English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-06 03:51:57 · 14 respostas · perguntado por Fafá 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Mario V, estou espantada com sua sabedoria,acho que vou até virar atéia rsrsrs. Você realmente me convenceu que Deus não existem provas incontestáveis.

2006-12-06 04:45:38 · update #1

14 respostas

Segundo o Professor Thomas Henry Huxley, avô paterno do escritor Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo) , em 1876, definiu o agnóstico como alguém que nega tanto o Ateísmo como o Teísmo e que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida. Em outras palavras, um agnóstico é alguém que acredita que nós não sabemos nem poderemos saber se um deus existe.

O termo "agnóstico" também tem sido usado para descrever aquele que não acredita que essa questão seja intrinsecamente incognoscível, mas por outro lado crê que as evidências pró e contra Deus não são ainda conclusivas, ficando pragmático sobre o assunto.

Muitas pessoas (erroneamente) usam a palavra agnosticismo com o sentido de "ateísmo fraco" e usam a expressão "Ateísmo" apenas com o significado de "ateísmo ativo" (que afirma categoricamente a inexistência de Deus). O problema é que não se pode estabelecer realmente a crença de alguém simplesmente pelo fato de ele se intitular agnóstico. Pode haver, por exemplo, um teísta agnóstico que considere impossível descobrir por meio da razão se Deus realmente existe, mas que afirme crer em deus (ou deuses) por meio da fé. Há também aquele que não crê na existência dos deuses conforme descritos pelas religiões, mas acreditam na possibilidade de existência de um outro tipo de entidade sobrenatural (estes são comumente chamados de "deístas").

Cautela também com as palavras "ateísta ou ateu", porque elas têm muitos significados, ficando difícil definir e ocorrendo erros ao generalizar. Apenas poderemos afirmar, com certeza, que os ateus não acreditam em Deus e que a posição agnóstica pode ser muito parecida, porém dá ênfase à dúvida.

2006-12-06 03:54:17 · answer #1 · answered by Anonymous · 8 1

Agnóstico é um ateu tímido.

:0)

.

2006-12-06 12:26:09 · answer #2 · answered by Júlio César 4 · 0 0

relativo ao agnosticismo ou o que é seu partidário ou seguidor

2006-12-06 12:13:05 · answer #3 · answered by Cuddly 4 · 0 0

Ao responder sua pergunta anterior eu fui bem claro ao afirmar que você deveria se informar bem mais a respeito das coisas que tenta "empurrar" aos participantes do YR, lembra???

Pois é! Percebe agora como você "tropeça" em coisas tão simples???

Vá perguntando e anotando tudo, você ainda precisa de muito!!!

Boa sorte tchau

2006-12-06 12:07:48 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Quem é agnóstico, está num meio-termo entre ser ateu e ser teísta. O ateu está convicto de que Deus não existe, ao passo que o teísta nutre firme crença de que Deus existe realmente, e que se envolve nos assuntos humanos.

O agnóstico não acha que existe evidência suficiente para se afirmar que Deus existe ou não. Antes, reserva-se a fazer um ajuizamento definitivo, ou afirma que, se Deus existe, ele é ignorado e incognoscível.
O termo “agnóstico” (do grego ágnostos, “ignorado”) foi cunhado por Thomas H. Huxley, cientista britânico do século 19, que também ajudou a popularizar a teoria darwiniana da evolução. Huxley observou que as igrejas afirmavam ter uma gnôsis (conhecimento) especial sobre Deus e a origem das coisas. Ele forneceu uma razão pela qual não podia aceitar esta gnôsis, e, assim sendo, era agnóstico

2006-12-06 12:07:02 · answer #5 · answered by Herman 6 · 0 0

O agnóstico é aquele que nega tanto o Ateísmo como o Teísmo e que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida.

Deste modo, ele não nega a existência de Deus (como os ateus), mas tampouco crê que pode entender a existência de um poder superior...

2006-12-06 12:05:43 · answer #6 · answered by Mi 3 · 0 0

O termo agnosticismo foi cunhado pelo Professor Thomas Henry Huxley em uma reunião da Sociedade Metafísica, em 1876. Ele definiu o agnóstico como alguém que nega tanto o Ateísmo como o Teísmo e que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida. Em outras palavras, um agnóstico é alguém que acredita que nós não sabemos nem poderemos saber se um deus existe.
pt.wikipedia.org/wiki/Agnóstico

A. sb. Alguém que defende que a existência de qualquer coisa para além e por detrás dos fenômenos materiais é desconhecida e (tanto quanto é possível julgar) impossível de ser conhecida, e especialmente que uma Primeira Causa e um mundo invisível são assuntos sobre os quais nada sabemos.
www.str.com.br/Atheos/definicoes.htm

2006-12-06 12:04:27 · answer #7 · answered by Saquinho de Pipoca 3 · 0 0

Simples.

Sabe esses caras que juram de pé junto que CATEGORICAMENTE SIM existem divindades superiores criadoras do universo, mas que não podem provar? E esses outros que berram a todo pulmão que essas divindades superiores criadoras do universo CATEGORICAMENTE NÃO existem, mas que, é claro, não podem provar.

Então, o agnóstico é aquele que não é nenhum dos dois. Ele está assistindo a briga e esperando pra ver quem tem razão.

2006-12-06 12:02:51 · answer #8 · answered by Chaka 3 · 0 0

O termo agnosticismo foi usado a primeira vez em 1869 por Th. H. Huxley com o significado de "renúncia ao saber" -- renúncia a saber as coisas que se não podem saber por estarem para além das possibilidades do conhecimento científico (para além da experiência). Normalmente chama-se agnóstico a quem se abstém de qualquer juízo sobre as proposições religiosas, por as considerar inacessíveis à razão humana.

2006-12-06 12:01:23 · answer #9 · answered by kao kabeci ilê 7 · 0 0

de forma resumida é alguém que não nega a existência de Deus mas duvida.

2006-12-06 12:00:56 · answer #10 · answered by Pastor 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers