Os corpos cetônicos são produtos de uma cadeia de reações químicas que ocorrem para obtenção de energia (ATP). Estas reações ocorrem quando não há glicose disponível no organismo para formar ATP, então o ATP e produzido a partir da gordura e não da glicose. As gorduras são quebradas por uma serie de reacoes e tem-se como produto final ATP e corpos cetônicos. O diabético não consegue processar a glicose para obtenção de energia e acaba utilizando a via dos corpos cetônicos, ou seja, produzindo energia (ATP) pela quebra de gordura e não pelos açucares. Estes acabam se acumulando no organismo.
2006-12-11 03:07:38
·
answer #1
·
answered by Sami 2
·
1⤊
0⤋
Os corpos cetônicos são três: acetona, acetoacetato e alfacetobutirato. São resultado do metabolismo dos triglicerídeos pelo fígado e podem ser usados como fonte de energia pelos tecidos, assim como os carboidratos.
Porém, quando ultrapassam o limiar renal, então podem surgir complicações graves, que podem ser fatais se não diagnosticadas e tratadas a tempo. Estas pessoas possuem, no hálito, o odor característico da acetona.
Eles podem provocar a "cetoacidose diabética", uma situação extremamente grave para diabéticos.
Os maiores fatores para a formação de corpos cetônicos na cetoacidose diabética são: deficiência de insulina, jejum, desidratação e aumento dos níveis de hormônios de "stress".
Terapia líquida e suplementação de potássio, bicarbonato e fósforo podem ser de vital importância. Se a concentração sorológica de fósforo ficar muito baixa, pode ocorrer anemia, em decorrência de colapso dos glóbulos vermelhos. Também pode acontecer insuficiência renal aguda.
Porém, a maioria dos doentes pode superar as crises com êxito, quando diagnosticadas precocemente e tratadas intensivamente.
2006-12-11 10:59:04
·
answer #2
·
answered by Vovó (Grandma) 7
·
2⤊
0⤋