Bom esse tema é muito dsicutido devido a falta de infromação do povo.
Primeiro não é invenção de homens está na bíblia a questão do sanguem, não só no Velho Testamneto como no Novo Testamento também.
A resposta do David está otima.então só vou dizer onde está escrito no VT e no NT.
Génesis 9:3-5
“Tudo o que se move e vive vos servirá de alimento; eu vos dou tudo isto, como vos dei a erva verde. Somente não comereis carne com a sua alma, com seu sangue. Eu pedirei conta de vosso sangue, por causa de vossas almas, a todo animal; e ao homem que matar o seu irmão, pedirei conta da alma do homem."
Levítico 7:26, 27 -“E não deveis comer nenhum sangue em qualquer dos lugares em que morardes, quer seja de ave quer de animal. Toda alma que comer qualquer sangue, esta alma terá de ser decepada do seu povo.” (Tradução do Novo Mundo)
Levítico 17:10, 11 -“Se alguém da casa de Israel, ou dos estrangeiros que residirem entre eles, tomar qualquer sangue, eu porei a Minha face contra a pessoa que toma o sangue, e a cortarei de entre seus parentes.Pois a vida da carne está no sangue.”
Actos dos Apóstolos 15:28, 29 - “O Espírito Santo e nós próprios resolvemos não vos impor outras obrigações além destas, que são indispensáveis: abster-vos de carnes imoladas a ídolos, do sangue, de carnes sufocadas e da imoralidade. Procederei bem, abstendo-vos destas coisas.” (Bíblia Sagrada Missionários da Difusora Bíblica Fransciscanos Capuchinhos, edição de 2002)
Atos 21:25 “Quanto aos crentes dentre as nações, já avisamos, dando a nossa decisão, de que se guardem do que é sacrificado a ídolos, bem como do sangue e do estrangulado, e da fornicação.”
Ao longo da história, existem muitas evidências de que os que se consideravam cristãos também entendiam de igual forma a proibição bíblica.
Eusébio, escritor do Século III, que é considerado o “pai da história da Igreja”, relata o que ocorria em Lião (agora em França) no ano 177 d.C.Os inimigos religiosos acusaram falsamente os cristãos de comer crianças. Durante a tortura e execução de alguns deles, uma jovem chamada Bíblias respondeu à falsa acusação, dizendo:
"Como podemos comer crianças — nós, a quem não é nem lícito comer o sangue de animais?” - The History of the Christian Church (1837), de William Jones, página 106.
Acusações falsas similares moveram o teólogo latino, Tertuliano (cerca de 160-230 d.C.), a apontar que, embora os romanos usualmente bebessem sangue, os cristãos certamente não bebiam.Ele escreveu:
“Corai de vergonha pelos vossos modos desnaturais, diante dos cristãos. Nós nem mesmo temos o sangue dos animais em nossas refeições, pois estas consistem em alimentos comuns. (...) Nos julgamentos dos cristãos, oferecei-lhes chouriços cheios de sangue. Estais convictos, naturalmente, de que a própria coisa com a qual tentais fazê-los desviar-se do caminho correto lhes é ilícita. Como é, então, que, quando estais confiantes de que ficarão horrorizados diante do sangue dum animal, credes que se deliciarão ansiosamente com o sangue humano?” - Tertullian Apologetical Works and Minucius Felix, Octavius, tradução de Rudolph Arbesmann (1950), página 33.
Também, referindo-se ao decreto de Atos 15:28, 29, ele afirmou:
“O interdito do ‘sangue’, nós entenderemos como sendo ainda mais do sangue humano.” - The Ante-Nicene Fathers, Vol. IV, páginas 85, 86.
Thomas Bartholin (1616-80), professor de anatomia na Universidade de Copenhaga, Dinamarca, protestou contra as infusões de sangue, afirmando: “Os que introduzem o uso de sangue humano como remédio de uso interno para doenças parecem estar a abusar dele e a pecar gravemente. Os canibais são condenados. Então, por que não abominamos os que mancham sua goela com sangue humano? Algo similar é receber duma veia cortada sangue estranho, quer por via oral, quer por meio de transfusão. Os autores desta operação ficam sujeitos ao terror pela lei divina, pela qual se proíbe comer sangue.”
Durante o Século XVIII, o cientista e estudioso da Bíblia, Sir Isaac Newton, expressou o seu interesse na santidade do sangue. Ele declarou:
“Esta lei era mais antiga do que os dias de Moisés, sendo dada a Noé e a seus filhos, muito antes dos dias de Abraão: e, assim, quando os Apóstolos e Anciãos no Concílio de Jerusalém declararam que os gentios não eram obrigados a ser circuncidados e a guardar a lei de Moisés, eles exceptuaram esta lei de abster-se do sangue, e de coisas estranguladas, como sendo uma lei anterior de Deus, imposta, não apenas aos filhos de Abraão, mas a todas as nações.”
O clérigo William Jones (1762-1846) escreveu:
“Nada pode ser mais explícito do que a proibição, Atos XV. 28, 29. Podem aqueles que alegam sua ‘liberdade cristã’ com respeito a este assunto indicar-nos qualquer parte da Palavra de Deus em que esta proibição tenha sido subsequentemente anulada? Se não puderem, talvez nos seja permitido perguntar: Com que autoridade, excepto a dele mesmo, pode qualquer das leis de Deus ser anulada?” — The History of the Christian Church, página 106.
Tem muito mais coisa só que não dá pra colocar todas^^.
Sua recusa de comemorar aniversários natalícios parte dum desejo sincero de agradar a Deus. Não podem deixar de observar, como os cristãos têm notado desde os dias de Orígenes, que as duas únicas comemorações natalícias mencionadas na Bíblia foram a de um faraó egípcio e a de Herodes Ântipas, governante romano, nenhum dos quais sendo servo de Deus. É também significativo que ambas as comemorações foram marcadas por uma execução.
As Testemunhas de Jeová, contudo, apreciam a vida. Gostam de compartilhar saudáveis momentos de descontração. Aguardam juntos o cumprimento da esperança da vida eterna que virá sob o reino de Deus. (Mateus 6:9, 10; Revelação 21:3, 4) Crêem que virá o tempo em que os bebês não mais nascerão num mundo de dor e de angústia. Naquela época, todos os que nascerem poderão confiantemente contemplar uma vida tão longa que contar aniversários não fará sentido. No ínterim, o sincero amor pela vida que as Testemunhas de Jeová têm, bem como seu amor a Deus, as torna desejosas de agradá-lo mesmo em ‘coisas pequenas’, como sua atitude com relação a comemorações ainda marcadas por fundamentos da religião falsa.
“Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei todas as coisas para a glória de Deus.” — 1 Coríntios 10:31
Tem mais nessa aqui tb.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060917134928AAxodmw
2006-12-09 01:57:50
·
answer #1
·
answered by hakyra_rj 3
·
1⤊
1⤋
O de sangue é porque na bíblia fala que sangue é vida, que nem devemos comer sangue, etc. Mas de aniversário eu não sei.
2006-12-09 00:17:16
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O mal de muitos religiosos é ler a palavra de Deus, e não saber interpreta-l. a.; interpretam como gostariam que fosse, mas não como Ela é! Se Jesus derramou o Seu sangue em doação aos nossos pecados, porque não doaríamos um pouquinho do nosso, para salvar vidas? Bjs
2016-12-30 04:23:46
·
answer #3
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋
querer é uma coisa,
poder é outra.
a maioria aprendeu porque é errado fazer certas, coisas e o motivo de ser assim.
dai por diante, é decisao de cada uma o que vai fazer,
se elas preferem nao fazer algo, é porque acham certo.
2006-12-10 09:34:16
·
answer #4
·
answered by Alexandre P 4
·
0⤊
0⤋
Vai saber...
2006-12-09 05:54:33
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
simplesmente porque não querem.
e uma questão de ' querer '
2006-12-08 21:17:38
·
answer #6
·
answered by anastaciocoutada 1
·
0⤊
0⤋
Por distorcida interpretação das escrituras em minha opinião contudo defendo que possam psotular as suas idéias pois isto é viver num ambiente de diversidade.
2006-12-08 20:38:24
·
answer #7
·
answered by Pastor 2
·
1⤊
1⤋
Isso é um dogma deles e deve ser respeitado como todas as coisas de outras religiões.
Apesar de que eu não esteja de acordo com muitas coisas do que ele acreditam.
Respeito ante tudo!
2006-12-08 17:44:16
·
answer #8
·
answered by Os Okampas 7
·
0⤊
0⤋
Porque eles acreditam que isso é contrário às leis de Deus, escritas no Antigo Testamento. É uma interpretação da Bíblia, porém diferente da clássica, pregada por outras Igrejas Cristãs mais antigas.
2006-12-08 20:56:03
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Bom... primeiro vou falar na seguinte ordem.
1ºO que a bíblia diz.
2ºO que a lei diz
3ºOs riscos
4ºOs tratamentos
1º O que a bíblia diz? AS Testemunhas de Jeová, que por razões religiosas não aceitam o procedimento (Levítico, 17:10-14; Atos 15:28,29).
2º O que a lei diz? Em princípio, ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (Constituição Federal, art. 5°., inciso II). Quem violar tal direito individual comete o crime tipificado no artigo 146 do Código Penal (constrangimento ilegal).
3º Os riscos. Apesar de o sangue doado ser testado para as doenças transmissíveis conhecidas no momento, existe um período chamado de janela imunológica em que um doador contaminado por um determinado vírus já pode transmitir a doença através do seu sangue; entretanto, os testes realizados na bolsa ainda são negativos. Essa janela imunológica pode acontecer para os vírus HIV, HTLV I/II e para os vírus da Hepatite C e B. Exemplos disso são dois casos reais de contaminação.
http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusao de sangue)
http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina crianca de 10 anos com AIDS
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)
4º Tratamentos alternativos
Fluidos: solução de lactato de Ringer, dextran, hidroxietila de amido e outros são usados para manter o volume do sangue, evitando o choque hipovolêmico. Estão sendo testados alguns fluidos que podem transportar oxigênio.
Medicamentos: proteínas modificadas geneticamente podem estimular a produção de glóbulos vermelhos (eritropoetina), de plaquetas sanguíneas (interleucina 11) e de vários glóbulos brancos (GM-CSF, G-CSF). Outros medicamentos reduzem bastante a perda de sangue durante a cirurgia (aprotinina, antifibrinolíticos) ou ajudam a reduzir hemorragias agudas (desmopressina).
Hemóstatos biológicos: tampões (pads) de colágeno e celulose são aplicados diretamente para estancar sangramentos. Colas e seladores de fibrina podem fechar ferimentos causados por instrumentos perfurantes ou cobrir áreas maiores de tecidos que sangram.
Recuperação sanguínea: máquinas recuperam o sangue perdido durante cirurgias ou traumas. O sangue é filtrado e pode retornar ao paciente num circuito fechado. Em casos extremos, podem-se recuperar litros de sangue com esse sistema.
Técnicas cirúrgicas: através do planejamento pré-operatório, incluindo o contato com cirurgiões experientes, a equipe cirúrgica pode evitar complicações. É vital tomar medidas imediatas para estancar hemorragias. Atrasos de mais de 24 horas podem aumentar muito a mortalidade dos pacientes. Dividir cirurgias grandes em várias menores diminui a perda total de sangue.
Instrumentos cirúrgicos: alguns instrumentos a um só tempo cortam e cauterizam os vasos sanguíneos. Outros podem estancar o sangramento em grandes porções de tecido. Instrumentos de laparoscopia e outros minimamente evasivos permitem que se realizem cirurgias sem a perda de sangue que ocorre em incisões grandes.
Tem muito mais aqui neste site
http://www.watchtower.org/languages/portuguese/library/hb/index.htm
(As transfusões de sangue — quão seguras são?)
http://www.taps.org.br/Paginas/medartigo01.html
(medicina em crise)
http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/183.htm
(Técnicas de cirurgia sem sangue reduzem transfusões em operações de grande porte)
http://www.terra.com.br/planetanaweb/jornal.htm
(Isto e- on-line Tratamento diferenciado para as testemunhas de Jeová)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912006000200015&lng=pt&nrm=
(Autotransplante de fígado em Testemunha de Jeová portador de hepatocarcinoma)
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT976701-1664,00.html
(Revista Epoca- Abindo a Cabeca- Cirurgiões operam o crânio de bebê testemunha de Jeová)
http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=119
(Bebe pega Aids em transfusão de sangue)
http://www.giv.org.br/noticias2002/0818b.htm
(Doador de sangue contamina criança de 10 anos com AIDS).
somente na 12 tentativa seu exame deu positivo)
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-3131-3-48077,00.html
(Globo Repórter- Rede Globo- Tecnologia a serviço da religião.)
http://cbs2chicago.com/nationalhealth/health_story_114163145.html
(Chicago USA - Hospital diz nao a transfusões de sangue. )Abril/2006) sabia que existem tratamentos eficazes e mais seguros ao uso terapêutico do sangue?
Por que estes tratamentos não são divulgados?
Que existe uma chamada "máfia do sangue", que vende TODO o sangue que é doado (eu disse isso mesmo: TODO), aos hospitais, clínicas e laboratórios farmacêuticos para a produção de medicamentos.
O sangue que é doado (aos hemocentros) e testado, é vendido aos pronto-socorros do governo, hospitais e laboratórios, e uma bolsa de 0,5 ml de sangue, chega ao destino final, depois de totalmente fracionada, custando mais de R$ 2.000,00.
Planos de saúde de todo o Brasil oferecem tratamentos alternativos ao uso do sangue, basta procurá-los...
Se não tem dinheiro para pagá-los, processe o Estado, ele é capaz de autorizar o uso de tratamentos alternativos por força da lei...
Pense bem, é só um caso de informações.
Espero ter ajudado, se precisar mais detalhes terei prazer em ajudar.
nao deixe de assistir o video desta reportagem seria do Globo repórter sobre as Testemunhas de Jeova e o Sangue.
Veja como agem e pensam médicos conscienciosos e desenvolvidos... abraco
http://www.youtube.com/watch?v=N34itB4H0dw&feature=PlayList&p=07456100A475D652&index=30
2006-12-08 20:20:18
·
answer #10
·
answered by David 4
·
1⤊
2⤋