Alguém talvez pergunte: ‘Em que sentido Jesus é um “Deus Poderoso”? E não disse o apóstolo João que Jesus é o próprio Deus?’ Na versão Almeida, revista e atualizada, João 1:1 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” Alguns afirmam que “o Verbo” (ou “a Palavra”), que nasceu na Terra como o bebê Jesus, é o próprio Deus Todo-Poderoso. Será que isso é verdade?
Se esse versículo for interpretado com a intenção de mostrar que Jesus é o próprio Deus Todo-Poderoso, isso irá contradizer a declaração anterior, “o Verbo estava com Deus”. Se uma pessoa está “com” outra, elas não podem ser a mesma pessoa. Muitas traduções da Bíblia, portanto, fazem uma distinção para tornar claro que o Verbo não era o Deus Todo-Poderoso. Por exemplo, algumas traduções da Bíblia dizem o seguinte: “a Palavra era um deus”, “um deus era a Palavra” e “a Palavra era divina”.*
Versículos bíblicos que na língua grega têm uma estrutura similar à de João 1:1 usam a expressão “um deus”. Por exemplo, referindo-se ao rei Herodes Agripa I, as multidões gritaram: ‘É um deus que está falando’. E quando Paulo foi mordido por um cobra venenosa e não morreu, as pessoas disseram: “Ele é um deus!” (Atos 12:22; 28:3-6) Referir-se à Palavra como sendo, não Deus, mas “um deus”, está em harmonia com a gramática grega e com o ensino da Bíblia. — João 1:1.
SAIBA MAIS:
http://www.watchtower.org/t/20050422/article_03.htm
2006-12-08 03:53:50
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
a palavra de Deus se fez carne,jesus é a propria biblia ou seja a propria palavra de Deus
2006-12-08 11:53:09
·
answer #2
·
answered by pescador de almas 4
·
2⤊
1⤋
ele era 'um deus' e não o" Deus todo ´Poderoso" pois deus é apenas um título como senhor, ou doutor etc..
2006-12-08 17:30:58
·
answer #3
·
answered by marga amarga 2
·
0⤊
0⤋
Vixe... não estou lembrado disso... foi o evangelista?
Mas em todo caso... o próprio JC nunca disse isso... portanto prefiro acreditar nele do que em João...
Abraços,
2006-12-08 14:50:21
·
answer #4
·
answered by no_stress_123 3
·
0⤊
0⤋
Realmente são pessoas diferentes, mas unidas em próposito.
Para vc entender isso vc tem que aprender fatos adicionais que te ajudará a chegar a uma comclusão certa.
Primeiro veja o que João escreveu em João 1:18 - "Nenhum homem jamais viu a Deus;
No entanto, humanos viram Jesus, o Filho, pois João diz em João 1:14 - " De modo que a Palavra se tornou carne e residiu entre nós, e observamos a sua glória."
Como então, o filho poderia ser parte do Deus Todo- Poderoso?João disse também que o Verbo estava "com Deus".
Mas como pode uma pessoa estar com alguém e, ao mesmo tempo, ser essa pessoa?Além do mais, conforme registrado em João 17:3, Jesus faz uma clara distinção entre ele e seu Pai celestial.Ele chama seu Pai de o "único Deus verdadeiro".E quase no fim de seu Evangelho João resume o assunto dizendo:"Mas, estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que, por crerdes, tenhais vida por meio do seu nome." João 20:31
Note que Jesus não é chamado de Deus mas sim de filho de Deus.Essas informações adicionais, fornecidas no Evangelho de João, mostram como João 1:1 dever entendido.Jesus a Palavra, é "deus" no sentido de que ele tem uma alta posição mas não é o mesmo que o Deus Todo-Poderoso.
Caso não te satisfaça somente isto poderá recorrer ao a outros escritores bÃblicos: Atos 7:55 - "Mas ele, cheio de espÃrito santo, fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus".
O apóstolo João também descreveu Jesus como subordinado a Deus. Ele disse que escreveu seu evangelho para que os leitores cressem que “Jesus é o Cristo, o Filho de Deus” — não que ele é Deus.
Jesus reconheceu que era o Filho de Deus, embora raramente se identificasse dessa maneira. (Marcos 14:61, 62; João 3:18; 5:25, 26; 11:4)
JESUS orava freqüentemente a Deus, a quem chamou de Pai, e também ensinou outros a fazer o mesmo. (Mateus 6:9-11; Lucas 11:1, 2)
Se vc procurar ler a bÃblia como um todo achara coisas interessantes, porque ela é perfeita e se completa não é confusa como alguns acham.Estude a bÃblia para entende-la verá que não tão dificil assim.
2006-12-08 12:54:41
·
answer #5
·
answered by hakyra_rj 3
·
0⤊
0⤋
Em João 1.3 e em 1.14,Mediante este título de Cristo,João o apresenta como a Palavra de Deus personificada e declara que nestes últimos dias Deus nos falou através do seu Filho (Hb 1.1)As Escrituras declaram que Jesus Cristo é a sabedoria multiforme de Deus(1 co 1.30:Ef 3.10,11:Cl 2.2,3)e a perfeita revelação da natureza da pessoas de Deus(Jo 1.3-5,14.18:Cl2.9)Assim como as palavras de um homem revelam o seu coração e mente,assim tbm Cristo,como "Verbo",revela o coração e a mente de Deus.
No princípio como Deus.Cristo não foi criado: Ele é eterno,e sempre esteve em comunhão amorosa com o Pai e com o Espírito Santo,Mc 1.11(Trindade).
Jo 1.14 E O VERBO SE FEZ CARNE.Cristo,o Deus eterno,tornou-se humano(Fp 2.5-9).NEle se uniram a humanidade a a divindade.De modo humilde,Ele entrou na vida e no meio-ambiente humanos com todas as limitações das experiências humanas (3.17:6. 38-42: 7.29: 9.5: 10.36).
Espero que tenha respondido sua pergunta Franciela S sem deixar dúvidas,boa tarde e um ótimo final de semana abençoado.
2006-12-08 12:16:45
·
answer #6
·
answered by manancial 3
·
0⤊
0⤋
...a tradução correta deste versículo (em grego coiné) seria "O Verbo (jesus) no principio..ERA UM DEUS"....ou seja, refere-se a vida espiritual de Jesus, como um poderoso anjo nos céus, O Primogênito e Unigênito, criado diretamente pelo Pai, Jeová, O único Todo-Poderoso Deus. Isto refere-se a antes de sua vinda a terra, para nascer como humano. O diabo, Satanás, também é chamado de "deus", nas escrituras, isto é, "o deus deste iníquo sistema", como disse Ap.Paulo. Assim, deuses, existem muitos, no sentido de serem seres poderosos, influentes ou adorados, mas, Onipotente e Todo-Poderoso, só um: O Pai, Jeová Deus.
2006-12-08 12:07:55
·
answer #7
·
answered by jorge marques 1
·
0⤊
0⤋
Como você é corpo, alma e espírito. Deus é Pai, Filho e Espirito Santo, três pessoas distintas mas um só DEUS. Sei que é complicado entender a Santissima Trindade. Mas Jesus não era e nem foi, Ele é DEUS!!!
E não é só João, muitos outros falam isso.
Um nome forte: "Deus Poderosso"
Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado . . .
E ele será chamado . . . Deus Poderoso.
O nome "Deus Poderoso" é um titulo do Antigo Testamento aplicado aqui ao Messias que viria. É termo composto do hebraico El Gibbor e ambas as partes do nome devem ser compreendidas.
Deus. A primeira parte do título é El. Embora o próprio Jesus destacou que o título às vezes é usado por homen poderosos (João 10:34), El é usado tantas vezes com relação a Deus, e somente a Deus. O profeta Oséias usou El para colocar Deus em contraste ao homem, em Oséias 11:9.
O Messias não iria apenas possuir o poder de Deus, Ele seria o Deus de poder!
Isaías 9:6 estava profetizando Aquele que seria muito mais do que um homem. Isso vemos não somente pelo terceiro nome "Pai Eterno" e em outras referências proféticas tais como Isaías 2:1-4, mas no registro do Novo Testamento, com relação a Cristo. Jesus disse: "Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!" (João 8:58). Ele é Aquele, de quem João escreveu:
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem Ele, nada do que existe teria sido feito (João 1:1-3).
Poderoso. A outra parte do nome é Gibbor, que significa "força, poder, herói". Que afirmação! Num mundo onde os heróis são determinados pela sua proeza atlética ou poder financeiro, nos é dito que o único e vedadeiramente digno de ser adorado é aquele cujo poder é inigualável! Isaías 10:21 descreve-o como um remanescente e Deuteronômio 10:17 declara que Ele é "o grande Deus, poderoso e temível".
* * *
O foco da profecia de Isaías é El Gibbor, o Deus Poderoso, que é o nosso verdadeiro herói. O que esse profeta do sétimo século a.C previu foi confirmado pelo Novo Testamento. Como o Messias seria Deus, Ele também teria o poder de Deus. Mas para Isaías o maravilhoso foi que o Messias não teria apenas o poder de Deus, Ele seria o Deus do Poder!
Em outras partes da sua profecia, Isaías deu mais detalhes a que se assemelharia esta força poderosa. Por exemplo, numa parte messiânica da sua profecia, ele declarou:
O Espírito do Soberano, o SENHOR, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão como o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do SENHOR, para manifestação da sua glória (Isaías 61:1-3).
Jesus usou Isaías 61:1-3 para justificar a sua reivindicação como Messias (Lucas 4:16-21). Mas como Ele cumpriu só parcialmente essa profecia na sua primeira vinda, foi apenas parcialmente reconhecido. Com a sua ressureição, vida perfeita, morte sacrifical e muitos sinais poderosos, Ele demonstrou que podemos confiar que um dia Ele voltará a fim de governar o mundo. O seu próprio povo o rejeitou. João escreveu: "Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam" (João 1:11).
Entretanto, em muitos casos, Jesus foi reconhecido como o tão esperado Messias. Nicodemos, um rabino de Israel, reconheceu-o (compare João 3 com João 19). Os discípulos o reconheceram (Mateus 8:27; 16:16). Maria Madalena o reconheceu e sua vida foi transformada (Lucas 8:2). Outras vidas também foram transformadas, até mesmo a vida do perseguidor mais temido da igreja, Saulo de Tarso (Atos 9).
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem Ele, nada do que existe seria feito. - João 1:3
Esses e milhares de outros judeus do primeiro século, creram - e com razão. O próprio Jesus Cristo provou ser o El Gibbor ao mostrar sua força e poder de transformar vidas.
* * *
Para aqueles que vêem a necessidade de um Salvador, a evidência do poder de Cristo é assombrosa. Para aqueles que sentem sua própria fraqueza e incapacidade de viver conforme os padrões de Deus, o apóstolo João escreveu: "Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus" (João 1:12).
O que o Antigo Testamento vislumbrou, o Novo Testamento revelou.
O que o Novo Testamento dá é uma oportunidade de ver a plenitude do "Deus Poderoso", do qual Isaías profetizou. A afirmação clara da Palavra de Deus é que Cristo mostrou seu poder na criação do mundo, antes de entrar fisicamente nesse mundo. João 1:3 diz: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem Ele, nada do que existe teria sido feita". Colossenses 1:16 concorda: "pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele".
* * *
Em meio à evidência que mostra que Cristo é o Deus Poderoso, é importante lembrar que isso é mais do que um dado teológico. É uma evidência divinamente inspirada que nos leva a ver e responder a Cristo pelo que Ele é - nosso "Deus Poderoso".
Em vista à evidência profética de Isaías e o registro histórico dos Evangelhos, como podemos ver nosso Senhor Jesus Cristo como algo menos do que o Deus Poderoso, El Gibbor?
Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. - João 1:12
2006-12-08 11:57:46
·
answer #8
·
answered by Marza 3
·
0⤊
0⤋
na verdade Jesus é Deus, por isso está escrito "E o verbo se fez carne", o verbo é a palavra de Deus, que é o próprio Deus, e o mesmo se fez carne, ou seja, tornou-se homem = Jesus.
Pra entender melhor essa questão é necessário falarmos do que é a Trindade. É Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espirito Santo, que são a mesma coisa de 3 maneiras diferentes.
Um exemplo comum: A água pode ser gasosa, liquida e sólida. Ela deixou de ser água? Não, continuou sendo água ainda que de maneiras diferentes, pois não mudou em sua essência.
Então, Jesus se fez carne, Deus se fez homem para nos salvar.
2006-12-08 11:50:39
·
answer #9
·
answered by Bia 2
·
1⤊
2⤋
Jesus sempre foi Deus,mais porem ele é Deus filho,e segundo o que esta escrito lá em Joao,foi ele quem criou a terra,é o que esta escrito lá no livro de joao,mas de qualquer forma Jesus estava com Deus no principio,pq Deus disse ´´ façamos o homem a nossa imanen conforme a nossa semelhança `` Deus disse a NOSSA ! então tinha alguem com ele,alem de Jesus tambem estava o Espirito Santo.
2006-12-08 11:47:00
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋
Vc está dizendo q são pessoas diferentes, mas, como João diz, não são. Jesus é o próprio Deus feito homem. Não é isso?
Pq vc não quer acreditar, as coisas não mudam, permanecem como João disse.
2006-12-08 11:45:56
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
1⤊
2⤋