“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Assim disse Jesus ao ensinar as multidões no templo de Jerusalém. (João 8:32) Os apóstolos de Jesus puderam logo identificar os ensinos dele como a verdade. Haviam tido abundante evidência da origem divina do seu instrutor.
HOJE em dia, porém, alguns talvez achem difícil identificar a verdade de que Jesus falava. Assim como nos dias do profeta Isaías, existem hoje aqueles “que dizem que o bom é mau e que o mau é bom, os que põem a escuridão por luz e a luz por escuridão, os que colocam o amargo pelo doce e o doce pelo amargo”. (Isaías 5:20) Com tantas opiniões, filosofias e estilos de vida que se promovem hoje, muitos acham que tudo é relativo e que não existe tal coisa como a verdade.
Quando Jesus disse aos que o ouviam que a verdade os libertaria, eles responderam por dizer: “Somos descendência de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que dizes: ‘Ficareis livres’?” (João 8:33) Não achavam necessário que alguém ou alguma coisa os libertasse. Mas Jesus explicou então: “Digo-vos em toda a verdade: Todo praticante do pecado é escravo do pecado.” (João 8:34) A verdade de que Jesus falava pode abrir o caminho para se ficar livre do pecado. Jesus disse: “Se o Filho vos libertar, sereis realmente livres.” (João 8:36) Portanto, a verdade que liberta as pessoas é a verdade sobre Jesus Cristo, o Filho de Deus. É somente pela fé no sacrifício da vida humana perfeita de Jesus que alguém pode ficar livre do pecado e da morte.
Em outra ocasião, Jesus disse: “Santifica-os por meio da verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17) A palavra de Deus, conforme expressa na Bíblia, é a verdade que pode libertar da superstição e da adoração falsa. A Bíblia contém a verdade sobre Jesus Cristo, a qual induz as pessoas a depositar fé nele e abre o caminho para uma brilhante esperança quanto ao futuro. É excelente chegar a conhecer a verdade da Palavra de Deus!
Quão vital é conhecer a verdade? Muitas das religiões atuais, embora afirmem seguir a Bíblia, na maior parte são influenciadas por filosofias e tradições humanas. Muitas vezes, os líderes religiosos não parecem preocupar-se tanto com a exatidão da sua mensagem quanto com a aceitação dela pelas massas. Alguns acham que Deus se satisfaz com qualquer forma de adoração, desde que seja sincera. Mas Jesus Cristo explicou: “Vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem.” — João 4:23.
Se quisermos adorar a Deus de forma aceitável, temos de conhecer a verdade. Isto é importante. Nossa felicidade eterna depende disto. Portanto, cada um deveria perguntar a si mesmo: ‘É a forma em que adoro a Deus aceitável a ele? Estou genuinamente interessado em aprender a verdade da Palavra de Deus? Ou tenho medo do que uma investigação cuidadosa possa revelar?’
Adoram a Deus com verdade
Para que a adoração seja aceitável a Deus, ela tem de se basear na verdade. (João 4:23) A Bíblia identifica os verdadeiros adoradores como pertencentes à “congregação do Deus vivente, coluna e amparo da verdade”. (1 Timóteo 3:15) Os que constituem a congregação de Deus não só crêem na verdade da Palavra de Deus, mas também vivem em harmonia com ela e a defendem, divulgando-a em toda a Terra. — Mateus 24:14; Romanos 10:9-15.
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ são bem conhecidas pela sua obra educativa da Bíblia, agora feita em mais de 200 terras. Estudam a Bíblia e a ensinam como a verdade, sem incorporar a influência enfraquecedora de filosofias humanas. Conhece você seus ensinos baseados na Bíblia? Muitos hesitam em escutar as Testemunhas de Jeová por causa das informações negativas que se difundem a respeito delas. Mas, convidam-se as pessoas sinceras a decidir por si mesmas se aquilo que as Testemunhas pregam é ou não é a verdade. Essa decisão vital não deve basear-se em disse-me-disse. Muitos dos que fizeram sua própria investigação do que as Testemunhas de Jeová ensinam foram grandemente beneficiados.
O conhecimento da verdade dissipa o medo
Por exemplo, considere o caso de Eugenia. Ela foi criada numa família muito católica. Seu pai foi um dos organizadores da visita do papa ao México, em 1979. Durante uma visita a amigos, Eugenia entrou em contato com Testemunhas de Jeová. Com a ajuda delas passou a analisar mais de perto o que a Bíblia diz. Ela se lembra: “De início, comecei a ficar com medo. Eu tinha encontrado a verdade! Mas isto significava que a maioria das minhas crenças anteriores eram erradas. Minha família, meus amigos, gente que eu amava — estavam todos errados. Fiquei nervosa. Eu me perguntava constantemente como minha família iria reagir ao que eu acabava de descobrir. Com o passar do tempo e com a ajuda de Jeová, passei a acostumar-me a esta experiência esmagadora. Certo dia, decidi confidenciar isto a um amigo da família, um professor de teologia. Falei-lhe tudo sobre o meu desejo de encontrar a verdade. Ele mencionou então: ‘Se quer conhecer a verdade, procure as Testemunhas de Jeová.’”
Como Eugenia havia temido, sua família expulsou-a de casa. As Testemunhas, porém, continuaram a dar-lhe ajuda espiritual. Ela comenta: “Fui fortalecida em me decidir a favor da verdade. Dei-me conta de que era algo pelo qual valia a pena lutar. A acolhida que recebi das Testemunhas de Jeová foi muito importante. Senti o amor existente na congregação cristã. Achegar-me à organização de Deus ajudou-me a vencer o medo de ficar sozinha.”
Considere outro exemplo. Sabrina cresceu acostumada a ter na família palestras regulares sobre a Bíblia. Na realidade, criaram uma forma de ‘religião familiar’. Ela tomou por hábito associar-se com membros de diversas religiões para expor os erros destas. Quando uma Testemunha de Jeová lhe ofereceu um estudo bíblico, ela o aceitou prontamente com a intenção de refutar as crenças dela. Ela se lembra: “Depois de estudar por mais de um ano, fiquei com medo de perder ‘a minha verdade’. Eu achara fácil expor o engano das muitas religiões com as quais me havia envolvido, mas esta vez não foi tão fácil.”
O medo de Sabrina a fez descontinuar seu estudo da Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Mas ela passou a sentir-se então espiritualmente vazia. Decidiu retomar o estudo, e por fim passou a aceitar esta verdade recém-encontrada. Sabrina progrediu a ponto de querer transmitir a outros o que estava aprendendo. Até mesmo pediu para poder acompanhar as Testemunhas no seu ministério de casa em casa. Sabrina explica: “Antes de receber a aprovação para pregar com as Testemunhas de Jeová, perguntaram-me: ‘Quer mesmo ser Testemunha de Jeová?’ ‘Não!’, respondi. O medo de novo tomara conta de mim.” Por fim, depois de continuar a assistir a todas as reuniões e observar os do povo de Deus, bem como eles aplicam os princípios bíblicos, Sabrina chegou à conclusão de que esta era realmente a verdade. Ela foi batizada e agora é evangelizadora por tempo integral.
Por que são tão diferentes?
Talvez pergunte: ‘Por que são os ensinos das Testemunhas de Jeová tão diferentes dos de outras religiões?’ Um breve exame do que as Testemunhas crêem lhe ajudará a ver que são cristãos sinceros, estudantes conscienciosos da Bíblia. Incentivamo-lo a procurar na sua Bíblia os textos do sumário das suas crenças básicas, mostrado acima.
Por olhar mais de perto para o que as Testemunhas de Jeová crêem e como aderem ao que a Bíblia ensina, você poderá ser abençoado com a liberdade que a verdade provê. (João 17:17) Não há nenhum motivo para ter medo da verdade. Lembre-se da promessa de Jesus: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” — João 8:32.
ALGUMAS DAS CRENÇAS BÁSICAS DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
? Jeová é o Deus todo-poderoso. Seu nome pessoal ocorre mais de 7.000 vezes nos manuscritos mais antigos da Bíblia. — Salmo 83:18.
? Jesus Cristo é o Filho de Deus, que veio à Terra para dar a sua vida a favor da humanidade. (João 3:16, 17) As Testemunhas de Jeová seguem os ensinos de Jesus Cristo conforme constam nos Evangelhos.
? O nome Testemunhas de Jeová baseia-se em Isaías 43:10, que diz: “‘Vós sois as minhas testemunhas’, é a pronunciação de Jeová.”
? O Reino pelo qual as pessoas oram na oração do “Pai-Nosso” é um governo celestial que em breve eliminará todos os sofrimentos e as dores no mundo, para dar lugar ao Paraíso prometido na Bíblia. — Isaías 9:6, 7; Daniel 2:44; Mateus 6:9, 10; Revelação (Apocalipse) 21:3, 4.
? Todos os que fizerem a vontade de Deus terão a oportunidade de usufruir eternamente as bênçãos do Reino. — João 17:3; 1 João 2:17.
? Os cristãos têm de ajustar seu comportamento ao que a Bíblia diz. Precisam esforçar-se a ser honestos, a levar uma vida limpa, de boa moral, e a ter amor ao próximo. — Mateus 22:39; João 13:35; 1 Coríntios 6:9, 10.
2006-12-11 01:59:58
·
answer #1
·
answered by FelipeLima 3
·
2⤊
2⤋
Jesus fala sobre a bíblia, a palavra de Deus é a verdade e só ela pode libertar, qnd vc começa a ler e a entender a bíblia vc começa a ver coisas que faz e que são erradas e deixa de fazer, isso é a libertação.
2006-12-11 02:02:19
·
answer #2
·
answered by mi... 2
·
2⤊
0⤋
A verdade a que JESUS se REFERE, é a verdade do mundo espiritual, e da existência de demônios que nos atormentam todos os dias, demônios que regem a vida sentimental, sexual, financeira e tudo o mais.
Geralmente quando abrimos nosso coração para Cristo JESUS entrar, esse mundo nos é revelado com tal intensidade que nos surpreendemos, e vemos realmente que tudo que fazíamos no mundo quando andávamos na ignorância da palavra de DEUS era sujo.
Mesmo quando estávamos tentando ajudar ou ajudando alguma pessoa, pois ajudávamos e já pensava-mos, agora sim DEUS tá vendo que sou bom, devemos ajudar a amar a todos sem distinção, amar somente que conhecemos é fácil, difícil é sentar ao lado de uma pessoa que você nunca viu e lhe oferecer um abraço, um pão, ou a palavra de DEUS.
Conheça essa verdade irmão, você não vai se arrepender.
DEUS TE ABENÇOE..
2006-12-11 02:59:00
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
AS RELIGIÕES CONTAM MUITAS MENTIRAS E ESSAS MENTIRAS FAZEM AS PESSOAS SOFREREM COMO POR EXEMPLO:QUANDO ALGUÉM MORRE QUE FOI DEUS QUE QUIZ, QUE A PESSOA MÁ VAI QUEIMAR PRA SEMPRE NO FOGO DO INFERNO,QUE OS MORTOS CONTINUAM POR AÍ DEPOIS QUE MORREM...SÃO MUITAS AS MENTIRAS, MAS QUANDO A PESSOA ESTUDA A BÍBLIA ELA APRENDE A VERDADE SOBRE DEUS E SEUS PRÓPÓSITOS, ENTÃO ELA PASSA ESTAR LIVRE DO MEDO DA MORTE, DOS MORTOS,PASSA A SABER QUE DEUS NÃO DESEJA A MORTE DE NINGUÉM, QUE OS MORTOS SERÃO RESSUSCITADOS ASSIM COMO JESUS FOI, SÓ QUE PRA VIVER NA TERRA E QUE MUITO EM BREVE DEUS VAI ACABAR COM TODA MALDADE QUE EXISTE HOJE E TODOS QUE VIVEREM NA TERRA VIVERÃO EM PAZ, ENTÃO POR APRENDER ESSAS E MUITAS OUTRAS VERDADES NA BÍBLIA A PESSOA SE LIBERTA E PASSA A VIVER LIVRE DO FARDO DO PECADO POIS MANTÉM A SUA CONCIENCIA LIMPA COM BASE NO SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO, POR MEIO DA MORTE DELE SEREMOS LIBERTOS DO PECADO, SEREMOS FISICAMENTE, MORALMENTE, ESPIRITUALMENTE PERFEITOS, EM TODAS AS FORMAS, TUDO QUE TEMOS QUE FAZER É O QUE ESTÁ ESCRITO EM JOÃO 17:3, LEIA NA SUA BÍBLIA E ACREDITE, POIS DEUS NÃO PODE MENTIR.
2006-12-11 02:13:23
·
answer #4
·
answered by dona gigi 2
·
1⤊
0⤋
Esta é uma das frases mais facil de ser interpretada, pois Jesus sabia que as pessoas iam se aprisionar em religiões e se acorrentar em seus dogmas, porisso, Ele disse conhecereis a verdade e ela vos libertara. È muito simples conhecendo a verdade você se livra da prisão que as religiões pregam. E você sentira que a vida é facil e simples de ser vivida.
2006-12-11 02:09:53
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Da falsidade religiosa do mundo de hoje que prega tanta mentira a respeito de Deus tais como imortalidade da alma inferno de fogo trindade e outras mais
2006-12-12 09:46:09
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É a autentica compreensão do evangelho.
2006-12-11 07:42:30
·
answer #7
·
answered by sctorquato 6
·
0⤊
0⤋
Essa verdade é a palavra de Deus que está na Bíblia.
* não frequento nenhuma denominação religiosa, respeito todas as crenças e opiniões.
2006-12-11 02:14:35
·
answer #8
·
answered by Vilma 7
·
1⤊
1⤋
A verdade mencionada é o próprio JESUS,
pois só Jesus pode nos libertar dos nossos pecados e nos libertar da morte eterna como estávamos condenados se Ele não morresse para nos salvar.
OK
Bj
2006-12-11 02:00:42
·
answer #9
·
answered by tata 2
·
1⤊
1⤋
A verdade da Palavra de Deus. Ela liberta os verdadeiros cristãos dos laços de Babilônia, a Grande de modo que se cumpre assim Rev 18:4. Esta verdade nos liberta de doutrinas falsas como o inferno de fogo, a trindade e a imortalidade da alma. Abre os olhos para se ver quem realmente está fazendo a vontade de Jeová na terra hoje e nos ajuda a aguardar com ânimo a vinda dos novos céus e nova terra conforme a promessa expressa em 2 Pedro 3:13.
2006-12-11 02:00:18
·
answer #10
·
answered by Avatar 5
·
2⤊
2⤋