English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

ja ouvi dizer que existem bactérias que fazem bem ao organismo
verdade?
quais são elas?

2006-12-06 00:20:52 · 8 respostas · perguntado por maxpower_wf 3 em Ciências e Matemática Medicina

8 respostas

Verdade! Elas não deixam espaço pras bactérias do mal. E tb tem um monte no seu intestino que te ajudam.

2006-12-06 00:23:47 · answer #1 · answered by Bia__ 3 · 0 0

é verdade sim...geralmente recebem o nome de flora bacteriana e se encontram na boca intestinos vagina... interessante que sem a presença delas o organismo fica com as defesas diminuidas...elas chegam a atacar as bacterias nocivas.... os lactobacilos são um exemplo existindo inclusive na vagina os cocos também...quando alguém está com diarréia costuma-se orientar a tomar yakult pq tem lactobacilos

2006-12-06 18:57:20 · answer #2 · answered by lizborges35 4 · 1 0

As bactérias do bem

Crodowaldo Pavan


Em pesquisas recentes, mostramos que o feijão e o ovo de galinha, dois alimentos cotidianos dos brasileiros que têm recursos suficientes para poder se alimentar, estão cheios de bactérias.

Essas bactérias formam associação simbiótica com a planta, ou com a galinha, em uniões de dois conjuntos genéticos – um da planta (ou da galinha) e outro da bactéria – que mutuamente trabalham na produção de um único indivíduo. Esse tipo de união é chamado de endossimbiose, em que, neste caso, a bactéria vive normalmente – e apenas – no interior da planta ou no corpo ou ovo de galinha.


Inúmeras bactérias no feijão: não se preocupe, são bactérias do bem.
No ovo, as bactérias se concentram na gema, formando cerca de 10% de seu volume. Na semente de feijão, as bactérias estão distribuídas nos cotilédonos e nas três partes do embrião (pré-folha, pré-caule e pré-raiz), em quantidades ponderáveis. Nestas estruturas do embrião vegetal, encontramos células normais ao lado de outras contendo muitas bactérias em seu interior.

Infelizmente ainda não conseguimos cultivar essas bactérias das plantas e dos ovos em meio artificial, situação que ocorre também com as bactérias similares encontradas em ovos de grande número de insetos como mosquitos, piolhos etc.

Nesses organismos a situação é mais complicada, pois as bactérias podem trazer problemas para as espécies afetadas, como: indução de partenogênese (embrião produzido por ovo não fecundado); na determinação do sexo, com machos infectados se desenvolvendo como fêmea; indução de letalidade do embrião, resultante de casos em que a fêmea é fecundada por macho infectado.

Aqui citamos apenas bactérias associadas com semente de feijão e ovo de galinha, mas a situação é mais ampla, pois as encontramos em praticamente todas as sementes de plantas que analisamos (mais de cem), como também em ovos de outras aves: várias raças de galinha doméstica, galinha d’angola, peru, faisão e codorna. Pelos dados que até agora analisamos, concluímos que as bactérias das sementes de plantas e as dos ovos de aves são bactérias do bem e as qualificamos como auspiciosas.

2006-12-06 10:37:33 · answer #3 · answered by Nilza Padovani Feitosa F 4 · 0 0

As bacterias que faz bem ao organismo.
lactobácilos é um.

2006-12-06 08:38:00 · answer #4 · answered by Dr. Joel - Fortaleza 3 · 0 0

Cultive as 'bactérias do bem'


Terra

Uma boa alimentação aliada a ingestão de probióticos equilibra o organismo e melhora o sistema imune



Últimas de Vida e Saúde
» Depressão pode causar perda de massa óssea
» Vacinas contra a gripe podem não ser eficientes
» Cientistas criam tomate azul com fins medicinais
» Remédio contra a obesidade beneficia diabéticos



Busca
Faça sua pesquisa na Internet:






Estresse, exagero em atividades físicas e má alimentação podem destruir as chamadas 'bactérias do bem' que existem no organismo. A eliminação dessas bactérias provoca um desequilíbrio e diminui a capacidade do sistema imunológico. Uma maneira de garantir uma saúde equilibrada é ingerir alimentos ou suplementos probióticos, ou seja, esses microorganismos vivos.
A nutricionista Elaine Cristina Moreira, especialista em fisiologia do exercício e doenças crônicas, explica que essas bactérias que protegem o organismo estão localizadas, principalmente, na mucosa intestinal.

"Não se trata de uma super bactéria, mas de uma interação eficiente de diversos microorganismos. Quando acontece algum desequilíbrio ou a pessoa toma laxante essa mucosa descama expelindo muitas bactérias que o corpo não consegue repor".

Elas estimulam o sistema imunológico combatendo outras bactérias que são nocivas ao organismo, produz um ácido graxo que ajuda na redução do colesterol, reduz o risco de desenvolvimento de câncer e produz vitamina K, que é responsável pela aglutinação do sangue ¿ mecanismo que forma a placa que estanca o sangue quando há ferimentos.

"Elas também evitam gripes repetidas, a síndrome do intestino irritável e doenças como a gastroenterocolite aguda (Geca). Além disso, melhoram a aparência, principalmente a pele e os cabelos", complementa Elaine.

Para garantir que as 'bactérias do bem' ajam no organismo é preciso criar condições para que elas se desenvolvam. Por isso uma alimentação saudável e a ingestão de líquido são muito importantes.

Além disso, os suplementos probióticos (cápsulas que contém esses microorganismos vivos) e alimentos como alguns tipos de iogurte como o caseiro ou marcas como Activia e Yakult, ajudam a manter a saúde equilibrada.

As cápsulas probióticas são encontradas em lojas especializadas em suplementos esportivos. Elas não têm contra-indicação e podem ser consumidas diariamente. A nutricionista orienta a ingestão de uma cápsula por dia ou até três quando o organismo está muito debilitado. O ideal é tomar esse suplemento pelo menos 30 minutos antes da refeição. "Mas o ideal é sempre buscar orientação de um especialista", destaca.

Mulheres com secreção vaginal podem acabar com esse incômodo com a ajuda desses suplementos colocando o conteúdo do interior da cápsula no canal vaginal.

Elaine alerta que não adianta consumir iogurtes que contém esses microorganismos vivos se o produto não for refrigerado adequadamente. O mesmo vale para o suplemento em cápsulas. Eles devem estar armazenados em local refrigerado nas lojas. "A variação de temperatura mata os microorganismos", frisa.

2006-12-06 08:30:56 · answer #5 · answered by Ricardão 7 · 0 0

Vou citar uma só: Sacaromice Cereviciae. (na verdade é um fungo, mas faz um bem enorme a humanidade... )

2006-12-06 08:26:31 · answer #6 · answered by Blabla U 6 · 0 0

Um exemplo delas são os Lactobacilos Vivos que ajudam a manter nosso organismo.

2006-12-06 08:24:52 · answer #7 · answered by Cmte. PT-FYX 3 · 0 0

nenhuma bacteria faz bem ñ importa de onde ela seja
o q dizem por ai e que as cobaias de laboratorio sao inofensivas ;pode ate ser mas ñ se engane ok?

2006-12-06 11:00:31 · answer #8 · answered by xinha2707 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers