English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

São três dias de puro sofrimento, todo mês, eu durmo e acordo com dor de cabeça, minha vida para. Nenhum remédio funciona, apenas torna a dor um pouco mais suportável, se for uma droga muito forte, como cefalium, mas não passa, nem tomando dois. Chá de boldo do chile já funcionou, mas ouvir falar que dá uns problemas hepáticos. Como me livrar desse tormento, você pode me ajudar?

2006-12-05 09:34:11 · 27 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Saúde e Bem-Estar Dor e Gerenciamento da Dor

27 respostas

1°) Procure por um clínico ou neurologista para certificar-se de que tenha mesmo enxaqueca.

2°) No caso de enxaqueca com crises freqüentes e intensas, existem opções de tratamento com medicamentos de uso contínuo, que evitam as crises ou as tornam menos freqüentes ou menos intensas.

3°) Existem, também, medicamentos específicos para as crises de enxaqueca que, tomados no início das mesmas, podem abortá-las.

4°) Leia, abaixo, trecho do "Manual Merck de Saúde da Família" (atalho para o sítio do Manual, abaixo):


Enxaqueca

A enxaqueca é uma dor intensa, do tipo latejante e recorrente que geralmente afeta um lado da cabeça, podendo, algumas vezes, afetar ambos os lados. O seu início é súbito e pode ser precedido ou acompanhado por sintomas visuais, neurológicos ou gastrointestinais. Embora a enxaqueca possa se iniciar em qualquer idade, ela comumente aparece entre os10 e 30 anos. Algumas vezes, a enxaqueca desaparece após os 50 anos, e é mais comum em mulheres que em homens. O fato de mais da metade dos indivíduos com enxaqueca possuir parentes próximos que também a apresentam sugere que a tendência pode ser transmitida geneticamente. Normalmente, a enxaqueca é mais grave que as cefaléias tensionais. Ela ocorre quando as artérias que vão ao cérebro tornam-se estreitadas (contraem) e, em seguida, dilatam, ativando os algorreceptores (receptores da dor) vizinhos. Não se sabe o que faz com que os vasos sangüíneos contraiam e dilatem, mas o nível anormalmente baixo de serotonina, substância química envolvida na comunicação da célula nervosa (neurotransmissão) no sangue, pode desencadear as contrações. Raramente, uma malformação vascular pode ser a causa subjacente da enxaqueca. Neste caso, as cefaléias quase sempre ocorrem no mesmo lado. Entretanto, na maioria das pessoas, elas ocorrem aleatoriamente, em qualquer um dos lados.

Sintomas e Diagnóstico

Não existe disponível um exame laboratorial que auxilie no diagnóstico das enxaquecas, mas, habitualmente, as características da cefaléia tornam fácil a sua identificação. Em aproximadamente 20% dos indivíduos, cerca de 10 a 30 minutos antes do início da cefaléia (período denominado aura, pródromo ou período prodrômico), ocorrem sintomas de depressão, irritabilidade, agitação, náusea ou perda de apetite. Uma porcentagem semelhante de indivíduos apresentam perda de visão de uma área específica (denominado ponto cego ou escotoma) ou percebem luzes dispersas ou cintilantes. Menos comumente, as imagens tornam- se distorcidas. Por exemplo, os objetos parecem ser menores ou maiores do que realmente são. Alguns indivíduos apresentam zumbido ou, raramente, fraqueza de um membro superior ou inferior. Geralmente, esses sintomas desaparecem assim que a cefaléia se inicia, podendo, no entanto, ocorrer concomitantemente. A dor de uma enxaqueca pode ser sentida em qualquer lado da cabeça ou em toda cabeça. Algumas vezes, as mãos e pés podem tornar-se frios e azulados. Na maioria dos indivídos que apresentam um período prodrômico, em cada episódio, as características e a localização da cefaléia são as mesmas. A enxaqueca pode ocorrer freqüentemente durante um longo período e, em seguida, desaparecer por muitas semanas, meses ou mesmo anos.

Prevenção e Tratamento

Quando não tratadas, as crises de enxaqueca podem durar várias horas ou dias. Para alguns indivíduos, a cefaléia é leve e facilmente aliviada com o uso de um analgésico de venda livre. Muito freqüentemente, a enxaqueca é grave e provoca uma incapacidade temporária, especialmente quando ela é acompanhada por náusea, vômito e desconforto em ambientes com iluminação intensa (fotofobia). Neste caso, os analgésicos normalmente não aliviam a cefaléia, a qual pode desaparecer apenas após um período de repouso e sono. Alguns indivíduos apresentam irritabilidade durante as crises de enxaqueca e procuram o isolamento, freqüentemente em um quarto escuro. Como a cefaléia e os principais sintomas da enxaqueca somente ocorrem após a dilatação da artéria contraída, o período prodrômico representa um período de advertência durante o qual os medicamentos podem prevenir a cefaléia. O medicamento mais comumente utilizado é a ergotamina (um vasoconstritor), que provoca a constrição dos vasos sangüíneos e, conseqüentemente, evita que eles dilatem e provoquem dor.
A cafeína em doses elevadas também ajuda a evitar a dilatação dos vasos sangüíneos e, comumente, ela é administrada combinada a analgésicos ou à ergotamina. O sumatriptano aumenta os efeitos da serotonina. Acreditase que níveis baixos dessa substância desencadeiem crises de enxaqueca. Seja pela via oral ou injetável, o sumatriptano é mais eficaz que a aspirina ou o acetaminofeno no alívio dos sintomas da enxaqueca, mas é muito mais caro. A ergotamina e o sumatriptano afetam a circulação sangüínea cerebral, podem ser perigosos e não devem ser utilizados mais freqüentemente do que o prescrito. Alguns medicamentos utilizados diariamente podem prevenir a recorrência das crises de enxaqueca.
O beta-bloqueador propranolol proporciona alívio a longo prazo em cerca de 50% dos indivíduos que apresentam crises de enxaqueca freqüentes. O verapamil, um bloqueador dos canais de cálcio, é eficaz para alguns indivíduos. Recentemente, foi demonstrado que divalproex, um medicamento anticonvulsivante, reduz a freqüência das enxaquecas quando tomado diariamente. A metilsergida é um dos medicamentos preventivos mais eficazes, mas deve ser utilizada de forma intermitente, pois pode causar, do modo imprevisível, uma complicação grave denominada fibrose retroperitoneal – a formação de tecido cicatricial profundamente na cavidade abdominal, a qual pode obstruir a circulação sangüínea a órgãos vitais. Portanto, o uso desse medicamento deve ser cuidadosamente supervisionado por um médico.

2006-12-06 04:05:52 · answer #1 · answered by carvalhoclinico 5 · 0 0

Esse problema afeta milhõe de pessoas, é ir levando e pronto.

2006-12-05 09:37:54 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

T O R S I L A X - TORSILAX - T O R S I L A X - tenho enxaqueca com aura e não encontrei medicamento melhor! Já parei muitas vezes no hospital, mas agora, assim que os primeiros sintomas aparecem, tomo torsilax: nunca mais dor de enxaqueca (não serve para todas as dores de cabeça: às vezes tenho dores causadas pela vista, de tanto ficar lendo, e aí o torsilax não é tão eficaz, mas para enxaqueca, não tem outro). Tomo o torsilax, fico uns 15 minutos sentado (pois os sintomas da visão com aura persistem) e depois durmo um pouco. Para evitar: uma boa noite de sono (ou não levantar muito sonolento, esperando uns minutos na cama, me remexendo e me alongando até o sono diminuir), não comer salames, chocolates, linguiça, presunto, etc. Torsilax não é só para dores musculares, mas é muito bom para enxaquecas. Sempre ando com ele no bolso para onde quer que eu vá.

2014-02-07 14:02:34 · answer #3 · answered by araujoalca 1 · 0 0

Procure fazer um tratamento de acupuntura, funciona muito bem no tratamento das enxaquecas.

2006-12-09 07:55:26 · answer #4 · answered by wcanavarro 2 · 0 0

Atualmente minhas crises estão mais esparsas. Pode ter sido apenas o passar dos anos, mas também aprendi a identificar os "gatilhos", o que detona a enxaqueca.
Estresse, um tipo de alimento ( gordura, fruta ácida ), comer um doce ou beber refrigerante em jejum, exposição a cheiro forte... Varia de pessoa a pessoa...
Quando a crise vem coloco gelo na cabeça, esquento os pés e tento relaxar.

2006-12-08 07:13:00 · answer #5 · answered by Duarte 3 · 0 0

Eu tomei Cefalium!

É muito bom e é só bater dentro q a dor passa!

2006-12-06 20:50:13 · answer #6 · answered by linepontes 2 · 0 0

Menina, vá ao médico que só ele poderá te indicar a melhor solução, nada de automedicação, pois ela pode camuflar o real motivo de sua dor. A dor é um aviso de nosso organismo que algo naum está certo... Estimo melhoras e boa sorte.

2006-12-06 10:04:49 · answer #7 · answered by Drª Nat 2 · 0 0

feche o quarto fique na escuridão. use oculos escuros e tome remédio receitado por especialista. isso passa. eu já tive muito. que dor de cabeça.... quando ficar mais velho como eu acaba o mal é mais ou menos hereditoario. procure na sua familia quem teve

2006-12-06 05:55:44 · answer #8 · answered by sobrevivente 4 · 0 0

Tem que ir num neuro mesmo para ver se é outra cosia...se for só a enxaqueca mesmo, o chá de boldo nestes dias nào vai fazer mal nào. Enxaqueca costuma atacar estômago, fígado... veja se tem a ver com seu ciclo mesntrual. A minha não é só o ciclo menstrual, mas é nele também. Para evitar essas crises, remédios naturais, as vezes só alimentação ajudam muito. Eu como 1 banana todo dia, gérmem de trigo, aveia... e se não saio da linha na alimentação fico bem. Não posso comer queijos amarelos, frituras, chocolate, tomar álcool principalmente vinho, café, cigarro. Quando faço uma dessas coisas sei que posso ter uma crise. Vá se conhecendo e vendo com quais alimentos vc se dá bem, com quais se dá mal.... e boa sorte!

2006-12-05 22:41:11 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Passei por esta situação alguns dias atrás no meu caso era fígado mesmo.
Após uma seção de vômitos tomei plasil e chá de boldo fiquei ótima mas o ideal é mesmo procurar um bom médico.
Pois receitas todos tem o difícil é a cura.

2006-12-05 09:46:42 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

Se o cha funcionou provavelmente seu problema é o fígado. Tente procurar um especialista...e evite gordura e açucar em excesso.OK?

2006-12-05 09:37:00 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers