Oi,
A dentição adulta deverá aparecer por volta dos 6 anos de idade, começando com os primeiros molares e os incisivos centrais inferiores. Este processo continua até aproximadamente aos 21 anos de idade.
Os adultos possuem 28 dentes permanentes, ou até 32 incluindo os terceiros molares (ou dentes do siso).
Um abraço
2006-12-07 04:51:42
·
answer #1
·
answered by Tin 7
·
1⤊
0⤋
Um adulto tem 32 dentes assim distribuídos: 8 incisivos, 4 caninos, 8 prè-molares e 12 molares.
2006-12-09 12:23:05
·
answer #2
·
answered by eliasgorayebodonto 6
·
0⤊
0⤋
Os adultos tem creio eu 32 dentes permantes
2006-12-08 10:49:17
·
answer #3
·
answered by Carolina m 2
·
0⤊
0⤋
32 (trinta e dois) dentes.
2006-12-08 08:52:36
·
answer #4
·
answered by Angela Alves 1
·
0⤊
0⤋
Adultos possuem 32 elementos Dentais na seguinte conformação:
4 incisivos centrais
4 incisivos Laterais
4 caninos
8 Pre molares
12 molares
2006-12-08 06:48:23
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Pronto aqui tem tudo para sua pesquisa.
formação dos dentes, desenvolvimento da dentição, e crescimento do complexo craniofacial estão interligados quer durante o período pré-natal quer pós-natal. Ao nascer não há normalmente dentes visíveis na boca, mas já se encontram muitos dentes nas diversas fases de desenvolvimento no interior da estrutura óssea das arcadas dentárias. A calcificação dos dentes de leite começa por volta do quarto mês de gestação; perto do fim do sexto mês todos os dentes de leite já começaram o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos aparece a dentição decidual ou de leite e mais tarde a dentição permanente.
(tem de se enfatizar que toda a cronologia da erupção dos dentes deve por necessidade ser aproximada porque não há dois indivíduos exactamente iguais no seu desenvolvimento)
Criança apresentando já os dois estados da dentição, dentes deciduais e dentes definitivos.
Dentição decidual (de leite) - Os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes de leite a aparecer na boca por volta dos 6 meses. São seguidos mais ou menos um mês mais tarde pelos incisivos centrais superiores. Passam então cerca de 2 meses até ao surgimento dos incisivos laterais superiores. Os incisivos laterais inferiores emergem um pouco antes dos laterais superiores. Regra geral, os dentes inferiores precedem os superiores, e os dentes em ambas as arcadas (maxilar superior e mandíbula), aparecem aos pares, um esquerdo e um direito. Com a idade de 1 ano ou mais tarde, erupcionam os primeiros molares de leite. Os caninos deciduais aparecem por volta dos 16 meses. Por último surgem os segundos molares. Quando a criança atinge os 2 ou 2 anos e meio de idade, é de esperar que todos os dentes de leite estejam já em uso.
Repetindo, a ordem usual na erupção dos dentes deciduais na boca é a seguinte:
1. incisivos centrais
2. incisivos laterais
3. primeiros molares
4. caninos
5. segundos molares
Os dentes mandibulares normalmente precedem os do maxilar superior na sua ordem de surgimento.
Quando completa, a dentição decidual é composta por 20 dentes (10 superiores e 10 inferiores).
figura 1 (clique na imagem para a aumentar)
Por altura dos 5 anos de idade o crescimento das arcadas dentárias é manifesto por alguma separação dos dentes deciduais.
Uma ideia ainda bastante comum é a de que a dentição decidual não é para levar a sério uma vez que será perdida numa idade ainda muito nova para dar lugar aos dentes permanentes. Muitos por isso pensam que como é uma dentição que será substituída, qualquer dano ou perda prematura, não é importante. Isto é uma visão errada e tem prejudicado o desenvolvimento dental das crianças. Possivelmente porque têm sido chamados de "dentes de leite" ou "dentes de bebé", o leigo tende a pensar nos dentes deciduais como sendo temporários. Simplesmente não é este o caso. Todos os dentes deciduais podem estar em uso dos dois aos sete anos, ou seja 5 anos no total. Alguns dos dentes deciduais estão em uso desde os seis meses até aos doze anos, 11 anos e meio ao todo.
A perda prematura dos dentes primários (também são assim chamados), é considerada hoje em dia como um dos factores de origem e desenvolvimento de uma articulação anormal dos dentes permanentes ou definitivos.
Dentição permanente - Os primeiros dentes da dentição permanente a emergir na boca são os primeiros molares. Eles fazem a sua aparição imediatamente atrás dos segundos molares deciduais, na idade dos 6 anos. Como consequência são frequentemente chamados de "os molares dos 6 anos". São muito maiores que qualquer dente decidual e não podem fazer a sua entrada antes que o desenvolvimento da mandíbula atinja um estádio que permita suficiente espaço. É um dente que escapa por vezes a ser notado porque não é precedido pela queda de nenhum dente decidual uma vez que nasce num espaço onde não havia dente algum.
O segundo dente permanente a tomar o seu lugar na arcada é o incisivo central inferior, que aparece quando a criança tem entre os 6 e 7 anos de idade. Tal como na dentição decidual, os dentes permanentes inferiores tendem a preceder os do maxilar superior no processo de erupção.
Pouco tempo depois destes, surgem os incisivos laterais inferiores, por vezes simultaneamente com os centrais. A seguir vêem os incisivos centrais superiores e cerca de um ano mais tarde os incisivos laterais superiores. Os primeiros pré-molares seguem os laterais quando a criança está nos 10 anos de idade; os caninos inferiores aparecem muitas vezes ao mesmo tempo. Os segundos pré-molares surgem no ano seguinte e a seguir os caninos superiores. Normalmente, os segundos molares nascem quando o indivíduo atinge os 12 anos; situam-se posteriormente aos primeiros molares e são muitas vezes designados de "molares dos 12 anos".
Os terceiros molares (dentes do siso) não surgem antes dos 17 anos ou até mais tarde. É necessário um considerável crescimento da arcada após os 12 anos para permitir espaço a estes dentes. Os terceiros molares estão sujeitos a muitas anomalias e variações na forma. Muitas vezes estes dentes permanecem inclusos no osso durante anos. Uma forma de determinar se os terceiros molares estão ou não presentes é através de uma radiografia panorâmica.
(clique nas imagens para as aumentar) figura 2
figura 3
As pessoas que têm os terceiros molares devidamente desenvolvidos e alinhados são de facto uma minoria. Pensa-se até que é um dente com tendência a desaparecer com a evolução do ser humano. Normalmente quando um dente do siso dá problemas o(a) dentista não hesitará em extraí-lo.
Resumindo, a ordem normal na qual os dentes permanentes fazem a sua erupção é a seguinte:
1. primeiros molares.
2. incisivos centrais e laterais inferiores.
3. incisivos centrais superiores.
4. incisivos laterais superiores.
5. caninos inferiores.
6. primeiros pré-molares.
7. segundos pré-molares.
8. caninos superiores.
9. segundos molares.
10.terceiros molares.
Uma dentição permanente completa é constituída por 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores).
figura 4 (clique nas imagens pa-
ra aumentar)
Em relação à dentição permanente é de prestar especial atenção ao surgimento dos primeiros molares que surgem por volta dos 6 anos de idade. Por surgirem atrás dos dentes deciduais são vítimas privilegiadas de uma higiene oral pobre ou inexistente durante a fase da dentição de leite. Isto é muito relevante porque estes dentes vão de certa forma determinar o plano oclusal (plano horizontal de encontro dos dentes superiores com os inferiores).
Dente - Na composição de um dente entram quatro materiais diferentes: o esmalte, a dentina, o cimento e a polpa.
(clique nas imagens para as aumentar) figura 5 e 6
A parte externa da coroa do dente, isto é, a parte que emerge das gengivas, está coberta de esmalte que é a substância mais dura do organismo. O esmalte se for lascado, partido, gasto pela erosão ou atacado pela cárie, não se reconstitui e expõe a camada subjacente de dentina que é mais macia e solúvel ficando o dente com mais sensibilidade. A raiz do dente, ou seja, a parte localizada abaixo da gengiva, é revestida por uma camada fina de cimento que é um tecido vivo susceptível de crescer e se reconstituir. Logo abaixo do esmalte e do cimento fica a dentina que é uma substância semelhante ao osso. No interior da dentina existe uma cavidade central que é preenchida pela polpa, tecido mole que contém os nervos e os vasos sanguíneos.
figura 7 - incisivo central superior natural
Os dentes dividem-se em:
1. incisivos, situados na parte da frente, que têm um rebordo fino destinado a cortar os alimentos.
2. caninos, logo após os incisivos e com a função de dilacerar os alimentos demasiado duros para serem cortados.
3. os pré-molares e os molares cuja função é de triturar os alimentos.
2006-12-07 04:54:40
·
answer #6
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
0⤋
32
2006-12-07 04:54:22
·
answer #7
·
answered by li 3
·
0⤊
0⤋
O Normal e 32, mas existem muitos que só tem 30
2006-12-07 04:51:26
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
a arcada dentária de um adulto é formada por 32 dentes permanentes
2006-12-07 04:50:19
·
answer #9
·
answered by Kika 5
·
0⤊
0⤋
32 dentes
2006-12-07 04:45:29
·
answer #10
·
answered by curiosa 7
·
0⤊
0⤋