A resposta da xD teve boa intenção mas não é a realidade.
O Espiritismo é doutrina, ciência e filosofia. Não baixam santos como foi dito acima. Não existe reunião faixa branca (nem imagino de onde foi tirado isso).
Estudei o Espiritismo durante três anos e continuo estudando. As pessoas têm uma visão errônea do que seja a doutrina, confundem-na com outras religiões espiritualistas e querem ter razão sem ter o estudado o assunto.
Alguns, de forma ignorante, relacionam espíritos com fantasmas, massacrados que foram pelas idéias erradas passadas pela mídia.
Não existe comunicação com os mortos. Basta ler um pouco do assunto e entenderá que a morte é apenas uma passagem.
Pesquisas realizadas a alguns anos demonstraram que o Espiritismo é praticado por pessoas de alto nível cultural, diferentemente de outras religiões, já que requer muito estudo.
Sugiro, portanto, que vc leia os livros recomendados (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo e romances como Nosso Lar, por exemplo) para ter uma idéia básica do que vem a ser o Espiritismo.
Um abraço.
2006-12-08 05:42:15
·
answer #1
·
answered by ? 7
·
1⤊
1⤋
Religião Cristã, de origem francesa.
Terceira revelação de Deus
O consolador prometido por Jesus
Doutrina dos Espíritos codificada por Kadec
Religião de 2 337 432 membros no Basil segundo o senso de 2000
Tem Origem Francesa, mas cresce vertiginosamente em pasíes da América e da Asia (como os EUA e a Rússia)
Te como um de seus princípios básicos a lei de reencarnação e dissemina idéias como:
Amor oo próximo
perdão de ofensas
Cristianismo redivivo
responsabilidade por seus atos
reforma íntima
Levando aos seus praticantes a não somente dizer que são seguidores de Jesus, mas realmente praticantes de sua doutrina
2006-12-08 13:34:54
·
answer #2
·
answered by Juliana C 2
·
3⤊
0⤋
conhecida como a terceira revelação(moisés-jesus-espititismo), veio trazer ao mundo através da analise e estudos do profesor Rivail(allan kardec), a revelação dos espíritos a respeito da ciencia, filosofia e religião, a partir dos fenomenos começados em hydesville EUA, e revelados ao mundo inteiro ao mesmo tempo através de inumero mediuns, o que já ocorria desde que o primeiro homem pisou no planeta.;
é uma doutrina filosofica, cientifica e religiosa
religião - estuda apenas os ensinamentos morais de jesus
ciencia - estuda a relação e integração do mundo espiritual (mundos dos mortos) com o mundo físico
filosofia - estuda e explica avida fisica e espiritual nas suas causas e efeitos ações e reações e as leis naturais.
2006-12-08 13:45:16
·
answer #3
·
answered by lcmvip 5
·
2⤊
0⤋
Espiritismo é uma doutrina, que prega o amor e acaridade entre os homens, e ela não foi criada por Kardec,como erradamente dizem algumas pessoas e sim codificada por ele, e também não é uma reunião de pessoas que falam com espíritos embora a comunicação com eles seja um fato comum.Espiritismo também não é macumba ,não faz uso de velas, bebidas ,oferendas, etc. O espirita pauta suas ações pelo carater, pelo amor ao próximo, e o livro que estudamos é o evangelho de Jesus. Acho que devemos antes de criticar uma crença estudá-la para não dizermos bobagens. Se comunicação com os espíritos e errado ,como os meninos de Fátima que disseram ter visto a virgem Maria foram tão admirados? Eles viram e falaram com um espirito,ou não?
2006-12-08 13:47:21
·
answer #4
·
answered by Lili mineira 3
·
1⤊
0⤋
Que bom ler o que disse a Carla. É uma verdeira aula.Tomara que aqueles que debocham, aqueles que criticam de forma irônica e aqueles que estão bitolados em suas seitas tenham lido também.
2006-12-09 08:15:47
·
answer #5
·
answered by maclecy 4
·
0⤊
0⤋
A Prof.ª Dora Incontri, pós-doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, defende o carácter cristão da Doutrina Espírita, apontando na proposta estruturada por Allan Kardec um novo modelo de religião, alheio a dogmas, fórmulas, hierarquias sacerdotais e baseado eminentemente no aspecto ético-moral do sujeito.
O termo espiritismo (fr. spiritisme) surgiu como um neologismo criado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde adotou o pseudônimo de Allan Kardec, utilizado pela primeira vez na introdução de O Livro dos Espíritos (1857), para nomear especificamente o corpo de idéias por ele sistematizadas, diferenciando-o do movimento espiritualista em geral. Contudo, a utilização de raízes oriundas da língua viva para compor a palavra (Spirit: Espírito + Isme: Doutrina), que, por um lado, foi um expediente a que recorreu Kardec para facilitar a difusão do novo conjunto de idéias, por outro fez com que o termo fosse rapidamente incorporado ao uso cotidiano para designar tudo o que dizia respeito à comunicação com o além-túmulo. Assim, por espiritismo, muitos entendem hoje as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência do espírito à morte do corpo, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar ordinariamente com ele.
História
Durante o século XIX houve uma grande onda de manifestações mediúnicas nos Estados Unidos e na Europa. Estas manifestações consistiam principalmente de ruídos estranhos, pancadas em móveis e objetos que se moviam ou flutuavam sem nenhuma causa aparente. O cientista, cético até então, Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde adotou o pseudônimo de Allan Kardec, pesquisou por vários anos a respeito de manifestações espirituais. Chegou a afirmar: "Eu crerei quando vir e quando conseguirem provar-me que uma mesa dipõe de cérebro e nervos, e que pode se tornar sonâmbula; até que isso se dê, dêem-me a permissão de não enxergar nisso mais que um conto para dormir em pé". Posteriormente foi investigar os casos das mesas girantes e se viu convencido a crêr nos fatos (sem a necessidade de provar-se que uma mesa tinha cérebro e nervos). Utilizando uma série de relatos de espíritos que foram psicografados por médiuns da época, publicou o Livro dos Espíritos.Depois vieram outras codificadas por Kardec,totalizando 7, que são as obras básicas.
Outros livros psicografados surgem ... Francisco Cândido Xavier ,foi um médium brasileiro que muito contribuiu !
2006-12-09 05:16:31
·
answer #6
·
answered by *Carla* 3
·
0⤊
0⤋
Crença da imortalidade da alma é apoiada por todas as religiões falsas que acretitam de uma alma imortal
2006-12-08 17:12:20
·
answer #7
·
answered by Wil 1
·
0⤊
0⤋
Teria mil respostas para te dar. Já sou espírita há mais de 10 anos,e vi tanta coisa... Pessoas que chegavam com dores, físicas e morais, e saíam reconfortadas; famintos e pobres que conseguiam comida para eles e seus filhos, enfim, tantas coisas... Acho que é isso. Quer que eu defina? "Ama a teu próximo como a ti mesmo." Faz isso, e entenderá o que é o Espiritismo.
Um grande abraço
André
2006-12-08 15:50:24
·
answer #8
·
answered by andrerbmoreira 2
·
0⤊
0⤋
Mais uma vez o pescador de não sei o quê, dá uma resposta debochada e é por isso que continuarei igualmente debochando destes bitolados, teleguiados, idiotas, que sustentam pastores neste falso cristianismo sem pé e sem cabeça.
O Espiritismo é uma Religião sim, pois agrega vários segmentos diferenciados, incluindo aí o Kardecismo, a Religião Afro-Brasileira, a Umbanda, etc. E é coisa muito séria!
2006-12-08 15:32:23
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É uma religião, que acredita que os espíritos podem ir aos centros espíritas e te dar informações. Eles acreditam que se você ficar muito chateado, chorando muito por alguém que faleceu, você não deixará o espírito dessa pessoa ir para o outro plano descansar em paz e que os espíritos que ficam na terra são os pouco iluminados.
A religião deles é diferente do Candomblé ! (num sei se é assim que se escreve )
Bom, é isso que eu sei a respeito !
Espero ter ajudado !
Você pode ir visitar os centros espíritas, é muito legal ! As pessoas baixam santos na sua frente, que te dizem coisas, que muitas vezes pode te ajudar em muita coisa ! O melhor centro de se ir é o de "faixa branca" - Allan Kardec ( num sei escrever o nome dele, mas é algo do tipo ! haha )
:*
2006-12-08 13:30:25
·
answer #10
·
answered by xD 2
·
2⤊
2⤋