English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que acha?

2006-12-13 07:39:36 · 12 respostas · perguntado por Avatar 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

O QUE É O “ESPÍRITO”?

Vejamos agora o uso bíblico do termo “espírito”. Alguns pensam que “espírito” significa o mesmo que “alma”. Mas não é assim. A Bíblia deixa claro que “espírito” e “alma” se referem a duas coisas diferentes. Em que sentido?

Os escritores bíblicos usaram a palavra hebraica rúahh ou a palavra grega pneúma ao escreverem a respeito do “espírito”. As próprias Escrituras indicam o significado dessas palavras. Por exemplo, o Salmo 104:29 diz: “Se [tu, Jeová] lhes tiras o espírito [rúahh], expiram e retornam ao seu pó.” E Tiago 2:26 diz que “o corpo sem espírito [pneúma] está morto”. Nesses versículos, portanto, “espírito” se refere àquilo que dá vida a um corpo. Sem espírito, o corpo está morto. De modo que na Bíblia a palavra rúahh é traduzida não apenas por “espírito”, mas também por “força” ou “força da vida”. Por exemplo, Deus disse a respeito do Dilúvio nos dias de Noé: “Estou trazendo o dilúvio de águas sobre a terra, para arruinar debaixo dos céus toda a carne em que a força [rúahh] da vida está ativa.” (Gênesis 6:17; 7:15, 22) Assim, “espírito” se refere a uma força invisível (a centelha de vida) que mantém a vida de todas as criaturas viventes.

Alma e espírito não são a mesma coisa. O corpo precisa do espírito assim como um rádio, para funcionar, precisa da eletricidade. Pense num rádio a pilha, por exemplo. Ao colocarmos pilhas nele e ligá-lo, a eletricidade armazenada nas pilhas dá vida ao rádio, por assim dizer. Sem as pilhas o rádio não funciona. O mesmo se dá com um rádio elétrico, quando desligado da tomada. De modo similar, o espírito é a força que dá vida ao nosso corpo. E, assim como a eletricidade, o espírito não tem a capacidade de sentir ou de pensar. É uma força impessoal. Mas sem esse espírito, ou força de vida, o nosso corpo ‘expira e retorna ao pó’, como disse o salmista.

Falando a respeito da morte do homem, Eclesiastes 12:7 diz: “O pó [de seu corpo] retorna à terra, assim como veio a ser, e o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu.” Quando o espírito, ou força de vida, deixa o corpo, o corpo morre e volta para sua origem — o solo. De modo comparável, a força de vida volta para sua origem — Deus. (Jó 34:14, 15; Salmo 36:9) Isso não significa que a força de vida literalmente cruza o espaço em direção ao céu. Na verdade significa que, para quem morre, qualquer esperança de vida futura depende de Jeová. A sua vida está nas mãos de Deus, por assim dizer. Somente pelo seu poder é possível que o espírito, ou força de vida, seja devolvido à pessoa, de modo que ela viva de novo.

Como é consolador saber que é exatamente isso que Deus fará em favor de todos os que descansam nos “túmulos memoriais”! (João 5:28, 29) No dia da ressurreição, Jeová fará um novo corpo para a pessoa que dorme na morte e lhe dará vida colocando nele espírito, ou força de vida. Que dia feliz será esse!

2006-12-13 08:10:52 · answer #1 · answered by FelipeLima 3 · 1 1

O Homem possui uma alma imortal?


Muitos cristãos crêem que cada indivíduo possui uma alma imortal e indestrutível, distinta do corpo, a qual o deixa por ocasião da morte e vai para o céu ou para o inferno.
A Bíblia sagrada ensina que o homem foi criado como “sendo” uma alma vivente. Não “tendo” uma alma.
Gênesis 2:7 à “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Também ensina que o Único que possui imortalidade é o Senhor Deus:
1ª Timóteo 6:15-16 à “a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A Ele honra e poder eterno. Amém!”.

Ensina, ainda, que na morte o fôlego de vida cessa e volta a Deus, que o deu, e que não há consciência, não há qualquer conhecimento nem emoção após a morte; os mortos nem mesmo podem louvar a Deus.
Eclesiastes 12:7 à “e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”
Jó 27:3 à “enquanto em mim estiver a minha vida, e o sopro de Deus nos meus narizes,”
Salmo 146:4 à “Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.”
Salmos 6:5 à “Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?”
Salmos 115:17 à “Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio.”
João 11:11-14 à “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;”
Se alguém se der ao trabalho de fazer uma pesquisa em toda a Bíblia, verá que ela refere a palavra “alma” umas 1600 vezes, mas em nenhuma delas diz “alma imortal”. Verá, também, que a Bíblia compara a morte ao sono 53 vezes.
Ninguém tem alma imortal, ninguém tem vida eterna naturalmente; o único meio de recebê-la é através da graça de Deus mediante a fé em Jesus. A vida eterna está reservada apenas e tão somente aos filhos de Deus.

Note que Jesus prometeu dar a vida eterna para os que Lhe forem fiéis. Mas, por qual motivo Jesus daria vida eterna a quem já tivesse uma alma imortal?
Mateus 19:29 à “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.”
Mateus à 25:46 “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.”
Lucas 10:25 à “E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”
Lucas 18:18 à “Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”
João 3:15 “para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.”
João 3:16 à “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:36 à “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”

Veja: vida eterna é só para quem crê no Filho.
João 4:14 à “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
João 4:36 à “O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.”
João 5:24 à “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”
João 5:39 à “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.”
João 6:27 à “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.”
João 6:40 à “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”

Note bem: Vida eterna só após a ressurreição.
João 6:47 à “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.”
Logo, quem não crê, não tem a vida eterna.
João 6:54 à “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”
João 6:68 à “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;”
João 10:28 à “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”

Se alguém já tivesse imortalidade, Jesus não precisaria lhe prometer vida eterna. Para que dar vida eterna a alguém que já é imortal? Não seria algo como “chover no molhado”?
João 12:25 à “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.”
João 12:50 à “E sei que o Seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.”
João 17:2 à “assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que Lhe deste.”
João 17:3 à “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
Atos 13:46 à “Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.”
Atos 13:48 à “Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.”
Romanos 2:7 à “a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade;”
Romanos 5:21à “a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.”
Romanos 6:22 à “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;”
Romanos 6:23 à “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Gálatas 6:8 à “Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”
1 Timóteo 1:16 à “Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nEle para a vida eterna.”
1 Timóteo 6:12 à “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.”
Tito 1:2 à “na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos”
Tito 3:7 à “a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.”
1 João 1:2 à “(e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada),”
1 João 2:25 à “E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna’.

Novamente: Vida eterna e imortalidade não são a mesma coisa? Então por que seria necessário dar vida eterna a alguém que já é imortal? A alguém que já tenha uma alma imortal?

1 João 3:15 à “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.”

Considerando que:
-- Assassino é pecador;
-- Quem ainda está nos seus pecados (não arrependido), está separado de Deus (Isaías 59:2 à “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que não vos ouça”);
-- O salário (a conseqüência) do pecado é a morte (Romanos 6:23), mas
-- O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 6:23).
Responda, sem preconceitos: a Bíblia fala da imortalidade como uma característica natural do homem, ou como um dom que Deus dá só aos que Lhe são fiéis?

1 João 5:11 à “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.”
1 João 5:13 à “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.”
1 João 5:20 à “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”
Judas 1:21 à “guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.”

Se a imortalidade fosse algo natural ao homem, se todos já têm uma alma imortal, então porque Deus estaria perdendo tanto tempo (dEle e nosso) ao repetir tantas e tantas vezes na Sua santa palavra, ao repetir até a exaustão, que dará vida eterna aos que aceitarem o Seu plano de salvação? Parece meio sem sentido prometer algo que as pessoas já tem...

Admitindo apenas por hipótese a idéia de que após a morte a alma se separa do corpo e vai para algum lugar, conforme tiver sido a sua vida (os “bons” para o Céu, e os “maus” para o inferno), ficaria bem complicado explicar pela Bíblia os dois fatos seguintes:
1)1) Jesus ressuscitou Lázaro que já estava morto fazia quatro dias (João 11). Ao ressuscitar, Lázaro, deveria voltado do Céu (pois era amigo sincero de Jesus). Lázaro não reclamou de Jesus por tê-lo tirado da felicidade e segurança perfeitas do Céu para trazê-lo de volta à terra, até mesmo com risco de perder-se para a eternidade nem por ter de morrer outra vez.
2)2) Ao ressuscitar, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena (João 20:11-17), e respondendo aos apelos dela, ordenou que não O detivesse, pois ainda não havia subido ao Pai, ao Céu (v.17).

Quem crê na imortalidade natural da alma, e crê que os justos vão para o Céu após a sua morte, deve encontrar respostas lógicas e verdadeiras, de acordo com a Palavra de Deus, para as seguintes perguntas:
-- Por que Lázaro, que teve a mais espetacular EPM (experiência pós-morte) de que se tem notícia, por que ele não falou sobre o Céu?
-- Por que Lázaro não reclamou de Jesus por tê-lo tirado da felicidade e segurança do Céu e tê-lo trazido de volta à terra, para viver mais um período sujeito aos sofrimentos e misérias que o pecado traz, e para ter de morrer outra vez?
-- Por que Jesus, ao terceiro dia após a sua morte, declarou que ainda não havia subido ao Céu?
A verdade bíblica é que ninguém tem alma imortal, cada homem é uma alma vivente, pela junção harmoniosa do pó da terra com o fôlego de vida que Deus nos dá. Na morte, o fôlego de vida se vai (volta a Deus, que o deu), a harmonia se quebra e o homem volta ao pó, onde ficará, morto e inconsciente, até que seja chamado por Cristo para a ressurreição. A Bíblia ensina isso.
Mas a serpente, aquela “antiga serpente, que se chama diabo e satanás, o sedutor de todo o mundo” (Apoc. 12:9), uma vez disse aos nossos primeiros pais: “É certo que não morrereis” (Gênesis 3:4).
Quando os seres humanos começaram a morrer, a mentira se desdobrou na continuação da existência numa alma imortal, agora invisível, mas uma mentira agradável aos ouvidos de quem não foi criado para morrer. Essa mentira satânica ainda subsiste hoje.
Com essa mesma mentira foi aberta a porta para o estabelecimento do moderno espiritismo, que se baseia na suposta comunicação entre vivos e mortos.

Mas, em verdade, o que acontece com um ser humano, ao morrer? A Palavra de Deus nos responde com segurança. Como já pudemos ver ao início deste trabalho, a morte é um estado de completa inconsciência, um estado no qual o morto
-- não sabe que está morto,
-- não sabe o que ocorre à sua volta,
-- não tem nenhum pensamento,
-- não tem nenhum sentimento,
-- não sabe coisa nenhuma,
-- não pode nem mesmo louvar a Deus.

Mas, se o os mortos estando inconscientes não podem comunicar-se com ninguém, então por qual motivo Deus teria proibido a comunicação com os mortos?
Deuteronômio 18:10-11 à “Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti”.
Necromantes: os que consultam os mortos para adivinhação.
Levítico 19:31 à “Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus”.
Levítico 20:6 à “Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo”.
Levítico 20:27 à “O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles”.
Isaías 8:19 à “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?”

Na verdade, qual a diferença significativa entre orar a um santo (que está morto) e a consulta numa sessão espírita, onde alguém se apresenta como se fosse o espírito de uma pessoa morta?
Ambos os casos não são consultas a mortos?

O motivo pelo Deus proibiu a comunicação com os mortos é que, apesar de os mortos não poderem comunicar-se com os vivos, alguém responde e se faz passar pelos que morreram. E quem poderiam ser esses? Veja a resposta em Apocalipse:
Apocalipse 12:7-9 à “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos”.

Após rebelarem-se no Céu contra o governo de Deus, Satanás e os seus anjos foram expulsos de lá e confinados na Terra. Esses anjos caídos foram expulsos do Céu, mas ainda são seres poderosos; Deus não lhes retirou os poderes que tinham anteriormente. Continuam em rebeldia contra Deus e vagam, invisíveis, observando os seres humanos e, como fizeram com nossos primeiros pais, trabalham pelo engano e pela fraude para desviar outros para o seu lado.

O apóstolo Paulo nos adverte contra o perigo de não estarmos preparados para resistir-lhes, e também contra as suas artimanhas e poderosos enganos.
Efésios 6:11-20 à “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo”.
II Coríntios 11:12-15 à “Mas o que faço e farei é para cortar ocasião àqueles que a buscam com o intuito de serem considerados iguais a nós, naquilo em que se gloriam. Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras”.

E qual seria o objetivo de Satanás, que é o pai da mentira, em apresentar-se como anjo de luz? Seria de fazer o bem? Ou seria de apresentar-se de forma disfarçada, para ser recebido por aqueles que não o reconhecem?

Se os mortos estão mortos e inconscientes, como ensina a Palavra de Deus, então quem estaria por trás das aparições de supostos santos que, com freqüência cada vez maior, vem ocorrendo ao redor do mundo?

Quem prestar atenção e examinar em detalhes as mensagens recebidas dessas aparições, verá que, disfarçadas entre a verdade sempre há algum ensinamento errado, alguma coisa que, apesar da aparência de piedade e fé, destina-se a separar o homem do seu Deus, do único Deus Verdadeiro, e de minar a confiança nas Escrituras Sagradas.

Quem ler o Cap. 24 do evangelho de Mateus notará a ênfase que Jesus deu a um aviso repetido várias vezes: “Cuidado para que ninguém vos engane”. Uma pessoa sincera, mas enganada, certamente se perderá se não andar pelo caminho da Verdade. E o caminho da Verdade é só Um, sendo inteiramente falsa a crença popular de que todos os caminhos levam a Deus:
João 14:6 à “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim”.

Se você crê na veracidade da Bíblia Sagrada, então também deve crer que só Deus possui imortalidade, e que Ele prometeu e está disposto a conceder esse dom aos que Lhe forem fiéis até o final:
Apocalipse 2:10 à “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
A coroa da vida é a vida eterna.

Aceite-a de Jesus, que morreu para que você e eu possamos viver eternamente, livres dos males do pecado, que são a morte, as doenças, as separações, a discórdias, e tudo quanto nos traz infelicidade.
Logo Deus vai exterminar o pecado e seu causador; todos quantos ainda estiverem apegados ao pecado também serão exterminados.
Livre-se dele.
Arrependa-se.
Aceite toda a Palavra de Deus.
Aceite a única salvação possível,
a salvação que Deus oferece.
Você é uma pessoa muito preciosa para Deus.
Sua salvação custou a vida de Seu Filho.
Entregue-se a Jesus e viva.

2006-12-13 23:54:33 · answer #2 · answered by Mark2 3 · 0 0

Não entendí muito bem ´Duas respostas acima dizem que alma não existe ?
Então para que religião ?
e um texto tão longo para dizer isso?

2006-12-13 09:01:22 · answer #3 · answered by Maga s 5 · 0 0

De acordo com a sua Bíblia, a alma só existe enquanto o ser humano está vivo. Ao morrer, a alma desaparece, deixa de existir. Para entender bem o assunto, vejamos como foi que Deus criou o homem.

Está registrado em Gênesis 2:7, "Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente". Deus reuniu duas coisas: pó da terra e fôlego de vida, ou seja, terra e ar atmosférico, ou barro e oxigênio. Com seu poder criador, Deus ordenou que da mistura dessas duas coisas aparecesse o homem vivo, uma alma vivente. Homem vivo e alma vivente são a mesma coisa.

Deus não colocou uma alma no homem. Deus fez uma alma.

Podemos dizer, então, que o homem não tem uma alma; o homem é uma alma.

Quando o pó da terra e o fôlego de vida se separam, desaparece o alma. O homem morre, a alma morre, porque a alma só existe enquanto o ser humano está vivo.

Em Eclesiastes 3:19 e 20, temos o seguinte: "Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhes sucede. Como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó, e ao pó tornarão".

Jesus Cristo comparou a morte ao sono. Lemos em João 11:11-14, "Isto dizia, e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu".

No sono, a pessoa perde a noção do tempo e da existência, e não sabe de nada que acontece ao seu redor. A mesma coisa na morte. Lemos em Eclesiastes 9:5, 6 e 10 - "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma... Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. ... no além para onde tu vais, não há obra, em projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma". Vemos, então, que a morte é um estado de inconsciência total.

Quando o homem morre, diz Jó 14:21, "Os seus filhos recebem honras, e ele o não sabe; são humilhados, e ele o não percebe. "Não existem almas vagando por aí, em algum lugar do espaço. Quando o homem morre, a alma morre, pois o homem e alma são a mesma coisa. O corpo vai para a sepultura e aí fica aguardando, em inconsciência total, a ressurreição, quando for chamado por Deus. É bom que seja assim, pois quando o homem ressuscitar, ao chamado de Deus, não saberá quanto tempo ficou na sepultura e terá a impressão de que acabou de morrer e já está vendo o Senhor Jesus Cristo. E, no entanto, pode ter ficado na sepultura um dia, ou um ano, ou um século, ou milênios. A crença popular de que alma sai do corpo quando o homem morre, e vai para o céu, ou para o purgatório, ou para o inferno, não tem o apoio da Bíblia. É uma idéia pagã, trazida do Egito e da Babilônia, e introduzida no Ocidente por Platão, o grande filósofo grego.

Foi comprada pela Igreja Católica e ensinada até hoje por quase todas as igrejas cristãs. A Igreja Adventista do 7º Dia prefere ficar com a Bíblia, a Palavra de Deus. A idéia de que a alma não morre é ensino de Satanás e foi a primeira mentira pregada pelo diabo. Leia Gênesis 3:4, "Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis". A verdade é aquela que Deus disse, em Gênesis 2:17, "No dia em que dela comeres, certamente morrerás". Jesus disse que o diabo é mentiroso e Pai da mentira (João 8:4). A mentira do diabo é a base do espiritismo e de todo ensino que diz que a alma é imortal.

2006-12-13 08:37:30 · answer #4 · answered by caxinha 3 · 0 0

O espírito não morre.
Somente a carne morre.

2006-12-13 07:45:58 · answer #5 · answered by John - Se chamarem digam que saí 7 · 2 2

Prezado amigo, vc está com questões muito complicadas hoje
;-)
Certas questões são polêmicas, todos nós temos um existência "imortal" contudo o espírito, muito mais sutil e muitíssimo mais longevo que o corpo físico, por ser complexo(constituído de partículas), em tese pode ser decomposto...mas é um veículo de manifestação da existência assim como o corpo físico, para interagir precisamos sensibilizar os sentidos dos outros seres, por isto precisamos de veículos...mas creia nossa essência é algo sutilíssimo, a coisa mais sutil do Universo, e por isto não pode ser destruída, em seu tempo todas as questões serão dadas para a humanidade da Terra...

2006-12-13 08:58:42 · answer #6 · answered by Advicer 7 · 0 1

Eu acredito que sim...

2006-12-13 07:55:11 · answer #7 · answered by Verbena 6 · 1 2

.

Não.

Nós, humanos, não somos imortais - nem no todo nem em parte.

Eu não tenho alma nem espírito: tenho consciência e ela deixará de existir com minha morte - igualzinho acontecerá com todos os outros indivíduos de nossa espécie (mesmo que muitos achem que não).

.

2006-12-13 07:48:35 · answer #8 · answered by m_amoy 5 · 1 2

concordo com o que disse o diego. acrescento que todos nós temos almas eternas. a nós basta tão somente querer passar a eternidade com DEUS e não longe dele. se crê será salvo se não crê já está condenado.

2006-12-13 07:58:07 · answer #9 · answered by imortal 2 · 0 2

eu não mas o higlander tem

2006-12-13 07:49:47 · answer #10 · answered by Jurgim 2 · 1 3

fedest.com, questions and answers