As primeiras comunidades cristãs não comemoravam o nascimento de Jesus. Somente a partir do ano 350 o Natal começou a ser comemorado no dia 25 de dezembro. Em torno da escolha desta data há uma longa história.
Temos de admitir que o nascimento de Jesus foi um acontecimento notável, mas os seus primeiros discípulos davam muito mais importância ao que ele fazia e ensinava. Certamente Deus nunca intencionou que o nascimento de Cristo ofuscasse a sua vida adulta. No entanto, o Natal conseguiu ofuscar a pessoa de Cristo num emaranhado de lendas e costumes referentes ao seu nascimento.
Com respeito à data das celebrações, a Enciclopedia de la Religión Católica declarou francamente: “O motivo de a Igreja Católica escolher essa data para a festividade parece ser a tendência de substituir festividades pagãs por festividades cristãs. . . . Sabemos que em Roma, naquela época, os pagãos consagravam 25 de dezembro como o dia da celebração de natalis invicti, o nascimento do ‘sol invencível’.”
A Enciclopedia Hispánica também observa: “A data de 25 de dezembro para a celebração do Natal não resultou de cálculos precisos do nascimento de Jesus, mas de dar caráter cristão às festividades do solstício do inverno, que eram celebradas em Roma.” De que maneira os romanos celebravam o nascer do sol no céu do inverno? Com festanças e troca de presentes. Visto que as autoridades da igreja relutavam em acabar com algo tão popular, elas deram um caráter cristão à celebração por chamá-la de nascimento de Jesus, em vez de nascimento do sol.
No início, no quarto e quinto séculos, não foi fácil as pessoas abandonarem a adoração do sol e de seus costumes. O católico “Santo” Agostinho (354-430 EC) sentiu-se na obrigação de aconselhar os crentes a não celebrar o 25 de dezembro assim como os pagãos faziam em honra ao sol. Até mesmo hoje, os costumes das antigas festividades romanas ainda parecem exercer grande influência.
Temos que tomar cuidado com a origem dos acontecimento.
Muitas vezes começamos achando que não é importante porque é uma coisa pequena.
Como diz Lucas 16:10 "Quem é fiel no mínimo, é também fiel no muito, e quem é injusto no mínimo, é também injusto no muito".
2006-12-07 09:10:58
·
answer #1
·
answered by hakyra_rj 3
·
1⤊
0⤋
Baseia-se na BÃblia a celebração do Natal?
Data da celebração.
A Enciclopédia Barsa diz: “A data real deste acontecimento [do nascimento de Jesus] . . . não foi ainda satisfatoriamente reconhecida. . . . O dia 25 de dezembro aparece pela primeira vez no calendário de Philocalus (354). No ano 245, o teólogo OrÃgenes repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Cristo ‘como se fosse ele um faraó’.” — (São Paulo, 1968), Vol. 9, p. 437.
Lucas 2:8-11 mostra que havia pastores nos campos, de noite, quando Jesus nasceu. A obra Daily Life in the Time of Jesus declara: “Os rebanhos . . . passavam o inverno em abrigo; e somente disso já se pode ver que a data tradicional para o Natal, no inverno, é improvável quanto a ser a certa, visto que o Evangelho diz que os pastores estavam nos campos.” — (Nova Iorque, 1962), Henri Daniel-Rops, p. 228.
A Enciclopédia Barsa nos informa: “A data atual [25 de dezembro] foi fixada . . . a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: a festa mitraica . . . que celebrava o natalis invicti Solis (“Nascimento do Vitorioso Sol”) e várias outras festividades decorrentes do solstÃcio do inverno, como a Saturnalia em Roma e os cultos solares. . . . A idéia central das missas de Natal revelam claramente esta origem: as noites eram mais longas e frias, pelo que, em todos estes ritos, se ofereciam sacrifÃcios propiciatórios e se suplicava pelo retorno da luz. A liturgia natalina retoma esta idéia.” — (São Paulo, 1968), Vol. 9, pp. 437, 438.
A New Catholic Encyclopedia reconhece o seguinte: “A data do nascimento de Cristo não é conhecida. Os Evangelhos não indicam nem o dia nem o mês . . . Segundo a hipótese sugerida por H. Usener . . . e aceita pela maioria dos peritos hoje em dia, designou-se ao nascimento de Cristo a data do solstÃcio do inverno (25 de dezembro no calendário juliano, 6 de janeiro no egÃpcio), porque, nesse dia, à medida que o sol começava seu retorno aos céus setentrionais, os devotos pagãos de Mitra celebravam o dies natalis Solis Invicti (aniversário natalÃcio do sol invencÃvel). Em 25 de dez. de 274, Aureliano mandou proclamar o deus-sol como o principal padroeiro do império e dedicou um templo a ele no Campo de Marte. O Natal se originou numa época em que o culto do sol era particularmente forte em Roma.” — (1967), Vol. III, p. 656.
Sábios, ou magos, dirigidos por uma estrela.
Aqueles magos eram realmente astrólogos procedentes do oriente. (Mat. 2:1, 2, NM; NE) Embora a astrologia seja popular entre muitos povos hoje em dia, ela é fortemente desaprovada pela BÃblia. (Veja as páginas 119, 120, sob o tópico geral “Destino”.) Será que Deus conduziria ao recém-nascido Jesus pessoas cujas práticas Ele condenava?
Mateus 2:1-16 mostra que a estrela guiou os astrólogos primeiro ao Rei Herodes e depois a Jesus, e que então Herodes procurou fazer com que Jesus fosse morto. Não há menção de que alguma outra pessoa, a não ser os astrólogos, visse a “estrela”. Depois de partirem, o anjo de Jeová avisou José para que fugisse para o Egito a fim de salvaguardar o menino. Era aquela “estrela” um sinal da parte de Deus ou de alguém que procurava mandar destruir o Filho de Deus?
Note que a narrativa bÃblica não diz que encontraram o bebê Jesus numa manjedoura, conforme costumeiramente se representa nas criações artÃsticas do Natal. Quando os astrólogos chegaram, Jesus e seus pais moravam numa casa. Quanto à idade de Jesus nessa ocasião, seja lembrado que, à base daquilo que Herodes ficou sabendo dos astrólogos, decretou que fossem destruÃdos no distrito de Belém todos os meninos de dois anos ou menos de idade. — Mat. 2:1, 11, 16.
Dar presentes, como parte da celebração; histórias sobre São Nicolau, Papai Noel, etc.
O costume de dar presentes no Natal não se baseia no que os magos fizeram. Conforme demonstrado acima, eles não chegaram na ocasião do nascimento de Jesus. Outrossim, deram presentes, não entre si, mas à criança, Jesus, de acordo com o que era costumeiro quando alguém visitava pessoas eminentes.
A Grande Enciclopédia Delta Larousse declara que as saturnais eram “festas . . . que constituÃram . . . ocasião para trocar presentes”. (Rio de Janeiro, 1972, Vol. 13, p. 6192) Em muitos casos isso representa o espÃrito natalino de dar presentes — uma troca de presentes. O espÃrito que se traduz nessa troca de presentes não produz verdadeira felicidade, porque viola os princÃpios cristãos, tais como os que se encontram em Mateus 6:3, 4 e 2 CorÃntios 9:7. O cristão pode certamente dar presentes a outros como expressão de amor em outras ocasiões durante o ano, fazendo isso quantas vezes quiser.
Dependendo do lugar onde moram, diz-se à s crianças que os presentes são trazidos por Santa Claus, São Nicolau, Papai Noel, Père Noël, Knecht Ruprecht, os magos, o elfo Jultomten (ou Julenissen), ou uma bruxa conhecida por La Befana. (The World Book Encyclopedia, 1984, Vol. 3, p. 414) Naturalmente, nenhuma dessas histórias é verdadeira. Será que tais histórias contadas à s crianças consolidam o respeito delas pela verdade, e dá tal costume honra a Jesus Cristo, que ensinou que Deus tem de ser adorado com verdade? — João 4:23, 24.
2006-12-07 14:34:17
·
answer #2
·
answered by FelipeLima 3
·
5⤊
1⤋
Com certeza Ele não nasceu nesse dia, eu ouvi dizer que 25 de dezembro era comemorado o dia do deus Sol e os primeiros imperadores romanos que eram pagãos e se converteram ao cristianismo, querendo a afeiçao do povo, colocaram esse dia como sendo do nascimento de Jesus
2006-12-07 14:58:36
·
answer #3
·
answered by caxinha 3
·
1⤊
0⤋
Quem crê realmente, sabe que se fosse importante publicar-se essa data ela assim seria, porém Jesus afirmou ser realmente importante o comemorar a Sua morte, que representa a nossa redenção, pois nos libertou da morte. Porém, quem inventou essa data não foi nenhuma igreja e sim um grupo de pessoas interessadas em lucrar com vendas natalícias.
2006-12-07 14:42:47
·
answer #4
·
answered by cacounger 7
·
1⤊
0⤋
Invenção ou nao eu nao sei!
Só sei que 24 eu ja to matando o peru....
2006-12-07 14:41:41
·
answer #5
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
ha fortes indicios biblicos q Jesus nao nasceu em dezembro e sim em outubro.............bjussssssss
2006-12-07 14:36:40
·
answer #6
·
answered by rosarita 3
·
2⤊
1⤋
Jesus não nasceu no mês de Dezembro.
2006-12-08 09:04:50
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pra ser rápida e objetiva, eu diria que 25 de Dezembro foi uma data estipulada pelo comércio uma vez que isto geraria uma forma de comércio. Isto não quer dizer, que sejamos como cristãos, proibidos de "LEMBRAR" do nascimento de Cristo, visto que não há uma data precisa neste sentido. O Natal não deve ser celebrado como uma data de festa para o mundo, mas exclusivamente, para lembrança do nascimento de nosso Salvador. Não pecamos ao ofereçer presentes no Natal, mas erramos ao sequer transmitir a importância da data lembrada.
Os cristãos não devem "VENERAR" o dia 25 de Dezembro, como sendo um dia sagrado, mas também não devem esquecer-se, da oportunidade de mostrar como cristãos ao mundo, como é importante Cristo ter nascido para nos libertar.
2006-12-07 15:26:03
·
answer #8
·
answered by Lili 3
·
0⤊
0⤋
é o seguinte..dizem que ele nasceu em 6 de janeiro (nosso conhecido dia de reis, certo?) . mas, na epoca do imperador constantino, ele precisava unir tres igrejas: cristianismo, sol invictus e mitraismo. aí entao que ele unificou as tres, com o intuito de que os seguidores de todas lhe apoiassem como imperador. assim, decidiu-se mesclar tudo: datas de uma religiao, significado de outras, santos de outras...
dali a algum tempo, realizou-se o concilio de niceia, onde seriam decididos alguns detalhes, como a santidade de jesus, datas de pascoa, natal, e outras coisas. foi ai que definiram realmente a data do natal e da pascoa, que na verdade eram festas pagas com nome da festas cristas.
acho que é isso...
2006-12-07 14:50:20
·
answer #9
·
answered by demon's daughter 4
·
0⤊
0⤋
A Igreja Católica não ia ganhar nada inventando isso... oO
2006-12-07 14:39:20
·
answer #10
·
answered by Jeeeh 3
·
0⤊
0⤋