Portanto, é evidente que Jesus não pretendia que a oração do Pai-Nosso fosse repetida palavra por palavra. É verdade que, mais tarde, ele repetiu essa oração para que outros também a aprendessem. Mas a fraseologia da oração no relato evangélico de Mateus difere um pouco da do evangelho de Lucas. Além disso, outras orações que Jesus e os seus discípulos fizeram posteriormente não seguiram rigidamente as palavras da oração-modelo. Jesus nos ensinou como nossas orações podem tornar-se aceitáveis para Deus. Nessa oração, encontramos também respostas a algumas das perguntas básicas sobre a vida. Portanto, consideremos cada parte do Pai-Nosso.
2006-12-07 13:17:46
·
answer #1
·
answered by olhos_verdes 6
·
0⤊
0⤋
É um modelo do que deve ter prioridade nas orações.
Jesus santifica o nome de Deus, Jeová.
Preocupa-se com o reino de Deus, reino este que tem o pro-pio Jesus como rei.
Pede que a vontade de Deus seja feita aqui na terra, o que acontecera quando o reino for instaurado aqui.
Depois agradece outras coisa como o alimento por exemplo.
Assim quando oramos temos também de dar primasia as coisas espirituais.
2006-12-07 04:21:53
·
answer #2
·
answered by petersonb01 3
·
0⤊
0⤋
É uma afirmativa de Jesus dizendo que todos nós somos filhos de Deus.
2006-12-07 02:00:03
·
answer #3
·
answered by Arqueiro 6
·
0⤊
0⤋
Um Modelo de Oração, uma vez que Jesus disse que nossas orações não deviam ser repetitivas e tampouco coisas decoradas e repetidas, sem que se "falasse" do coração.
Como entendo o que Jesus quis mostrar com aquela oração modelo ?
1. As primeiras coisas que devemos estar preocupados são com as coisas e os propósitos de Deus. Especificamente a Santificação do Nome de Deus, uma vez que não estava sendo santificado pela maioria na época de Jesus, quanto mais neste mundo ainda mais apartado de Deus que vivemos hoje.
- NOSSO PAI NOS CÉUS, SANTIFICADO SEJA O TEU NOME.
A seguir, Jesus menciona que devemos sempre pedir pela vinda do Reino de Deus para a Terra. Por que ? Porque os governos humanos tem sido um fracasso no decorrer da história da humanidade, e ao invés de se resolverem os problemas básicos da humanidade, mais e mais problemas tem sido criados.
Por isso Jesus diz:
VENHA O TEU REINO. Note que ele diz que era para pedirmos que viesse o Reino de Deus. Por que ?
Porque com a vinda do Reino, às mãos de Jesus, a Vontade de Deus seria feita na terra, como é feita já nos céus.
Assim, a situação de sofrimento, morte, dor, desastres, e toda a maldade existente na terra desaparecerão com a vinda do Reino de Deus.
Veja como Jesus é claro em relação a isto:
- SEJA FEITA A TUA VONTADE, COMO NOS CÉUS ASSIM TAMBÉM NA TERRA.
2. Depois Ele nos ensinou a pedir sobre coisas pessoais, como pedir pelo pão de cada dia, perdão pelos pecados, que nos livrasse do iníquo (satanás, demônios, as pessoas más, etc).
Isto está de acordo com o mandamento de Amar a Deus acima de todas as Coisas, e Amar ao Próximo como a nós mesmos.
2006-12-07 00:40:47
·
answer #4
·
answered by WDR 4
·
0⤊
0⤋
É um modelo de oração ensinada pelo próprio Jesus, que me ensina a me comunicar c/ o autor da vida, e declarar a grandeza de Deus, por ex: "Pai nosso que está no céu..." declaramos o lugar de habitação de Deus..."santificado seja seu nome..." o nome dele é santo... fomos instruídos por Jesus, a declarar sua grandeza e nossa dependência dele. E saber que podemos chamá-lo de Pai, é uma sensação de intimidade tão especial, que nos faz sentir aconchegados em seu colo. Que Deus mesmo te abençoe, e te faça sentir esta aproximação dele. Um abraço.
2006-12-06 23:53:28
·
answer #5
·
answered by Tania T 1
·
0⤊
0⤋
A oração está disposta numa seqüência que apresenta, implícitas, as Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade) e uma súplica salvífica, as quais, de forma resumida mas extremamente abrangente, apontam aos fiéis alguns planos espontâneos de conduta cotidiana, que nos conduzem a uma vida santa e à salvação da alma. É, portanto, uma lição de vida e santidade legitimada pelo próprio Salvador (Lucas 11, 1 a 4).
PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME :
A Prece começa com uma invocação sublime ao Todo Poderoso, glorificando-O ao infinito, conservando, entretanto, o vínculo da "imagem e semelhança" entre a criatura e o seu Criador ao nomeá-Lo Pai, revelando-O acessível aos fiéis, apesar da imensurável diferença de naturezas.
VENHA A NÓS O VOSSO REINO :
Esperança e desejo de transformar o mundo imperfeito no modelo ideal pregado pelos Profetas, aprazível ao Senhor.
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE :
Ainda o anseio fervoroso de conversão dos homens, sua submissão aos Mandamentos para implantar uma nova e divinal ordenação de vida, costumes, valores, etc.
ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU :
conseqüência gloriosa das aspirações anteriores alcançadas mediante a depuração de nossas almas, habilitando-nos aos merecimentos de toda ordem legados por Nosso Senhor.
O PÃO NOSSO :
Expressão de múltiplos significados e simbologia, desde o alimento básico para a sobrevivência do corpo e manutenção da vida, como também alimento da alma, a Graça do Espírito Santo, a Eucaristia, ou ainda e simplesmente recompensa, amparo ou auxílio, conforme as intenções colocadas. O pão representa todas as necessidades do homem, sejam materiais como o alimento, a saúde, o emprego ou espirituais como o perdão, a paz, proteção, etc.
DE CADA DIA :
De todos os dias, da vida inteira, condição essencial para fazer perdurar os bens almejados e a expectativa de salvação.
NOS DAI HOJE :
Súplica à Caridade Divina de atendimento àquelas necessidades (o "Pão") para hoje, para a vida presente ou toda vez que for implorado ao Senhor.
PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS :
Humilde apelo à compaixão de Deus pela remissão dos pecados e das falhas assumidas com arrependimento sincero.
ASSIM COMO NÓS :
Disposição pessoal, espontânea e consciente.
PERDOAMOS OS QUEM NOS TÊM OFENDIDO :
Retribuição ao perdão solicitado antes, inspirada na proposta de "amar ao próximo como a si próprio", consolidando o entendimento de que só merece perdão quem igualmente perdoa, o mesmo que só habilitar-se às indulgências que é igualmente indulgente.
E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO :
Importante súplica a Deus para implorar a proteção Divina contra as tentações da vida, as provocações que nos assaltam freqüentemente e que podem resultar em castigos extremos como a condenação eterna ou perdição, aflições e todos os males que aviltam a existência humana.
MAS LIVRAI-NOS DO MAL :
O Mal é o inimigo de Deus, é o Demônio e o pecado. É também a doença, o vício, o sofrimento, a privação. O oposto do Mal é o Bem, a Salvação. Nesta súplica final, o cristão se socorre no Senhor para suportar as adversidades da vida e, ao mesmo tempo, faz a sua opção pela Salvação, confiado na Redenção Divina oferecida por Jesus Cristo na cruz.
*******************************
Nenhuma palavra da oração é destituída de profundo significado. Temos de interpretá-las todas, da forma mais extensa e abrangente possível, como forma de aplicá-las a todas as situações e perpetuá-las através dos tempos, com a mesma legitimidade da origem.
Então o significado da Oração fica assim quando você ora o "Pai Nosso":
P A I N O S S O
A oração que o Senhor nos ensinou
PAI NOSSO, Criador e Senhor de nossas vidas,
QUE ESTAIS NO CÉU reinando sobre o Universo,
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, Deus Onipotente !
VENHA A NÓS O VOSSO REINO aguardado, de amor e de justiça, para que
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE de conversão da humanidade.
ASSIM NA TERRA, onde vivemos em provação, seja
COMO NO CÉU, onde alcançaremos a bem-aventurança.
O PÃO NOSSO, alimento do corpo e da alma, retribuição do nosso desempenho
DE CADA DIA de nossa vida inteira
NOS DAI HOJE e sempre, pela Vossa infinita misericórdia.
PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, pecados e deméritos de nossa imperfeição,
ASSIM COMO NÓS, na mesma medida, com caridade e fraternidade,
PERDOAMOS OS QUE NOS TÊM OFENDIDO e prejudicado;
E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, negligenciar a fé e deveres,
MAS LIVRAI-NOS DO MAL e de todas as suas manifestações, concedendo-nos a Vossa benção redentora, AMÉM !
2006-12-06 23:35:53
·
answer #6
·
answered by rebeca_laila 3
·
0⤊
0⤋
Não sei, nunca pensei no assunto. Vamos tentar:
"Pai nosso que estais no céu"
Significa que o pai está no céu. O que exclui que ele esteja em outros lugares. Diz claramente que é no céu que ele está.
"Santificado seja o vosso nome"
Significa que o nome do pai deve ser, ou é, santificado, seja lá o que isso quer dizer.
"Venha a nós o vosso reino"
Opa, uma revelação. O pai é um monarca. E o autor da obra quer que o reino dele venha até nós, o que nos livra da chateação de ir até lá.
"Seja feita a vossa vontade".
Aqui o autor revela sua satisfação em realizar a vontade do pai, numa condição de submissão e vassalagem.
"Aqui na terra como no céu"
Quer dizer que a relação de obediencia vale tanto na terra (onde o autor se claramente se encontra) quanto no céu, onde já foi dito que está o pai
"Amém"
Significa "assim" seja em aramaico ou alguma outra língua morta
2006-12-06 23:33:17
·
answer #7
·
answered by Chaka 3
·
0⤊
0⤋
O Pai nosso significa que o nosso Grandioso Deus quer que nós sejamos seu filho, fazendo as vontades de Deus seguindo seu filho Primogênito Jesus Cristo seguindo seus mandamentos e os seus ensinamentos pois está escrito na BIBLIA:
Creia em Deus e faça as vontades Dele e será salva tu e tua casa. Creia nos profetas e prosperar............
2006-12-06 23:30:49
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
a oração do Pai nosso foi simplesmente um modelo de oração,isso não quer dizer que as mesmas palavras tem que ser repetido constantemente,inclusive tem muitos cristãos que fazem da oração do Pai nosso uma reza, oração é um dialogo constante com DEUS (reza) é o mesmo que repetir
2006-12-06 23:27:32
·
answer #9
·
answered by servo de DEUS 4
·
0⤊
0⤋
.
A oração que Jesus Cristo pessoalmente ensinou as pessoas a fazer.
.
2006-12-06 23:19:31
·
answer #10
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋