Só isso que vc falou não é suficiente, pois várias doenças podem acometer as vias biliares e respiratórias, tal como a leptospirose, que leva a icterícia e pneumonite intersticial e a consequente quadro clínico similar ao descrito. Então sempre avaliar o paciente como um todo. Você que está começando agora nessa profissão, sempre pense nisso.
Mas pensando na icterícia:
- Quais são as causas de icterícia?
Basicamente ou vc produz muitas bilirrubinas, ou vc não consegue excreta (ou por não conseguir metabolizar ou por obstrução), ou vc reabsorve o que excreta.
- Como acontece o aumento na produção?
A principal causa de aumento na produção de bilirrubinas eh a hemólise. A destruição da hemácias (hemólise) produz bilirrubinas que devem ser excretada principalmente pelo fígado ou rim (a vesícula biliar eh o local onde ser armazena a bile e reabsorve parte dela). E esses não dão contam quando aumenta a produção.
- Como você excreta?
A excreção da bilirrubina começa com a conjugação da bilirrubina, para essa ser excretada pelo fígado. A bilirrubina não conjungada eh formada e depois eh conjugada no fígado. O fígado excreta os dois tipos, a conjugada não é reabsorvida, já a não-conjugada sofre alteração no intestino em urobilinogênio e assim uma parte eh reabsorvida e excretada pelo fígado e pela urina.
Se vc de alguma maneira impedir essa excreção, vc apresenta icterícia. Uma causa muito comum eh a colecistite, que impede a excreção e aumenta a absorção por reter bile na vesícula.
Em relação a pneumonia eh mais ou menos isso que acontece.
Primeiro a pneumonia, normalmente leva a uma bacteremia e consequente sepse. Na sepse pode ocorrer uma coagulação intravascular disseminada e isso leva a hemólise e aumento da bilirrubinas.
Depois as endotoxinas que as bactérias produzem pode levar a uma colestase (diminuição da excreção de bile), e isso também leva a um aumento da bilirrubina.
Existe maneiras de diferenciar o que predomina. Se o paciente apresenta anemia intensa e um aumento de bilirrubina não-conjugada exagerada vc pode ter certeza q está acontecendo hemólise (colestase deve estar ocorrendo, pois é muito mais comum). Porém se isso não ocorre a provável causa da icterícia é só a colestase.
Coloquei um trecho de um livro (Oxford Textbook of Surgery) no final, em ingles que pode lhe ajudar a ter base se vc for numa discussão.
Espero que tenha ajudado. e Bons estudos.
"Sepsis
Hepatocellular dysfunction occurs early in sepsis despite a hyperdynamic circulation and increased hepatic perfusion. This effect is mediated via Kupffer cell- or macrophage-derived proinflammatory cytokines such as tumour necrosis factor and interleukin 2. Sepsis can produce a deep jaundice, which may be cholestatic and occurs 2 to 4 days after the onset of bacteraemia. Pneumonia, Gram-negative bacteraemia, intra-abdominal abscess, and pyelonephritis can all cause a raised bilirubin. Gram-negative infection in infants frequently causes cholestasis. As in most cases of hepatic dysfunction discussed here, sepsis may be only one element in a multifactorial aetiology.
Biochemically and histologically, the changes are very similar to those observed with circulatory failure, with a moderate rise in conjugated bilirubin, aminotransferases, and alkaline phosphatase levels. However, an increase in the unconjugated bilirubin level also occurs, giving a rise in total bilirubin out of keeping with the increase in liver enzymes. Hepatic histological changes include biliary stasis, fatty change, and periportal inflammation. Extrahepatic biliary obstruction must be excluded. Pneumococcal, meningococcal, and Gram-negative sepsis may cause haemolysis by disseminated intravascular coagulation or a secondary microangiopathic haemolysis, and in these conditions the rise in unconjugated bilirubin will be prominent."
So alguns dados a mais:
- Colestase, na verdade eh a estase (parada) de bile nas vias biliares, não só no fígado.
- Prurido ocorre devido ao depósito excessivo de bilirrubina na pele.
- A bilirrubina eh que dá cor para as fezes e para urina. Portanto um aumento de bilirrubina leva a aumento de excreção, escurecendo a urina. E um parada na excreção pelo fígado desta, leva a um esbranquiçamento das fezes.
2006-12-12 08:32:23
·
answer #1
·
answered by Leandro 3
·
0⤊
0⤋
um site bom para estudantes de medicina é o medstudents, é la que costumo tirar minhas dúvidas! cadastre-se!
"Em estudo publicado no Thorax em Setembro de 2002 pesquisadores demonstraram que pacientes com asma, pneumonia e fibrose pulmonar idiopática apresentam níveis mais elevados de carboxihemoglobina (Hb-CO), sugerindo que medidas desta seja um método útil de monitorização de inflamação pulmonar."
2006-12-12 17:54:02
·
answer #2
·
answered by Lalá 2
·
0⤊
0⤋
R=Pneumonia são infecções que se instalam nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Podem acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
Icterícia é a deposição de bilirrubina na pele e escleróticas, devido a aumento de produção de bilirrubinas (como nas hemólises), falha de metabolização (doenças próprias do parênquima hepático) ou falhas de excreção (obstrução mecânica das vias biliares). A produção excessiva de bílis está relacionada com a destruição de glóbulos vermelhos que são usados pelo fígado para este fim. Há, portanto, uma certa relação com a anemia. Quando a icterícia é causada por destruição das hemáceas ela se chama icterícia hemolítica.
A icterícia também pode ser causada por acúmulo de bile dentro do fígado (colestase), devido a um processo inflamatório e/ou infeccioso (hepatite). O paciente neste caso apresenta, além da icterícia, coceira no corpo (prurido), urina de cor escura e fezes esbranquiçadas.
2006-12-12 15:49:02
·
answer #3
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋
Não sou médico, mas essa relação não tem a menor lógica.
Tente o site abaixo
2006-12-12 15:42:03
·
answer #4
·
answered by Luiz Sabra 7
·
0⤊
0⤋