English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho ouvido esse rumor no mercado financeiro mas ainda não consegui entender bem do que se trata! Achei vários sites relacionados com este tipo de assunto mas todos tratam de uma maneira muito difícil para nós iniciantes no mercado financeiro. Por isso gostaria que alguém me falasse mais desse assunto de maneira clara e precisa. Alguém se dispõe??! Obrigado!

2006-12-11 03:54:36 · 3 respostas · perguntado por Miguel Ventura 1 em Negócios e Finanças Investimentos

3 respostas

Além de várias outras reportagens interessantes que achei no site sobre debêntures , acho que essa é a que mais se encaixa na sua pergunta :

(estava no link : http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=411 )

Debêntures: Um pouco mais sobre as debêntures: conheça seus tipos, formas e espécies


Apesar de não muito populares entre os pequenos investidores, as debêntures estão entre as principais formas de captação de recursos usadas pelas empresas. Versáteis, elas se ajustam bem às necessidades de financiamento do setor privado e, nos próximos anos, devem ganhar mais espaço no varejo brasileiro.

Sendo assim, quem está disposto a comprar uma debênture e ser credor de uma empresa precisa conhecer algumas características básicas destes títulos de renda fixa, que podem ser classificados segundo diversos critérios: classe (ou tipo), forma e espécie (garantia).

Você pode converter as debêntures em ações
Para começar a entender melhor as debêntures, é preciso conhecer um pouco sobre seus tipos, que são basicamente, dois. Uma debênture pode ser simples ou conversível.

Quando uma debênture é simples, a escritura não prevê a conversão em ações, ao passo que um papel conversível pode ser "transformado" em ações de emissão da empresa, de acordo com as condições estabelecidas na escritura de emissão.

Garantia real ou flutuante?
Outra característica que o investidor precisa analisar é a espécie, ou seja, a garantia da debênture, que pode ser real, flutuante ou até mesmo não existir. A garantia é importante porque tem o objetivo de assegurar ao debenturista, de uma forma direta ou indireta, o pagamento da dívida que a empresa contraiu.

No caso das debêntures com garantia real, a dívida é garantida por bens móveis ou imóveis dados em hipoteca ou penhor pela companhia emissora da debênture, por seu conglomerado ou ainda por terceiros. Já as debêntures com garantia flutuante têm assegurado o privilégio geral sobre o ativo da empresa, ou seja, os bens que compõem este ativo podem ser negociados.

Debêntures sem garantia
Além destas, existem ainda as debêntures quirografárias, ou seja, sem preferência, que não oferecem nenhuma garantia real do ativo da empresa ou de terceiros, bem como nenhum privilégio geral sobre o ativo da emissora, concorrendo em igualdade de condições com os demais credores quirografários.

Por último, no corte por espécie, uma debênture pode ser também subordinada, o que significa que, em caso de liquidação da companhia, preferem apenas aos acionistas no ativo remanescente, se houver.

Classificação quanto à forma
Mas, além dos diferentes tipos e garantias, as debêntures também se diferenciam quanto à forma. Neste corte, uma debênture pode ser nominativa, em cujos certificados consta o nome do titular, ou escritural, que também é nominativa, mas não existe a emissão de um certificado.

Neste caso, as debêntures são mantidas em conta de depósito, em nome de seus titulares, em uma instituição financeira depositária designada pela emissora. Vale lembrar que as formas ao portador ou endossáveis foram extintas.

Veja mais no site :
http://www.igf.com.br

Ou pesquise sobre debêntures e finanças aqui :
http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasPesq.aspx
(não esqueça de por a acentuação)

2006-12-14 13:35:49 · answer #1 · answered by Alexandre L 6 · 0 0

quando a empresa precisa de dinheiro e não quer pedir emprestimo para o banco, lança papeis com promessas de pagamento para qualquer investidor com juros maiores do que o da poupança.
estes papeis podem trocar de mãos. e negociados no mercado paralelo

2006-12-11 04:03:33 · answer #2 · answered by South JP 4 · 1 0

Trabalho em uma agencia de publicidade legal (voltada para o mercado financeiro) quando entrei aqui, lembro de ouvir esses termos, e como vc, não entendia nada, ainda entendo pouco, mas vamos lá. Vou te copiar o texto que tenho sobre Debêntures.
São valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos. A captação no mercado de capitais pode ser feita por sociedades anônimas (S.A.) de capital fechado ou aberto. Já para efetuar emissões públicas de debêntures, é necessário ter registro como companhia aberta na CVM — Comissão de Valores Mobiliários.(www.cvm.com.br)

Por suas características flexíveis se ajustam às necessidades de captação das empresas, e por isso se transformaram no mais importante instrumento para obtenção de recursos das companhias brasileiras. A emissora pode determinar o fluxo de amortizações e as formas de remuneração dos títulos, o que permite que essas condições se adaptem ao fluxo de caixa da companhia, ao projeto que a emissão está financiando ou às condições de mercado no momento da emissão.
Nos Sites da Andima, da Apimec, da Abrasca, vc encontra cartilhas mais detalhadas, no qual o estudo pode ser mais especifico. a Apimec também oferece alguns cursos gratuitos sobre mercado de capitais, seria interessante pra vc já que esta
interessado.
Apimec - www.apimec.com.br
Andima - www.andima.com.br
Abrasca - www.abrasca.com.br

2006-12-11 04:04:38 · answer #3 · answered by yuri joyce 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers