English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que fazer para resolver ou melhorar esta situação?

Transito, rio que transborda, lixo, ratos e doenças!!
Esta época do ano teremos mais surpresas...

Troco meu carro por um barco?rsssssssssssssssssssss

2006-12-09 12:29:20 · 19 respostas · perguntado por O SINCERO 2 em Carros e Transportes Barcos e Navegação

19 respostas

É um caso sério, difícil de se entender. Penso que os culpados por essa situação é uma mistura do povo altamente ignorante e óbvio de um governo omisso que não só não ajuda, por sinal só atrapalha, pois fica mais fácil ficar colocando a culpa nas pessoas e não se colocando no lugar de governo dando estrutura e condições reais para essas´pessoas serem dignas. Quanto a trocar seu carro por um barco acho que não é um bom negócio, não. Barco é muito grande e você precisaria reformar também a sua garagem.

2006-12-09 12:46:37 · answer #1 · answered by Flor de liz 5 · 1 0

O problema é de mal planejamento das redes coletoras urbanas (Técnico - Governo) e da "cultura" "do lixo na rua e nos rios" que o brasileiro tem (povo) e que colabora para o acúmulo de resíduos nos canais, mas também consequência de uma estrutura governamental fraca que não "nos ensinou" desde cedo, desde crianças, nas escolas, o que devemos ou não fazer como cidadãos.
Tenho dó dos brasileiros menos informados, que "não sabem o que fazem"/ "não têem consciência do que causam; não têem opções...
Tenho raiva de ver que "ninguém" faz nada pra modificar isto.
Não tenho força pra agir em grandes massas e tentar mudar isto.
Mas, tenho força física, força de vontade e coragem de mudar o que está ao meu alcance: ensinando pessoas, contagiando amigos, vizinhos, alunos, etc.
Campanha contra o lixo nas ruas e rios
Campanha contra desperdício de água
Meu dever como cidadã, como pessoa que teve oportunidade de enxergar o "certo e errado", como profissional arquiteta e urbanista, como professora.
Faço minha parte aqui no YR também... com minhas perguntas e respostas.
Façamos nossa parte.

2006-12-09 21:48:16 · answer #2 · answered by Banana Maçã 5 · 1 0

Não acho que a culpa seja só do governo ou só do povo.

A verdade é que o governo estadual gasta e gastou milhões de dólares em diversas obras para o melhoramento civil, inclusive em parceria com o governo japonês na limpeza da marginal e da calha do rio Tietê. Veja como era o Tietê há 10 anos atrás ...

Não há milagres. Neste último mês, tivemos as maiores quantidades pluviométricas das últimas décadas. Até países ricos como na Europa (Alemanha) há enchentes no Vale do Ruhr. Quem podemos culpar? Quem construiu as rodovias expressas ao lado de um rio?

É como se construir uma casa ao lado do vulcão e quando ele explodir, colocar a culpa no governo! O mesmo caso de quem mora ao lado dos aeroportos ... quem chegou primeiro? O aeroporto ou os moradores? Aguentem o barulho ...

Além disso, a cidade inteira é concretada e sabemos que os nossos rios não tem capacidade de escoamento (A velocidade média do rio é de menos de 3 km/h !!!), a água no Tiete é praticamente parada ... o mesmo com o Pinheiros.

O próprio relevo da cidade ajuda. Há áreas mais altas e outras mais baixas. Sendo tudo concretado, a água escorre e vai para as áreas mais baixas. É questão de lógica ... Alguém acha que a Av. Paulista algum dia vai inundar? O mesmo com o aeroporto?

Mas também o povo tem culpa principalmente os que jogam sujeira nos rios e nos esgotos. Encontram-se desde pneus, milhares de garrafas pets, sofás, e até mesmo carros dentro dos rios e córregos!

Sinceramente, acho que não tem jeito de resolver 100%. Claro que podem ser feitas obras civis para melhorar (por exemplo aprofundar e canalizar o rio, fazer elevados, piscinões, colocar bombas de drenagem) mas tudo isso involve custos monstruosos e não garantem a resolução definitiva do problema.

O jeito é evitar as marginais e regiões baixas da cidade em época de chuvas, fazer a nossa parte e manter limpo os rios, boca-de-lobos. Senão, só comprando um veículo anfíbio ... :-)

2006-12-09 20:56:38 · answer #3 · answered by KMare 7 · 1 0

Ambos tem sua parcela de culpa, infelizmente a Densidade Demográfica está aumentando cada vez mais. Enquanto não se decretar uma Lei para o Controle da Natalidade URGENTE, a coisa tende a piorar e muito!

2006-12-09 20:52:25 · answer #4 · answered by KeroSaber 7 · 1 0

Os prefeitos em geral não ligam para esse problema que assola a população,a culpa também e do povo que não sabe votar

2006-12-09 20:43:11 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 1

Olá SINCERO,

nós precisamos muito de educação social, até que possamos dizer que a culpa e única e exclusiva do governo, que também tem a sua parcela de desleixo, no trato urbano.

Feliz Natal de Graúna!!!

2006-12-09 20:41:09 · answer #6 · answered by Graúna 2 · 1 0

Como é fato, a culpa é de todos os governantes, inclusive os do inicio do seculo, que tiveram chances de contornar a situação, mas fazer o que, se cano de esgoto e de aguas de chuva, ficam enterrados, fora do alcance dos olhos de todo o mundo, e principalmente da população, que quatro anos mais tarde irá voltar a votar...e acham que não vão se lembrar das benecias que proporcionaram ao povo....

2006-12-09 20:37:37 · answer #7 · answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7 · 1 0

problemas de infra-estrutura são muito graves, não só no Brasil, mas todos do terceiro mundo.

2006-12-11 09:20:57 · answer #8 · answered by Branca 5 · 0 0

os 2 é claro

2006-12-10 23:20:30 · answer #9 · answered by eneas100 3 · 0 0

Primeiro não dá para ser maniqueísta nessa questão, pois para entender o porquê das enchentes temos que saber que isso é um fenômeno natural em países tropicais como o nosso as margens pertencem ao rio, o nosso problema começou quando começamos a impermeabilizar o solo com asfalto e cimento, principalmente nas marginais dos rios da capital, (Pinheiros, Tietê, etc.). Por isso quando chega o verão e as águas que deveriam percolar pelo solo e chegar ao lençol freático, no seu caminho natural do tempo em que não havia cidade, hoje essas águas são recolhidas em um labirinto de canais de água pluviais, que muitas vezes não dão conta do trabalho.
Para falarmos em culpa do governo ou do povo, é difícil, pois falta a ambos esclarecimentos do que deve ser feito para resolver o problema, mas talvez os governantes sejam mais culpados por não debaterem seriamente a questão e partidarizando o problema.

2006-12-10 11:14:40 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers