Boa pergunta, porque deve-se confiar na bíblia? Muitos dizem que ela não é confiavel pq foi escrita por homens, e realmente ela foi, mas como ela mesma diz, " Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16 e 17) Mas apenas isso não basta para provar a veracidade da bíblia, deixe-me explicar alguns pontos que provam a veracidae da bíblia:
1.
A exatidão histórica da Bíblia foi outrora amplamente posta em dúvida. Os críticos, por exemplo, questionavam a existência de personagens bíblicos tais como o Rei Sargão, da Assíria, Belsazar, de Babilônia, e o governador romano Pôncio Pilatos. Mas, descobertas recentes têm confirmado um relato bíblico após outro. Assim, o historiador Moshe Pearlman escreveu: “Subitamente, os cépticos que duvidavam da autenticidade até mesmo das partes históricas do Velho Testamento, passaram a rever os seus conceitos.”
Se havemos de confiar na Bíblia, ela deve ser também exata quanto a assuntos científicos. Será que é? Não muito tempo atrás, os cientistas, em contradição com a Bíblia, afirmavam que o universo não teve princípio. Contudo, o astrônomo Robert Jastrow recentemente apontou para novas informações que refutam isso, explicando: “Agora vemos como a evidência astronômica leva a um conceito bíblico sobre a origem do mundo. Os pormenores diferem, mas os elementos essenciais no relato astronômico e nos relatos bíblicos de Gênesis, são os mesmos.” — Gênesis 1:1.
Os homens também mudaram os seus conceitos sobre o formato da terra. “[As] viagens de descobrimento”, explica The World Book Encyclopedia (Enciclopédia do Livro Mundial), “mostraram que o mundo era redondo, e não plano, como cria a maioria das pessoas”. Mas, a Bíblia sempre esteve correta! Mais de 2.000 anos antes dessas viagens, a Bíblia dizia, em Isaías 40:22: “Há Um que mora acima do círculo da terra”, ou, como dizem outras traduções, “o globo da terra” (Pontifício Inst. Bíblico) ou “a redondeza da terra” (Almeida, atualizada).
Por conseguinte, quanto mais os homens aprendem, tanto maior é a evidência de que se pode confiar na Bíblia. Um ex-diretor do Museu Britânico, Sir Frederic Kenyon, escreveu: “Os resultados já conseguidos confirmam o que a fé sugeriria, isto é, que a Bíblia só tem a ganhar com o aumento de conhecimento.”
2
Com séculos de antecedência a Bíblia predisse muitas coisas que iriam acontecer nos "últimos dias", um exemplo disso é o que esta registrado no evangelho de Mateus no capítulo 24, principalmente nos versículos 3 a 22, onde os discípulos de Jesus pedem um sinal da "presença" de cristo, e ele responde dizendo coisas tais como: "Ouvireis falar de guerras e relatos de guerras; vede que não fiqueis apavorados. Pois estas coisas têm de acontecer, mas ainda não é o fim.(Mt 24:6)" e também na 2 ª carta do apóstolo Paulo á Timóteo, no capítulo 3 versículos do 1 ao 5, onde diz:"Sabe, porém, isto, que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. 2 Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, 3 sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, 4 traidores, teimosos, enfunados [de orgulho], mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, 5 tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder; e destes afasta-te. "
Temos uma outra profecia bem mais direta, mas que exige um pouco de discernimenbto por parte do leitor, esta registrada no livro do profeta Daniel, esta profecia, de certo modo, prevê a 1ª Guerra Mundial. Abaixo segue a explicação.
Na ocasião, o rei Nabucodosor, de Babilônia, havia capturado o povo de Israel, Deus havia permitido isso pois eles tinha sido infiéis e tinham adorado outros deuses, e lá em Babilônia morava Daniel, que foi levado a Babilônia na adolescência, mas quando ocorre o relato da profecia ele ja era bem mais velho.
Oque ocorreu foi o seguinte: O rei teve um sonho muito estranho, onde ele viu uma grande arvore, bem grande, que dominava a floresta, e daí, de repente, desceeu um anjo dos céus e cortou a árvore, colocou dois anéis em volta do toco, para que a árvore não crescese por "7 tempos", depois seriam retirados os anéis e a árvore voltara a crescer. O rei, querendo saber o significado de seu sonho, mandou chamar todos os sábios do reino, e entre eles estava Daniel, e ele foi o único que conseguiu desvendar o sonho, pois Deus o deu a interpretação, aí ele disse que o rei perderia seu reinado por "sete tempos", por ele ser muito orgulhoso (ele se achava maior até que Deus), e foi o que aconteceu, um ano depois, o rei estava andando no palácio e se jactando das suas construções, e Deus o atacou com demencia, assim, o rei acrediava ser um animal, ele foi expulso da corte, e passou a viver no campo, por "sete tempos", que provavelmente eram sete anos, pois o relato fala de seu cabelo crescer, e suas unhas crescerem "como as da águia", o que levaria bem mais de 7 dias ou meses, e não mais do que isso, pois depois dos sete tempos ele voltou a reinar, e se fossem por exemplo 70 anos, seria meio que impossível ele ter vivido tanto tempo.
Também podemos notar que diversas traduções rezam “sete tempos”, e em versões alternativas são “tempos designados (definidos)” ou “períodos de tempo”. (Daniel 4:16, 23, 25, 32) Uma variante do grego antigo (Septuaginta) reza “sete anos”. Os “sete tempos” foram tratados como “sete anos” pelo historiador judeu, Josefo, do primeiro século. (Antiquities of the Jews [Antiguidades Judaicas], Livro 10, Capítulo 10, parágrafo 6) E certos hebraístas consideram que estes “tempos” são “anos”. “Sete anos” é como são vertidos em A Bíblia na Linguagem de Hoje, na Bíblia Sagrada, Edição Pastoral (4:20), e na tradução inglesa de James Moffatt.)
Bem, mas oq isso tem a ver com a 1ª Guerra?
É o seguinte: esta profecia tem um cumprimento adicional, mais pro futuro.
Na época, Nabucodonosor éra o governate "mundial", ou seja a potência que mandava na época era Babilônia. Deus usou uma árvore no sonho para representar um governo. Em outras partes da Bíblia isso tbm ocorre, como vc pode notar em Salmo 1:3; Jeremias 17:7, 8; eEzequiel, capítulo 31.
Nabucodonosor, igual à enorme árvore do seu sonho, ‘se tornara grande e ficara forte’(Da 8:20) como chefe duma potência mundial. Mas ‘o domínio até a extremidade da terra’(Da 8:22), envolvendo todo o reino da humanidade, não era governado por nabucodonosor, portanto, ela simboliza a soberania universal de Deus, em especial na sua relação com a Terra.
Mas de que modo o reino de DEUS, foi derrubado? Simples, o reino de Deus na Terra, foi derrubado, (mas não o principal, o dos céus) e ele foi derrubado quando Babilônia conquistou Jerusalém em 607 Antes de Cristo. Se ele foi derrubado, então teria que crescer novamente, pois a árvore voltaria a crescer após os sete tempos, e quando Deus reestabeleceu seu reino na Terra?
Bem se contarmos sete "anos", de 607 A.C. em diante, chegaremos a 600 A.C., mas nessa data não aconteceu absolutamente nada de importante!!!
oque signifcam então estes "sete tempos"?
Bem, na época da profeca um ano tinha 360 dias, com 12 meses de 30 dias cada. 360 vezes 7 é igual a 2.520 dias.
Os “sete tempos” proféticos duraram muito mais do que 2.520 dias. Isto foi indicado pelas palavras de Jesus: “Jerusalém será pisada pelas nações, até se cumprirem os tempos designados das nações.” (Lucas 21:24) Este ‘pisar’ começou em 607 AEC, quando Jerusalém foi destruída e o reino típico de Deus deixou de operar em Judá. Quando terminaria o pisar? Nos “tempos do restabelecimento de todas as coisas”, quando a soberania divina se manifestaria de novo para com a Terra por meio da Jerusalém simbólica, o Reino de Deus. — Atos 3:21.
Visto que os “sete tempos” são proféticos, temos de aplicar aos 2.520 dias a regra bíblica: “Um dia por um ano.” Esta regra é especificada numa profecia a respeito do sítio de Jerusalém pelos babilônios. (Ezequiel 4:6, 7; note Números 14:34.) Os “sete tempos” da dominação da Terra por poderes gentios(entende-se "gentios" por governos não israelitas), sem interferência do Reino de Deus, portanto, abrangeram 2.520 anos. Começaram com a desolação de Judá e de Jerusalém no sétimo mês lunar (15 de tisri) de 607 AEC. (2 Reis 25:8, 9, 25, 26) A partir deste ponto até 1 AEC são 606 anos. Os 1.914 anos restantes vão desde então até 1914 EC.Lembre-se ao fazer essa conta, que não hove ano 0, do ano 1 A.C. passou para o ano 1 D.C. . Portanto, os “sete tempos”, ou 2.520 anos, terminaram em 15 de tisri, ou 4/5 de outubro de 1914 EC.
Naquele ano cumpriram-se “os tempos designados das nações” e Deus entregou o governo ao “mais humilde da humanidade” — a Jesus Cristo — que fora considerado tão desprezível pelos seus adversários que até mesmo mandaram pregá-lo numa estaca. (Daniel 4:17)
Agora pense um pouco, se Deus entronizou Jesus como rei em 1914, isso deveria ser uma coisa muito boa, então pq uma guerra? parece estranho á primeira vista, mas exixte outro texto que explica isso. Vire as páginas de sua bíblia até chegar no livro de Apocalipse (Revelação), capítulo 12, do versículo 7 até o 12, fala de uma visão profética do apóstolo João, onde ele viu Miguel (Jesus) como rei, comandando um exército e guerreando contra Satanás, no final da batalha, Jesus expulsa o Diabo dos céus, e o exila na Terra, até que venha o fim. Se raciocinarmos, podemos notar que faz sentido sim , pois a primeira coisa que Jesus fez após ser entronizado foi mandar o Diabo para a terra, e no versículo 12, diz assim: "Por esta razão, regozijai-vos, ó céus, e vós os que neles residis! Ai da terra e do mar, porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto período de tempo.”, notem que o Diabo tinha "grande ira", oque explicaria ele ter influenciado a humaniodade para levar a uma guerra mundial.
Então, naquele momento, Deus voltou sua atenção novamente para a Terra, pois ali, ao entronizar seu filho como rei, na terra também estava nascendo uma nova "nação" de adoradores de Deus.
Mas como saber que são estes adoradores? Lendo e estudando a Bíblia, não deixando que tradiçoes moldem seu mod de pensar sobre oque é certo ou errado, mas procurando na palavra de Deus, qual é a verdade.
Bem, "basicamente", é por isso que EU acretido e confio na Bíblia, porque as profecias realmente se cumprem e pq, as mensagens e conselhos que ela da são muito bons para serem idéias de meros homens mortais.
Se queiser saber da onde tiri tanta informação para responder essa pergunta, pode memandar um e-mail > ronangamero@gmailç.com
Espero que isso o ajude na sua dúvida.
2006-12-09 12:33:15
·
answer #1
·
answered by ronan_gamero 1
·
0⤊
1⤋
Leia vc mesmo na carta de IITimóteo,cap.3,verss de 14 a 17 e tire suas próprias conclusões e vc descobrirá o manual mais perfeito criado para o homem e a mulher que quer se dar muito bem.Seja feliz!
2006-12-09 16:18:15
·
answer #2
·
answered by "Tina" 2
·
2⤊
0⤋
SIM, POIS É A REVELAÇÃO DE DEUS Á HUMANIDADE, ONDE MOSTRA TUDO O DEUS TEM PREPARADO PARA O HOMEM.
2006-12-09 16:13:54
·
answer #3
·
answered by campelo 1
·
2⤊
0⤋
Sim pq até as provas extra-bíblicas confirmam:
http://tribojf.vilabol.uol.com.br/arca.htm
http://www.edificador.hpg.ig.com.br/contradicoesdabiblia.htm
http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?id=902
http://www.jesussite.com.br/historia.asp
http://www.adventistas.com/outubro2002/pedras_clamam.htm
http://jus.uol.com.br/legal/historico.html
2006-12-09 16:08:36
·
answer #4
·
answered by Servo 4
·
2⤊
0⤋
Com certeza. Se a Bíblia não merece confiança, o que é que merece?
2006-12-09 16:02:20
·
answer #5
·
answered by Sta Joana d'Arc 4
·
2⤊
0⤋
.
De novo esta questão?
A resposta será SIM!, sempre.
.
2006-12-09 15:55:54
·
answer #6
·
answered by Biggi 7
·
3⤊
1⤋
Claro que sim.
2006-12-09 15:54:15
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Bom, eu não creio na bíblia. Vejo-a como um livro mal escrito, sem nexo, com muitas controvérsias, falta muita informação. Ainda como livro de história não é confiável.
GABRIEL: quem disse que quem não acredita na bíblia é ateu???
2006-12-09 20:48:27
·
answer #8
·
answered by Jordan 4
·
1⤊
0⤋
Muitos cientistas,até mesmo ateus, reconheceram que a bíblia é o livro mais perfeito já escrito pelo homem. Você pode observar, que muitos e muitos escritos nela que nós os cristão chamamos de profecias, já se concretizaram, e muitos outros ainda estão para se realizar. Ela foi escrita pelo homem, mas inspirada por Deus.Vejamos um pequeno exemplo que a bíblia merece crédito: O profetaNaum escreveu entre 663 e 612 anos antes de Jesus nascer, ou exatamente 2663 anos atrás no capítulo segundo versículo 4: os carros se enfurecerão nas paraças,chocando nas praças, chocar-se-ão pelas ruas; o seu parecer é como o de tochas, correrão como relâmpagos.O que vemos e ouvimos a todo instante sobre acidentes e mais acidentes.Eu acredito na biblia, procuro seguir o que nela ensina, mas infelismente não tudo pois erro muito, e sou falho. Ela é a verdadeira palavra de Deus que nos ensina e corrige.
2006-12-09 16:46:38
·
answer #9
·
answered by salva 6
·
1⤊
0⤋
Meu amigo JBDN, acredite pois ela é a Palavra de Deus,tendo sido transmitida a varios autores através de sonhos, visões e verbal, isso no chamado VelhoTestamento e no Novo Testamento pela vida do Senhor Jesus.Após isso, não ha mais revelações Divinas e nada é possivel acrescentar a Biblia.Essa foi a maneira que Deus usou para revelar-se e declarar à sua Igreja suas vontades. A Ig. Católica Romana, acredita na Bíblia, na tradição oral e no Papa. Os Protestantes Reformados só aceitam a Bíblia.Um abraço e siga o Conselho de Pascal, que dizia; Aposte tudo em Deus, se Êle não existir nada perderemos, mas se Êle existir ( COMO CREMOS ) por toda a eternidade estaremos lá para adora-Lo e louva-Lo.
2006-12-09 16:26:59
·
answer #10
·
answered by peregrino 1
·
1⤊
0⤋
ORAPOIS CLARO QUE MERECE!!!!!FOI INSPIRADA PELO PROPRIO DEUS!!!!!!!!
2006-12-09 16:26:17
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋