Ser manso...instruindo com mansidão
os que resistem. - II Timóteo 2:24-25
Joshua Chamberlain era um sossegado e modesto professor antes de se alistar no Exército da União para combater durante a Guerra Civil Americana. No fervor da batalha ele distingiu-se pelo seu heroísmo ao manter a linha da frente em Little Round Top durante a batalha de Gettysburg. Mais tarde foi galardoado com a medalha de honra do congresso.
Como forma de reconhecer o contributo de Chamberlain na vitória da União, o general Ulysses S. Grant nomeou-o para receber a primeira bandeira da rendição no Tribunal de Appomattox. As tropas derrotadas do Sul estavam à espera de ser ridicularizadas e humilhadas, mas em vez disso Chamberlain revelou-lhes amabilidade e respeito. Por este facto, o Comandante da Confederação escreveu nas suas memórias que Chamberlain foi "um dos soldados mais nobres do Exército Federal".
Como Cristão devoto, Chamberlain espelhou a graça de Cristo. Da mesma forma também nós temos de defender aquilo em que acreditamos, mas ao mesmo tempo ser amáveis com aqueles com quem discordamos. Paulo exortou Timóteo "como bom soldado de Jesus Cristo...[a] ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor instruindo com mansidão os que resistem." (II Timóteo 2:3,24-25). Seja num conflito ou numa reconciliação, a nossa resposta deve espelhar o coração gracioso de um nobre soldado de Cristo. - DF
NÃO HÁ NADA TÃO MAJESTOSO QUANTO A AMABILIDADE;
NÃO HÁ NADA TÃO RÉGIO QUANTO A VERDADE.
2006-12-07
13:24:56
·
6 respostas
·
perguntado por
flanegam
1
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade