O único mal que existe somos nós seres humanos.
2006-12-10 23:28:38
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Deus deu o livre arbítrio..
As pessoas podem fazer suas escolhas. Sejam elas boas ou ruins.
Ele ofereceu uma vida sem tristeza, sem angústia, sem violência, sem sofrimento, sem gente ruim.
Só que as pessoas não quiseram. E isso é bíblico. Em gênesis conta essa experiência.
Então ele não pode interferir na vida de ninguém. Ele oferece a pessoa aceita, ele cuida, auxilia, abençoa, sustenta.
Ele oferece a pessoa não aceita, ele não vai invadir o coração de ninguem.
Isso depende da escolha de cada um. Sofremos por aqueles que o rejeitaram. Aqueles que seguiram caminhos tortuosos. Mas temos a chance de não seguirmos pelos mesmos caminhos.
Agradeço a Deus por me mostrar dois caminhos, no qual escolhi andar Com Ele e vivo muito feliz, e abençoada!
2006-12-10 23:33:51
·
answer #2
·
answered by Kaka 2
·
2⤊
0⤋
O MAL EXISTE?
Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:
- Deus fez tudo que existe?
Um estudante respondeu corajosamente:
- Sim, fez!
- Deus fez tudo, mesmo?
- Sim, professor – respondeu o jovem.
O professor replicou:
- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.
O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?
- Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
- Professor, o frio existe?
- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:
- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.
- E a escuridão, existe? Continuou o estudante.
O professor respondeu:
- Mas é claro que sim.
O estudante respondeu:
- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local no espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
- Diga, professor, o mal existe?
Ele respondeu:
- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.
Então o estudante respondeu:
- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor.
O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.
2006-12-10 23:31:11
·
answer #3
·
answered by SK8_NA_VEIA 4
·
3⤊
1⤋
nao é deus que permite isso e sim o homem que quer ser mais que deus que cria essas situações
2006-12-10 23:27:57
·
answer #4
·
answered by marynha 3
·
2⤊
0⤋
Deus deu o livre arbítrio ao homem, e esse, preferiu a desobediência a Ele.
Se Deus não tivesse dado o livre arbítrio, com certeza sua pergunta seria: "Por que Deus não nos dá liberdade para fazermos o que quisermos?"
2006-12-10 23:27:54
·
answer #5
·
answered by Khallil 4
·
2⤊
0⤋
Católico não praticante. Não sei se acredito mais em religião. Creio no Deus como criador de tudo e todos, porém acredito que o mal provém do homem, e como tem o "livre abítrio", toma suas decisões e atitudes más ou boas, sem interferência de Deus.
2006-12-11 00:13:50
·
answer #6
·
answered by Bruno T 1
·
1⤊
0⤋
Deus nos deu o sopro da vida, e também o livre arbítrio, nós escolhemos os caminhos certos ou errados.
2006-12-11 00:11:44
·
answer #7
·
answered by jmarcospcastro 2
·
1⤊
0⤋
A filosofia e a teologia humanas não deram nenhuma explicação melhor para a origem do mal do que a encontrada na Bíblia. O que as Escrituras dizem a respeito de Satanás é fundamental para se entender a origem do mal e do sofrimento humano, bem como o motivo de aumentar a cada ano a pior violência imaginável.
Alguns talvez perguntem: ‘Se Deus é o Criador bom e amoroso, como podia ele criar uma criatura espiritual iníqua como Satanás?’ A Bíblia especifica o princípio de que todas as obras de Jeová Deus são perfeitas e que todas as suas criaturas inteligentes têm livre-arbítrio. (Deuteronômio 30:19; 32:4; Josué 24:15; 1 Reis 18:21) Portanto, o personagem espiritual que se tornou Satanás deve ter sido criado perfeito e se deve ter desviado do caminho da verdade e da justiça por escolha própria. — João 8:44; Tiago 1:14, 15.
O proceder rebelde de Satanás, em muitos sentidos, é igual ao do “rei de Tiro”, descrito poeticamente como “perfeito em beleza” e ‘sem defeito nos seus caminhos, desde o dia em que foi criado, até que se achou injustiça nele’. (Ezequiel 28:11-19) Satanás não contestou a supremacia de Jeová ou a sua condição de Criador. Como é que Satanás poderia ter feito isso, visto que ele fora criado por Deus? No entanto, ele questionou o modo de Jeová exercer a sua soberania. No jardim do Éden, Satanás insinuou que Deus estava privando o primeiro casal humano de algo a que eles tinham direito e de que dependia o seu bem-estar. (Gênesis 3:1-5) Ele conseguiu fazer Adão e Eva rebelar-se contra a soberania justa de Jeová, causando a eles e aos seus descendentes o pecado e a morte. (Gênesis 3:6-19; Romanos 5:12) De modo que a Bíblia mostra que Satanás é a causa básica do sofrimento humano.
2006-12-11 02:24:38
·
answer #8
·
answered by Simone c 1
·
0⤊
0⤋
NO DECORRER dos séculos, a questão de por que Deus permite o sofrimento tem intrigado muitos filósofos e teólogos. Alguns afirmaram que, por Deus ser todo-poderoso, ele deve ser o responsável pelo sofrimento. O escritor de The Clementine Homilies, uma obra apócrifa do segundo século, afirmou que Deus governa o mundo com ambas as mãos. Com a sua “esquerda”, o Diabo, ele causa sofrimento e aflição, e com a sua “direita”, Jesus, ele salva e abençoa.
Outros, incapazes de admitir que Deus permita o sofrimento, mesmo não o causando, preferiram negar que o sofrimento existe. “O mal é apenas uma ilusão e não tem base real”, escreveu Mary Baker Eddy. “Se se compreendesse que o pecado, a doença e a morte nada são, eles desapareceriam.” — Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras.
2006-12-11 02:20:31
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Evolução e destino
— O mal está determinado no conteúdo do nosso desti¬no?
— Ninguém nasce destinado ao mal, porque semelhante disposição derrogaria os fundamentos do Bem Eterno sobre os quais se levanta a Obra de Deus.
O Espírito renascente no berço terrestre traz consigo a provação expiatória a que deve ser conduzido ou a tarefa reden¬tora que ele próprio escolheu, de conformidade com os débitos contraídos.
Prevalece aí o mesmo princípio que vige para as sociedades terrestres, pelo qual, se o homem é malfeitor confesso, deve ser segregado em estabelecimento correcional adequado para a reeducação precisa, e, se é apenas aprendiz no campo da experiência, com dívidas e créditos, sem falta grave a resgatar, é justo possa pedir às autoridades superiores, que lhe presidem os movimentos, o gênero de trabalho ou de luta em que se sinta mais apto ao serviço de auto-aperfeiçoamento. Entendamos, porém, que, se perpetrou delito passível de dolorosa punição, não é ele internado na penitenciária ou no trabalho reparador para que se desmande, deliberadamente, em delitos maiores, o que apenas lhe agravaria as culpas já formadas perante a Lei.
É natural que o devedor, nessa ou naquela forma de resgate, venha a sofrer fortes impulsos e recidivas no erro em que faliu, tanto maiores quão mais extenso lhe tenha sido o transviamento moral; entretanto, a provação deve ser assimilada como recurso de emenda, nunca por válvula de expansão das dívidas assumidas.
Desse modo, ninguém recebe do Plano Superior a determinação de ser relapso ou vicioso, madraço ou delinqüente, com passagem justificada no latrocínio ou na dipsomania, no meretrício ou na ociosidade, no homicídio ou no suicídio, Padecemos, sim, nesse ou naquele setor da vida, durante a recapitulação de nossas próprias experiências, o impulso de enveredar por esse ou aquele caminho menos digno, mas isso constitui a influência de nosso passado em nós, instilando-nos a tentação, originariamente toda nossa, de tornar a ser o que já fomos, em contra-posição ao que devemos ser.
— Qual a relação percentual de tempo existente entre os estágios que o Espírito de elevação mediana vive como encarnado e como desencarnado?
—A percentagem de tempo no plano espiritual para as criaturas de evolução mediana varia com o grau de aproveitamento de tempo no estágio recente que desfrutaram no corpo físico.
Quão mais vasta a provisão de conhecimento e maior a aquisição de virtudes, por parte do Espírito, mais largo período desfruta na Esfera Superior para obtenção de mais nobres recursos para mais alta ascensão.
— Poderíamos identificar algum elo da evolução que existe no Plano Extrafísico e que é desconhecido na Terra?
—Além do plano físico, a investigação humana encontra¬rá material valioso de observação para elucidar os variados pro¬blemas concernentes à evolução do ser.
- Ainda, na atualidade, os instrutores Espirituais inter¬vêm na melhoria das formas evolutivas inferiores nas quais o princípio inteligente estagia?
- Sim, porque todos os campos da Natureza contam com agentes da Sabedoria Divina para a formação e expansão dos valores evolutivos.
- Dentre todos os animais superiores, abaixo do homem, qual é o detentor de mais dilatadas idéias-fragmen¬tos?
- O assunto demanda longo estudo técnico na esfera da evolução, porque há idéias-fragmentos de determinado sentido mais avançadas em certos animais que em outros. Assim,nomearemos o cão e o macaco, o gato e o elefante, o muar e o cavalo como elementos de vossa experiência usual mais amplamente dotados de riqueza mental, como introdução ao pensamento contínuo.
Doutrina Espírita, Baseando-se na Razão.
2006-12-10 23:43:24
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Já leu ou escutou falar do livre arbítrio, pois é, por isso Deus permite a existência do mal. Todos escolhem livremente o que fazer com sua própria vida. Eu fui batizado na igreja católica, mas não sigo nenhuma religião, mas acredito em algo que permite a minha existência.
2006-12-10 23:36:46
·
answer #11
·
answered by luizcapixaba 5
·
1⤊
1⤋