English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

“PODEM me chamar de pedinchão. Eu não tenho vergonha disso; é para Jesus que peço.” Essas palavras reveladoras de um pastor protestante destacam a controvérsia que envolve o financiamento da religião. Parece que a religião organizada não consegue sobreviver sem grandes somas de dinheiro. Há salários a pagar, igrejas a construir e manter, além de campanhas de evangelização a ser financiadas. Como conseguir os fundos necessários?

Para muitas igrejas, a resposta é o dízimo.* “O dízimo é a maneira de Deus financiar seu Reino na Terra”, afirma o evangélico Norman Robertson. “É Seu sistema econômico que permite que o Evangelho seja pregado.” Sem se constranger de relembrar seus seguidores da responsabilidade de contribuir, ele declara enfaticamente: ‘Dar o dízimo não é algo que se faz porque se tem condições. É um ato de obediência. Deixar de dar o dízimo é uma clara violação dos mandamentos de Deus. É apropriação indébita.’ — Tithing—God’s Financial Plan (Dízimo — O Plano...)

2006-12-08 04:56:22 · 15 respostas · perguntado por Bruno E 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Você provavelmente concorda que contribuir deve fazer parte da adoração cristã. Apesar disso, sente-se constrangido, até ofendido pelas insistentes solicitações de dinheiro? O teólogo brasileiro Inácio Strieder acusa as igrejas de recorrer ao dízimo para “resolver seus problemas institucionais” e diz que tais práticas são ‘ilegítimas, abusivas e uma aberração teológica’. Por causa disso, ‘desempregados, viúvas, favelados e pessoas sem consciência crítica se sentem desamparados por Deus e na obrigação de dar aos “pastores”, de forma descontrolada, o que lhes falta à mesa’.

Talvez se pergunte: ‘As igrejas que cobram o dízimo estão aplicando corretamente o que a Bíblia diz? Ou algumas religiões poderiam estar usando o temor a Deus para tosquiar o rebanho? Será que Deus realmente espera que ‘demos até o último centavo’, como alguns diriam?

2006-12-08 04:56:54 · update #1

15 respostas

Cristãos Não Sujeitos a Pagar Dízimos. Em nenhuma ocasião se ordenou aos cristãos do primeiro século pagar dízimos. O objetivo primário do arranjo de dízimos, sob a Lei, era sustentar o templo e o sacerdócio de Israel; conseqüentemente, a obrigação de pagar dízimos cessaria quando aquele pacto da Lei mosaica chegasse ao fim, por estar cumprido, por meio da morte de Cristo na estaca de tortura. (Ef 2:15; Col 2:13, 14) É verdade que os sacerdotes levitas continuaram a servir no templo em Jerusalém até que este foi destruído em 70 EC, mas os cristãos, a partir de 33 EC, tornaram-se parte de um novo sacerdócio espiritual que não era sustentado por dízimos. — Ro 6:14; He 7:12; 1Pe 2:9.

Como cristãos, foram incentivados a dar apoio ao ministério cristão, tanto por sua própria atividade ministerial como por contribuições materiais. Em vez de darem quantias fixas, especificadas, para custear as despesas congregacionais, deviam contribuir “segundo o que a pessoa tem”, dando “conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado”. (2Co 8:12; 9:7) Foram incentivados a seguir o princípio: “Os anciãos, que presidem de modo excelente, sejam contados dignos de dupla honra, especialmente os que trabalham arduamente no falar e no ensinar. Porque a escritura diz: ‘Não deves açaimar o touro quando debulha o grão’; também: ‘O trabalhador é digno do seu salário.’” (1Ti 5:17, 18) Contudo, o apóstolo Paulo deu exemplo, procurando não acarretar à congregação uma carga financeira indevida. — At 18:3; 1Te 2:9.

2006-12-08 05:17:00 · answer #1 · answered by FelipeLima 3 · 3 0

TODO MUNDO PODE TER DEUS SEM TER QUE ALIMENTAR AS CONTAS BANCÁRIAS DESSES SALAFRÁRIOS!!!

2006-12-08 05:05:41 · answer #2 · answered by ====== 6 · 2 1

Oioioioi Quase tudo que tá na bíblia foi convencionado à vontade dos homens e sua ganância...por isso o alimento agora em em formas verdes, e não se fala aqui de repolhos. B-joos

2016-12-18 09:57:45 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Não é assim que as igrejas devem financiar a adoração. Alguém pode ajudar nos custos envolvidos de maneira voluntária e de acordo com suas possibilidades. Não se deve COBRAR dízimos. Isso é parte da lei mosaica e servia para financiar a adoração e o governo. Era um imposto. Nós já pagamos impostos nos nossos respectivos países. Deus não cobra imposto para ser seu adorador. Antes ele ama o dador animado. É assim que os verdadeiros adoradores devem fazer: incentivar o dar de maneira espontânea e generosa, sem imposição ou constrangimento.

Bruno, mande um e-mail para mim porque quero falar com você mas não é permitido pelo seu perfil. Mande um e-mail. Só tenho que lhe fazer uma pergunta pessoal sobre uma outra pergunta sua. Só isso. Obrigado.

2006-12-09 04:30:14 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

É evidente que as igrejas precisam de recursos para se manter. O dízimo foi criado lá na antiguidade pois de maneira espontânea não seriam conseguidos os recursos necessários. Só que acabou virando esperteza de pastores para viver às custas disso. Eu até tenho religião, mas acho que não se precisa necessariamente de igreja para estar em comunhão com Deus.

2006-12-08 06:09:35 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

A Igreja católica recebe dinheiro da papa? alguém disse isso aí?
A comunidade, deve sim manter a sua igreja. Além de todo o trabalho realizado pelas pastorais.
Na minha paróquia, ajudamos um determinado número de famílias. nao só com cestas básicas, mas com consultas medicas e psicologicas, medicamentos e a partir deste ano, tentaremos fazer algo relacionado a ensino profissionalizante para jovens carentes.
De qualquer maneira, eu prefiro "sustentar"o padre, ao invés de sustentar o pastor, a mulher do pastor, os filhos do pastor, o curso de ingles do filho do pastor, a cabeleireira, manicure, da mulher do pastor, a racao do cachorro do pastor, o aluguel na casa da praia do pastor, etc. etc. etc...

2006-12-08 06:00:43 · answer #6 · answered by ROSANA 6 · 0 0

Na realidade o dizimo é sim biblico, mas hoje o que vemos é um grande abuso...
Veja : quando vamos a uma igreja, gostariamos de sentar em um banco confortável, gostariamos de instrumentos para que os louvores sejam ministrados, gostariamos de ventiladores para arejar o ambiente e torná-lo agradável, correto? Para que tudo isso ocorra é necessário que haja dinheiro, para que haja dinheiro é necessário que alguém dizime.
O que não concordo :
1° Atrelar dizimo, oferta com bençãos de Deus "Dá R$1.000,00 pra igreja, que Deus te dará uma cura"
2° Fazer do dizimo uma obrigação, quando na verdade deve ser feito de coração, ou seja por mera liberalidade, sem coação moral.
3° Dizimar pra sustentar os pastores, seus luxos, suas casas, seus carros, enfim...

Minha congregação nunca me pediu dinheiro, nunca disseram isso durante o culto, e sabe pq? Pq eles não cobram aquilo que o Senhor nos deu... gratuitamente!!!
Os pastores trabalham e o que gastam pra irem até a igreja sai do bolso deles, há os que dizimam, mas parte da pessoa querer dizimar, sem coação, sem petição alguma... eu ainda não dou dizimo, mas quando tiver condiçoes darei de coração, pq sei que estarei ajudando numa obra séria, e não estarei sustentando os pastores e nem suas mesquinharias.

O que ocorre hoje em dia é que as pessoas vão atrás de uma igreja que encha o seu coração de seus desejos egoístas, pois não querem saber de mudança espiritual, ou de serem servos, querem ser curados, querem uma vida boa materialmente... e quando se deparam com aquelas propagandas "Venham a minha igreja, sua vida se transformará, vc terá carros em sua garagem, casa, um bom emprego, basta ofertar!!!" dão até seu próprio carro...

2006-12-08 05:20:06 · answer #7 · answered by Bia 2 · 0 0

COMO TEM OTÁRIO NESSE MUNDO! tem também muito espertinho vendendo a palavra de Deus.

2006-12-08 05:19:55 · answer #8 · answered by Antonio Luiz F 5 · 0 0

Eles "tosquiam o rebanho" literalmente, toda "religião" faz isso e ainda usam o nome de Deus pra isso. Jesus andava de pé no chão e com um simples pano sobre o corpo e pq esa cambada não anda assim tb? Só com o dinheiro que eles arrecadam, se não fossem tão ladrões, não teríamos tanta gente passando necessidade nesse país. Uma vergonha!

2006-12-08 05:12:31 · answer #9 · answered by KeroSaber 7 · 0 0

Já diz o provérbio: TEMPLO É DINHEIRO...

2006-12-08 05:09:03 · answer #10 · answered by Blabla U 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers