English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

.

A ciência não pode - e nem sabemos se um dia poderá - explicar a origem do universo e de nossa espécie.

As duas teorias mais aceitas são:

1. científica: houve uma grande explosão - o Big Bang - e o universo surgiu.

2. religiosa: deus criou tudo o que existe.

Há quem diga que a teoria da explosão é um absurdo... mas essas mesmas pessoas acreditam que o mundo foi criado por um ser que é eterno e que a tudo vê, está em todos os lugares ao mesmo tempo e tudo pode...

Francamente, eu acho a teoria religiosa completamente ilógica e desparatada.

O que me intriga é a quantidade de gente que prefere acreditar numa estória fantástica (deus) em detrimento de hipóteses de fundo científico e racional, calcadas em conclusões tiradas da observação da natureza e das Leis que a regem (o Big Bang).

E vc?

2006-12-06 08:19:45 · 13 respostas · perguntado por m_amoy 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

eu fico com deus pq foi ele que fez o mundo e nque vivemos ou vc acha que foram os ET seu i.d.o.t.a que deus nâo veja isso que comedia loka teoria falacerio........

2006-12-06 08:23:57 · answer #1 · answered by florzinh@ 2 · 1 3

Alô M. Amoy! Pois é! A idéia de Deus é absurda! Veja só: nós existimos - e cremos nisto! Segundo Fernando Pessoa, um dos mais respeitáveis pensadores lírico-filosóficos de nosso idioma, isto por si só é absurdo! Trata-se de uma questão de evidências. Que evidências nós temos das coisas senão os nossos sentidos? E, veja, os nossos sentidos sempre nos enganam - Qualquer afirmação é um ledo engano: há sempre o outro lado da moeda - e afirmar algo, é enganar-se na porta, e dar com os burros n'água! A ciência, em si, é algo experimental demais para servir de base para afirmações definitivas! Trata-se de uma experimentação muito arriscada observar movimentos de estrelas, calcular o "desvio para o vermelho' de cada uma delas, estando-se dentro do sistema galáctico, e afirmar que todas as galáxias e toda a matéria em expansão teria como origem um único ponto comum. Obesrva-se algo, e em seguida cria-se uma teoria que há de servir para cada um tirar - dos fatos - as conclusões - que bem entende. Muitos há que negam a existência de Deus, e a criação especial, apenas para acalmarem as suas próprias consciências que já estão calejadas pela prática do erro de tal modo que é mais fácil negar um objetivo racional para o universo, e acreditar preferencialmente no caos e no acaso como fundamento para nossa existência - Quero crer que és um destes. O que vou dizer agora pode soar-te estranho, mas talvaz tu não tenhas tido uma formação religiosa de berço, teus pais não tinham convicções a respeito de Deus; nunca te deram uma bíblia para ler. Vê! Quem te escreve tem 44 anos de idade, um cérebro questionador como o teu; já andou por caminhos e descaminhos nesta vida, mas recebeu uma formação religiosa na base. E, depois de largos anos de crença em deuses astronautas, agnosticismo, passeios por todos os ramos da cogitação e da inútil filosofia humana, aquela base ancestral voltou a falar cada vez mais alto! Olhe para o decadentismo de nossa época! Assista "The day after!' curta as emoções de uma nova era glacial, e depois saia para fora de casa e respire aliviado, pois aquele suspense todo era apenas ficção! Ufa! E, então compre uma revista qualquer ou um jornal para se distrair, assista um Fantástico, ou um simples Jornal nacional, e pense no que está acontecendo com o nosso mundo! Os sinais na política, na economia, na reação da natureza à agressão humana ao meio ambiente, o decadentismo moral deste início de século, ninguém mais se entende: colegas de trabalho, empregados de repartições, políticos do mundo inteiro; cada um correndo de um lado para o outro atrás de seus próprios interesses... A lista é imensa! Nâo são sinais comuns! A Terra está cheia! Alguma coisa vai acontecer! Quem entende um mínimo de profecias bíblicas e do caminho que elas apontam. Quem leu algo dos livros de Daniel e Apocallipse, olha o mundo e vê confirmada a sua mais cara esperança: A vida não pode ser apenas isto!!!
M. Amoy, tu pareces um jovem, posso até estar enganado, mas dê tempo ao tempo, não despreze o conhecimento dos antigos, porque alguém resolveu afirmar algo novo! Como te disse a princípio: Nossos sentidos nos enganam! E, só o tempo há de dizer quem de nós dois está mais confuso! Aquele abração colega de viagem! Remando Sempre! Afinal, estamos no mesmo barco: Um mísero terceiro planeta - segundo consta - azul, num sistema estelar no ramo de Karina Signus, um dos braços espirais da nossa querida Via Láctea. Nossa estrela é apenas uma anã amarela, entre 400 bilhões de semelhantes galáxias, e o pano de fundo do cosmos é um mistério grande demais para seres infinitamente pequenos e irremediavelmente presos a este planeta onde conhecemos a vida. Somos tão pequenos que um poeta muito antigo perguntou certa vez: Quem é o homem para que dele Te lembres ?! E, este mísero verme que se move dentro de um meio favorável à vida muito instável, acha que sabe tudo sobre o universo! Eu creio, sim, que há alguém maior do que tu e eu, e falo do alto de meus 44 anos como professor de literatura. Já li muito mais do que possas imaginar, já duvidei muito mais do que possas duvidar, no entanto, cá estou: Toda vez que olho para uma barriga de uma gestante eu pergunto: Quem faz este milagre contecer? Cada vez que uma folha cai, ou sempre que me despeço de um ente querido diante de uma cova de sete palmos, eu quero ardentemente crer! Ainda que minha fé seja como aquelas flores em canteiro de instituição pública: amarelas e sem cuidados do jardineiro, mas eu quero crer! Já levaste tua mãe dentro do esquife para uma carneira num cemitério? Nesta hora há algo que tem um valor monstro: Fé! Esperança de que a vida não seja somente isto! Este é o evangelho! Evangelho quer dizer: Boa-Nova! Há uma única esperança para a humanidade, e esta não vem dos bisturis da ciência, não vem das ciências políticas que conhecemos hoje. Nâo está na NASA e nos seus projetos mirabolantes de uma estação permanente na lua, muito menos no coração tão vão e incerto da humanidade. A única esperança está na promessa acalentada pelos patriarcas e repassada de forma estrita num livro bastante conhecido e que eu creio cada vez mais, tem a verdade de que tanto os homens precisam - porém está esquecido e desprezado porque o caminho da verdade é um caminho apertado e estreito e poucos acertam com ele. Deus - em quem manifestas abertamente não crer - possa mover teus neurônios juvenis à pprocura de um caminho honesto para a verdade!

2006-12-06 09:15:42 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

A sua primeira teoria - o big bang - está sendo questionada bastante ultimamente. Está certo que o maior físico brasileiro, César Lattes, já dizia que o big bang é uma furada faz mais de 50 anos. E quanto a segunda, você que está dizendo que não é científica. Nas leis de termodinâmica existe a entropia que diz que as estruturas partem da forma mais complexa e decaem para formas mais simples. A crença na existência de um ser complexo que criou uma estrutura menos complexa que tende a se desfazer é bastante científica embora que eu pessoalmente não tenho problemas de associar o Big Bang com a presença de uma força criador, no caso Deus, anterior a ela. Além disso estão surgindo as teorias das cordas, de múltiplas dimensões, que parecem casar bastante com a percepção do homem sobre o que seja Deus e o mundo espiritual. Recusar a possibilidade de Deus por não poder se demonstrar pelo método científico e aceitar o big bang que também não pode ser demonstrado é no mínimo desonestidade ideológica para poder defender o ateísmo, que é uma religião como qualquer outra. Fantástico na minha opinião é ver o milagre da vida e achar que tudo isso é coincidência.

2006-12-06 08:50:31 · answer #3 · answered by Daniel 3 · 1 0

Já fui um deles. Agora veja a verdade.
Deus não existe.

2006-12-07 03:17:12 · answer #4 · answered by diasvaleska 7 · 0 0

A teoria da criação é a mais coerente e já parcialmente explicada pela física quântica.

2006-12-07 02:41:22 · answer #5 · answered by Arqueiro 6 · 0 0

Vejam bem... a propria ciencia com suas leis contradiz a ideia do big-bang e do evolucionismo. por exemplo: uma das leis da termodinamica afirma que nenhum sistema pode passar de um estado de menor organizacao para um de maior organizacao de forma espontanea. Sabendo disso, agora me responda: Como que um caos gerando por uma explosao (big-bang) pode ter dado origem a um sistema tao organizado e complexo como o nosso universo??? Outra: uma das leis da Biologia (a Biogenese) afirma que NAO é possivel o surgimento de materia organica a partir de materia inorganica de forma expontanea, ou seja, so vida produz vida (pelo menos espontaneamente). Agora me responda: como que vc, tao evoluido e complexo organicamente, pode ter surgido espontaneamente do nada (materia inorganica)? Ja o Criacionismo se encaixa perfeitamente nestas leis: So mesmo Deus, tao completo e perfeito, poderia ter dado origem a um universo, que outrora tao perfeito e que agora vem se desorganizando por culpa do homem. Alem disso, somente Deus, que eh vida, poderia ter dado origem a nossa vida, respeitando assim a Biogenese. Como eu sempre digo: EH PRECISO TER MUITO MAIS FÉ PRA ACREDITAR NO EVOLUCIONISMO DO QUE NO CRIACIONISMO!

2006-12-06 10:52:23 · answer #6 · answered by PN 2 · 0 0

Pois para muitos, pensar dói. Acreditar em Deus não exige esforço.

2006-12-06 09:06:24 · answer #7 · answered by Gustavo S 4 · 0 0

É por isso que quando acreditamos em Deus, não acreditamos através da razão e sim da fé, por que Deus ultrapassa toda a nossa inteligência, nunca O entenderemos, apenas sabemos que Ele é o criador de todas as coisas, inclusive você!
Também a ciência e a religião, embora muitos pensam, não tomam posições opostas, mas sim se complementam, é por isso que existe muitos cientistas religiosos hj em dia sem nenhum problema. Aliás Deus é que dotou os seres humanos de inteligência e raciocínio, até a inteligência que vc acha que tem foi Ele que te deu essa capacidade, mas com um pouco mais de esforço e busca pessoal vc a desenvolve... assim como qualquer um...

2006-12-06 09:03:04 · answer #8 · answered by Betinha 3 · 0 1

de onde é que vc acha que vc surgiu do macaco? vc ´um verdadeiro exemplo de que Deus existe.Vc vê o vento?não. ele existe?sim.vc vê o amor? não.ele existe?sim

2006-12-06 08:45:41 · answer #9 · answered by drielle karine de suza santos k 1 · 0 1

Ha eu acredito muito na Ciencia, mas a sociedade preciona muito e a gente parece ter vergonha de dizer q não acredita em Deus, fazem nós sentirmos que estamos fazendo algo de errado o q ñ é verdade e assim eu como outros acabamos optando pela segunda opção!
Bjinhus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2006-12-06 08:33:32 · answer #10 · answered by Luaninha 2 · 0 1

É vero!

2006-12-06 08:29:12 · answer #11 · answered by Dr. Joel - Fortaleza 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers