católica quer dizer universal (não confunda com a arapuca da IURD)
as igrejas que você cita receberam esses nomes para identificá-las nas comunidades onde surgiam. Seus fundamentos, crenças e práticas religiosas eram comuns.
Não existia isso de cada uma ler a Bíblia e interpretar como quiser (invenção de Lutero), aliás nem existia a Bíblia como a conhecemos hoje.
A Igreja em Roma, porque dirigida por São Pedro, era a principal, responsável por garantir a unidade da Igreja.
o que ela dizia ou decidia era seguido por todas as outras igrejas, por isso surgiu a expressão: Roma locuta, causa finita
a denominação Católica Apostolica Romana pode ser traduzida por universal, com sucessão apostólica e com sede em Roma
2006-12-08 06:41:23
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
penso que se continuaram como núcleo do cristianismo considerando:
Jerusalém era o núcleo do movimento cristão. A partir deste centro, o cristianismo espalhou-se para outras cidades e povoados da Palestina e locais ainda mais distantes. No princÃpio, a maioria das pessoas que se uniam ao movimento cristão era seguidora do judaÃsmo. Por isto, o cristianismo inicial manifestou-se como uma relação dual da fé judaica: uma relação de continuidade e ao mesmo tempo de realização, de antÃtese, e também de afirmação.
Um fator importante que levou o cristianismo a distanciar-se das raÃzes judaicas foi a mudança na composição da Igreja, ocorrida mais ou menos no final do século II. Nesta época, os cristãos não-judeus começaram a superar, em número, os cristãos judeus. O trabalho do apóstolo Paulo teve grande influência na ruptura definitiva entre judaÃsmo e cristianismo. As cartas enviadas por Paulo a Timóteo e a Tito mostram o inÃcio de uma organização baseada na transmissão da autoridade da primeira geração de apóstolos — entre os quais se inclui Paulo — aos bispos subseqüentes.
O cristianismo teve, em primeiro lugar, que consolidar sua relação com a ordem polÃtica. Dentro do império romano e como seita judaica, a igreja cristã primitiva compartilhou o status do judaÃsmo. Mas, antes da morte do imperador Nero, em 68, o cristianismo já era considerado rival da religião imperial romana. A lealdade demonstrada pelos cristãos perante seu Senhor, Jesus, era incompatÃvel com a veneração do imperador, encarado como divindade. Além disso, imperadores, como Trajano e Marco Aurélio, viam no cristianismo uma ameaça a seus propósitos e decidiram extingüi-lo.
A oposição à nova religião criou o efeito inverso ao que se pretendia. No inÃcio do século IV, o mundo cristão havia crescido tanto que obrigou Roma a tomar uma decisão: erradicá-lo ou aceitá-lo. O imperador Diocleciano tentou eliminar o cristianismo, mas fracassou. O imperador Constantino optou por contemporizar, convertendo-se ao cristianismo como uma manobra polÃtica. Esta atitude acabou criando o império cristão: a nova religião se apossou da infra-estrutura burocrática romana, utilizou-a para seus propósitos e ritos e se apoderou do mundo.
fonte enciclopedia encarta
espero ter ajudado e caso contrario gostaria de receber sua orientação
fratrnalmente
2006-12-08 06:18:45
·
answer #2
·
answered by lcmvip 5
·
1⤊
0⤋
Olha mano, se perguntares a diferentes pessoas de diferentes Igrejas ou religiões, qual a verdadeira? Todos iram dizer que a deles é a verdadeira. por isso mano, p´ra mim a verdadeira é o meu coração, com ela eu me entendo.
2006-12-08 05:44:22
·
answer #3
·
answered by JD 1
·
2⤊
1⤋
Boa pergunta Marza, vou responder oque existe históricamente comprovado...
Séculos antes da queda do império durante o reinado de Constantino roma não apenas a cidade mas todo o imperio, estava em decadencia devido a diversidade social existente e o povo não existia uma unidade nacional, ou seja, os cidadãos romanos não tinham os mesmo hábitos e costumes e nem mesmo a mesma fé, e com medo de uma guerra civil, Contantino em uma ultima manobra politica consagra o Cristianismo como a religião oficial. Detalhe: Ele se converteu em seu leito de morte, agora se foi sicero ou não isso não me cabe julgar!
Com isso reacendeu a esperança de uma unidade nacional, em vista que o Cristanismo éra acendente e já estava no gosto da parcela pobre do povo, parcela que não era pequena somavan-se quase 80% da população, mas a quatidade de Cristãos era ainda pequena.
O outro decreto da unidade era fazer a igreja em Roma um polo tirando o poder das 7 igrejas do oriente, as mesmas que são citadas no apocalipse e por fim determinar os constumes, onde os lideres de muitas seitas cristãs se reuniram para definir os sacramentos e os costumes, e nesta reuinão com nome de concilio de nicéia foi determinado desde o que faria parte da bíblia até como seriam as reuniões na igreja, definindo uma unica lingua, o latin, etc... Queiram ou não o Cristianismo primitivo apostólico mudou muito e foi aderido alguns costumes dos lugares onde eles estavam localizados, por isso existem as cartas as igrejas no apocalipse pois as igrejas estavam se perventendo e João foi o ultimo e responsável por toda a obra de Deus na terra... Depois que João morreu seus lideres tomaram conta e os costumes do cristianismo variavam de lugar para lugar é o mesmo que acontece hoje em dia nas igrejas evangélicas, cada um segue a Cristo de acordo com seus preceitos baseados na bíblia.
um outro ponto importante a destacar foi que muitos costumes que hoje fazem parte do catolicismo são agregados desta mistura, sendo o resultado do concilio de nicéia uma unidade misturada com ritos pagãos, ou seja, imperou o cristianismo mais carismático que estava agragando valores de outras culturas.
Como toda descisão humana sofre, o catolicismo promoveu muito sofrimento pricipalmente durante a reforma protestante onde houve muitas perseguições! Curiosamente o catolicismo teve origem das mãos das pessoas que são descendentes diretos dos perseguidores dos cristãos na terra e tiveram parte na morte de Cristo!
Respeito os católicos e chamos de irmãos assim como muitos outros que compartilham da mesma fé em Cristo, e da mesma forma que antigamente os cristianismo era dividido e foi unido de uma maneira errada, hoje temos a chance de participar da verdadeira união mas não uma união politica mas sim divina com a ajuda de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, Mas em primeiro lugar temos que aprender a nos respeitar... abraços irmão e fica com Deus....
2006-12-08 15:27:01
·
answer #4
·
answered by Alexandre 3
·
0⤊
0⤋
lkra eu soh digo uma coisa
sou protestante e descordo o q o kra flw que a catolica e o sol protestante eh astrevas.kra nenhuma igreja nenhuma religiao vai vc se salva, nos temos salvação indivudual e na blibia esta escrito.em nehnum outro a nome a salvação.ele queri dizer que soh jesus eh a salvação soh ele que salva.jesus disse:ninguem vem ao pai senaum por mim.para ser salvo basta aceitar jesus verdaderamente no seu coração, e fazer o q ele manda.
2006-12-08 07:40:02
·
answer #5
·
answered by Jos頨enrique M 3
·
1⤊
1⤋
O protestantismo só pode viver da negação do catolicismo. Assim, se o catolicismo pudesse morrer - o que é impossível - no mesmo dia e na mesma hora estaria morto o protestantismo.
A Igreja católica é o objeto positivo; o protestantismo é a sua negação. A Igreja católica é o sol luminoso e resplandecente do dia; o protestantismo é as trevas da noite onde se tropeça e perde o caminho: "Vae ponentes tenebras lucem" (Is 5, 20)
A Igreja católica é uma instituição que mantém a unidade através do Papa, o protestantismo é a anarquia, a desordem, onde cada pastor é livre em sua interpretação, : "Super hanc petram aedificabo ecclesiam meam" (Mt 16, 18).
A Igreja católica é a árvore frondosa, em cujos ramos as aves do céu, que são os santos, fazem seus ninhos; o protestantismo procura envolver o tronco e chupar-lhe a seiva, para esterilizá-lo. "Fit arbor, ita ut volucres caeli... habitent in ramis ejus" (M
2006-12-08 05:57:50
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
A igreja católica romana, se diz a única porque deseja que as pessoas acreditem que ela foi fundada por Jesus, mas na verdade Ele não fundou nenhuma religião e nenhuma igreja, Jesus pregou a sua doutrina, que é o amor ao próximo sem discriminação de espécie alguma, pregou a caridade: fazer ao outro o que desejas que te façam, não tinha igreja pregava junto á natureza, não possuia bens era pobre e andava a pé, convivia com todos os tipos de pessoas , doentes, prostitutas , e morreu entre dois ladrões! Será que é preciso dizer mais alguma coisa ? reflitam!!
2006-12-08 06:19:56
·
answer #7
·
answered by Lili mineira 3
·
0⤊
1⤋
Sim essas igrejas existiram vc disse bem, mas não existem mais.
A que permaneceu foi a de Roma, destino maior dos povos daquela época, centro do mundo politico no seculo I.
A única e verdadeira Igreja, a catolica não se proclama ser.
Se o sr se desse ao trabalho de ler o catecismo da Igreja, a constituição apostólica, os escritos dos santos padres, os documentos do concilio vaticano 2°, de certo não diria uma bobagem dessas.
Aliás, diria sim, pq o seu objetivo é fazer proselitismo usando para tanto, ataque e agressoes e grosserias.
O que a Igreja Catolica diz é que nela existem todas as condições para a salvação dos fieis, visto que ela tem como base a Biblia Sagrada e o magistério e a vida sacramental, intimamente ligados, pq não se pode ler a biblia segundo a interpretação pessoal de cada um nem prescindir-se dos sinais visiveis da graça q são os sacramentos, principalmente a Eucaristia.
Qdo isto acontece, dá é nisso que as suas seitas comprovam, milhares de "fés" particulares, brigando entre si e com a Igreja.
Cada crente sendo seu pp papa, seu pp interprete, seu pp padre, seu pp fiel.
A Igreja é Una, a mesma crença, a mesma interpretação o mesmo Senhor, a mesma fé o mesmo batismo.
Isto faz 2 mil anos, pq a ela foi dada as chaves para ligar na terra e no ceu.
Tais chaves não pertencem às seitas neo farisaicas, muito pelo contrario,
Pq o q elas fazem, as seitas, é justamente o contrario, desligam,desunem,desfazem,descrêem, desviam, descontrextualizam, destoam, desregram,desmancham,destilam venenos.
Des-esperam....
2006-12-08 05:47:29
·
answer #8
·
answered by Frei Bento 7
·
2⤊
3⤋
Pense comigo...se você tivesse problemas com todas esta religiões o que você faria? vai estudar um pouco sobre como surgiu a religião católica apostólica romana ai você vai entender. E dessa do pedestal da sua, pois também ela não é a única a dizer a verdade!
2006-12-08 05:42:09
·
answer #9
·
answered by jbcsilva 3
·
1⤊
2⤋
É a única Igreja CATÓLICA.
sabe o significado desta palavra?
Tem idéia desta uniao? A mesma celebracao eucarística realizada, hoje, neste momento aqui no brasil, também está acontecendo no japao, na inglaterra, na finlandia, na áfrica, etc...
Se eu nao estiver na minha cidade e for á uma missa em sp, paraná, salvador, etc... estarei participando da mesma celebracao.
É preciso ser muito forte e organizada e universal para que isso possa acontecer, nao é?
2006-12-08 06:11:03
·
answer #10
·
answered by ROSANA 6
·
1⤊
3⤋