Perdoe-me, mas, você está incorrendo no erro de julgar todos pelo mesmo prisma e isso não é o mais sábio.
Cada ser humano é diferente do outro e cada pessoa tem seus próprios valores.
Sou de origem evangélica e sempre gostei de ouvir boa música. Na minha adolescência, ouvia Bossa Nova e MPB. Foi nessa fase que aprendi a gostar de Tom, Vinícius, João Gilberto, MPB4, Quarteto em Cy, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ivan Lins e tantos outros.
A primeira vez que ouvi Milton Nascimento foi no carro do filho de um pastor.
Não existe na Bíblia um texto que me proiba ouvir música, seja ela de que estilo for. A Bíblia orienta-nos a examinar todas as coisas e reter o que é bom.
Assim, se a música é de má qualidade ou se sua letra vai de encontro a meus princípios, descarto-a.
Inclusive muitos músicos evangélicos (ou gospel, se preferirem) ouvem e cantam Música Popular. Cito, por exemplo: João Alexandre (o maior músico gospelo do Brasil) e Vanda Sá (que fez parte da turma da Bossa Nova).
Ocorre que, infelizmente, muitos grupos religiosos estabelecem certos dogmas que nada tem a ver com a Bíblia. Com isso, acabam proibindo seus membros de assistirem TV, irem a praia, cortarem o cabelo, ouvirem música e tomarem bebida alcoólica, esquecendo que a santificação é uma coisa que flui de dentro para fora e que o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai.
2006-12-10 22:38:09
·
answer #1
·
answered by Malaquias 4
·
3⤊
0⤋
Bom meu amigo.
Realmente, nós os cristãos não ouvimos musicas mundanos!
E nem por isso somos desaculturados.
Não ouvimos pelo seguinte.
Se imagine na seguinte situação:
Antes de sair de casa para ir a uma festa, vc sai de casa brigando com todo mundo, sai de uma casa, que de repente pra vc não tem paz. Daí, mesmo brigado, vc vai a essa festa(mundana é claro).
Lá nesta festa, vc se diverte ao máximo, faz tudo o que acha que deve fazer, esquece dos problemas de casa, momentaneamente, e assim vai..........festa vai, festa vem..........como se tudo estivesse a mil maravilhas.
Daí quando vc sai da festa, ainda sai , um pouco feliz, entre aspas é claro.......conforme vai se aproximando de sua casa, vai se sentindo mal, pq vc sai brigado, e já sabe, que quando chegar lá, nada vai estar mudado. Todo mundo vai estar de cara virada com vc, pq é claro, vcs brigaram.
Ou seja, vc foi, ouviu todas aquelas musicas, que fizeram seu corpo mecher, vc dançar, mas não resolveu nenhum de seus problemas. e assim vai levando a vida!
Agora EU vou me imaginar numa situação:
Eu sou alguém que serve a Deus, com muito amor.
Mas de repente algo me feriu, digamos, um amigo me feriu, traiu a minha confiãnça, e me machuquei muito com ele.
Meu coração está muito triste agora.
Mas ai, é aniversário de uma amiga minha cristã, e eu vou para lá.
Chegando está uma festa maravilhosa, de repente ela coloca alguns hinos para tocar, daí, eu sento.
E ela coloca o seguinte hino:
NUNCA PARE DE LUTAR
O que vem pra tentar ferir o valente de Deus, em meio as suas guerras? Que ataque é capaz de fazê-lo olhar pra trás, e querer desistir? Cansaço, desanimo logo após uma vitória, a mistura de um desgaste, com um contra-ataque do mal, a dor de uma perda, ou a dor da traição, uma quebra de aliança, que é a raiz da ingratidão?
Se alguém está assim, preste muita atenção, ouça o que vem do coração de Deus:
Em tempos de guerra, NUNCA PARE DE LUTAR
Não baixe a guarda, NUNCA PARE DE LUTAR
Em tempos de guerra, NUNCA PARE DE ADORAR
Libera a Palavra , PROFETIZA SEM PARAR
O ESCAPE, O DESCANSO, A CURA, A RECOMPENSA VEM, SEM DEMORA!
Eu estou lá, ouvindo esse hino, agora, vc acha que após ouvir tudo isso o meu coração continuará triste?
No hino, falou, o que vem pra tentar ferir? que ataque é capaz de me fazer olhar pra trás e querer desistir? e ainda diz , exatamente a minha situação: a dor da traição.
Neste hino, eu sou consolada pelo Espírito Santo de Deus, o meu coração é quebrantado, e Deus me fortalece para perdoar esta amiga!
Então, eu fui a uma festa, e voltei com a minha alma alimentada, eu vou alegre, e no caminho, passo na casa desta minha amiga, e a perdo-o e voltamos a ser como éramos.
Viu só!
Eu concordo que música é cultura, pq eu sou musicista.
Mas cultura não é unção!
Ambos são bem diferente.
Este hino, foi inspirado ao autor, pelo próprio Espírito Santo, pq pessoas assim como eu, precisariam ouvir este hino!
A unção, se sobressai, e consola o nosso coração!
Tudo se transforma, ou seja, eu não tive naquela festa, uma alegria passageira, mas sai edificada, pq lá Deus usou este hino pra falar comigo! E me edificou, mudou minha atitude em perdoar, e tenho uma amiga, assim como antes!
As musicas mundanas , elas falam, tb de situações, como estas. às vezes , vc perdeu uma amizade tão querida, mas o tempo fez vc esquecer......... mas ai, passado um certo tempo, vc ouve uma música que faz vc lembrar disso, e ai, aquela mágoa simplesmente volta, e vc não esquece mais aquilo.
Ou seja , vc não foi consolado, nem foi edificado.
Entendeu a diferença?
2006-12-11 12:40:48
·
answer #2
·
answered by ju 2
·
2⤊
0⤋
Pesquisador
Gostei muito desta pergunta. Você é bastante observador.
Posso relatar a minha experiência, que é a seguinte:
Quando estamos numa religião qualquer (com todo o respeito), ou seja, não somos verdadeiramente convertidos, simultaneamente pertencemos a dois "sistemas". Explico: estamos com um pé na religião e o outro pé no sistema mundo.
Porém, a partir do momento em que ocorre a conversão, de fato, as coisas do mundo já não dizem nada ao crente, porque se processa uma transformação interior tão profunda, que a mensagem do sistema mundo passa a ser desagradável.
Aquilo que dava prazer, já não surte mais efeito.
A música, por exemplo, que exaltava o amor humano e tantos outros temas mundanos, agora é destinada a louvar e adorar ao nosso Criador.
Sabendo que Deus habita no meio dos louvores, é muito difícil escutar e cantar música do mundo. Fere os ouvidos e faz muito mal ao nosso espírito.
Não estou dizendo que seja proibido ou que a "religião" proíba. Não é isto não. É um processo natural.
Já vi muitos crentes, verdadeiramente convertidos, jogarem no lixo as suas coleções de CDs de músicas do mundo.
Pode parecer estranho e chocante para muitas pessoas que lêem esta resposta, mas é uma questão de foro íntimo, do coração do convertido, no seu relacionamento com Deus.
Verdadeiramente, o corpo do crente passa a ser o templo (igreja) do Espírito Santo e uma relação íntima é mantida, inclusive com diálogos com Ele.
É uma experiência muito pessoal, um verdadeiro Encontro com Deus, que não dá para passar para outra pessoa. Somente vivenciando para saber. Isto tudo ocorre através de Jesus Cristo.
As coisas de Deus, para o mundo, parecem loucura.
Da mesma forma, as coisas do mundo para Deus, são loucura.
2006-12-11 06:11:48
·
answer #3
·
answered by BomStarAki 5
·
2⤊
0⤋
Pretenção sua achar que as musicas como vc mesmo diz mundanas são cultura... protestos vemos em jornais, revistas, ou até mesmo quando vc nao concorda com alguma coisa vc protesta, agora as musicas gospel tem o objetivo de elevar o espirito.... então para que escultar uma musica mundando se posso escultar uma musica evangelica.,.. ou as suas são melhores que a nossa...
se vc nao ouve musica nao quer dize que vc fica "desaculturado", se eu ler um livro de 10 paginas em 20 minutos e vc escultar musica o dia inteiro, com certeza no final do dia adiquirir mais informação do que vc.... então quem é que ta no momento absorvendo mais cultura
2006-12-11 07:12:57
·
answer #4
·
answered by jeffersonpontocom 2
·
1⤊
0⤋
Quem falou que evangélicos não ouvem esse tipo de música?
Você está muito desinformado, antes de falar besteira você deveria se informar melhor!
Com certeza você deve estar falando dos evangélicos neopentecosais, pois os cristãos-protestantes das igrejas tradicionais não são fanáticos.
É lógico que música porcaria não vamos mesmo ouvir, mas boa música sim!
Pelo tempo que vc está aqui no YR no mínimo deveria saber a diferença entre as seitas neopentecostais e as igrejas tradicionais. Se liga!
2006-12-11 05:47:35
·
answer #5
·
answered by Marcelo 4
·
2⤊
1⤋
Depende de quem você está falando. Eu fico muito chateada quando vejo que sempre tem gente radicalizando. OS evangélicos - significa TODOS.
Escuto Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Caetano Veloso, Celine Dion, Pink Floyd, José Carreras, nirrvana, Edson Cordeiro,Oswaldo Montenegro, Lenine,Cássia Eler, etc, etc, e tal.
Música é algo que você gosta ou não gosta e ponto final.
Claro que minha prioridade é música Gospel: Oficina G3, Novo Som, Kleber Lucas, Diante do Trono, Cassiane, Fernanda Brum, e muitos outros.
Tenho direito a ouvir o que bem entender, pois recebi o espírito de liberdade e não o espirito de escravidão, para andar outra vez em temor. Tenho livre escolha mas ando de acordo com minha consciência, tudo me é lícito, mas nem tudo convém. Tem alguns cantores e bandas que não quero dentro da minha casa nem de graça, A Tal Ivete Sangalo é uma delas... Livre escolha, amigo, livre escolha, direito meu.
2006-12-11 05:11:18
·
answer #6
·
answered by Anna 7
·
1⤊
0⤋
O evangelho não é um movimento cultural no sentido secular, nem um organismo de protesto contra qualquer governo, se assim fosse, Cristo teria combatido o império romano, e a história certamente seria outra. Agora se não gostar de músicas que faz apologia a uso de drogas, bebidas alcoólicas, prostituição, erotismo e coisas semelhantes é ser "desaculturados", então você tem razão.
2006-12-11 03:09:14
·
answer #7
·
answered by june2000 2
·
1⤊
0⤋
Ás músicas "mundanas", geralmente nos trazem tristezas em suas letras, no caso das românticas se a pessoa acabou de ser abandonada pelo namorado(a) o seu estado de tristeza piora.
No caso das agitadas, aumenta nossa euforia e acabamos fazendo coisas que nos arrependemos depois. E aquelas que falam sobre "cachorras", incentivam a prostituição(o que também mais tarde leva ao arrependimento e ao sofrimento). Muitas músicas falam que trair é bom.
Sem falar que muitas internacionais adoram o diabo.
Eu gostava muito de músicas internacionais "mundanas" e disse que nunca ia deixar de gostar, mas qdo traduzi elas mudei de idéia rapidinho.
Tem muita coisa oculta nessas músicas!
2006-12-11 08:39:17
·
answer #8
·
answered by Hany 6
·
0⤊
0⤋
.
Generalizando erroneamente, como sempre.
De cada 100 cd's que eu possuo, 99 são de músicas "mundanas" (como você se referiu).
Não vejo mal algum nisso.
.
2006-12-11 08:08:23
·
answer #9
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋
Não sou evangélica neo-pentecostal, ouço a música que me encanta o coração. Se uma música evangélica, católica, de origem afro me encantar e é claro que as outras que usam poesia, ironia e inteligência também.
O que não ouço e detesto são os funks e forós pornográficos que além do conteúdo ser uma lástima são de melodia muito pobre para meu gosto.
Viva as artes!
2006-12-11 06:35:55
·
answer #10
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
0⤊
0⤋