Significa o aniversário do nascimento do nosso Salvador, é um momento de muita felicidade para todos, pois aquele menino um dia daria a vida pela nossa libertação!
2006-12-11 00:42:36
·
answer #1
·
answered by Renato l 2
·
0⤊
0⤋
Gosto muito do Natal, é uma data onde quase todos os membros da minha família se reúnem, coisa muito difícil de acontecer em qualquer outro dia do ano. Muita conversa comida e etc. No entanto, o real significado do Natal, que seria o nascimento de Jesus, pra mim não quer dizer nada. A muito tempo não acredito em deus, embora nascido em uma famílica católica, e se esse existiu, não foi nada menos do que mais um entre tantos outros que também seriam dignos de comemoração.
De qualquer forma, acho que a grande maioria das pessoas é muito cínica, pois atribui como maior importância a esse dia, comprar e receber presentes. O motivo deu ser ateu não tem nada a ver com qualquer decepção, creio que seja mais por ter uma visão realista mesmo (incluindo estudos: seleção natural, darwinismo, etc). Mas você percebe que isso é normal (cinicismo), afinal, olha eu: sou quase isento de preconceitos, muito compreensivo, não tento impor minha maneira de pensar a ninguém e vejo o maniqueísmo como sendo a maior simplificação de julgamento possível. Atributos esses que em religiosos em geral são muito marcantes.
Portanto, o significado disso nada mais é do que uma "desculpa" (e muito boa), para reuniar a família e ganhar presentes.
Feliz natal =]
2006-12-11 23:25:04
·
answer #2
·
answered by Cayo 4
·
0⤊
0⤋
O mesmo que significa para o Poeta Maior Fernando Pessoa:
NATAL
Nasce um deus. Outros morrem,. A Verdade
Nem veio nem se foi: o Erro mudou.
Temos agora uma outra Eternidade,
E era sempre melhor o que passou.
Cega, a Ciência a inútil gleba lavra.
Louca, a Fé vive o sonho do seu culto.
Um novo deus é só uma palavra.
Não procures nem creias: tudo é oculto.
2006-12-11 13:27:14
·
answer #3
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
Sempre, no período das chamadas festas natalinas, significa que é tempo das pessoas exercitarem e apresentarem de forma muito expressiva seu lado hipócrita.
Após passarem o ano "cuidando de si" encerradas num profundo egoismo predatório, começam a perceber os seres invisíveis (flanelinhas, pobres, pedintes, catadores etc.) e pousar de bonzinhos, dando comida, brinquedos, roupas velhas e falando em amor, paz e harmonia entre os homens.
Cá entre nós: amor, paz e harmonia não é tema pelo qual se deva lutar e manter o ano inteiro?
Empreender esforços para criar oportunidadas para todos prosperarem dentro do seu potencial, não seria assunto para se por em prática constantemente?
Respeito ao ser humano, não seria uma questão prioritária para todo o sempre?
Então: o que pode significar esta data 25 de dezembro?
2006-12-11 09:08:40
·
answer #4
·
answered by RdeR 2
·
0⤊
0⤋
Apesar da comercialização, o Natal é época de amor, de reunião familiar... eu gosto.
2006-12-11 09:03:13
·
answer #5
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
0⤊
0⤋
Para mim união, paz e harmonia da família, é o momento em que devemos parar para analisar nossas atitudes para com nossos familiares.
2006-12-11 08:59:24
·
answer #6
·
answered by Iva A 5
·
0⤊
0⤋
o NATAL SIGNIFICA PRA
MIM QUE: È UMA QUE:AS PESSOAS SE CONFRATERNIZAM,DOAM UM POUCO DE SI ,POIS LEMBRAM DAQUELES QUE AMAM...RECEBEM DAQUELES QUE Á AMA. E NESTA TROCA DE DAR E RECEBER,ESTÃO CUMPRINDO UM MANDAMENTO,DAQUELE QUE NOS ENSINOU...e SE DOU POR TODOS( E QUE NESTE DIA FAZ ANIVERSSÁRIO) JESUS CRISTO.
2006-12-11 08:59:24
·
answer #7
·
answered by glauciafloresdasilva 3
·
0⤊
0⤋
O Natal para mim significa a confraternização entre as pessoas, entre os povos e conseqüentemente entre as religiões. Para mim é uma data supra-religiosa, que antes de ser adotada pelo cristianismo, já se comemorava nesta data o "Nascimento do Invicto" (Natalis Invicti) imaginando-se o alvorecer de um novo sol, como se imaginava fosse o Menino Mitra. Na religião védica indiana, Mitra, cuja primeira menção data aproximadamente de 1400 a.C., era o deus que assegurava o equilíbrio e a ordem no cosmo.
2006-12-11 08:57:57
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Referente à celebração do Natal, como é conhecida em geral em todo o mundo, The Encyclopedia Americana diz: “A maioria dos costumes agora associados ao Natal originalmente não eram costumes cristãos, mas sim costumes pré-cristãos e não-cristãos adotados pela igreja cristã. As saturnais, festa romana celebrada em meados de dezembro, forneceram o modelo para muitos costumes festivos do Natal. Dessa celebração, por exemplo, derivam-se os banquetes suntuosos, a troca de presentes e a queima de velas.”
Na América Latina, além desses costumes básicos da Natividade, é comum seguir outros. Talvez se pergunte qual a origem deles. Francamente, muitos dos que querem aderir à BÃblia reconhecem que alguns dos costumes não são nada mais que ritos astecas. El Universal, jornal da Cidade do México, comentou: “Frades de diversas ordens aproveitaram-se do fato de que festividades do calendário ritual indÃgena coincidiam com o calendário litúrgico católico para apoiar sua obra evangelizadora e missionária. SubstituÃram as comemorações de divindades pré-hispânicas por festividades de divindades cristãs, introduziram festividades e atividades européias, e também aproveitaram as festividades indÃgenas, o que resultou num sincretismo cultural, do qual surgiram expressões autenticamente mexicanas.”
The Encyclopedia Americana explica: “Encenações de natividade logo se tornaram parte da celebração do Natal . . . Diz-se que a encenação do presépio [a cena da manjedoura] nas igrejas foi iniciada por São Francisco.” Essas encenações do nascimento de Cristo, foram realizadas nas igrejas durante o começo da colonização do México. Foram organizadas por monges franciscanos, para ensinar aos indÃgenas a Natividade. Mais tarde, as posadas tornaram-se mais populares. Qualquer que tenha sido a intenção original, a maneira em que as posadas são realizadas hoje já diz tudo. Se você estiver no México durante essa época, poderá ver ou sentir algo que um redator do jornal El Universal destacou no seu comentário: “As posadas, que eram um modo de nos lembrar a peregrinação dos pais de Jesus em busca dum abrigo em que o Deus Menino pudesse nascer, são hoje apenas dias de bebedeira, excessos, glutonaria, vaidades, e de cada vez mais crimes.”
A idéia do nacimiento surgiu nos tempos coloniais à base das representações ao vivo, originais, nas igrejas. Embora alguns achem isso pitoresco, será que retrata fielmente o que a BÃblia diz? Essa é uma pergunta válida. Quando os chamados três reis magos — que na realidade eram astrólogos — fizeram a visita, Jesus e sua famÃlia não moravam mais no estábulo. Já havia passado tempo, e a famÃlia morava numa casa. Achará interessante notar esse pormenor no registro inspirado, em Mateus 2:1, 11. Poderá também notar que a BÃblia não diz quantos astrólogos estavam ali.
Em alguns paÃses da América Latina, os três reis magos substituem a idéia do Papai Noel. Ainda assim, como se faz também em outros paÃses, muitos pais escondem brinquedos em casa. DaÃ, na manhã de 6 de janeiro, os filhos os procuram, como se eles tivessem sido trazidos pelos três reis magos. Essa é uma ocasião para os vendedores de brinquedos ganharem dinheiro, e alguns ganharam uma fortuna com o que muitos sinceros reconhecem ser mera fantasia. Entre um bom número de pessoas, mesmo entre criancinhas, o mito dos três reis magos está perdendo credibilidade. Embora não agrade a alguns o fato de que cada vez menos pessoas acreditem nesse mito, o que se pode esperar duma fantasia mantida apenas por tradição e para fins comerciais?
O Natal não era celebrado pelos primeiros cristãos. Certa enciclopédia diz sobre isso: “A celebração não foi observada nos primeiros séculos da igreja cristã, visto que o costume cristão em geral era o de celebrar a morte de pessoas notáveis, não seu nascimento.” A BÃblia relaciona a celebração de aniversários natalÃcios com os pagãos, não com os verdadeiros adoradores de Deus. — Mateus 14:6-10.
Naturalmente, isso não significa que não seja proveitoso aprender e recordar os próprios acontecimentos que cercam o nascimento do Filho de Deus. Os fatos apresentados no relato bÃblico fornecem informações importantes e lições a todos os que querem fazer a vontade de Deus.
O nascimento de Jesus, segundo a BÃblia
Encontrará informações confiáveis sobre o nascimento de Jesus nos Evangelhos de Mateus e de Lucas. Eles mostram que o anjo Gabriel visitou uma jovem solteira, de nome Maria, na cidade galiléia de Nazaré. Que mensagem lhe transmitiu? “Eis que conceberás na tua madre e darás à luz um filho, e deves dar-lhe o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do AltÃssimo; e Jeová Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre, e não haverá fim do seu reino.” — Lucas 1:31-33.
Maria ficou muito surpresa com essa mensagem. Não sendo casada, ela disse: “Como se há de dar isso, visto que não tenho relações com um homem?” O anjo respondeu: “EspÃrito santo virá sobre ti e poder do AltÃssimo te encobrirá. Por esta razão, também, o nascido será chamado santo, Filho de Deus.” Maria, reconhecendo que essa era a vontade de Deus, disse: “Eis a escrava de Jeová! Ocorra comigo segundo a tua declaração.” — Lucas 1:34-38.
Um anjo falou a José sobre o nascimento milagroso, para que ele não se divorciasse de Maria, o que pretendia fazer depois que soube que ela estava grávida. Ele estava então disposto a assumir a responsabilidade de cuidar do Filho de Deus. — Mateus 1:18-25.
Um decreto de César Augusto obrigou então José e Maria a viajarem de Nazaré, na Galiléia, para Belém, na Judéia, cidade dos seus antepassados, a fim de serem registrados. “Enquanto estavam ali, completaram-se os dias para ela dar à luz. E ela deu à luz o seu filho, o primogênito, e o enfaixou e deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles no alojamento.” — Lucas 2:1-7.
Lucas 2:8-14 descreve o que aconteceu a seguir: “Havia também no mesmo paÃs pastores vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigÃlias sobre os seus rebanhos. E, repentinamente estava parado ao lado deles o anjo de Jeová, e a glória de Jeová reluzia em volta deles, e ficaram muito temerosos. Mas o anjo disse-lhes: ‘Não temais, pois, eis que vos declaro boas novas duma grande alegria que todo o povo terá, porque hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo, o Senhor. E este é um sinal para vós: achareis uma criança enfaixada e deitada numa manjedoura.’ E, repentinamente houve com o anjo uma multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo: ‘Glória a Deus nas maiores alturas, e na terra paz entre homens de boa vontade.’ ”
Os astrólogos
O relato de Mateus menciona que astrólogos do Oriente foram a Jerusalém à procura do lugar onde nasceu o Rei dos judeus. O Rei Herodes ficou muito interessado nisso — mas não foi com boas intenções. “Ao enviá-los a Belém, ele disse: ‘Ide e procurai cuidadosamente a criancinha, e quando a tiverdes achado, avisai-me, para que eu também possa ir e prestar-lhe homenagem.’ ” Os astrólogos encontraram a criança e “abriram . . . seus tesouros e presentearam-na com dádivas: ouro, olÃbano e mirra”. Mas não voltaram a Herodes. “[Receberam] em sonho um aviso divino para não voltarem a Herodes.” Deus usou um anjo para advertir José sobre as intenções de Herodes. José e Maria fugiram então com o filho para o Egito. A seguir, no esforço de eliminar o novo Rei, o cruel Rei Herodes mandou matar os meninos na região de Belém. Que meninos? Os de até dois anos de idade. — Mateus 2:1-16.
O que podemos aprender desse relato?
Os astrólogos visitantes — não importa quantos tenham sido — não adoravam o verdadeiro Deus. A versão bÃblica de La Nueva Biblia Latinoamérica (edição de 1989, em espanhol) declara numa nota de rodapé: “Os Magos não eram reis, mas adivinhos e sacerdotes duma religião pagã.” Eles vieram por causa do seu conhecimento dos astros a que estavam devotados. Se Deus tivesse desejado guiá-los até o menino, teriam sido levados ao lugar exato sem primeiro ter de ir a Jerusalém e ao palácio de Herodes. Deus interveio depois para alterar seu caminho, a fim de proteger a criança.
Na época do Natal, esse relato muitas vezes adquire uma aura mÃstica e romântica, que obscurece o ponto mais importante, de que esse bebê nasceu para ser um Rei magnÃfico, conforme fora anunciado a Maria e aos pastores. Não, Jesus Cristo não é mais um bebê, nem mesmo um menino. Ele é o Rei governante no Reino de Deus, que em breve eliminará todos os governos em oposição à vontade de Deus, e resolverá todos os problemas da humanidade. Esse é o Reino que pedimos na oração do Pai-Nosso. — Daniel 2:44; Mateus 6:9, 10.
Através da declaração dos anjos aos pastores, ficamos sabendo que a oportunidade de salvação está à disposição de todos os que querem ouvir a mensagem das boas novas. Os que obtêm o favor de Deus tornam-se “homens de boa vontade”. Há maravilhosas perspectivas de paz em todo o mundo sob o Reino de Jesus Cristo, mas as pessoas têm de estar dispostas a fazer a vontade de Deus. Será que a época do Natal induz a isso e reflete esse desejo? Muitos sinceros, que querem seguir a BÃblia, acham que a resposta é óbvia. — Lucas 2:10, 11, 14.
2006-12-11 08:56:45
·
answer #9
·
answered by petersonb01 3
·
0⤊
0⤋
Natal, pra mim é tempo de confraternização, tempo de reconciliação, tempo de comemorar a paz a harmonia entre os familiares e amigos. Quando se pode; dar e receber presentes. Tempo de mesmo você não tendo condições de presentear, chegar junto a um parente ou amigo, dar um abraço, um aperto de mão um beijo, e falar baixinho junto ao ouvido, obrigado por você ser meu pai, minha mãe, meu irmão, meu amigo, etc. e complementar Feliz Natal, que Deus te abençoe. Para um bom entendedor, isso basta, presente é só uma formalidade, é só uma satisfação, o que vale é a sinceridade e o amor entre as pessoas.
Natal pra mim, é dar um prato com comida pra quem esta com fome, um agasalho pra quem estar com frio, um abrigo pra quem estar ao relento. Natal, pra mim é CARIDADE, em nome daquele que veio ao mundo só para se sacrificar por nos e nada pediu em troca. Natal pra mim é JESUS CRISTO.
E pra você um abraço, um aperto de mão e um beijo no coração.
Feliz Natal, Feliz Ano Novo.
GOSTEI DA PERGUNTA. Parabéns.
2006-12-11 08:52:18
·
answer #10
·
answered by LÚCIO 5
·
0⤊
0⤋
significa que o ano esta acabando...nao comemoro o nascimento de JESUS pois ele nasceu em setembro...é só festas com bebedeiras....disperdicio de comidas....etc
em janeiro ninguem tem dinheiro!
2006-12-11 08:43:31
·
answer #11
·
answered by rei 6
·
1⤊
1⤋