até entenderia... concordo com sua pergunta... apesar de eu ser católica, e acreditar em Deus, as argumentações são, digamos... "mirins"...
2006-12-14 06:16:31
·
answer #6
·
answered by Verbena 6
·
1⤊
0⤋
.
É isso que acaba com os ateus: sua arrogância. Chegam ao ponto de, imaginando saber alguma coisa com sua pseudo-erudição, ofender pessoas simples que não foram presenteadas pelo 'acaso' com acesso ao ensino e ao conhecimento.
Parabéns, senhores ateus, vocês são um espelho opaco que a nada reflete. Quanto menos conhecimento e sabedoria.
.
2006-12-14 04:49:40
·
answer #7
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
1⤋
è uma maneira de falar, ele existe pelas coisas da sua vida, por experiencias q vivenciamos, acreditamos e basta, agora quem não acredita tem esse direito.
2006-12-14 04:36:53
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Me diz uma coisa, essa pergunta é tão obvia, e já sabe a resposta porque pergunta???
2006-12-14 04:28:49
·
answer #9
·
answered by Marisa M 1
·
0⤊
1⤋
Você é ateu ou agnóstico?, suas perguntas possuem conotação preconceituosa e demonstram sua ignorância quanto ao contexto histórico do surgimento das religiões e de sua perpetuação.
2006-12-14 04:19:02
·
answer #10
·
answered by pancho 2
·
0⤊
1⤋