Eu sou Espírita, graças a Deus, e tenho Jesus como Senhor e Salvador. E aqui trouxe um resumo da prática espírita para todos os que quiserem conhecer melhor essa Doutrina que traz tantos benefícios para todas as pessoas:
O que é o Espiritismo
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
É o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade as bases reais para sua espiritualização.
O que revela
Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.
Qual a sua abrangência
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.
Pontos fundamentais
Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (Homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.
No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.
Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.
Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos impelem para o mal. Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.
O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assistí-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
Prática Espírita
Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes".
A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.
O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: paramentos, bebidas alcóolicas, incenso, fumo, altares, imagens, andores, velas, procissões, talismãs, amuletos, sacramentos, concessões de indugência, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios, rituais, ou quaisquer outras formas de culto exterior.
O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecé-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.
A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da diretriz doutrinária de vida que adote.
Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem, trabalha pela confraternização entre todos os homens independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença ou nível cultural e social, e reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".
"Nascer, morrer, renascer, ainda, e progredir sempre, tal é a lei."
"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade".
"Fora da caridade não há salvação".
O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.
2006-12-12 09:14:51
·
answer #1
·
answered by Antonio Vieira Sobrinho 7
·
5⤊
7⤋
Frequentei o espiritismo por mais de 5 anos e cheguei a acreditar que os espiritos com quem eu falava era realmente dos meus parentes (falecidos)!!
Tive várias revelações através dos espiritos e isso me aumentava mais na fé espirita!!
Graças a Deus, Jesus me libertou dessa cilada demoniaca e hoje eu sou liberto pelo sangue do meu Senhor e Salvador Jesus!
2006-12-12 09:49:24
·
answer #2
·
answered by Sousa 5
·
5⤊
3⤋
Eu fui espírita kardecista.
Fui para lá, por engano de espíritos. Eu tinha visão de espíritos que apareciam a mim, e fui pego pela curiosidade, aliada à falta de informação da Palavra de Deus.
Fui médium espírita, dava passe, dava palestra, dirigente de palestras na FEP, coordenados de estudos sistematizados, etc.
Viví bastante tempo na casa espírita, até então um bom lugar, com pessoas muito boas, bem intencionadas, sinceras, etc.
Minha esposa não suportava entrar numa casa espírita. Não se sentia bem e eu não entendia o motivo. Eu continuei no espiritismo, me aprofundando cada vez mais, e ela procurando nas igrejas evangélicas.
Ela se converteu e orava por mim. Eu não compreendia e achava que ela estava maluca. Um tempo depois, o meu filho mais velho disse-me que não iria mais frequentar o espiritismo. Para mim foi uma traição, mas eu respeitei a decisão dele.
Alguns anos antes, ouvindo um programa de rádio do pregador americano Jimmy Swagar, que falava do evangelho de Jesus, no final da programação ele fez o apelo aos ouvintes, para que aceitassem a Jesus Cristo como o seu Senhor e Salvador. Eu me ajoelhei na sala da minha casa e aceitei. Aceitei sinceramente, mas não sabia o que estava acontecendo.
Bom, continuei no caminho do espiritismo.
E a minha esposa, agora com o meu filho mais velho, continuavam a orar pela minha conversão. E eu firme no espiritismo.
Certo dia, eu comecei a sentir algo estranho acontecer dentro de mim. Uma certa alegria invadia o meu peito. Era como seu eu fosse ganhar um prêmio muito grande da loteria. Naquela época eu jogava na megasena. Tinha a certeza que iria ganhar o meu prêmio. Era só questão de tempo.
Mas, o prêmio que o Senhor Deus tinha para mim era muito maior que o maior prêmio de loteria jamais pago no mundo todo.
O Espírito Santo entrou no meu coração e, de um dia para outro, eu era um crente. Como assim, sem ao menos assistir a um culto numa igreja dos crentes? Sim, e eu sabia que era um crente.
Não conseguia mais ir para a casa espírita e o meu rumo mudou para a igreja, para a casa do Senhor, o Deus vivo.
A partir de então, parei de cultuar os mortos e passei a louvar e a adorar o Senhor, o Deus de Israel.
Tenho estudado a Palavra de Deus e o meu espírito sempre tem muita fome e sede deste alimento.
Também tenho falado de Jesus aos espíritas (todos gente boa) que eu conheço, mas nenhuma transformação ocorreu no coração deles. Infelizmente. Gostaria que eles conhecem o Jesus Cristo que eu conheço.
2006-12-12 09:53:29
·
answer #3
·
answered by BomStarAki 5
·
5⤊
4⤋
Hi, Ronald!!! Tô nessa!!! Eu era espírita, hoje não sou mais; eu acreditava em reencarnação, já não acredito mais; eu acreditava em evolução das espécies (essa bobagem do Darwin), hoje não mais; eu vivia mergulhado na intelectualidade, hoje não mais; eu acreditava na salvação pela caridade, hoje não mais. Todos os que têm uma experiência com Jesus, têm a vida transformada, porque Jesus passa a tratar de a transformar. Já não é nosso entendimento humano, mas o Poder de Deus. Só Cristo salva, e a salvação é dom de Deus (para que ninguém se vanglorie). A salvação é um ato que vem de Deus, a santificação é um processo presidido por Deus. Quem tem um encontro com Cristo não precisa mais julgar a crença de ninguém, já não tem necessidade de provar que está certo, porque a sua vida passa a ser um testemunho vivo. Mas você está certíssimo. Quem vive na presença do Senhor, quer que todos tenham a mesma felicidade e, geralmente, não é bem aceito, porque muitos não-crentes acham que estamos tentando impor a nossa crença, mas você sabe que não é nada disso. O que queremos é que outros tenham a mesma felicidade de conhecer a Verdade, porque a Verdade é que nos liberta, não as teorias e doutrinas do homem. Nós falamos de Deus, mas só Deus pode converter o coração dos homens. A Ele toda a glória!!!
2006-12-12 13:47:26
·
answer #4
·
answered by Zé 2
·
2⤊
2⤋
O Espírita também se referencia em Jesus. Porque este preconceito?
2006-12-12 13:05:49
·
answer #5
·
answered by sctorquato 6
·
2⤊
2⤋
Eu até tive a oportunidade de freqüentar centros espíritas,mas pela graça do senhor Jesus ele não deixou que eu me iludisse. Mas na minha família já teve várias pessoas que por honra e glória ao nome de Deus estão todas convertida ao evangelismo,e ainda hoje relatam a quem quiser ouvir o quanto andaram iludidos, cegos procurando em mortos o que só poderiam encontrar no dono da vida.
2006-12-12 09:30:10
·
answer #6
·
answered by janinha 2
·
5⤊
5⤋
Oi, Ronald, prefiro dizer que minha religião está solidificada no Evangelho de Mateus: "O GRANDE MANDAMENTO
EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
22 - O grande mandamento
(= Mc 12,28-34 = Lc 10,25 -28)
34 Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se
35 e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova:
36 Mestre, qual é o maior mandamento da lei?
37 Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5).
38 Este é o maior e o primeiro mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).
40 Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas."
No entanto, sempre nutri uma imensa admiração pela doutrina Espírita, que tem sua filosofia cristã embasada no espírito que vivifica e não na letra que mata e sua intransigência demonstra sua total ignorância a respeito da doutrina, pois não podemos advogar uma causa sem a autoridade do conhecimento do processo. Procure se inteirar mais a respeito da ciência, da filosofia, da doutrina e da religião chamada Espiritismo.
2006-12-12 22:10:18
·
answer #7
·
answered by ? 6
·
1⤊
2⤋
Já fiz parte de várias igrejas, sempre em busca de respostas, querendo claro, conhecer melhor, mas para minha surpresa o Espiritismo foi o único caminho, pois explicou-me coisas que nenhuma outra religião conseguiu me explicar, os espiritas acreditam em JESUS e em DEUS, leem a Biblia, pois Deus e Jesus são únicos, não importa a religião, basta acreditar e respeitar todas. Boa sorte a todos e que Deus nos abençõe e nunca nos desampare. bjs.
2006-12-12 09:30:03
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
4⤊
5⤋
eu conheço um colega que foi evangélico mas voltou ao espiritismo. nada de novo. não é pelo numero de convertidos que torna uma religião mais verdadeira ou valida. eu fui cristão mas eu "aceitei" Cernunnos como meu Senhor e Arádia como minha Senhora. ah sim, eu não preciso ser salvo porque não existe pecado.
2006-12-13 11:36:19
·
answer #9
·
answered by betoquintas 6
·
0⤊
2⤋
acho que não vai encontrar um, pelo visto no respsota não pode até ser em outra comunidade
2006-12-12 09:16:07
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
2⤊
4⤋