No império romano, no dia 25 de dezembro, os pagãos celebravam o deus deles.
Cristo, segundo relatos bíblicos, nasceu durante a festa dos tabernáculos (a duração dessa festa é uma semana), o dia exato do seu nascimento não é especificado na bíblia. Até porque o nascimento d'Ele não é pra ser comemorado só uma vez por ano, mas sim em todo o tempo!
O imperador romano Constantino, aquele que concedeu liberdade de culto aos Cristãos através do Edito de Milão, decidiu comemorar o nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro pra agradar tanto a Cristãos quanto pagãos e com isso aumentar sua popularidade.
Com o passar do tempo, o capitalismo distorceu todo o sentido do natal. Hoje quando se fala em natal, só se pensa em papai noel, árvore de natal, presentes, trenó, duendes ajudantes, e outras porcarias...Jesus Cristo, o verdadeiro sentido da vida, foi tirado de cena porque lembrar d'Ele nessa época não faz as pessoas comprarem...
2006-12-12 19:54:18
·
answer #1
·
answered by Jamil p2 3
·
1⤊
0⤋
Acho qu ja foi bem provado que o natal não é bÃblico, mas só para deixar be frisado...
A Enciclopédia Barsa nos informa: “A data atual [25 de dezembro] foi fixada . . . a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: a festa mitraica . . . que celebrava o natalis invicti Solis (“Nascimento do Vitorioso Sol”) e várias outras festividades decorrentes do solstÃcio do inverno, como a Saturnalia em Roma e os cultos solares. . . . A idéia central das missas de Natal revelam claramente esta origem: as noites eram mais longas e frias, pelo que, em todos estes ritos, se ofereciam sacrifÃcios propiciatórios e se suplicava pelo retorno da luz. A liturgia natalina retoma esta idéia.” — (São Paulo, 1968), Vol. 9, pp. 437, 438.
2006-12-13 08:22:06
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
.
Vivemos em um país livre, cultural/político/social. Temos a liberdade de comemorar ou não o Natal.
Prefiro comemorá-lo, em memória do nascimento do Filho de Deus.
.
2006-12-13 10:13:00
·
answer #3
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋
Em lugar algum na bíblia fala-se q NATAL é algo q se deve ser comemorado... Sabemos q é o dia do nascimento de Cristo, mas isso deve ser comemorado tds os dias, mas dentro de kda um de nós... As comemorações natalinas, com presentes, ceias fartas, rtc, é nada mais q algo comercial... é apenas um meio de se ganhar dinheiro...
2006-12-13 08:09:01
·
answer #4
·
answered by Lorena 2
·
0⤊
0⤋
O hábito de enfeitar As árvores é atribuÃdo ao povo de Sur, que tinha por costume comemorar o solstÃcio, em homenagem ao sol, alem de colocarem objetos nas árvores presenteavam aos amigos e parentes.
Costume que foi adotado pelos cristãos e teve sua data mudada para o dia 25/12, pois o solstÃcio ocorre no dia 22/12 e 21/6 sendo em dezembro o maior perÃodo de insolação e junho o menor. Mas os sumério gostavam do verão.
“A data do dia 25 de dezembro não é uma comemoração cronológica, mas de um significado: ‘o aparecimento do Sol cristão’”, diz Susin, explicando por que o sÃmbolo do Natal é a luz, mas não mais a do sol, que precisa de uma oferenda, mas daquele que se faz oferta por nós, já que Cristo, sendo Deus, se fez homem para nos salvar de todos os males.
A figura de Papai Noel surgiu apenas no século XIX. Inicialmente ligada a São Nicolau, um bispo que dava presentes aos pobres e conseguiu dotes para moças casarem (uma exigência da época). A imagem do velhinho acabou sendo explorada pelo capitalismo para o incremento de consumo que vem da troca de presentes. De qualquer maneira, os anos fixaram a festa como sendo um momento de festa em famÃlia e confraternização. Mesmo para algumas religiões que não são a Católica ou as cristãs, a data é lembrada, sem as mesmas proporções, já que Cristo é considerado um profeta para muçulmanos e espÃritas.
2006-12-13 05:45:02
·
answer #5
·
answered by FatherShips 3
·
0⤊
0⤋
Não é de Jesus, o Natal já existia quando Jesus havia nascido mas era para o deus Mytra há 7000 anos a.C porque no 12º mês as pessoas comemoraram o nascimento desse deus, mais tarde para que não houvesse divergências entre crenças, o imperador Constantino incorporou o Natal pagão com o nascimento de Jesus! Sem contar o comércio que há nessas datas
2006-12-13 05:20:01
·
answer #6
·
answered by Isis Naura 3
·
0⤊
0⤋
o nascimento foi durante o einado de herodes o grande. o imperador romano erea cesar augusto; a principio foi calculado pelo diacono dionisio como tendo ocorrido no ano 754 da fundação de roma; calculo que estava errado e hoje ja´se sabe que pode tr sido entre 8 anos e 4 depois depois e o que importa? se a finalidade maior já é comercio e fraternidade? constantino determinou por decreto a data de 25 de dezembro que era a mais livre próxima do solisticio de inverno e todos os romanois vinham a cidade para comemorar em festa para substituir praticas pagas e foi no ppado de julio I a partir do seculoi IV em 360; juntou o útil ao agradável.
concordando com o ntal a 25 de dezembro a igreja e roma procurou subsituir o sol invicto por jeus que é "a luz do mundo"; logo depois inventou a "divinização e jesus"
os magos? não eram magos eram sacerdotes e não eram 3. a historia não revela o numero apens sabemos que não eram 3 eram "uns magos" afirmam os historiadors fgregos herodoto e xenofonte;
para nos cristãos o importnte é que jesus tenh vindo a terra em sua abençoada misão, não fzendo diferença onde nasceu
espero tr ajudado, sem complicar fratrnlmente
2006-12-13 05:15:52
·
answer #7
·
answered by lcmvip 5
·
0⤊
0⤋
Concordo com o ALEXANDRE MAGNO.
SAUDAÇÕES
2006-12-13 04:51:58
·
answer #8
·
answered by Sebastiao 2
·
0⤊
0⤋
De bom, nisso tudo, só a rabanada que minha vó fazia no natal.
2006-12-13 02:00:31
·
answer #9
·
answered by Terapeuta 6
·
0⤊
0⤋
O NATAL NÃO É BIBLICO!!
VC SINTETIZOU BEM OS ARGUMENTOS!!
PARABÉNS!!
É ISSO AÍ MESMO!!
.
2006-12-13 01:35:49
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋