English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

No Livro de Gênesis capitulo 6 e versículo 6 relata o seguinte: “Então ARREPENDEU-SE o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.”
Qual é a opinião de vocês a respeito desse arrependimento de Deus mencionado no livro de Gênesis? Ele tem esse tipo de sentimento??

2006-12-09 14:18:53 · 13 respostas · perguntado por Sousa 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

DISCÍPULO, Eu também acredito nesse mesmo Deus!! Se Deus é um ser que TUDO pode, é um ser ONIPOTENTE, ONISCIENTE E ONIPRESENTE... Um ser ILIMITADO... Jamais poderia ter esse tipo de sentimento “o arrependimento”!!
Esse tipo de sentimento é FRUTO de LIMITAÇÕES... o homem por ser LIMITADO tem esse tipo de sentimento! Porém Deus é ILIMITADO!
Entretanto, na maioria das vezes Deus age conforme as NOSSAS FRAQUEZAS... Somos nós que temos essas fraquezas e não Deus!!
Por ex : Quando Deus nos alerta que vai castigar... e nós, ao sabermos disso, nos humilhamos diante dele.. ele é misericordioso para RETIRAR o castigo!!
Porém quando ele DECRETA um castigo ele NÃO volta a sua palavra!!
Acredito que no livro de Gênesis 6;6 relata apenas um frase didática demonstrando que Deus NÃO se agradou (e não se agrada) com a vida PECAMINOSA do homem!
No livro de Números 23:19 afirma o seguinte: “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se ARREPENDA.”
Obrigado por sua resposta!

2006-12-10 00:19:09 · update #1

13 respostas

Sousa:
Eu jamais acreditei nesse deus das religiões, nesse deus limitado que a bíblia fala.
O DEUS que eu acredito é o Criador do Universo.
O Senhor da Vida, O Autor das Leis Universais que influem e interpenetram na vida de todos os seres.
O Deus que eu creio não tem esta ou aquela religião.
Não gosta mais de pobres do que ricos;
não gosta mais de negros que brancos;
não abençoa mais evangélicos que muçulmanos;
não tem nenhuma "cidade santa", muito menos autoriza guerras ou que se mande alguém à fogueira em Seu Nome.
O Deus que eu creio AMA a todos igualmente.
O Meu Deus tem um propósito para a existência dos seres humanos e a missão de cada um de nós é justamente descobrir QUAL o verdadeiro propósito de Deus. A razão pela qual existimos.
Este é o Meu Deus.
Espero sinceramente que este também seja o seu Deus.
Abraço fraterno.

2006-12-09 14:37:02 · answer #1 · answered by DISCÍPULO 7 · 1 0

isso é muito relativo

Exemplo :

se voce criou um filho , e esse teu filho fica te traindo , vc não fica meio arrependido ?

eu acho que sim neh ?

2006-12-09 22:25:10 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Será que quando Deus criou o homem, era isso que ele tinha em mente?

2006-12-09 22:24:36 · answer #3 · answered by Menino do Rio 7 · 1 0

Deus...

... nunca muda de idéia nem se arrepende do que faz ... (Ml 3:6) Eu, o Senhor, não mudo.(Nm 23:19) Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa.(1Sm 15:29) Aquele que é a Glória de Israel não mente nem se arrepende; pois não é homem para que se arrependa.(Ez 24:14) Eu, o Senhor, o disse. Será assim, e o farei. Não tornarei atrás, não pouparei, nem me arrependerei.
(Tg 1:17) Toda boa dádiva e todo Dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

... ou, às vezes, volta atrás e se arrepende? (Êx 32:14) Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera havia de fazer ao seu povo.(Gn 6:6-7) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e isso lhe pesou no coração (...) pois me arrependo de os haver feito.(Jn 3:10) Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.(2Rs 20:1-7) Ezequias adoeceu e o profeta Isaías disse: Assim diz o Senhor: Põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás. Ezequias orou ao Senhor e chorou muitíssimo. Então o Senhor fez Isaías voltar e falar para Ezequias que tinha ouvido as orações e o curou.(Gn 18:23-33) Abraão consegue convencer a Deus que não deveria destruir a cidade de Sodoma se lá encontrasse pelo menos 10 justos. No início todos seriam destruídos, justos e ímpios, mas com a interferência de Abraão, que demonstrou ser um excelente argumentador, o Senhor amoleceu o coração e passou a ser mais condescendente. Dos 50 justos que havia falado anteriormente, se conformou em procurar apenas dez.(1Sm 15:35) E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.(Jr 18:8-10) Se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe (...) se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha dito que faria.

RESPOSTA.:Arrepender-se no original Hebraico nem sempre tem o mesmo sentido no português pois Deus nunca falha; nunca hesita; nunca muda. Por sua própria natureza, Ele é fiel e leal às suas promessas e alianças. Mesmo assim, esse atributo de fidelidade de Deus não exclui a possibilidade de Ele alterar seus planos ou intenções sob determinadas circunstâncias. Por exemplo, Deus realmente muda, às vezes, seus planos no tocante a juízo, em resposta às orações intercessórias do seu povo fiel (ver Êx 32.11,14) ou como resultado do arrependimento de um povo iníquo (Jn 3.1-10; 4.2).Intercessórias são as nossas orações, exemplo o arrependimento de Ezequias a favor de Israel (2Cr 29.3-10,36); a suspensão do castigo de Nínive (Jn 3.1-10). A vontade de Deus é dinâmica. Como em qualquer outro relacionamento, o de Deus com a humanidade implica dar e receber. Deus adapta as suas reações às nossas; nós adaptamos as nossas às de Deus. Portanto, nesse sentido, podemos dizer que Deus às vezes muda de idéia para atender às nossas orações.

Ao mesmo tempo, a vontade de Deus é resoluta. Ele institui decretos e fez promessas que não podem mudar. Cumpriu a aliança firmada com os israelitas (Dt. 7.7,8) e cumpre o novo concerto que fez conosco (Jó 6.37-40,44).Deus quer de nós obediência à sua vontade. Predeterminou de que modo devemos corresponder, mas temos a liberdade de reagir como quisermos (Sl 143.10; Hb 10.35-39; 1 Ts 5.16-18; 2Pe 3.9).Deus está no controle. Podemos comparar a relação entre Deus, sua vontade e seu povo como uma partida de xadrez entre um novato e um mestre. O iniciante pode fazer o lance que quiser, e o mestre jogará de acordo com o lance feito. Mas o mestre estará sempre no controle do jogo. A analogia é limitada e não pode ser levada muito adiante: o povo de Deus "ganha" quando faz a vontade do Mestre

2006-12-10 06:01:22 · answer #4 · answered by Servo 4 · 0 0

Deus nos compreende por inteiro, nós não possuímos ferramentas suficientes para entende-lo. " As coisas de Deus são loucura para os homens, mas a fraqueza de Deus é mais forte que os homens." S. Paulo.

2006-12-10 00:25:10 · answer #5 · answered by DuDu 2 · 0 0

Sim, segundo a própria bíblia Deus já se arrependeu de algumas coisas:
Êx 32:14) Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera havia de fazer ao seu povo.

(Gn 6:6-7) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e isso lhe pesou no coração (...) pois me arrependo de os haver feito.

1Sm 15:35) E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.

2006-12-09 23:17:12 · answer #6 · answered by SCATERGUN 1 · 0 0

Isso é uma blasfemia, nós muçulmanos acreditamos que quando escreveram, " Então arrependeu-se o Senhor, de haver feito o homem" já está a mão do homem interferindo, portanto perde toda validade.
Allah(Deus) ele simplesmente é.
Não se compara a ninguém, nem coisas, ser humano, objetos etc...
Não se faz comparações obsenas.
Allah é o criador do Tempo.
Tempo do universo, e nós somos submissos a ele.
Allah não gerou, e nem foi gerado, portando não tem filho(s).
O termo pai, na lingua de Issa(swas) Jesus, pai é o todo Poderoso, tutor, mandatário.
Filho o sentido na lingua de Issa(awas) Jesus, dependendo da forma de dizer, tem seu significado, por exemplo:
Filho de fecundação, filho de filiação, filho de adoção, filho de geração, filho de criação.
Portando Allah(Deus) tem o poder sobre todas as coisas e criaturas, e não tem sentimentos humanos, ele é dono da vida e da morte, criou os anjos, e o demônio com suas legiões.
Tudo que fizermos de bem, seremos julgado por ele, e tudo que fizermos de mal, será julgado por ele.
Todo bem é em benefício próprio, todo mal em malefício próprio.

2006-12-09 22:56:24 · answer #7 · answered by Zakarias 3 · 0 0

Creio que não, mas entendi como se Deus talvez tivesse se arrependido pelo fato do homem ter tomado o caminho errado e não aquele que ele escreveu, pode ser isso.

2006-12-09 22:36:33 · answer #8 · answered by m_ymoz_a 2 · 0 0

Será que foram essas as palavras Dele?, será que não foram deturpadas depois de uns duzentos anos?

2006-12-09 22:31:23 · answer #9 · answered by Veterana. 7 · 0 0

Cara, imagina:
Deus tinha acabado de criar o homem, Lúcifer foi falar com Deus e disse:
-Mas Senhor, não pode criar um ser a sua imagem e semelhança!Pois qualquer tentação que apareça, ele irá cair!
Deus simplesmente ignora a argumentação de Lúcifer, afinal, Ele é Deus, perfeito, não erra, lembra?
Nesse momento Miguel chega, e vendo Lúcifer descordar de Deus saca sua espada e começa uma batalha de três dias contra Lúcifer, afinal ele estava descordando de Deus (se não é um de nós, está contra nós; nas palavras de Jesus: ou é morno ou é frio, o morno eu os vomito.).
Lúcifer perde a batalha, e depois de alguns dias, Eva e Adão comem a maça.
Pois é, Lúcifer tinha razão, ele estava certo, e Deus não.
Imagina a cara de Deus nesse momento, ou é de frustração ou de arrependimento.

2006-12-09 22:28:33 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers