A confissão positiva não é uma denominação nem uma seita, mas um movimento no seio das igrejas pentecostais e neo-pentecostais que enfatiza o poder do crente em adquirir tudo o que quiser.
2006-12-13
03:32:29
·
5 respostas
·
perguntado por
Marcelo
4
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Esqueci de dar minha opinião:
Essa é uma das doutrinas principais pregada por todos esses movimentos. Trata-se de uma substituição do Evangelho da Graça, pelo “evangelho” da ganância. Oral Roberts, um dos principais pregadores dessa heresia, chegou a escrever um livro intitulado How i learned Jesus Was Not Poor (“Como aprendi que Jesus Não foi Pobre”)
Jesus rico? Morando em mansão? É para rir ou para chorar?
A teologia da prosperidade une o fútil ao desagradável, ou seja, é uma mistura de ganância e comodismo. Os adeptos da teologia da prosperidade acham que nós temos direito de reivindicarmos o que quisermos de Deus, esquecendo da soberania divina.
2006-12-13
05:20:08 ·
update #1
Não se trata de teologia coisa nenhuma, na medida que não leva em conta relações de Deus com a humanidade, nem os atributos de Deus, nem tampouco trata-se de verdade religiosa, é mistificação e engodo, prega o escambo com Deus, para a aquisição de bens materiais e riquezas terrenas (o evangelho é cheio de referencias contra isto);
Não há tratados nem compêndios derivados desta farsa. Existem livrecos apoligisticos, que são comercializados entre os crentes, e cujo unico conteúdo é o codigo de barras que traz o preço do mesmo registrado.
As seitas neo, são produtos de dominação imperialista americana, de controle e fanatização de massas, criadas por tele evangelistas obtusos e enriquecidos pelo comercio do sagrado, todos eles originados nas decadas de 60 e 70 nos EUA.
Há, portanto, um elemento de realidade na opinião obsessiva de que as Igrejas pentecostais constituem o “braço espiritual” do imperialismo norte-americano.
A homogeneização dos estilos de religiosidade e de doutrina, com base no modelo norte-americano, fornece um argumento mais sólido em favor da tese do “braço espiritual”. Em qualquer lugar da África ou da América Latina, grandes cruzadas atraem massas impressionantes de adeptos ou de curiosos aos estádios, programas televisivos de “cura divina”, às vezes transmitidos 24 horas sem parar, atingem camadas cada vez maiores da população, e, até nas cidades menores, encontram-se disponíveis nas prateleiras das livrarias evangélicas best-sellers de devoção, traduzidos de edições norte-americanas. Tudo é sempre associado aos nomes de alguns grandes televangelistas como Jimmy Swaggart, Pat Robertson, Kenneth Copeland, Reinhard Bonnke ou Paul Yonggi Cho, alguns dos quais lideram, nos Estados Unidos, a coalizão cristã e fazem parte do círculo íntimo dos presidentes ou do circulo intimo das penitenciárias americanas.
Inebriados pela emoção de cultos exuberantes, os crentes atravessam, sem protestar, as novas provas a que a globalização neoliberal os submete. Com a chave da promessa de um enriquecimento rápido, à imagem dos pastores que dirigem um carrão importado... Dê e Deus lhe dará em dobro!
Apoiada em uma leitura literal sobre a prosperidade de Abraão abençoada por Deus, a “teologia da prosperidade”, por exemplo, apresenta-se como a expressão da fantasia popular de ganhar na loteria; ao mesmo tempo, é a afirmação de um direito, o de escapar à humilhação, à miséria e à dependência. Dedicando-se a Cristo, o crente transforma-se em “vencedor”.
Neste sentido, o pentecostalismo é mesmo o novo ópio do povo. Assim mesmo, é preciso lembrar o contexto em que Marx utilizou a expressão: é a emoção em um mundo sem emoção.
2006-12-13 05:07:32
·
answer #1
·
answered by Frei Bento 7
·
0⤊
0⤋
Amigo Marcelo, vejo muito falar nesta tal de Teologia da Prosperidade, mas meu parco senso de compreensão e minha ignorância religiosa, não me permitiram o devido entendimento sobre este novo segmento doutrinário e gostaria de um maior esclarecimento dos religiosos desta doutrina para meu conhecimento.
A propósito, caro amigo Marcelo, nas igrejas neo-pentecostais e neo-messiâncias, tenho notado que muitos pobres que ultimamente vêem se convertendo para estas seitas, estão a cada dia ficando mais pobres. Você têm uma explicação lógica, caro amigo Marcelo?
2006-12-13 05:59:46
·
answer #2
·
answered by ? 6
·
2⤊
0⤋
Os líderes, mas não se engane, será terrível o Juizo, tanto dos Líderes qto dos liderados Ezequiel 14:10 - E levarão sobre si o castigo da sua iniqüidade; o castigo do profeta será como o castigo de quem o consultar. _______________________________________... Provérbios 28:22 Aquele que é cobiçoso corre atrás das riquezas; e não sabe que há de vir sobre ele a penúria. Provérbios a million:19 São assim as veredas de todo aquele que u . s . de cobiça: esse espirito de ganância põe a perder a alma dos que a possuem. Eclesiastes 5:10 Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade. Provérbios 23:4 Não te fatigues para seres rico; dá de mão à tua própria sabedoria: Eclesiastes 5:12 Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a riqueza do rico não o deixa dormir. Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Marcos 4:19 mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. Marcos 4:19 mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. I Timóteo 6:9,10 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os adult males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
2016-12-18 12:45:48
·
answer #3
·
answered by vazid 4
·
0⤊
0⤋
Fundamentos nenhum, a prosperidade Biblica nao eh e nunca sera essa "pregacao descabelhada" que esses "lideres espirituais metem nas mentes de seus fieis" e o pior eh que o povo acredita cegamente e acham que podem tudo! Cuidado, de falsos profetas o mundo ja esta cheio! Abra-mos nossos olhos, para o que eh realmente de Deus!!!
2006-12-13 05:59:13
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
.
Mais uma forma de cooptar incautos
.
2006-12-13 04:07:08
·
answer #5
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋