English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-11 01:47:01 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

6 respostas

Pagã e nada tem a ver com o nascimento de Jesus.

2006-12-11 01:49:40 · answer #1 · answered by Avatar 5 · 3 1

SEJA QUAL FOR, NÃO TEM NADA HAVER COM JESUS, NA BÍBLIA NÃO DIZ A DATA QUE JESUS NASCEU, MAS DIZ A ÉPOCA E NÃO FOI EM DEZEMBRO,POIS LÁ ONDE JESUS NASCEU ,EM BELÉM EFRATA,EM DEZEMBRO É FRIO DEMAIS E QUANDO JESUS NASCEU HAVIA PASTORES E REBANHOS DE OVELHAS PASSANDO A NOITE AO AR LIVRE E ISSO NÃO SERIA POSSÍVEL NO FRIO DO INVERNO E MAIS O PRÓPRIO JESUS NUNCA COMEMOROU O SEU PRÓPRIO ANIVERSÁRIO E NEM O DE NINGUÉM, SE ELE DESEJASSE QUE COMEMORASSEM,NÃO ACHA QUE ELE MESMO TERIA FEITO ISSO ENQUANTO ESTAVA NA TERRA?OU ENTÃO DIRIA NA BÍBLIA A DATA EXATA QUE ELE NASCEU, MAS SE NÃO TEM NA BÍBLIA ESTA INFORMAÇÃO É PORQUE NÃO É IMPORTANTE PARA NÓS SABE-LA, ENFIM NATAL NADA MAIS É QUE UM PRETESTO EFICAZ PARA VENDER,COMPRAR,COMER,BEBER... E GANHAR LUCROS.MAS NADA TEM HAVER COM DEUS OU COM JESUS DE VERDADE.LEIA A BÍBLIA DO PRINCÍPIO AO FIM E VERÁ QUE NEM JESUS E NEM NENHUM DOS SERVOS DE DEUS DO PASSADO PARTICIPAVAM DE NENHUMA FESTIVIDADE SEMELHANTE.

2006-12-11 09:59:12 · answer #2 · answered by dona gigi 2 · 1 0

NATAL — NÃO ERA COMEMORADO PELOS PRIMEIROS CRISTÃOS

6 A forma de adoração de alguns pode estar contaminada com a religião falsa no que diz respeito a certos feriados ou dias santificados. Veja o Natal, por exemplo. Supostamente comemora o nascimento de Jesus Cristo, e quase todas as religiões que se dizem cristãs o comemoram. No entanto, não existe evidência de que os discípulos de Jesus do primeiro século comemorassem tal dia. O livro Sacred Origins of Profound Things (Origens Sagradas de Coisas Profundas) diz: “Por dois séculos após o nascimento de Cristo, ninguém sabia, e poucos se importavam em saber, exatamente quando ele nasceu.”

7 Mesmo que os discípulos de Jesus soubessem a data de seu nascimento, eles não o celebrariam. Por quê? Porque, como diz a enciclopédia World Book, os primeiros cristãos “consideravam um costume pagão celebrar a data de nascimento de qualquer pessoa”. As únicas comemorações de aniversários natalícios mencionadas na Bíblia são as de dois governantes que não adoravam a Jeová. (Gênesis 40:20; Marcos 6:21) As celebrações de aniversários natalícios eram também realizadas em honra de deuses pagãos. Por exemplo, no dia 24 de maio os romanos comemoravam o nascimento da deusa Diana e, no dia seguinte, o de seu deus-sol, Apolo. Assim, as celebrações de aniversários natalícios estavam ligadas ao paganismo, não ao cristianismo.

8 Existe ainda outro motivo pelo qual os cristãos do primeiro século não comemorariam o aniversário de nascimento de Jesus. Eles provavelmente sabiam que as comemorações de aniversário natalício tinham ligação com superstições. Por exemplo, muitos gregos e romanos dos tempos antigos acreditavam que um espírito acompanhava o nascimento de cada ser humano e o protegia pelo resto da vida. “Esse espírito tinha uma relação mística com o deus cuja data de nascimento era a mesma que a da pessoa”, diz o livro The Lore of Birthdays (A Tradição dos Aniversários Natalícios). Jeová certamente não se agradaria de qualquer celebração que ligasse Jesus com a superstição. (Isaías 65:11, 12) Então, como é que o Natal passou a ser celebrado por tantas pessoas?

A ORIGEM DO NATAL

9 Só centenas de anos depois que Jesus viveu na Terra é que as pessoas começaram a celebrar seu nascimento em 25 de dezembro. Mas essa não era a data do nascimento de Jesus, que evidentemente ocorreu em outubro. Então por que foi escolhido 25 de dezembro? Alguns que mais tarde afirmavam ser cristãos provavelmente “queriam que a data coincidisse com a festa romana pagã que marcava o ‘nascimento do Sol invicto’”. (The New Encyclopædia Britannica) No inverno, quando o Sol parecia menos forte, os pagãos realizavam cerimônias para que essa fonte de calor e luz retornasse de suas viagens distantes. Pensava-se que 25 de dezembro fosse o dia em que o Sol começava a retornar. Num esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adotaram essa festa e tentaram fazê-la parecer “cristã”.

10 Há muito tempo se sabe que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não-bíblica, no século 17 essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado. Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. O Natal voltou a ser um grande feriado religioso, e ainda é em muitos países. Devido à sua ligação com a religião falsa, porém, os que desejam agradar a Deus não comemoram o Natal, nem qualquer outro feriado ou dia santificado que tenha raízes na adoração pagã.

SERÁ QUE AS ORIGENS REALMENTE IMPORTAM?

11 Alguns concordam que certas festividades, como o Natal, têm origem pagã, mas, mesmo assim, não acham errado celebrá-las. Afinal, a maioria das pessoas não pensa em adoração falsa ao participar delas. Essas ocasiões são também uma oportunidade para as famílias se reunirem. É assim que você pensa? Em caso afirmativo, provavelmente é o amor à família, não o amor à religião falsa, que faz com que lhe pareça difícil tomar posição em favor da adoração verdadeira. Esteja certo de que Jeová, que originou a família, deseja que você tenha um bom relacionamento com seus familiares. (Efésios 3:14, 15) Mas você pode fortalecer tais vínculos de outras maneiras, sem desagradar a Deus. A respeito de qual deve ser o nosso maior interesse, o apóstolo Paulo escreveu: “Persisti em certificar-vos do que é aceitável para o Senhor.” — Efésios 5:10.

12 Talvez você ache que as origens de certas festividades têm pouco a ver com a forma como são celebradas hoje. Será que as origens realmente importam? Sim! Para ilustrar: suponhamos que você visse um doce no lixo. Será que o pegaria para comer? Naturalmente que não, pois ele estaria sujo, ou impuro. Assim como esse doce, certas festividades podem parecer boas, mas têm origem impura. Para tomarmos posição em favor da adoração verdadeira, precisamos ter o mesmo conceito do profeta Isaías, que disse aos adoradores verdadeiros: “Não toqueis em nada impuro.” — Isaías 52:11.

2006-12-11 09:57:32 · answer #3 · answered by FelipeLima 3 · 1 0

As primeiras comunidades cristãs não comemoravam o nascimento de Jesus. Somente a partir do ano 350 o Natal começou a ser comemorado no dia 25 de dezembro. Em torno da escolha desta data há uma longa história.

Temos de admitir que o nascimento de Jesus foi um acontecimento notável, mas os seus primeiros discípulos davam muito mais importância ao que ele fazia e ensinava. Certamente Deus nunca intencionou que o nascimento de Cristo ofuscasse a sua vida adulta. No entanto, o Natal conseguiu ofuscar a pessoa de Cristo num emaranhado de lendas e costumes referentes ao seu nascimento.
Com respeito à data das celebrações, a Enciclopedia de la Religión Católica declarou francamente: “O motivo de a Igreja Católica escolher essa data para a festividade parece ser a tendência de substituir festividades pagãs por festividades cristãs. . . . Sabemos que em Roma, naquela época, os pagãos consagravam 25 de dezembro como o dia da celebração de natalis invicti, o nascimento do ‘sol invencível’.”

A Enciclopedia Hispánica também observa: “A data de 25 de dezembro para a celebração do Natal não resultou de cálculos precisos do nascimento de Jesus, mas de dar caráter cristão às festividades do solstício do inverno, que eram celebradas em Roma.” De que maneira os romanos celebravam o nascer do sol no céu do inverno? Com festanças e troca de presentes. Visto que as autoridades da igreja relutavam em acabar com algo tão popular, elas deram um caráter cristão à celebração por chamá-la de nascimento de Jesus, em vez de nascimento do sol.

No início, no quarto e quinto séculos, não foi fácil as pessoas abandonarem a adoração do sol e de seus costumes. O católico “Santo” Agostinho (354-430 EC) sentiu-se na obrigação de aconselhar os crentes a não celebrar o 25 de dezembro assim como os pagãos faziam em honra ao sol. Até mesmo hoje, os costumes das antigas festividades romanas ainda parecem exercer grande influência.

Temos que tomar cuidado com a origem dos acontecimento.
Muitas vezes começamos achando que não é importante porque é uma coisa pequena.
Como diz Lucas 16:10 "Quem é fiel no mínimo, é também fiel no muito, e quem é injusto no mínimo, é também injusto no muito".

Dar presentes, como parte da celebração; histórias sobre São Nicolau, Papai Noel, etc.

O costume de dar presentes no Natal não se baseia no que os magos fizeram. Conforme demonstrado acima, eles não chegaram na ocasião do nascimento de Jesus. Outrossim, deram presentes, não entre si, mas à criança, Jesus, de acordo com o que era costumeiro quando alguém visitava pessoas eminentes.

A Grande Enciclopédia Delta Larousse declara que as saturnais eram “festas . . . que constituíram . . . ocasião para trocar presentes”. (Rio de Janeiro, 1972, Vol. 13, p. 6192) Em muitos casos isso representa o espírito natalino de dar presentes — uma troca de presentes. O espírito que se traduz nessa troca de presentes não produz verdadeira felicidade, porque viola os princípios cristãos, tais como os que se encontram em Mateus 6:3, 4 e 2 Coríntios 9:7. O cristão pode certamente dar presentes a outros como expressão de amor em outras ocasiões durante o ano, fazendo isso quantas vezes quiser.

Dependendo do lugar onde moram, diz-se às crianças que os presentes são trazidos por Santa Claus, São Nicolau, Papai Noel, Père Noël, Knecht Ruprecht, os magos, o elfo Jultomten (ou Julenissen), ou uma bruxa conhecida por La Befana. (The World Book Encyclopedia, 1984, Vol. 3, p. 414) Naturalmente, nenhuma dessas histórias é verdadeira. Será que tais histórias contadas às crianças consolidam o respeito delas pela verdade, e dá tal costume honra a Jesus Cristo, que ensinou que Deus tem de ser adorado com verdade? — João 4:23, 24.

2006-12-11 09:57:16 · answer #4 · answered by hakyra_rj 3 · 1 0

O nascimento de Cristo, talvez...? Hummmmm...

2006-12-11 09:56:05 · answer #5 · answered by Deza 3 · 0 0

A união das famílias.

2006-12-11 09:48:27 · answer #6 · answered by Iva A 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers