English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nunca ouvi falar sobre a intimidade da Religião/Seita ou sei lá o que. Será o que eles escondem e pq? alguém pode explicar?

2006-12-13 06:09:00 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

9 respostas

dá uma olhada no link

http://www.espada.eti.br/maconaria.htm

Antes, peça pra Deus abrir seu entendimento.

Deixe a Verdade te libertar, que é o Espirito Santo de Deus

2006-12-21 04:44:05 · answer #1 · answered by U.J.I.T 1 · 0 0

A maçonaria não é seita, não é religião. É uma congregação! Um Confraria, tudo menos isso que voce escreveu. Quanto a intimidade de maçons fica entre eles. E a intimidade da Congregação também!
FELIZ NATAL

2006-12-13 14:16:04 · answer #2 · answered by virgentina55 6 · 2 1

Não me meto na intimidade dos outros, só das outras.

2006-12-21 12:40:09 · answer #3 · answered by Navegador1010 3 · 0 0

Larga isso de mão...

2006-12-13 15:43:00 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Estive na Maçonaria 8 anos, saí temporariamente para estudar.
Volto daqui uns 5 anos...
Sou muito grato a Deus ter estes grandes amigos e irmãos.

Veja este texto abaixo que mostra o perfil da Maçonaria.

A Maçonaria é, em termos gerais, uma associação de homens livres e de bons costumes cultivando entre si o princípio da fraternidade. É uma organização discreta e define-se como filosófica, filantrópica e educativa. Os seus rituais praticam-se em segredo, transmitindo-os apenas aos seus membros iniciados, razão de alguma curiosidade ou controvérsia.

A Maçonaria utiliza o sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos , cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação (Ritual de aceitação) a cada grau e os segredos são transmitidos através de gestos, palavras e símbolos.

O nome "Maçonaria" provém do francês maçonnerie ou do inglês masonry que significa "construção". Esta construção é feita pelo maçom em suas lodges (Loja). Defende-se também que a palavra é mais antiga e tem origem na expressão copta Phree Messen, cujo significado é "filhos da luz".

Na Idade Média havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem extrair-lhe forma ou polimento e o free mason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.

Reconhecem-se entre si por sinais, toques e palavras que mantêm restritos. Todavia, são conhecidos e publicados os segredos da interpretação dos símbolos. Os Maçons reunem-se em Loja e cada Loja Maçónica elege de entre os membros o seu Venerável Mestre.

A Maçonaria Simbólica compreende três graus;

Aprendiz
Companheiro
Mestre

Frequentemente somos abordados a respeito da Maçonaria. É comum despertar curiosidade nas pessoas a respeito desta Instituição, normalmente identificada com as sociedades secretas e conspiradoras do século XIX. Muitas foram as sociedades secretas no século imediatamente anterior ao XX. O propósito político daquelas organizações era viver a “Era das Revoluções” identificada pelo historiador Eric Hobsbawm com a Revolução Francesa e a Industrial, que teve origem na Inglaterra. Foi o domínio da Europa sobre o resto do mundo e o nascimento do capitalismo industrial.

O declínio dessas sociedades se deu próximo ao ano de 1848, quando encontramos partidos políticos bastante atuantes. Foram eles que prepararam o mundo para viver uma nova transformação, quando o fogo revolucionário arrefeceu, dando lugar aos anos críticos de 1848 a 1875.

O nosso propósito não é tratar da fascinante História Contemporânea, mas tentar identificar a Maçonaria como meio de sociabilidade e frente às sociedades secretas. Estas, da mesma época da “Era das Revoluções”; aquela, mercantil, fraternal e pacífica, nascida com as luzes dos setecentos.

A Maçonaria conceitualmente representa um meio de sociabilidade onde encontramos homens preocupados com a virtude, com a fraternidade, com a solidariedade, com a igualdade e com a liberdade. Entretanto, esta preocupação idealista dos maçons não os obriga a uma atitude extremada na busca dos seus objetivos. Os estudos de pesquisadores importantes, como os do jesuíta Ferrer Benimelli e de Oliveira Marques apontam nesta direção.

As chamadas sociedades secretas, ao contrário, sempre atuaram nas sombras, na busca dos seus objetivos. Dos seus membros era exigido um juramento extremo e o compromisso da própria vida. Muitas das acusações feitas contra a Maçonaria são originárias da indevida identificação dos seus rituais com as práticas sombrias de diversas sociedades secretas, entre elas, fundamentalmente, a Carbonária.

Devido ao seu ritual, a Maçonaria tem, igualmente, sido identificada com outros tipos de sociedade: as ocultistas. Os maçons, na sua grande maioria – fundamentalmente nos chamados países do primeiro mundo – não estão a procura do Santo Graal e não se consideram místicos. Os próprios estatutos da sociedade e a Constituição de todas as potências maçônicas determinam uma total liberdade de pensamento. Se alguns maçons se consideram espiritualistas, ocultistas ou místicos estão a praticar o direito do livre pensar, mas não representam de forma alguma os fundamentos da sociedade na que se filiaram.

A Maçonaria pertence à categoria das sociabilidades e práticas culturais. Assim, pratica a leitura em todos os seus níveis. Busca constantemente o intercâmbio cultural não apenas nos diversos seguimentos maçônicos, mas, também, na esfera civil, seja ela pública ou privada.

Aqueles que se interessam pelo estudo da Maçonaria devem começar por avaliar os instrumentos metodológicos e as diversas abordagens em relação à história cultural desta sociedade, que possui um vasto campo cultural de produtos simbólicos, contrapondo as formas de ser das chamadas sociedades secretas ou ocultistas.

De tudo o que foi exposto, fica a constatação de que a Maçonaria efetivamente representa uma forma alternativa de sociabilidade. Os maçons nada mais procuram do que viver em comunidade, em comunhão com o mundo. Não são revolucionários no sentido da luta contra o poder constituído, mas progressistas no sentido de promover o bem estar na comunidade global. A Instituição, fundada em 1717, tem andado de mãos dadas com o progresso racional da humanidade. Filha da Ilustração, tem buscado as luzes dos séculos e a alegria de viver em união. São princípios normativos de qualquer meio alternativo de sociabilidade.

------------------------

Espero ter ajudado.

2006-12-13 14:48:56 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Eu conheci uma pessoa que participava, mas ele resolveu sair, se converteu e ele conta algumas coisas que aconteciam lá...
mas não vou falar aqui, se vc quiser saber algo entre em contato ok?

2006-12-13 14:17:55 · answer #6 · answered by • ŋןήڶд • 6 · 1 2

a unica coisa q sei é q pra entrar pra maçonaria primeiro vc tem q ser convidado
q eles ajudam a crescer em todos os sentidos, financeiro principalmente e no futuro vc tem q ajudar uma outra pessoa td q fizeram por vc vc tera q fazer para esse novo convidado.
é cheio de regras
sua familia é sagrada, tanto q q eles ñ brigam mem discutem
é uma religião mto fechada
é o pouco q sei

2006-12-13 14:18:37 · answer #7 · answered by su -su 5 · 0 3

eu li em um livro que a primeira vez da mulher deles tem que ser com o superior(chefão). ou seja quando se casam ela passa a noite de nupicias com outro. Isto parece loucura !!!!!!!

2006-12-13 14:18:27 · answer #8 · answered by kaka 2 · 0 3

Alguma coisa demoníaca, com certeza.

2006-12-13 14:16:56 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 3

fedest.com, questions and answers