English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Substituição por alimentos
A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses, podendo depois começar a introduzir gradualmente a água e alimentos sólidos pois por esta altura o bebé já exige um maior conteúdo calórico na sua alimentação.

A introdução de novos alimentos antes dos 5/6 meses de idade não é aconselhável, pois para os bebés o leite materno é o ideal para a sua alimentação, e o leite artificial o alimento mais aproximado do materno que podem ter. Pode também contribuir para a obesidade do bebé, que não quer dizer que o bebé é mais saudável por aumentar tanto de peso, ou até para o aparecimento de alergias, pois o seu sistema imunitário, as suas defesas, ainda não estão suficientemente fortes. Quando tiver um ano de idade é capaz de ingerir todos os alimentos sólidos, a menos que ocorra alguma intolerância alimentar. Aos 5/6 meses o aparelho digestivo do bebé já está suficientemente desenvolvido para receber os alimentos sólidos e as crianças começam a precisar de mais calorias e nutrientes que o leite oferece.

É importante que os pais tenham consciência que eles mesmo podem preparar a alimentação dos seus filhos e que não é necessário alimentos infantis preparados comercialmente. A alimentação deverá ser rica em calorias, ferro e vitaminas D e Vitamina C em quantidades suficientes. (Sorensen Tutti)

No entanto, deverá ser o médico ou enfermeiro de saúde infantil a aconselhar quando introduzir os alimentos sólidos. O calendário para essa introdução e o tipo de alimentos a utilizar será discutido durante as consultas de vigilância de saúde do bebé, com estes profissionais. Para mais esclarecimentos poderão recorrer aos conselhos dos profissionais da Associação Ajuda de Mãe. (bobak)

Frequência
Inicialmente deve começar-se por oferecer ao bebé uma ingestão de alimentos sólidos por dia, a meio da manhã ou da tarde. Passadas algumas semanas, aumenta-se a frequência para 2 vezes por dia. Um mês após este início começa a dar-se entre a amamentação e os biberões, pois o bebé terá mais apetite nessa altura.

Uma forma de familiarizar o bebé com os novos alimentos será dar estes ao bebé para que ele os possa manipular e tomar conhecimento da sua textura e consistência.

Quantidade
De início deve dar-se alimentos sólidos ao bebé em pequenas quantidades, como 1 a 2 colheres de sobremesa de comida, até ele se habituar ao gosto. Depois, aumente gradualmente a quantidade para 4 a 6 colheres de sopa de comida. Deve ter-se sempre em conta que não é aconselhável obrigar o bebé a ingerir a comida e deve dar-se tempo para que ele se habitue à colher, uma vez que está habituado à mama.

Alguns exemplos de alimentação
Papas
Geralmente, as papas de cereais são o primeiro passo para a introdução dos alimentos sólidos, salientando a importância dos hidratos de carbono na alimentação do bebé. As papas mais conhecidas, como a Cerelac e o Nestum, são muito ricas em amido, que é um nutriente que nos fornece muita energia. É conveniente começar com uma papa láctea de preparação instantânea, à base de cereais. Como medida preventiva de problemas intestinais, aconselha-se nos primeiros meses a introdução de cereais sem glúten, que é uma substância existente em alguns cereais, como o trigo, centeio, aveia e cevada. Entre os cereais que não contêm glúten estão o milho e o arroz. Algumas marcas, como a Nutriben comercializam papas sem glúten, devidamente assinaladas nas embalagens.

Vegetais
De uma forma geral, a partir dos 5/6 meses inicia-se a introdução dos vegetais sob a forma de puré (sopa), podendo utilizar inicialmente uma batata, uma cebola e uma cenoura, pois são os vegetais melhor tolerados.

Não se deverá acrescentar sal, e só depois dos legumes cozinhados e de estar fora do lume é que se introduz uma colher de sobremesa de azeite, que não deverá ir a lume, pois as gorduras expostas a altas temperaturas sofrem transformações químicas que as tornam mais nocivas para a saúde. Se o bebé não apresentar nenhuma reacção alérgica a esta base, semana a semana será acrescentado mais um vegetal de cada vez, para que caso ocorra alguma reacção alérgica se possa identificar qual a sua origem.

Assim sendo, introduz-se depois o nabo, o alho francês, a alface, a abóbora, espinafres e os restantes vegetais.

Fruta
A fruta também poderá ser introduzida por esta altura, gradualmente, começando por se cozer uma maça ou uma pêra, até se pode misturar posteriormente bolacha maria de forma a se fazer uma papa. Posteriormente pode introduzir-se a banana, o pêssego e os alperces. As últimas peças de fruta a serem introduzidas deverão ser as laranjas, tangerinas e frutos vermelhos, como os morangos, pois causam facilmente alergias. (Nestlé Tutti)

Carne, peixe e ovos
Entre o 5º e o 6º mês deverá introduzir-se a carne (de carneiro, vaca e frango), altura em que a criança pode também começar a comer pão. Por volta do 8º mês deve introduzir-se o peixe, alternando com as refeições em que a carne está presente. É também nesta altura que se introduz o ovo (apenas a gema), de preferência cozida, oferecendo-se pequenas quantidades e aumentando gradualmente até se atingir uma gema inteira. A clara do ovo deverá ser introduzida cerca dos 12 meses. É importante salientar que, quer com o peixe, quer com a carne, deve começar-se por dar apenas o caldo onde estes foram cozinhados. Se for bem tolerado pelo bebé pode então, no dia seguinte, dar-se a carne e o peixe. (Nestlé Tutti)

porém, o ideal é consultar o pediatra do nene

2006-12-04 11:57:15 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

naum tira q bom e q lindo q vc o amamente..
a minha cunhada mamou ateh os 10 anos xegava da escola direto pro peito..isso nao eh lindo??
pudera td mulher c capaz de amamentar seu filho..
nao tire o melhor do seu filho..
q Deus abenços!

2006-12-04 11:56:44 · answer #2 · answered by andinha 2 · 1 0

Deixe o garoto mamar!

2006-12-04 11:56:36 · answer #3 · answered by Eduardo 5 · 1 0

Já passei por isso e acho que você deve estar muito estressada. É maravilhoso esse contato de mãe e filho. mas com paciência poderá substituir aos poucos a alimentação dele. Mas não faça nada que o deixe também estressado, senão o que é uma coisa muito bonita vai se transformar em pesadelo pra vocês. eu passei boldo (folhas do chá) no peito e ele mesmo me disse que o seu leite tinha estragado. Não passamos por dificuldades quando ele deixou de mamar. Mas pense bem antes de faze-lo. FELICIDADES!!!!!!!!!!!1

2006-12-05 00:40:24 · answer #4 · answered by angela m 3 · 0 0

comece a dar papinha.

2006-12-04 12:20:09 · answer #5 · answered by flor-de-lys 6 · 0 0

nossa que nenem... acho que eh muito o importante o leite materno.

2006-12-04 12:05:25 · answer #6 · answered by Tenho_3_BBs 4 · 0 0

É normal mamar até os 2 anos. Mesmo que passe disso. Eu mesmo mamei até os 3 anos.

2006-12-04 12:00:05 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Acredito que já está na hora de introduzir outros alimentos, desse jeito vc ficará acabadinha, procure a pediatra dele.bjs na mammy e no filhão guloso!

2006-12-04 11:55:37 · answer #8 · answered by Cigana Incrédula 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers