Já no Antigo Testamento (Num 14,1-38) lemos como Moisés tinha enviado 12 príncipes ( um de cada tribo) para explorar a Terra Prometida. Dez deles, porém, depois de terem voltado, tinham feito murmurar todo o povo contra Moisés e Aarão, dizendo: Escolhemos um (outro) chefe e voltamos para o Egito. Por castigo, os dez exploradores revoltados morreram feridos por uma praga, diante do Senhor, e todos os adultos Israelitas, (acima de 20 anos ), "deixaram seus cadáveres apodrecerem no deserto". Somente os dois exploradores fiéis a Moisés, Josué e Caleb, entraram na Terra Prometida.
Semelhante castigo infligiu Deus a Coré, Datan e Abirão e seus 250 sectários, revoltados contra a autoridade de Moisés e Aarão. Os três foram engolidos pela terra, que se abriu na vista de todos, e os demais foram devorados pelo fogo caído do céu (Num 16,1-35).
Para o povo da Nova Aliança previu Deus o mesmo regime de um só governo, pela profecia de Daniel (Dan 2,44): "No tempo desses reis ( do império Romano), o Deus do céu suscitará um reino que jamais será destruído... e subsistirá para sempre". Trata-se da Igreja Católica, confiada por Jesus a Pedro, e governada até hoje por seus sucessores, os Papas.
Em todos os livros Sagrados não encontraremos uma só frase favorável à divisão deste "Reino dos Céus", da "Minha Igreja" ( de Cristo), em seitas autônomas ! Pelo contrário, lemos no Evangelho de Jo 11,51-52 o oráculo divino: "Jesus deveria morrer pela nação, mas também para que fossem reconduzidos à unidade os filhos de Deus dispersos". Lamentavelmente, as seitas promovem o contrário : a dispersão !
Vejamos ainda outras passagens bíblicas do Novo Testamento sobre as seitas :
(At 20,28-31): Advertência na despedida de S. Paulo : "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue. Sei que depois de minha partida se introduzirão entre vós lobos cruéis, que não pouparão o rebanho. Mesmo dentre vós surgirão homens que hão de proferir doutrinas perversas, com o intento de arrebatarem após si os discípulos. Por isso, vigiai !".
( II Pd 2,1s) : "Assim como houve entre o povo (de Israel ) falsos profetas, assim haverá entre vós falsos doutores, que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia..."
2006-12-09
02:06:25
·
12 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Boa pergunta. Ele as condena:
"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, QUE DIGAIS TODOS A MESMA COISA, e que NÃO HAJA ENTRE VÓS DIVISÕES, para que SEJAIS UNIDOS no mesmo sentir e no mesmo parecer" (1Cor 1,10).
Jesus reza pela unidade (cf. Jo 17,22) e ensina que todo reino dividido contra si mesmo será destruído (cf. Mt 12,25). É a unidade entre os seguidores de Cristo a prova incontestável da sua divina missão, como claramente atesta Jo 17,21: "Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti. Que eles também sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste".
Logo, quem somos nós para ficarmos fundando igrejinhas por aí, simplesmente para atender aos insanos e inexplicáveis desejos de um grupo particular de pessoas? Onde na Bíblia está escrito que Deus dá autoridade para qualquer um fundar uma “Igreja”? A esse respeito, São Judas nos alertou em sua epístola: "São estes os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito" (Jd 1,19); são estes os falsos profetas, os falsos mestres que nos vêm "disfarçados de ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mt 7,15), falsos apóstolos disfarçados em Apóstolos de Cristo (cf. 2Cor 11,13), e cuja finalidade é fazer sinais e prodígios, para, se possível, enganar até mesmo os escolhidos (cf. Mt 24,11. 24), para nos escravizar com suas heresias destruidoras (Gl 2,4; 2Pd 2,1); estes saíram de nós, mas não eram dos nossos (cf. 1Jo 2,19), pois rejeitam toda a autoridade e blasfemam as dignidades (cf. Jd 1,8).
"Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, [...] DIVISÃO, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS" (Gálatas 5, 20-21).
2006-12-09 05:51:12
·
answer #1
·
answered by Sta Joana d'Arc 4
·
1⤊
0⤋
A resposta para sua pergunta se encontra na própria bíblia. Segundo Efésios 4:5 há "um só Senhor, uma só fé, um só batismo". mas a bíblia fala também que a família humana se divide em dois grupos, os que guardam os mandamentos de Deus, e os que não.
O livro de apocalipse (Apoc. 12) apresenta atravéz do símbolo de uma mulher virtuosa a igreja que representa o povo de Deus, e em Apoc.17 tráz uma prostituta como símbolo de uma igreja que representa os que não guardam os mandamentos como a bíblia ensina. Também é relatado que esta meretriz tem muitas filhas, o que se subentende como diversas igrejas que compartilham parte dos ensios da "mãe", e como conseqëncia, fazem parte do mesmo grupo.
Sendo assim, fica fácil entender porque existem tantas religiões. Por outro lado, surge então outra pergunta: Como saber qual a igreja certa?
O próprio Apocalipse nos dá a resposta ao dizer que (Apoc. 12:17) este povo guarda os mandamentos de Deus (os 10 mandamentos como aparecem em Exôdo 20) e tem o testemunho de Jesus. Também em Apocalipse 14:12 vemos que os santos tem além da guarda dos mandamentos, a fé em Jesus. Há várias referências a esta questão da guarda dos mandamentos, só pra citar algumas no novo testamento: 1 João 2:3, 1 João 2:4, 1 João 3:24, 1 João 5:2, 1 João 5:3, 2 João 1:6, Apocalipse 12:17, Apocalipse 14:12.
Fica claro então que a idéia de várias igrejas, não pertence a Deus, mas a aquele que desde o pricípio teve como principal trabalho confundir as pessoas e afastá-las do criador.
Espero ter ajudado, se houver qualquer dúvida me avise pra que achemos a resposta juntos.
2006-12-09 10:48:58
·
answer #2
·
answered by vanderson_as 1
·
1⤊
0⤋
na Biblia vemos o quanto a divisão é contra a vontade de Deus. Um povo dividido não pode subsistir. Se a Igreja é o Corpo de Cristo, sua cabeça, como pode ser possivel que seja da vontade de Deus essa dilaceração que o protestantismo provocou.
Eles não falam a mesma linguagem, não pregam a mesma doutrina, sequer seguem da mesma forma os ensinamentos que estão na Bíblia.
A raiz da árvore do protestantismo é amarga. Lutero e outros reformadores se afastaram da igreja, condenando-a, para espalhar sua revolta pelo mundo. Se tivessem feito como São Francisco, Santa Terezinha e outros que apesar dos erros dos filhos da Igreja, não a abandonaram, buscaram a unidade, lutaram contra os erros e se entregaram por amor a igreja, corpo místico de Cristo.
Esses santos confiaram na promessa de Jesus de que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja que Ele edificou sobre São Pedro. Esperaram e confiaram que Jesus estava à frente da Igreja e que não deixaria que ela acabasse. Lutero e os reformadores não acreditaram e decidiram eles mesmos, abandonando a providência divina, burcar a solucão.
2006-12-10 12:06:40
·
answer #3
·
answered by verita 4
·
0⤊
0⤋
.
A Bíblia não aprova e nem reprova. Ela não foi escrita pra isso.
.
2006-12-09 17:58:27
·
answer #4
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋
Por enquanto, os homens aqui, podem fazer o que quiserem, mas um dia chegará Deus em sua glória e CONDENARÁ AS FALSAS RELIGIÕES.
Eles que aguardem... A verdade está chegando...
E todos aqueles que não aceitam até mesmo as relíquias de Jesus... Deus não os condenará, mas condenará os pensamentos destes. Assim também como eles pensam de Nossa Senhora.
2006-12-09 13:50:54
·
answer #5
·
answered by Kalzely 3
·
1⤊
1⤋
Se se esqueceu amigo, que o império romano reina até os nossos dias através do paulinismo que a maioria chama de cristianismo. E isto envolve não só os evangélicos como os católicos romanos e ortodoxos.
2006-12-09 10:48:09
·
answer #6
·
answered by Arqueiro 6
·
0⤊
0⤋
amigo as seitas não seguem a bíblia por isso é que são chamada de seitas!qualquer contesto fora da palavra coloca uma denominação no lugar de heresia ou seita.
2006-12-09 10:38:34
·
answer #7
·
answered by horaagora 5
·
0⤊
0⤋
Esses registros bíblicos só mostram que o ser humano está em processo de evolução, que as imperfeições ainda não foram dominadas. Dai surgir essas divergências todas. O orgulho, a vaidade e o egoísmo ainda imperam entre as criaturas e as faz se acharem melhores do que os outros e a se dividirem.
Vamos fazer a nossa parte, buscar o entendimento, tendo a perfeita compreensão que com a evolução do ser, os ensinamentos de Jesus serão vivenciados em plenitude e acabarão as cisões
2006-12-09 10:21:56
·
answer #8
·
answered by Harmony 7
·
0⤊
0⤋
so aceita a teoria deles
2006-12-09 10:14:07
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acredito que você deveria ser mais específico em sua colocação.
Todos sabemos que os filhos de Deus devem estar unidos, a pergunta é seria isto através de uma placa denominacional? e se for, sob qual delas? A Igreja Católica já se mostrou incapaz de unir o povo de Deus, sendo a única que ja teve oportunidade para isto; quem então lideraria esta união, sob qual doutrina seríamos dirigidos? Seria viável centralizar o poder da igreja em um único homem que não seja Jesus?
Acaba de sair de minha casa uma pessoa de uma denominação com estilo bem diferente da minha, ele me fez um convite para que falasse aos membros de sua igreja; reconhecemos nossas diferenças, mas mantemos plena comunhão, pois sei que ele serve à Deus assim como eu.
Os verdadeiros Filhos de Deus se reconhecem e se amam independente das barreiras denominacionais, aliás os Filhos de Deus amam até aqueles que não são; apesar de não concordarem com seus erros.
2006-12-09 10:39:22
·
answer #10
·
answered by rohi 7
·
0⤊
1⤋