English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-10 03:06:55 · 13 respostas · perguntado por ana luiza b 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Os ensinamentos budistas são vagos e a interpretação varia de pessoa para pessoa. O budismo japonês é bastante diferente do budismo do Sudeste Asiático. As pessoas também diferem quanto ao seu conceito. Em geral, porém, os seguintes pontos sõ comuns:

O budismo não reconhece um Deus externo, um Criador pessoal. Mas muitos budistas adoram imagens e relíquias de Buda.

Sidarta Gautama, que recebeu o título de Buda, passou a ser considerado como o ideal religioso de seus seguidores, a ser imitado por eles. Incentivou adquirir iluminação pelo estudo sobre o homem do ponto de vista humano, também de erradicar as raízes do sofrimento mediante o controle da mente de modo a se eliminar todo desejo terrestre. Ele ensinou que assim a pessoa poderia atingir o nirvana, ficando livre de renascimentos de transmigração.

Os budistas adoram seus antepassados, porque consideram estes a fonte de sua vida.

INFERNO: O budismo, que data do 6.° século AEC, com o tempo apresentou infernos tanto quentes como frios. (The Encyclopedia Americana, 1977, Vol. 14, p. 68)

CELIBARO: Antes da era cristã, o budismo requeria que seus sacerdotes e monges fossem celibatários. (History of Sacerdotal Celibacy in the Christian Church, Londres, 1932, quarta ed., revisada, de Henry C. Lea, p. 6)

CRENÇA EM DEUS;

“O budismo ensina o caminho à bondade e à sabedoria perfeitas sem um Deus pessoal; o mais elevado conhecimento sem uma ‘revelação’; . . . a possibilidade de redenção sem um redentor vicário, uma salvação na qual cada um é seu próprio salvador.” — A Mensagem do Budismo, do bicu Subhadra, conforme citado em O Que É o Budismo? (em inglês).

São, portanto, ateus os budistas? O livro O Que É o Budismo?, publicado pela Casa Budista, de Londres, responde: “Se por ateu se quer dizer alguém que rejeita o conceito de um Deus pessoal, nós somos.” Daí prossegue: “A mente em formação pode assimilar a idéia de um Universo guiado por uma Lei imutável com a mesma facilidade com que assimila o conceito de um Personagem distante que talvez nunca veja, que mora onde ela não sabe, e que em algum tempo criou do nada um Universo permeado de inimizade, injustiça, desigualdade de oportunidades e infindáveis sofrimentos e lutas.”

Assim, teoricamente, o budismo não advoga a crença em Deus ou num Criador. Contudo, há hoje templos e estupas budistas em praticamente todo país em que o budismo é praticado, e imagens e relíquias de budas e de bodisatvas transformaram-se em objetos de orações, oferendas e devoção da parte de budistas devotos. O Buda, que jamais afirmou ser Deus, tornou-se um deus no verdadeiro sentido da palavra.

Na tentativa de livrar-se dos grilhões de superstições do hinduísmo e seu atordoante rol de deuses míticos, o budismo pendeu para o outro extremo. Ignorou o conceito fundamental de um Ser Supremo, por cuja vontade tudo existe e opera. — Atos 17:24, 25.

Por causa desse modo de pensar voltado para si mesmo e independente, o resultado é um verdadeiro labirinto de lendas, tradições, doutrinas complexas e interpretações geradas pelas muitas escolas e seitas ao longo dos séculos. O que visava trazer uma solução simples para os complicados problemas da vida resultou num sistema religioso e filosófico além da compreensão para a maioria das pessoas. Em vez disso, o seguidor mediano do budismo simplesmente se preocupa com a adoração de ídolos e relíquias, deuses e demônios, espíritos e ancestrais, e em realizar muitos outros rituais e práticas que pouco têm a ver com o que Gautama, o Buda, ensinou. Obviamente, buscar a iluminação sem Deus não funciona.

2006-12-10 03:29:17 · answer #1 · answered by ? 3 · 2 2

O Budismo é uma das grandes tradições espirituais da Humanidade. Surgiu na Índia, há 2.500 anos e foi fundado por Siddhzartha Gautama, cognominado Buda (Desperto). É um Caminho que ensina o homem a despertar para o conhecimento de sua verdadeira natureza.
Para quem quiser conhecer melhor o Budismo e as organizações budistas regulares que atuam no Brasil, sugerimos uma visita ao Portal Budista Dharmanet:

www.dharmanet.com.br

2006-12-10 07:33:48 · answer #2 · answered by tubalcain1733 7 · 0 0

É uma filosofia de vida.

Buda não criou o Budismo.
Jesus não criou o Cristianismo.

O Mestre nunca cria uma religião ou seita.
Seus seguidores é que acabam criando.

Pois a salvação é individual...

2006-12-10 03:56:31 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 2

.
http://www.dharmanet.com.br/home/
.

2006-12-10 07:11:24 · answer #4 · answered by Biggi 7 · 0 1

Budismo
É uma das maiores e mais antigas religiões não-cristãs do mundo. Foi fundada pelo príncipe hindú, Sidarta Gautama, o Buda, que viveu na região conhecida hoje como Nepal, entre os anos 563 e 483 a. C., aproximadamente.

O budismo trouxe consigo muita herança hindu, como, por exemplo, a meditação, a reencarnação e o carma. Todavia, o objetivo (busca) de Buda era escapar do interminável ciclo de renascimento e morte ensinado no hinduísmo e atingir o nirvana: um estado de completa quietude.

Por negar o sistema de castas, o budismo não foi aceito na Índica, mas migrou para a China e o Japão, dominando boa parte do cenário do Extremo Oriente.

Na verdade, o budismo não foi fundado como religião, mas como um sistema filosófico. Não possui qualquer tipo de crença em Deus, tal como ensinam as Escrituras Sagradas, embora Buda, com o tempo, tenha se tornado objeto de adoração, um deus. Mesmo assim, podemos classificar o budismo como ateu.

O budismo, como as demais religiões orientais, é um sistema de auto-salvação. Ou seja, pela eliminação do desejo, o homem extermina a dor e realiza seu próprio aperfeiçoamento, até atingir o nirvana, um estado de "união com o todo", por meio do qual o homem perde sua existência individual.

Essa religião dividiu-se em várias escolas, sendo as principais: hynaiana, mahayana, vajrayana, budismo tibetano e zen-budismo.

Seus adeptos apresentam imenso ardor missionário, responsável pela grande expansão dessa religião, embora o próprio Sidarta não tenha proferido qualquer ordem neste sentido.

De simples filosofia, o budismo acabou se tornando uma religião altamente ritualística, com monges, mosteiros, livros sagrados (de acordo com a escola professada), ritos sagrados e templos, ajustando-se conforme a cultura onde lançou suas raízes.

No Brasil, a escola mais difundida é o ramos Soka Gakhai, que se originou da escola de Nichiren Shoshu, grande mestre budista japonês. Essa escola enfatiza, concomitantemente, as reformas social e individual.

Nota: Em seu leito de morte, Buda ("o Iluminado") declarou ao seu amigo: "Morro à procura da luz".

2006-12-10 04:47:43 · answer #5 · answered by BomStarAki 5 · 0 1

Budismo nasceu na Índia e chegou no Brasil na década de 50
amiga

2006-12-10 03:09:20 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

Não é uma religião, mas sim um filosofia de vida, na qual acredita-se que o que voce praticar voce receberá. Exige muita meditação também.

2006-12-10 04:30:57 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 2

É uma religião!!!!!!
Da índia !?!

2006-12-10 03:29:05 · answer #8 · answered by Anelize 1 · 0 2

filosofia de vida. pratique o bem e receberá o bem. pratique o al e o receberá.

2006-12-10 03:13:18 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 2

ESTAS INFORMAÇÕES É PARA TODOS QUE RESPONDERAM A ESTA PERGUNTA ...PARA REFLEXÃO...

O nosso mundo é composto por 268 nações e áreas dependentes, com uma população de 6.380.000.000 habitantes...
nosso crescimento populacional anual é de 1,14% ...
nosso índice de alfabetização é de 77 %.

AS RELIGIÕES E CRENÇAS são:

32,7% são adeptos do CRISTIANISMO...

19,67% são adeptos do ISLAMISMO...

5,84% são adeptos do BUDISMO...

0,23% são adeptos do JUDAÍSMO...

13,05% são adeptos de outras RELIGIÕES...

12,43% não são adeptos de nenhuma religião...

2,41% são adeptos do ATEÍSMO...

Como viram 5,84% da população mundial e BUDISTA...

A lenda do BUDISMO .. nos conta que SIDARTA GAUTAMA era um princípe indiano...o rei o seu pai tinha um reino cercado por muros...e dentro destes muros apenas as perfeições existia...não havia pessoas feias, deformadas, doentes, mendigas , miseravéis...tudo de ruim durante muito tempo foram escondidos do pequeno príncipe, tudo que era ruim eram jogadas fora destes muros...um dia o REI ...O PAI DE BUDA adoeceu e então SIDARTA GAUTAMA teve acesso ao mundo real que existia fora dos MUROS ...LEVOU UM GRANDE CHOQUE ao se deparar com tamanha miséria, sofrimento e a própria morte tão comuns fora do muro...
com o choque , Sidarta foi em busca da iluminação, e atráves da meditação , do jejum , e do seu próprio sofrimento SIDARTA GAUTAMA atinge a ILUMINAÇÃO e se torna o grande mestre do BUDISMO ...que prega que atráves de várias vidas terrestres(REENCARNAÇÃO) os seres humanos crescem espiritualmente e podem alcançar a ILUMINAÇÃO preconizada pelo BUDISMO...
junto com o HINDUÍSMO ...o TAONISMO...e o CONFUCIONISMO...são RELIGIÕES calssificadas na Teologia como
RELIGIÕES de LIBERTAÇÃO...
temos ainda as religiões de INTEGRAÇÃO que são as mais primitivas como as africanas, temos a extinção da religiões de SERVIDÃO como é o caso da religião XÍNTOISTA que durante milênios conduziu o povo japônes , a morte do Imperador Hiroito e o casamento do príncipe com uma plebéia , extiguiu a religião japonesa...

As religiões de SALVAÇÃO são tres...

o JUDAISMO...o CRISTIANISMO... e o ISLAMISMO...

Só JESUS é o CAMINHO , a VERDADE e a VIDA ...ninguém vem ao PAI senão por mim...disse Jesus.

FELIZ NATAL , FELIZ ANO NOVO e BOAS FESTAS...
abraços e boa sorte...

2006-12-10 04:33:02 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 3

fedest.com, questions and answers