English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

No dia 16 de julho de 1054, a Igreja de Constantinopla separou-se da Igreja de Roma. A isso chamamos "Cisma do Oriente". O Papa era Leão IX e o Patriarca de Constantinopla era Miguel Celulário.

No fundo era uma questão política Roma e Constantinopla eram dois pólos do mundo.

Diante das proibições do Patriarca Miguel Celulário, o Papa Leão IX enviou a Constantinopla três legados pontifícios para evitar o cisma. Miguel Celulário os recebeu muito mal e rompeu imediatamente com Roma.

Os três legados dirigiram-se à Basílica de Santa Sofia e, diante do povo, colocaram sobre o altar uma Carta (bula) contando a excomunhão de Miguel Celulário.

Em resposta o Patriarca de Constantinopla queimou a Carta, reuniu um sínodo em Constantinopla e excomunhou o Papa e a igreja de Roma.

(Estas excomunhões foram retiradas em 1965 pelo Papa Paulo VI e pelo Patriarca de Constantinopla Atenágoras).

Os principais pontos doutrinários relacionados ao cisma são:

1 - Espírito Santo: pela doutrina católica, o Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, procede do Pai e do Filho, definido no Concílio de Nicéia, enquanto que, para os ortodoxos, o Espírito Santo só procede do Pai.

2 - Juízo particular: a Igreja Ortodoxa não aceita o Juízo particular imediatamente após a morte, como ensina a Igreja Católica, admitindo somente o Juízo Universal; consequentemente, a Igreja Ortodoxa não admite a existência do purgatório nem do limbo, bem como não aceita as indulgências.

3 - Imaculada Conceição: Nossa Senhora, para os ortodoxos, foi concebida com o pecado original, enquanto que a Igreja católica sempre defendeu o contrário, definido por Pio IX como dogma, em 1854.

4 - Primazia e infalibilidade papal: A Igreja Ortodoxa não aceita, de forma alguma, tanto a primazia como a infalibilidade do bispo de Roma, o Papa, conforme definido pela Igreja Católica.

Algumas diferenças relativas à liturgia, ao culto, aos sacramentos e à disciplina eclesiástica:

1 - Para os ortodoxos, a consagração do pão e do vinho é realizada no Prefácio da Missa, e não no Canon, com as palavras pronunciadas por Nosso Senhor na última Ceia, conforme a liturgia católica.

2 - Na Igreja Ortodoxa não há as tradicionais devoções da Igreja Católica, como a comemoração de Corpus Christi, do Sagrado Coração de Jesus, a cerimônia da Via Crucis, o culto ao Imaculado Coração de Maria, Rosário, e outras.

3 - Os ortodoxos só aceitam ícones nos templos.

4 - Para os ortodoxos, o Sacramento do Matrimônio é ministrado pelo padre, enquanto que para a Igreja Católica, os ministros são os nubentes.

5 - Os sacerdotes ortodoxos têm liberdade de optar entre o celibato e o matrimônio, enquanto os sacerdotes católicos são celibatários.

2006-12-04 12:32:56 · answer #1 · answered by Ferreira 3 · 0 0

O chefe da Igreja Católica Romana é o Papa.
Os ortodoxos não consideram o Papa como sumo pontífice. Para os Ortodoxos, a supremacia da Igreja Católica está nas mãos de Jesus Cristo.

2006-12-04 10:56:48 · answer #2 · answered by Marivaldo L 6 · 1 0

A diferença é que a religião Católica Apostólica Romana está centrada no Papa, que para seus fiéis é o sucessor de São Pedro - representante legítimo de Cristo, conforme está escrito: "Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja".
Os Católicos Ortodoxos são aqueles que acreditam manter fiéis à doutrina de Cristo (orto=verdadeira; doxa=reta, direita).

2006-12-04 11:17:39 · answer #3 · answered by Adriane1975 3 · 0 0

A diferença é que os romanos seguem o Papa de Roma..
Os ortodoxicos não tem Papa tem outra pessoa no lugar do Papa que não recordo o nome...

2006-12-04 10:59:29 · answer #4 · answered by Cecília 3 · 0 0

Hoje em dia há tantas religões, com tantos nomes diferentes... na minha opniao a diferença entre os dois é a falta de vergonha na cara ... as pessoas gostam de ser diferentes uma das outras... cada um modifica oque pode para ser diferente do outro, e dizer que é o dono da verdade.
Deus deixou sua palavra, seus ensinamentos, pq tentar ser diferente, porque dividir as religões... resumindo, hoje em dia a religão está virando um belo comércio!

Abraços!

2006-12-04 11:04:12 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

- Diferença, é meio difícil de citar;
- Agora que ambos se acham donos da verdade, disto não tenho dúvidas;
- Talvez os Ortodóxos, sejam um pouco mais humildes e tolerantes!!!

2006-12-04 10:58:39 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

O nome! ,o conteudo e o mesmo etudo bos-ta

2006-12-04 10:56:22 · answer #7 · answered by glima31 3 · 0 2

fedest.com, questions and answers