.
O que é:
O Budismo é uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo. Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam. O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos. O Budismo é uma religião prática, devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a leva-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas. É uma maneira de viver que extrai os mais altos benefícios da vida.
Onde se pratica:
Consulte: http://www.templozulai.org.br/templo.htm
.
2006-12-06 02:01:56
·
answer #1
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋
O Budismo é um Caminho de Libertação de oirgem indiana praticado na Ásia Oriental, mas está se expandindo no Ocidente e inclusive no Brasil, onde foi introduzido pelos imigrantes japoneses há mais de 50 anos.
Para conhecer as múltiplas organizações budistas regulares que atuam no Brasil, acesse o Portal Budista Dharmanet
www.dharmanet.com.br
2006-12-06 17:35:23
·
answer #2
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
O buda foi um dos 7 sabios enviado por Deus quando veio a acontecer o segundo cataclisma da terra que foi o diluvio, nesta feita foi designado por Deus 7 sabios um para cada continente e cada um deles tinha uma missão que era passar conhecimentos aos povos que lá fossem encontrados, no caso do Buda ele destinado ao oriente dono do conhecimento da sabedoria espiritual, havia outro que tinha a sabedoria da pesca e navegação e assim por diante eles eram sete.
2006-12-06 10:22:38
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu sou budista e irei te explicar:
Budismo é uma religião e filosofia baseada nas escrituras e na tradição leiga e monástica iniciadas por Siddhartha Gautama, o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. Surgiu originalmente na Índia e de lá se espalhou através da Ásia, Ásia Central, Tibete, Sri Lanka (antigo Ceilão), Sudeste Asiático como também para países do Leste Asiático, incluindo China, Myanmar, Coréia, Vietnã e Japão. Hoje o budismo se encontra em quase todos os países do mundo, amplamente divulgado pelas diferentes escolas budistas, e conta cerca de 376 milhões de seguidores.
O budismo ensina a desenvolver ações boas e construtivas, evitar ações ruins e danosas, e purificar e treinar a mente. O objetivo dessas práticas é o fim do sofrimento decorrente da existência cíclica, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana.
A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. O treinamento mental foca na disciplina moral (sila), concentração meditativa (samadhi), e sabedoria (prajña).
Apesar do budismo não negar a existência de seres sobrenaturais (de fato, há muitas referências nas escrituras Budistas), ele não confere nenhum poder especial de criação, salvação ou julgamento à esses seres, não compartilhando da noção de Deus comum à maioria das religiões. Entende-se que, assim como os humanos, eles possuem o poder de afetar os eventos mundanos.
A base do budismo é a compreensão das Quatro Nobres Verdades, ligadas à constatação da existência de um sentimento de insatisfação (Dukkha) inerente à própria existência, que pode no entanto ser transcendido através da prática do Nobre Caminho Óctuplo. Outro conceito importante, que de certa forma sintetiza a cosmovisão budista, é o das três marcas da existência: a insatisfação (Dukkha), a impermanência (Anicca) e a ausência de um "eu" (Anatta).
Origens:
O budismo formou-se no nordeste da Índia, entre o século VI a.C. e o século IV a.C. Este período corresponde a uma fase de alterações sociais, políticas e económicas nesta região do mundo. A antiga religiosidade bramânica, centrada no sacríficio de animais, era questionada por vários grupos religiosos, que geralmente orbitavam em torno de um mestre.
Um destes mestres religiosos foi Siddhartha Gautama, o Buda, cuja vida a maioria dos académicos ocidentais e indianos situa entre 563 a.C. e 483 a.C., embora os académicos japoneses consideram mais provável a data 448 a.C.-368 a.C.. Siddhartha nasceu na povoação de Kapilavastu, que se julga ser a aldeia indiana de Piprahwa, situada perto da fronteira indo-nepalesa. Pertencia à casta guerreira (ksatriya).
Várias lendas posteriores afirmam que Siddhartha viveu no luxo, tendo o seu pai se esforçado por evitar que o seu filho entrasse em contacto com os aspectos desagradáveis da vida. Por volta dos 29 anos, o jovem Siddhartha decidiu abandonar a sua vida, renunciando a todos os bens materiais, e adoptando a vida de um renunciante. Praticou o ioga (numa forma que não é a mesma que é hoje seguida nos países ocidentais), e seguiu práticas ascéticas extremas, mas acabou por abandoná-las, vendo que não conseguia obter nada delas. Segundo a tradição, ao fim de uma meditação sentado debaixo de uma figueira, descobriu a solução para a libertação do ciclo das existências e das mortes que o atormentava.
Pouco depois decidiu retomar a sua vida errante, tendo chegado a um bosque perto de Benares, onde proferiu um sermão diante de cinco jovens, que convencidos pelos seus ensinamentos, se tornaram os seus primeiros discípulos e com que que formou a primeira comunidade monástica (sangha). O Buda dedicou então o resto da sua vida (talvez trinta ou cinquenta anos) a pregar a sua doutrina através de um método oral, não tendo deixado quaisquer escritos.
Quer saber mais sobre o budismo? Procure por suas escrituras, ou em livros.
2006-12-06 10:20:29
·
answer #4
·
answered by simpsonmania_17 3
·
0⤊
0⤋
Budismo é uma religião que prega o conhecimento de todos os seres e principalmente de si mesmo, com uma grande filosofia de viver e conviver.
Em Cotia tem um templo chamado Zu Lai (http://www.templozulai.org.br/), há tambem 2 na Vila Mariana, Zhong Kuan (acho que é assim que escreve) e Ni Tuo (tambem não tenho certeza se a escrita está correta ou não)
2006-12-06 10:13:23
·
answer #5
·
answered by HanZo 2
·
0⤊
0⤋
O que é o buddhismo?
O buddhismo é o conjunto de tradições religiosas que surgiram a partir dos ensinamentos de Buddha. Ele não inventou estes ensinamentos — o Dharma —, mas sim re-descobriu verdades atemporais que já tinham sido ensinadas pelos seres iluminados das eras passadas. Atualmente, o buddhismo é a religião mais difundida na Ãsia, onde conta com aproximadamente 300 milhões de seguidores. Os primeiros contatos do buddhismo com o Ocidente aconteceram há muito tempo, mas somente a partir do século XIX é que houve um interesse maior por parte dos ocidentais.
--------------------------------------------------------------------------------
O buddhismo é religião, uma filosofia, um sistema de psicologia?
A tradição buddhista abrange e transcende todos estes aspectos. Como religião, o buddhismo procura nos "religar" (re-ligare) à nossa verdadeira natureza. Como filosofia, o buddhismo enfatiza o "amor à sabedoria" (philo-sophia) no sentido mais elevado. E como psicologia, o buddhismo oferece um vasto "conhecimento da mente" (psykhe-logos). Acima de tudo, o buddhismo oferece um caminho que conduz ao fim do sofrimento.
--------------------------------------------------------------------------------
O buddhismo é uma ciência?
Ãs vezes o buddhismo é descrito como uma "ciência da mente", no sentido de oferecer um sistema de conhecimento profundo do funcionamento da mente. Os métodos usados pelo Buddha para analisar a natureza das coisas são praticamente cientÃficos. Seus ensinamentos surgiram a partir da profunda contemplação das leis naturais de causa e efeito e podem ser atestados por qualquer pessoa, independente de suas crenças. O próprio Buddha recomendou que seus discÃpulos devem analisar os ensinamentos e não simplesmente aceitá-los por mero respeito.
--------------------------------------------------------------------------------
Quem é o chefe do buddhismo?
O buddhismo não possui uma hierarquia centralizada; cada tradição possui a sua própria estrutura organizacional. Muitos pensam que Sua Santidade o Dalai Lama, Tenzin Gyatso, é o "chefe" do buddhismo. Na verdade, Sua Santidade é o lÃder espiritual do povo do Tibet, ocupando uma importante posição dentro tradição tibetana Gelug. Entretanto, o Dalai Lama não é "chefe" do buddhismo, pois este posto sequer existe. Muitos praticantes buddhistas de outras tradições buddhistas e não-buddhistas têm grande respeito por ele.
--------------------------------------------------------------------------------
Como são os ensinamentos buddhistas?
Há algumas caracterÃsticas que permeiam os ensinamentos de Buddha. Qualquer ensinamento que esteja de acordo com estas caracterÃsticas pode ser considerado buddhista: todas as coisas condicionadas (ou seja, que surgem de causas) são insatisfatórias; todas as coisas condicionadas são impermanentes; todas as coisas (condicionadas e incondicionadas) são destituÃdas de um "eu" ou de uma essência independente; apenas o nirvana oferece paz verdadeira. Algumas pessoas pensam que o "buddhismo é pessimista", que "só fala de sofrimento" e "nega a felicidade". Na verdade, o buddhismo adota uma visão realista de nossos problemas e oferece um caminho que conduz à mais elevada felicidade.
--------------------------------------------------------------------------------
O que é o despertar?
O despertar, ou iluminação, é o estado mais elevado de virtude e sabedoria. No buddhismo não existe o conceito de "pecado original" porque todos os seres têm o potencial de atingir o despertar. Existe a iluminação dos ouvintes (shravaka-bodhi), aqueles que ouviram os ensinamentos de Buddha e atingiram o despertar; a iluminação dos realizadores solitários (pratyeka-bodhi), aqueles que atingiram a iluminação sem precisar ouvir os ensinamentos de um Buddha; e a iluminação completa e perfeita (samyaksambodhi), atingida apenas pelos Buddhas. Estes três tipos iluminação são progressivamente mais profundos e mais difÃceis de atingir.
--------------------------------------------------------------------------------
O que é nirvana?
O nirvana é a mais alta felicidade, um estado completamente além do sofrimento. Todos aqueles que atingiram algum grau de iluminação desfrutam da paz do nirvana. Aqueles que atingem o nirvana não estão mais sujeitos ao renascimento no samsara — a existência cÃclica — porque estão além do ciclo da morte e renascimento. O samsara é condicionado, isto é, surge de causas e condições; já o nirvana é incondicionado, não depende de causas e condições. Por isso, o nirvana não é um lugar, pois transcende o espaço; e o nirvana é eterno, pois transcende o tempo. O nirvana não é a "extinção do ser", mas sim a "extinação do sofrimento".
--------------------------------------------------------------------------------
Quais são os principais ensinamentos do buddhismo?
São as quatro nobres verdades: 1. Todos os seres estão sujeitos ao sofrimento (velhice, doença, morte, insatisfação etc.); 2. O sofrimento surge de causas (cobiça, raiva, ignorância etc.); 3. Ao eliminarmos as causas, o sofrimento é eliminado; 4. Praticando o nobre caminho óctuplo, o sofrimento e suas causas são eliminadas.
--------------------------------------------------------------------------------
2006-12-06 10:13:12
·
answer #6
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
0⤋
é uma religião que segue o q o buda falou.se pratica mais na india
2006-12-06 10:08:58
·
answer #7
·
answered by GT-3000 4
·
0⤊
0⤋
O budismo é uma mistura de religão com filosofia de vida oriental.
Ele é desenvolvido em mosteiros, porém é praticado no dia a dia, nas atitudes das pessoas que o praticam.
2006-12-06 10:02:58
·
answer #8
·
answered by Charles Brown 6
·
0⤊
0⤋
Olha, segue uma pequena definição:
O buddhismo é o conjunto de tradições religiosas que surgiram a partir dos ensinamentos de Buddha. Ele não inventou estes ensinamentos — o Dharma —, mas sim re-descobriu verdades atemporais que já tinham sido ensinadas pelos seres iluminados das eras passadas. Atualmente, o buddhismo é a religião mais difundida na Ãsia, onde conta com aproximadamente 300 milhões de seguidores. Os primeiros contatos do buddhismo com o Ocidente aconteceram há muito tempo, mas somente a partir do século XIX é que houve um interesse maior por parte dos ocidentais.
2006-12-06 10:01:32
·
answer #9
·
answered by Iva A 5
·
0⤊
0⤋
O Budismo é uma filosofia de vida e uma religião, baseada integralmente nos nsinamentos do Buda, para todos os seres.
Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião que visa a sabedoria, o crescimento e a evolução através da busca da paz interior. É devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a leva-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas.
Na crença dos budistas você pode reencarnar como um inseto, um animal ou um ser humano mais evoluído, dependendo dos seus atos, até alcançar a iluminação. É praticado em todo o mundo e tem mais de 2.500 anos de história.
2006-12-06 09:57:57
·
answer #10
·
answered by Diana S 2
·
0⤊
0⤋