English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Seguinte...to trabalhando a 1 ano e 5 meses em uma LAn house.. Sem carteira assinada.. De Domingo a Domingo.. Sem folgas e sem férias.. Me pagam apenas o 13 salario, recebo 200 reais.. e trabalho 5 horas por dia. Oq dá de domingo a domingo 35 horas semanais. Toda mes e akela coisa.. Deixa melhorar que assino sua carteira.. =/ E agora to querendo sair de lá.. Ahh todo mes ela me dá um recibo pra assinar como comprovante de pagamento assim fez tb com o 13 salario..

Queria saber de vcs a melhor forma de agir.. e quais os direitos q eu tenho.. oq posso receber? Vlw ai galera.. Espero respostas !

2006-12-06 10:52:59 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Negócios e Finanças Carreiras e Empregos

6 respostas

Procure um advogado ou, se houver, o sindicato a que pertence a categoria. Provavelmente o dos comerciários, posto que ainda que envolvendo informática, é uma loja.
A Justiça do Trabalho não possui Defensoria Pública, mas os sindicatos, em geral, possuem um departamento jurídico que dá andamento a ações trabalhistas pelo empregado. Porém, não tendo vc o registro, portanto, não pagando a contribuição sindical, não deverá ter direito a este serviço. Mas é possível consultar. Verifique o sindicato adequado.

Você deve propor uma "ação de rescisão indireta de contrato de trabalho", onde o primeiro pedido deverá ser o "reconhecimento do vínculo empregatício" e o consequente registro em CTPS (carteira de trabalho). Por que a Rescisão Indireta? Em termos bem limitados, a rescisão indireta é a justa causa que o empregado dá ao empregador. Uma vez que vc não tem registo, não tem férias, ou seja, tem uma série de direitos violados, pode perfeitamente pedir a rescisão indireta. Assim, irá receber todos os direitos assegurados na dispensa sem justa causa, inclusive FGTS + 40% e terá direito ao Seguro Desemprego.
Não pode esquecer também que o salário mínimo nacional é de R$ 350,00, portanto, só de diferença mensal vc deverá receber R$ 150,00 por mês trabalhado, inclusive o 13º pago e a pagar.
Receberá também por uma folga semanal não recebida em todo o vínculo, férias vencidas e proporcionais acrescidas de 1/3 e, o mais importante, tendo o seu vínculo reconhecido, este período contará para fins de previdência (aposentadoria entre outras coisas).
Procure um advogado ou o sindicato, peça para promover a ação de rescisão indireta, não esquecendo de declarar na ação que vc não prosseguirá no trabalho, a partir da data em que a ação der entrada na Justiça.
Boa Sorte

2006-12-06 11:43:44 · answer #1 · answered by Vivi Wolf 2 · 0 0

tem o lado moral e tem o lado legal.
vamos a explicação:
lado moral - quanto você procurou o emprego, teu empregador lhe falou quanto você ia ganhar? ele pagou 13 correspondente ao teu salário combinado?, ele pagou se bem que no teu caso ainda pode estar em aberto as férias com acréscimo de 1/3 sobre o valor combinado? ele pagou horas extras com os acréscimos legais em cima do valor combinado pelo trabalho aos sabados e domingos? ele te tratou bem como patrão? você por acaso trabalhou ou mais se divertiu no local do trabalho nesse periúdo? você por acaso não fez um monte de amizades no teu local de trabalho que em circunstâncias outras não teria feito? esse é o lado moral.
o lado legal, você teria no mínimo como ponto de partida o salário mínimo e ou o salário normativo do comércio aí de sua região, mais acréscimo de 13 e férias, certo - se você procurar o ministério do trabalho você ganha a diferença e se bobear teu patrão ainda leva uma multa.
mais volto ao primeiro ponto você procurou o emprego, tratou de salário, foi bem tratado como profissional...
embora a lei nos faculta em muitas vezes o direito de nos defender ela também deveria nos defender dos apostadores de jogo de bicho, dos camêlos, das variações patrimoniais desde pipoqueiro até presidentes, é só ver e conferir.
por último - dor de barriga não dá uma vez só na vida, costuma dar mais vezes, e se a diferença que você ganhar do patrão for justa com certeza a tua consciência vai dizer, caso contrário pode me escrever a vida faz com que tú percas no minímo o triplo lá na frente.
espero ter te ajudado, tanto a você como a teu patrão e lembre-se as amizades que agente faz na vida é a única coisa que fica, não o dinheiro, o dinheiro se ganha e se gasta, e quando se tem muito, mais fácil e gastar.

2006-12-07 02:44:08 · answer #2 · answered by alceu 7 · 0 0

se vc está se sentindo injustissado,procure o ministerio eles tomaram todas as medidas,ou lhe dirão o que deve fazer.

2006-12-06 19:55:59 · answer #3 · answered by Luis Carlos 6 · 0 0

Amigo, bota na justiça agora!!! O que tem a perder???
Botar o padrão na justiça enquanto está trabalhando e você não perderia de jeito nenhum os seus direitos. Pede para eles fazerem uma visitinha onde você trabalha e não tenha medo. Você é que está sendo lesado, não se esqueça disso!!!!

2006-12-06 19:07:58 · answer #4 · answered by Osvaldo 3 · 0 0

A Justiça do Trabalho protege o trabalhador.
Se você não é fichado, a empresa deixa de recolher muitos impostos, o que sai mai barato para ela.
Você como trabalhador, tem direitos e deveres. Seus direitos são a folga remunerada (o domingo, por exemplo), férias, 13, vale transporte, vale refeição ...........
Se entrar na justiça, com um bom advogado, você ganhará uma bela bolada, e a empresa uma grande ferrada.
Você pode sair do emprego e entrar na justiça para receber seus DIREITOS. Você não vai roubar nada deles, vai apenas receber o que lhe é devido.

2006-12-06 19:05:41 · answer #5 · answered by Dud's 4 · 0 0

melhor opção e levar seus documentos e recibos aoministério do trabalho que que eles analise os seus direitos

2006-12-06 19:04:20 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers