Seriam 7... Mas para Igreja católica são 9 pecados capitais agora!!!!
2006-12-13 01:43:32
·
answer #1
·
answered by Renata 6
·
0⤊
0⤋
sete
2006-12-13 10:14:53
·
answer #2
·
answered by hmarcio 1
·
0⤊
0⤋
De acordo com o livro "Sacred Origins of Profound Things" ("Origens Sagradas de Coisas Profundas"), de Charles Panati, o teólogo e monge grego Evágrio do Ponto (345 – 399) terá escrito uma lista de oito crimes e "paixões" humanas, em ordem crescente de importância (ou gravidade):
Gula;
Luxúria;
Avareza;
Melancolia;
Ira;
Acedia (ou preguiça espiritual);
Vaidade;
Orgulho.
Para Evagrius, os pecados tornavam-se piores à medida em que tornassem a pessoa mais egocêntrica, com o orgulho sendo o supra-sumo dessa fixação do ser humano em relação a si mesmo. No final do século VI, o Papa Gregório reduziu a lista a sete itens, juntando "vaidade" ao "orgulho" e trocando "acedia" por "melancolia" e adicionando "inveja". Para fazer seu próprio ranking, o pontÃfice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor:
Orgulho;
Inveja;
Ira;
Melancolia;
Avareza;
Gula;
Luxúria.
Mais tarde, outros teólogos, entre eles, Tomás de Aquino analisaram novamente a gravidade dos pecados e fizeram mais uma lista. No século XVII, a igreja substituiu "melancolia" – considerado um pecado demasiado vago – por "preguiça".
Assim, actualmente aceita-se a seguinte lista dos sete pecados capitais:
Arrogância;
Inveja;
Ira;
Preguiça;
Avareza;
Gula;
Luxúria.
Os pecados são diretamente opostos às Sete Virtudes, que pregam o exato oposto dos Sete Pecados capitais inclusive servindo como salvação aos pecadores.
2006-12-13 09:47:41
·
answer #3
·
answered by Marivaldo L 6
·
0⤊
0⤋
Oi,
Arrogância: é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinónimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso.
Segundo a concepção cristã, pode ser superado pela virtude da humildade, alcançável através de orações dirigidas a Deus e pelo esforço consciente do pecador.
Inveja é o desejo por atributos, posses, estatus, habilidades de outra pessoa. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do estatus de uma pessoa em relação à outra.
A inveja: é considerado pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bençãos e prioriza o estatus de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual. A inveja é freqüentemente confundida com o Pecado Capital da cobiça, um desejo por riqueza material, a qual pode ou não pertencer a outros. A inveja na forma de ciúme é probida nos Dez mandamentos da Bíblia. É comumente associada à cor verde, como na expressão "verde de inveja". A frase "monstro de olhos esverdeados" (green-eyed monster, em inglês) se refere a um indivíduo que é motivado pela inveja. A expressão é retirada de uma frase de Otelo de Shakespeare. Outra expressão muito comumente usada no dito popular, para designar a inveja é a dor de cotovelo.
Ira é um intenso sentimento de raiva, ódio, rancor, um conjunto de fortes emoções e vontade de agressão geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. Pode ser visto como uma cólera e um sentimento de vingança, ou seja, uma vontade frequentemente tida como incontrolável dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa ou insulto.
Ira: é considerada um dos sete pecados capitais e a palavra em si é proveniente do latim iram.
Preguiça é a inatividade de uma pessoa, aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico. A preguiça é também um dos sete pecados capitais, caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem. Uma pessoa preguiçosa é erroneamente e facilmente confundida com uma pessoa acomodada e vice-versa. Ela anda bem devagar e nada pertuba o seu sossego.
Avareza: é o apego sórdido, uma vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais caracteristicamente é um desejo descontrolado, uma cobiça à bens materiais e ao dinheiro, ganância. Mas existe também avareza por informação ou por indíviduos, por exemplo.
Gula: é, em seu sentido mais usual, o desejo incontrolável por comida. Porém, este termo dá margem a outras interpretações, como a gula por comprar, gula por usar, etc..
A gula é controlada pela virtude da Temperança.
A luxúria: consiste no apego aos prazeres carnais. Luxúria: Exuberância de seiva, viço dos vegetais. Corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia, sensualidade.
Opondo-se aos sete pecados capitais, temos as sete virtudes sagradas são:
Castidade (Latim - opõe luxúria). Auto-satisfação, simplicidade. Abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através de educação e melhorias.
Generosidade (Latim, liberalis - opõe avareza). Despreendimento, largueza. Dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos ou ações.
Temperança (Latim) - opõe gula. Auto-controle, moderação, temperança. Constante demonstração de desagarro aos outros e aos seus arredores, uma prática de abstenção.
Diligência (Latim, industria) - opõe preguiça. Presteza, ética, decisão, concisão e objetividade. Ações e trabalhos integrados com as próprias crenças.
Paciência (Latim, patientia) - opõe ira. Serenidade, paz. Resistência à influências externas e moderação da própria vontade.
Caridade (Latim, humanitas) - opõe inveja. Auto-satisfação. Compaixão, amizade e simpatia sem causar prejuízos.
Humildade (Latim, humilitas) - opõe orgulho. Modéstia. Comportamento de total respeito ao próximo.
Um abraço
2006-12-13 09:45:45
·
answer #4
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋
Os pecados capitais são sete, e assim são chamados porque eles dão origem a inúmeros outros pecados e são a raiz onde brotam vários outros vícios. Memorizemos e cuidemos para não os praticar e, em caso de queda, não nos esqueçamos de purificar nossa alma através do Sacramento da Confissão. São eles:
1. Soberba - Basto-me, não dependo de ninguém!
2. Avareza. - Quanto mais tenho, mais quero
3. Luxúria. - Sensualidade, incontinência sexual.
4. Ira. - Descontrole cerebral, por perda do auto-domínio
5. Gula. - Amor excessivo às iguarias.
6. Inveja. - Ele tem. Porque não tenho?
7. Preguiça. Não a patológica (por doença); mas a que leva ao desconhecimento de Deus e à prática de boas obras.
2006-12-13 09:44:20
·
answer #5
·
answered by Fabio 3
·
0⤊
0⤋
Os 7 pecados capitais são:
1- Soberba
2- Avareza
3- Luxúria
4- Ira
5- Gula
6- Inveja
7- Preguiça
2006-12-13 09:43:25
·
answer #6
·
answered by Lily S. 3
·
0⤊
0⤋
7... Mas vc deveria perguntar quais são!!
2006-12-13 09:42:53
·
answer #7
·
answered by amy 2
·
0⤊
0⤋
Sete
2006-12-13 09:41:02
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
7
2006-12-13 09:40:52
·
answer #9
·
answered by ♥Amore♥ 6
·
0⤊
0⤋
Luxuria do Vaticano
Gula de muitos bispos que passaram do peso
Inveja das separações feitas na Igreja Católica com sucesso dos protestantes
Preguiça de estudar física quântica
Ira quando pedem para os Católicos se afastarem dos que se afastaram da fé Católica
Avareza em não distribuir com os pobres muita coisa que foi conquistada tomando dos que eles mandaram para as fogueiras
E Soberba que por se acharem braço direito de Deus, pensam que devem dar ordens até para quem não pertence a religião que seguem, e nem de tentar um diálogo amigável com outro ser humano que não se diferencia em nada do que eles são, apesar da aparência bem vestida, que para mim não quer dizer absolutamente nada.
2006-12-13 09:56:47
·
answer #10
·
answered by Mister N 6
·
0⤊
1⤋