English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-11 13:02:36 · 6 respostas · perguntado por Fabiana M 1 em Saúde Outras - Saúde e Beleza

6 respostas

As amídalas também chamadas de tonsilas são formadas de tecidos linfóide, repleto de células de defesa. Sua função é identificar invasores que pela entram pela boca e, assim produzir imunoglobulina A anticorpos que dificulta a entrada de estranhos. Até os 6 anos, essa sentinela é extremamente importante porque o sistema imunológico, ainda imaturo, não possui muito outros recursos para dar conta dos microorganismos indesejáveis.


A verdadeira amidalite bacteriana provoca um febrão de 39, 40 graus, deixa os gânglios inchados , expele placas de pus e ainda debilita o corpo inteiro. O malfeitor em geral, é o estreptococo belo hemolítico do grupo A . “No caso, as infecções repetidas deixam o tecido das amídalas hipertrofiado e repleto de cicatrizes. Ai, sim é caso para cirurgia.

Tonsilas hipertrofiadas atrapalham a respiração.

È melhor se livrar das amídalas quando existirem infecções repetidas, ou seja, quando as dores de garganta recorrentes são causadas por bactérias. Vale lembrar, que os seis meses seguintes é entrada na escola não serve de parâmetro, já que o convívio com os coleginhas facilita o contágio de infecções de todo o tipo, bactérias inclusive.

Hipertrofia
Por causa das inflamações constantes ou simplesmente por questões hereditárias, as amídalas ficam enormes. A campainha, aquele tecido em formato de pendulo que fica no centro da garganta, é a referencia: amídalas de tamanho normal nem se aproxima delas.

Tonsilas hipertrofiadas costumam ser acompanhadas de adenóide aumentada, já que são feitas do mesmo tecido linfóide. As amídalas e a adenóide cresceram tanto às vezes mesmo sem a criança ter dores de garganta que acaba atrapalhando a respiração. Daí surge o ronco e apnéia, que resultam em noites mal dormidas. “se não for tratado, o pequeno poderá se tornar um respirador bucal e vir a ter problemas ortodônticos”



Texto extraído da revista Saúde – Maio de 2004

2006-12-11 14:20:34 · answer #1 · answered by 7 · 0 0

um gânglo que trabalha na defeza do organismo.

2006-12-15 18:40:06 · answer #2 · answered by åñåmëüry 4 · 0 0

Amígdalas e adenóides são compostas de um tecido parecido com os dos linfonodos ou “gânglios” ou ainda popularmente conhecidos como “ínguas” que encontramos as vezes no pescoço, axilas ou virilha.

Elas são parte de um “anel” de tecido glandular que envolve internamente a garganta.

As adenóides estão localizadas na parte superior da garganta no fundo do nariz por onde passa o ar que respiramos pelo nariz, portanto não é visível pela boca sem instrumentos especiais.

As amígdalas são 2 massas de tecido de cada lado da garganta no fundo da boca.

Elas estão estrategicamente localizadas perto das entradas do ar que respiramos e podem facilmente ser infectadas por vírus ou bactérias que vem com o ar. É através disso que elas ajudam a formar anticorpos contra esses germes como parte do nosso chamado sistema imunológico para resistirmos a futuras infecções.

Esta função é realizada nos primeiros anos de vida e vai se tornando menos importante quando a criança vai ficando mais velha.

Não há evidências de que as amígdalas e adenóides são importantes após os 3 anos de idade. Estudos com milhares de crianças que fizeram cirurgias de amígdalas mostraram que as mesmas sofreram menos infecções em geral do que crianças que não foram operadas, pois às vezes elas passam a se tornar focos de infecção que agridem e debilitam o organismo.

Existe um mito popular de que elas “filtram” as bactérias, o que não é verdade.

Um abraço!

2006-12-11 22:18:44 · answer #3 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Não há evidências de que as amígdalas são importantes após os 3 anos de idade. Estudos com crianças que fizeram cirurgias de amígdalas mostraram que as mesmas sofreram menos infecções em geral do que crianças que não foram operadas, pois às vezes elas passam a se tornar focos de infecção que agridem e debilitam o organismo.Resumindo só servem para os médicos opererarem e ganharem com issi,portanto não servem pra nada

2006-12-11 21:21:19 · answer #4 · answered by Sou eu 5 · 0 0

As amígdalas (palatinas) e as adenóides (amígdalas faríngeas) são estruturas que possuem função de proteção aos tecidos, assim como os linfonodos. Posicionadas estrategicamente nas entradas do tubo digestivo e respiratório, ”combatem” simples bactérias e vírus que entram pelo nariz ou pela boca. Resultam em uma reação inflamatória inicial das amígdalas para que o sistema imunológico produza anticorpos (crie anticorpos e marcadores) contra futuras infecções.

2006-12-11 21:15:40 · answer #5 · answered by miosotis 7 · 0 0

Elas funcionam como uma barreira para impedir qua as infecções atingam a faringe, detendo-as nelas. Isso hoje em dia.No meu tempo elas serviam para serem extraídas e a gente tomar um montão de sorvete.

2006-12-11 21:15:33 · answer #6 · answered by lobo_da_estepe41 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers