Os cristãos de coríntio lutavam contra o meio em que viviam; cercados pela corrupção e por todos pecados consebíveis,sentiam pressão para se adaptar,porém, sabiam que eram livre em CRISTO
Alguns crentes eram batizados em nome de pessoa que haviam morrido sem o batismo,pois, eles acreditavam na ressurreição dos mortos e achavam que se eles não fosse batizados mesmo depois de mortos poderiam ser prejudicado,ou ate mesmo não receber a ressurreição,esse também foi um dos motivo que levou paulo a escrever mais essa carta.
Ao contrario do que eles pensavam: paulo não estava propondo o batismo dos mortos e nem pelos mortos,ele estava ilustrando e argumentando de que a ressurreição é real
2006-12-06 21:20:57
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Papori:
Se procurar ler este versÃculo em VÃRIAS traduções da BÃblia em Lingua Portuguesa, encontrará discrepâncias nas traduções.
A Forma como descreve da tradução que usou, não será com certeza a tradução mais correta da lingua grega para o Português, porque deixa muita confusão na mente e pode até mesmo na cabeça de incrédulos e inimigos da BÃblia, apresentar o texto como citou como uma contradição da BÃblia.
Uma forma alternativa de tradução, com algumas inserções entre Colchetes para melhor entendimento e coerente com os ensinamentos de Jesus e da BÃblia como um todo seria:
Senão, que farão os que estão sendo batizados com o objetivo de [serem] mortos? Se os mortos absolutamente não hão de ser levantados, por que estão sendo também batizados com o objetivo de [serem] tais?
Mesmo com esta tradução alternativa, à primeira vista parece ser de difÃcil entendimento. Mas de fato não o é.
Como deverÃamos entender o raciocÃnio de Paulo ? Primeiro Paulo argumentava CONTRA os oponentes à crença de que haveria ressurreição.
Paulo não queria dizer que os vivos devem ser batizados no lugar dos mortos, porque os discÃpulos de Jesus têm de aprender, crer e ser batizados pessoalmente.
Não foi isto o que Jesus ensinou ?
Veja Mateus 28:19, 20:
Ide, portanto, e fazei discÃpulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espÃrito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas.”
Este argumento também está de acordo com Atos 2:41,42:
Portanto, os que abraçaram de coração a sua palavra foram batizados, e naquele dia acrescentaram-se cerca de três mil almas. E eles continuavam a devotar-se ao ensino dos apóstolos e a partilhar [uns com os outros], a tomar refeições e a orações.
Assim, Paulo falava especificamente com o versÃculo 29, a respeito daqueles que terão como recompensa uma ressurreição para os céus.
Ora, tais cristãos que irão viver nos céus, tem que nascer de agua e espÃrito. Por isso são chamados de ungidos.
Para irem para os céus, OBRIGATORIAMENTE tem que morrer, assim como Jesus morreu, para serem ressuscitados como criaturas espirituais, assim como Jesus foi.
Assim, os cristãos ungidos são “batizados com o objetivo de serem mortos” por serem imersos num proceder de vida que leva à morte e à ressurreição. Este tipo de batismo começa quando o espÃrito de Deus cria neles a esperança celestial e acaba quando eles são levantados da morte para a vida espiritual, imortal, no céu.
Espero ter ajudado.
Bom dia.
2006-12-07 07:20:04
·
answer #2
·
answered by WDR 4
·
0⤊
0⤋
.
A própria Bíblia explica esse texto. Paulo está tratando da vitória sobre a morte: a ressurreição.
.
2006-12-07 07:40:44
·
answer #3
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
1⤋
É por isso que os apóstolos mandavam cartas. Daí ninguém podia dizer: "Ei cara, vc está se contradizendo. Por acaso o seu amigo lá não ressuscitou?"
2006-12-07 07:00:34
·
answer #4
·
answered by Chaka 3
·
0⤊
1⤋