English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Porem quando ele é pego em alguma contradição...
O crente diz que as versões bíblicas são só metáforas?

2006-12-10 22:40:33 · 21 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

21 respostas

Não generalizo, mas há muitos que, usando o Evangelho como armadura (e é isso mesmo que fazem), criticam e condenam aqueles que são de crenças diferentes da sua.
É fácil e muito cômodo pregar uma leitura e utilizá-la ao pé da letra, colocando toda a responsabilidade do salvamento no Mestre Jesus.
O cara erra, comete infrações, é ruim a vida toda, de repente (no caso de algumas crenças) basta se arrepender à beira da morte e o sujeito é perdoado e vai direto para o "paraiso", sem escalas. Em outras, basta "aceitar" o amor de Jesus (eu o aceitei desde que me conheço por gente), ser batizada e a criatura então passa a ser considerada "filha de Deus".
Jesus "morreu na cruz" para salvar o povo daquela época. De lá para cá já aconteceu muita coisa.
Será que é assim mesmo? Será que Deus seria tão injusto a ponto da criatura agir erroneamente uma vida toda e não precisar acertar nenhuma conta? Enquanto que outras, que são corretas e agem com lisura, de acordo com os ensinamentos, são tão sacrificadas durante a vida inteira? Onde estaria a justiça se fosse assim tão fácil (e contraditório, como se pode observar)...?
Acredito que somos todos filhos do mesmo Pai, desde o pior marginal até aquele que se diz o "dono" da "palavra". Todos em processo de evolução, cada um de acordo com a sua conduta e as suas obras. A diferença é o tempo e o entendimento em que cada um se encontra nesse processo.

um fraterno abraço,
Luci

2006-12-10 23:45:44 · answer #1 · answered by Luci 3 · 1 2

A Bíblia, lamentavelmente, vem sendo usada de forma errada por grande parte dos cristãos.
Alguns a usam para condenar os outros, como se ela fosse o código de processo penal; outros a usam para justificar suas atitudes; outros a usam para tentar desvendar os “mistérios” do universo.
Mas, na verdade, a Bíblia é um livro para orientar e consolar o “Povo de Deus”.
Ocorre que algumas pessoas e, até mesmo, grupos religiosos, pincelam trechos da Bíblia e fazem o que se chama eixegese (interpretação de fora para dentro), sem uma analise profunda do contexto.
O ideal é se fazer exegese (interpretação de dentro para fora), quando você analisa o texto em todos os aspectos da época, local e da cultura do povo e da região onde aquilo aconteceu.
Um outro problema, também, é que o evangélico tem estudado muito pouco da Bíblia, preferindo dar ouvidos a mensagens dos considerados “grandes” pregadores que, em muitos casos, fazem a teologia que mais lhes interessa, aproveitando-se da ignorância bíblica da grande maioria.
Assim, quando questionados, vêm com frases feitas ou respostas decoradas, sem uma análise própria.

2006-12-11 06:54:01 · answer #2 · answered by Malaquias 4 · 4 1

Só não deve ser entender ao pé da letra quando for uma parábola (história ilustrativa) ou uma profecia, pois contém muita simbologia, caso contrário deve ser lida do jeito que está escrita.
PS.: Sou evangélica, crente é todo mundo que CRÊ em alguma coisa, ok?!

2006-12-11 06:48:05 · answer #3 · answered by caxinha 3 · 2 0

Depende do crente, mas em algumas religiões evangélicas (como a Universal e Testemunhas de Jeová) é assim mesmo.

2006-12-11 06:43:42 · answer #4 · answered by Filosófica 4 · 3 1

Na verdade, a Bíblia jamais deve ser interpretada assim.
As coisas espirituais, só se discerne espiritualmente, e não naturalmente.
Para compreender as revelações, que o Senhor nos deixou na Bíblia, é preciso ter o Espírito Santo, pois é ele quem nos revela os mistérios da Bíblia

2006-12-11 12:09:42 · answer #5 · answered by ju 2 · 1 0

Amigo

Sua pergunta tem muito sentido, mas é dificil saber se o caso que você tem em mente poderia ser tratado desta forma.

Um exemplo está em um versículo que costumo apresentar em uma questão de um certo grupo que muito aparece aqui, que apesar de não ser considerado evangélico, muitos os veem como tal. por pelo menos três vezes apresentei o versículo, sendo que uma delas, somente o versículo, e a resposta foi avaliada como ruim pelo grupo, que ainda diz que sua base é a Bíblia.

Porém é bom lembrar que a bíblia contém muitos textos literais e simbólicos, por isto, uma das regras da hermenêutica, é que a bíblia interpreta a própria bíblia. Textos fora de contexto servem de pretesto para que afirmações antibíblicas sejam aceitas como vontade de Deus. No salmo 53 por exemplo você vai encontrar a expressão: "Deus não existe", porém ela é precedida pela frase: "Disse o Néscio em seu coração"; Outro termo que vamos encontrar, este muito usado pelos kardecistas é "Você precisa nascer de Novo" (João 3) Esta palavra dirigida à Nicodemos, é interpretada por esse grupo como uma necessidade de reencarnação; porém no contexto Jesus completa: "Quem não nascer da água e do espírito..... O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do espírito é espirito", logicamente Jesus estava referindo-se à transformação que haveria no coração daquele que se converte, Nicodemos é repreendido exatamente por não compreender a expressão mesmo sendo um mestre, pois ele achou que Jesus estava falando em voltar ao ventre da mãe.


As simbologias bíblicas são bem explicadas no contexto; Veja que as parábolas de Jesus, são explicadas por ele mesmo aos discípulos, portanto seu significado é literal.

Outro aspécto que devemos atentar é que poucos são os evangélicos que realmente conhecem a Bíblia profundamente; a maioria conhece apenas o principal, o que é suficiente para crêr em Jesus e ser salvo; Veja que não são Muitas as igrejas que estimulam um estudo aprofundado das escrituras; as que mais se destacam são as chamadas Igrejas históricas como Batista, Metodista, presbiteriana, Luterana etc...

A Adventista também tem se preocupado com o estudo, porém está mais voltada para a lei do antigo testamento.

Os TJs apesar da dedicação, prendem-se muito às interpretações feitas pela sociedade torre de Vigília, através de literatura como a sentinela e o livro Raciocínio segundo as escrituras, tornado-se assim condicionadas a certas interpretações (basta observar suas respostas prontas e decoradas)


Assim a compreenção bíblica, como o exige qualquer ciência, requer exaustiva investigação, deixando de lado os conceitos pré-estabelecidos, sem contudo deixar a base, para interpretações vagas e desconexas. veja o que diz o apostolo Pedro: "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (I I Pedro 3:15-18)

Não espero que esta resposta seja aceita como melhor, pois me pareceu que a intenção seria mais que eu concordasse com a colocação feita.

2006-12-11 10:20:24 · answer #6 · answered by rohi 7 · 1 0

Na realidade, não são só os crentes mas todos os fundamentalistas de todas as religiões, com seus respectivos livros sagrados. Em geral quem propaga isso são os dirigentes das religiões que estão mais preocupados com o poder do que com outra coisa qualquer.

2006-12-11 09:35:36 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 1

Existem pessoas e pessoas...
A bíblia é uma espada de dois gumes....
Ela corta pra cá, ela corta pra lá!!!
Antes de atingir vc ela já me atingiu (ao menos deve ser assim)

O problema é que algumas pessoas querem exortar e não serem exortadas (um erro fatal)

A palavra de Deus ela deve ser respeitada e seguida,
Principalmente por quem prega!!!

2006-12-11 09:25:51 · answer #8 · answered by menina_df 5 · 1 1

O problema é colocar Deus a "servico" da Bíblia e nao a Biblia a "
servico" de Deus.
Um Deus aprisionado, acorrentado, que nao pode se manifestar
Pessoas que colocam limites ao poder de Deus.
Um Deus que nao pode mais continuar enviando os seu Profetas, os seus Anjos, os seus Santos.
ë claro que existem falsos, profetas, falsos anjos e falsos santos,
Mas isso nao significa que todos sejam falsos ou que todos devam ser rejeitados . E se foi Deus que os enviou? Vamos rejeita-los imediatamente?
Um Deus que nao pode dar continuidade à Sua obra?

2006-12-11 08:19:45 · answer #9 · answered by ROSANA 6 · 1 1

As pessoas serão julgadas por seu conhecimento e suas decisões....
Eu procuro cumprir a letra escrita, e não o que "acho" conveniente. A maioria das pessoas perderão suas vidas, pelo simples fato de cumprirem só aquilo que lhes é conveniente.

2006-12-11 07:48:11 · answer #10 · answered by Lili 3 · 1 1

Sim, por isso temos o fundamentalismo.

2006-12-11 06:46:27 · answer #11 · answered by Fernando Marques 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers