Segundo Mateus 13-10, os discípulos perguntaram ao mestre por que ele se dirigia ao povo usando parábolas , ao que ele respondeu: " Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus , mas a eles não lhes é dado . Ao que tem , se lhe dará e , e terá em abundância , ao que não tem , até o que tem lhe será tirado . Por isso vós falo em parábolas , porque eles , vendo , não vejam , e ouvindo ,não ousam nem compreendam "
Será que alguem poderá me responder isso !
2006-12-08
12:08:35
·
6 respostas
·
perguntado por
fajardo.bruno
2
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Porque o raciocínio, o entendimento é uma premissa do ser humano.
As parábolas são historias que podem ser encaixadas em diversas situações.
Para entende-las, tem que ter raciocínio, e inteligência para entende-las.
2006-12-08 12:14:53
·
answer #1
·
answered by Morphos J 3
·
0⤊
1⤋
Observe bem q enquanto Jesus falava, nem seus discípulos entendiam. Depois os discípulos chegaram aos pés de Jesus e pediram; Senhor explica-nos esta parábola então Jesus explicou. Eu entendo com isso q os mistérios do reino é dado a entender aqueles que humildemente se chegam aos pés de Jesus e pedem. Porque Deu ocultou as suas coisas aos sábios e entendidos e as revelou aos seus pequeninos...
2006-12-09 07:42:52
·
answer #2
·
answered by Emerson FG 5
·
0⤊
0⤋
As parábolas do Reino
No capítulo 13 temos as parábolas do reino dos céus, que descrevem o resultado da pregação do evangelho e das condições espirituais prevalescentes na terra, na esfera da manifestação visível do reino dos céus, até o fim dos tempos.
1 - Em quase todas as parábolas, Cristo ensina que dentro da esfera da manifestação visível atual, do reino dos céus entre os homens, haverá o bem e o mal, e o verdadeiro e o falso. Entre aqueles que professam aqui o seu nome, haverá a apostasia e o mundanismo, bem como a fidelidade e a piedade. No fim da presenta era, o mal será destruído (versículos 41, 49), mas "os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai" (v. 43).
2 - Estas parábolas foram proferidas a fim de que os verdadeiros seguidores de Deus saibam que o mal e a oposição da parte de Satanás e seu seguidores existirão aqui na terra, até mesmo dentro do atual reino visível dos céus (v. 25, 38 e 48), que é a igreja, uma manifestação parcial do pleno e futuro reino prometido de Deus a Davi, e que será regido por Jesus (2 Sm 7.12-16; Lc 1.32,33; Dn 2.44; Ap 11.15). A única maneira de a pessoa vencer Satanás e a influência do mal será pela dedicação sincera e total a Cristo (v. 44 e 46), e vivendo em santidade (v. 43; ver Ap 2- 3 para exemplos de bem e do mal dentro das igrejas.
3 - As parábolas são histórias tiradas da vida diária para descrever e ilustrar certas verdades espirituais. Sua singularidade consiste em revelar a verdade aos espirituais e, ao mesmo tempo, ocultá-la dos incrédulos (v. 11). A parábola pode, às vezes, demandar uma decisão da pessoa (Lc 10.30-37).
-------------------------
Ainda mais,
Jesus ensina um princípio importante sobre o galardão do crente no céu e seu estado ali. O que cada crente receberá no futuro reino de Deus depende da porção daquele reino que ele já possui agora. Sua posição e herança no céu serão proporcionais à sua atual dedicação e consagração às coisas de Deus e do seu reino aqui.
2006-12-08 21:25:38
·
answer #3
·
answered by BomStarAki 5
·
0⤊
0⤋
Talvez tenha que ver com aqueles que governarão com Cristo no céu, que naqueles dias estavam sendo lançados nos fundamentos com os apostólos, que nada levarão do que possuem na terra, pois o céu é uma moradia espiritual e que só os escolhidos poderiam compreender
Já os não escolhidos para tal, não teriam esta confirmação ou esclarecimento espiritual particular, pois Deus quis reservá-los para uma outra recompensa. Posso estar enganado!!
2006-12-08 20:46:31
·
answer #4
·
answered by TIRA ———— teima 4
·
0⤊
0⤋
Esta parábola é linda e interessante. Quando Jesus disse que explicava aos apóstolos era porque estes já eram mais desenvolvidos que os outros.
Ele não ensinava as parábolas para que pudéssemos aprender com o tempo. Não era compreender e ser perdoado e sim aprender. Estamos ha 2000 depois de Jesus e muitos ainda não compreenderam nem 10% do evangèlio e das parábolas.
Somos surdos e cegos até hoje e isto é visto quando uma pessoa não admite nada além daquilo que ela sabe.
Espero ter atendido sua pergunta com este pequeno resumo, pois esta parábola é básica para todas as outras assim como para o evangelho.
2006-12-08 20:36:05
·
answer #5
·
answered by sctorquato 6
·
0⤊
0⤋
Jesus quis dizer com essas palvras que seus discípulos podiam "conhece os místérios do reino dos céus" pois eles estavam interessados nisso. Em contraste, o povo judeu em sua maioria não desejava aprender as verdades do Cristo, por isso "a eles não lhes é dado" a conhecer. Aos discípulos "se lhe dará e, terá em abundancia" esse conhecimento. Mas aos judeus que despresaram a Cristo, "até o que tem lhe será tirado" pois eles perderam tudo, seu conhecimento e sua cidade em 70 E. C. quando os romanos destruiram Jerusalém e seu templo.
Obs. Jesus só esplicava o significado de suas ilustrações aos seus seguidores.
2006-12-08 20:23:36
·
answer #6
·
answered by Sei quase tudo 1
·
0⤊
0⤋