English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Mesmo sendo espírita, ainda não consigo compreender certas coisas, mesmo sabendo que passamos por outras vidas, que sofremos o carma, não consigo compreender porque uns têm tão pouco, e sofrem tantas injustiças nesta vida, muitas vezes nascem deficientes, enquanto outros possuem saúde, lar, condições... ainda não consigo enxergar isso como uma coisa justa, já que passamos pelo processo de esquecimento quando reencarnamos, sendo mais difícil para nós enxergarmos isso de uma forma melhor. Gostaria de ouvir uma explicação de alguém espírita. Obrigada, um abraço a todos!

2006-12-13 12:24:45 · 15 respostas · perguntado por Amiga 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

Acredito que essas pessoas que nascem com deficiencia, não voltam assim por ser algum castigo, mas sim, uma benção pra quem cria.. pois vai amolecer o coração dos pais, vai fazer com que eles não tenham mais preconceitos e que sejam mais solidarios com os proximos! espero ter ajudado!

2006-12-13 12:28:18 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 6

A confiança em Deus é a chave para todas as suas dúvidas.
Leia livros espíritas e descobrirá que Deus é soberanamente justo.

2006-12-13 20:56:58 · answer #2 · answered by Patricia 2 · 6 0

Você precisa entrar num grupo de estudos num centro espírita e realmente ser espírita. Só lendo é que entendemos.
Tão simples, pelas coisas que vemos hoje, pessoas queimando outras vivas num carro. Você pensa logo que aquilo é injusto, mas não é, aqueles que foram queimados queimaram outros em outra vida, ninguém escapa da lei de retorno. Amanhã, quando esses que queimaram vierem e forem queimados por outros ou num acidente, muita gente vai dizer que deus não é justo.
Muita gente tem tão pouco é verdade, mas essa mesma gente já teve muito e de forma desonesta, já jogou fora em orgias, sexo, libertinagem.
Pensa assim, é pela falta que valorizamos as coisas. Onde você vê desgraça, Deus que vê lá na frente, vê redenção, vê reforma, vê evolução. Aqui não é o começo, nem fim de nada.
O processo de esquecimento não lhe exime de pagar pelos erros.É uma benção poder esquecer que já matamos, roubamos, aruinamos lares. Ninguém conseguiria seguir em frente com esse peso. Imagine você olhar para um filho e saber
que alí está seu maior inimigo reencarnado, justamente para poderem aprender a se perdoar.
Por favor, leia os livros de Kardec, não seja espírita de Zibia Gaspareto somente.
Beijo no coração

2006-12-13 20:41:43 · answer #3 · answered by Anonymous · 6 0

A primeira coisa que você tem que pensar é que "nada acontece por acaso". Por isso tudo o que acontece tem um motivo justo para estar acontecendo.
O fato de esquecermos acontece porque ainda não estamos evoluídos o suficiente para aguentarmos a carga de lembrarmos por exemplo se matamos alguém, ou se alguém que hoje está próximo a nós nos matou ou nos fez muito mal em uma outra vida e hoje está justamente ao nosso lado para consertar isso. Provavelmente não deixaríamos nossos devedores terem a chance de consertar o que fizeram de ruim em uma outra vida.
Muitas vezes encontramos alguém e nos sentimos mal na presença dessa pessoa, mas como não sabemos o porquê disso, damos a ela a chance de a conhecermos melhor e consertar o que houve de errado...
Com certeza quando estivermos mais evoluídos vamos poder abrir mão do esquecimento.
Muitas são as provas que temos que passar para aprendermos e quando planejamos a reencarnação sabemos a maior parte do que vai nos acontecer. Tudo é sempre para o nosso bem, para o nosso maior aproveitamento e evolução. Muitas pessoas pedem a pobreza pois já foram ricas antes e fizeram mal uso da fortuna... cada um com suas tarefas a concluir...
Por isso tudo que o que vemos como injustiças na verdade não são.
Quantas vezes já me revoltei com a vida perdendo a paciência com as coisas que acontecem, mas nunca podemos esquecer que nada acontece por acaso, que tudo está no lugar certo sempre e que Deus não brinca com a vida de seus filhos. A justiça está sempre presente na vida de cada um apesar de parecer aos olhos dos outros uma coisa injusta.
E muitas vidas teremos ainda... cada vez estaremos um pouco melhores, cada vez mais evoluídos, cada vez passando por dificuldades que nos façam crescer.

Um beijo grande.

2006-12-13 20:58:37 · answer #4 · answered by Anonymous · 4 0

Nesta vida de expiação estamos aqui para resgatar debitos de vidas passadas, e evoluir em busca da plenitude espiritual, assim como crianças que se desncarnam bem cedo, estas certamente seus débitos eram muitos pequenos e sua missão nesta vida se concluiu cedo.

2006-12-13 20:42:24 · answer #5 · answered by Supersonick 4 · 5 1

Glenda, apesar de não me considerar Espírita, no sentido mais partidarista de se entender, acho que posso ajudá-la um pouquinho, pois considero que comecei a entender um pouco mais da significância da natureza e do ser humano, após leituras dos textos de Kardek. Foi através da leitura de seus livros que comecei a ordenar mais adequadamente as minhas conclusões (ainda parciais).
Não tente entender as coisas como boas ou ruins, pois isso não ajudará muito sendo apenas posicionamentos unilaterais próprios do nosso costume de sempre “julgar” apressadamente e apenas sob o nosso próprio ponto de vista.
Tente perceber as situações de injustiças, as condições de enfermidade e de sofrimento humano como instrumentos que molduram a alma, que nos adaptam às necessidades de implementação das atitudes divinas (lembra-se? Que, de certa forma, todos somos médiuns?).
Entenda que o sofrimento (mesmo aquele provocado por outra pessoa) pode ocorrer para gerar uma boa coisa: o seu nascimento, por exemplo. Uma deficiência física pode salvar uma pessoa da morte ao liberá-la do serviço militar em época de guerra, por exemplo; a perda de vôos já livrou pessoas de desastres aéreos, as circunstâncias provocadas pela disputa de riquezas já levou a fratricídios, etc, etc.
O sofrimento dói e incomoda, é claro, mas nem sempre é ruim.
Procure entender, apenas didaticamente, que as relações de seres superiores com os menos evoluídos não se dá nos moldes dos últimos. Por exemplo, quando você leva o seu cão para vacinar, ele certamente, não te entende, não compreende porque você o está levando para aquela pessoa que faz seus companheiros sofrerem (e fará a ele também).
Haja como o monge da lenda “O escorpião e o monge”: Ref.: http://lacosazuis.blogs.sapo.pt/arquivo/1024399.html
Um grande abraço e... Sucesso!

2006-12-14 02:45:44 · answer #6 · answered by Paguro 5 · 2 0

esta certo que o karma é uma reparação de dividas que por livre expansão as nossas vontades adquirimos e execuções dessas cobranças não nos faz graça pra gente rir.

vejamos tambem outro aspecto importantissimo para a evolução individual que nós temos.
a lapidação, os que tem pouco ou por questões carmicas ou a fase o impinge a passar por isso pois que ao contrario iria lhe causar estagnação .
te falo de outra forma :

se tal pessoa ainda persiste dentro de sí ganancia, vaidade, soberbia este tem pouco pois é nesse pouco que lhe sera lapidado para anular tais itens que te falei.

mas se seu avanço de melhoras tiverem sido bem absorvidas
não significa que tambem não lhe venha melhoras em teu lado material tudo é paralelo dosagens por dosagens de individualismo para individualismo cada caso um caso

e acho que deveriamos sim ter uma explicação não em seus efeitos mas em suas causas .
a causa é a necessidade da lapidação, o sofrimento ele é o remedio amargo não a cólera de Deus mas é leis de Amor
não se enxerga isso hoje amanhã admirar-se-a da grandeza Divina.

esse mecanismo essa é a mecanica como se processa em cima de nós só assim pra evoluir e atingir nivel X de compreenção e entendimento .
saiu da fase Y chegou a nivel X
seu entendimento será outro sua visão será outra se desprendimento será outro sua evolução será outra.

abraço

2006-12-13 20:50:29 · answer #7 · answered by Anonymous · 2 0

TALVES SEJA PORQUE NÃO HÁ NEHUM FUNDAMENTO EM SUA FÉ. JÁ PAROU PARA PENSAR QUE VC PODE ESTAR ENGANADA ASSIM COMO OS BUDISTAS,XINTOISTAS,KARDECISTAS,UMBANDA,CANDOBLÉ,MESA BRANCA, ROSA CRUZES,CATOLICISMO,NOVA ERA,GNÓSTICOS,ATEUS,ETC...

2006-12-21 05:16:30 · answer #8 · answered by APOLOGÉTICO 4 · 0 0

Também não entendo, embora tenha feito o curso de médiuns na Federação. Cheguei à conclusão que tudo não passa de acidente de percurso. Imagine um assassino da pior estirpe, que tenha cometido todos os tipos de atrocidades, ruim mesmo. Aí o cara é condenado a 300 anos de prisão. Suponhamos que haja um equipamento que apague toda a memória anterior desse sujeito. Aí ele não se lembra mais de nada, mesmo assim é atirado numa cela e passa a vida inteira sem saber por que está preso e sendo torturado. Tem lógica isso?

2006-12-19 19:54:04 · answer #9 · answered by Navegador1010 3 · 0 0

Glenda, vejo que o que mais lhe incomoda, é o fato do esquecimento, né? Pois é, mas isso aí é a grande ajuda q. Deus nos dá para repararmos nossos erros. Vamos imaginar o seguinte: Se o Pedro soubesse que o seu filho Eduardo foi o homem que o traiu com sua mulher, na vida anterior, Pedro conseguiria amar Eduardo ?
Agora vamos imaginar que Eduardo queira muito o perdão de Pedro que ele traiu, então, tudo é combinado na espiritualidade. Eduardo nascerá como seu filho e será um filho maravilhoso para ser muito amado por seu pai.
Agora vc perguntará: Mas já que ele esquecerá de tudo, como ele lembrará que terá que ser um bom filho ?
Aí é que entra a "maravilhosa sabedoria divina" Estas coisas estão muito bem gravadas em seu subconsciente pois era o que realmente ele pediu, pois ele estava sinceramente arrependido. Deus então lhe dá a oportunidade de reparar o seu erro. Está no seu íntimo, faz parte de sua personalidade, seu carácter. Ele é um bom e maravilhoso filho e pronto.
Agora vamos ver o final dessa história. Depois que o Pedro morresse e soubesse que aquele filho querido, que se sacrificou por ele, que o ajudou em todos os momentos de sua vida e que ele ama desesperadamente, era o seu pior inimigo que nasceu para ganhar o seu perdão... Vc acha acha que ele não o perdoaria ? O bem que ele fez, não anulou o mal do passado ?
( Não sei se vc tem filhos, mas pai e mãe vc tem e sabe que o laço sanguíneo entre pais e filhos é uma coisa muito forte, principalmente dos pais para os filhos.)
Agora, se desde o princípio ele soubesse que aquele nenem era seu inimigo, na mamadeira iria ter no mínimo, "veneno de rato " rsrs !!!nossa que horror!!!
Outra coisa que vc deve se perguntar...
O que adianta eu ter boas qualidades, se na próxima vida eu vc esquecer... (nada que vc conquista de bom para o seu espírito se perde !) Se nessa vida vc resolve ser honesta, gosta de ser, e realmente se torna honesta, essa virtude ficará em subconsciente, e na próxima vida vc será uma pessoa honesta, pois o espírito não perde o que ele já conquistou. Ele pode ficar parado, sem evoluir, mas não volta para trás. É ai que a gente vai evoluindo, se cada vida vc adquirir uma virtude, logo, logo não precisaremos nascer num mundo de provas e expiações como é a terra. Espero ter ajudado ! bjos>>eliani

2006-12-18 01:12:12 · answer #10 · answered by Eliani 4 · 0 0

Acho que voce deve frequentar as reuniões e buscar mais conhecimento da doutrina. As pessoas que vêem com defeito físico ou com carma pesado, veêm assim por escolha própria. Eles esperam com o sofrimento "pagar" o que ficaram devendo em outra vida. E dependendo do grau de sofrimento é o grau do mal que causou. Então tudo neste universo tem lógica. Nada é por acaso. Não me lembro qual é o nome do livro onde li esta história, mais ou menos, assim: O rapaz na vida passada tinha assassinado um seu desafeto. Na vida atual, alguém assassinou uma pessoa e todas as provas foram contra aquele rapaz, que na hora estava passando pelo local. Ficou preso por muitos anos, "inocente"... Mas em seu coração sabia que tinha que passar por aquele sofrimento, então usou o tempo que ficou preso, levando o evangelho segundo o espiritismo para os presos que queriam ouvir... Se tornou um pilar para aqueles que como ele sofriam as agruras da prisao... Por aí voce, vê que tudo tem lógica... Outra máxima é a lei do retorno. Não importa quanto tempo e aonde ou em que vida. Se voce fizer mal para alguem ele volta para voce. Voce não consegue enchergar isso? Tente olhar com os olhs do coração e voce entenderá com muita clareza o que estou te dizendo. Ah!... não sou Kasdecista, sou umbandista, tá bom? Espero ter te dado uma clareada. Leia mais, olhe mais, com olhos do coração... Boa sorte.

2006-12-16 19:50:34 · answer #11 · answered by Cidinha 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers