English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-12-04 09:43:01 · 12 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Saúde e Bem-Estar Outras - Saúde e Bem-Estar

12 respostas

Cateterismo é um procedimento cirúrgico, realizado com o auxílio de um catéter, para colocação de um extensor dentro de uma artéria ou veia obstruída.

Catéter é uma sonda, uma mangueirinha que se insere pela artéria femural (a maior do corpo) até chegar à veia ou artéria que se desaja desibstruir.

O extensor é uma molinha, geralmente de metal especial que é colocada no local da obstrução para garantir a abertura da artéria.

É um procediemento invasivo e como tal apresenta um risco controlado, porém, muito inferior à cirurgia de ponte.

Minha irmã realizou dois desses e uma semana depois teve que realizar a cirurgia de ponte (fez 4, duas mamárias e duas safenas). O cateterismo pode não funcionar e nesse caso é realizada a ponte (que é a troca da veia ou artéria debilitada por outra menos importante do corpo).

2006-12-04 09:55:20 · answer #1 · answered by jorge luiz stein 5 · 1 0

E UMA CIRURGIA

2006-12-07 00:35:36 · answer #2 · answered by barbara_barbarelabarbie 5 · 0 0

E a introdução de um cateter(sonda) em nosso corpo para funções diagnosticas ou curativas. Como todo procedimento medico tem algun risco sim.

2006-12-04 18:56:44 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

É um exame para detectar se tem alguma das coronárias obstruídas, eu já fiz e correu tudo bem..... Boa sorte!

2006-12-04 18:54:06 · answer #4 · answered by Á amizade é como uma flor 7 · 0 0

se introduz um cateter que vai até as artérias coronárias que irrigam o coração. A seguir, injeta-se um contraste e filma-se a vascularização do órgão. Considerado o exame mais completo para detectar se existe obstrução nas coronárias, o cateterismo é um exame invasivo, mas sem grande risco

2006-12-04 18:49:38 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Fazem um corte no seu braço direito, em cima da veia que se tira sangue, enfiam um catéter por ela, ele chega perto do coração para ver se não tem obstruções nas veias. Isso é feito com anestesia local.
Depois a pessoa passa alguns dias com o braço todo manchado de sangue como se tivesse levado umas pancadas, dói por alguns dias, principalmente quando a gente dorme em cima dele.
Durante o procedimento a gente sente uns negócios estranhos, um calor que sobe é difícil dizer, mas não é nada agradável.
O médico dá uns dois pontos e o braço fica horrível de se olhar, a gente não acredita que vai voltar ao normal.
O risco é pequeno, mas existe.
Sei disso porque já fiz um.

2006-12-04 17:59:59 · answer #6 · answered by magrão 7 · 0 0

# O médico faz um corte de 2 a 3 centímetros de largura próximo à prega do cotovelo, no braço direito ou esquerdo, e seleciona um vaso sangüíneo (veia ou artéria). Também pode ser feito pela virilha.
# Por esse corte é introduzido o catéter (sonda de 2,7 milímetros de diâmetro e um metro de comprimento), que percorre o vaso até chegar ao coração.
# Pelo catéter é injetado um líquido de contraste radiológico, a base de iodo, que permite visualizar, por meio de um aparelho de raio-X, os vasos e cavidades do coração.
# As imagens internas do coração e/ou vasos são registradas com tecnologia digital (vídeo digital e/ou câmara multiformatos lazer que auxiliam na análise posterior do exame.


Sobre os riscos

Olha... toda intervenção cirúrgica sempre pode ter um certo risco.
No caso específico do cateterismo, depende muito das condições do paciente. Geralmente, quando o estado geral do paciente não se apresenta em um quadro grave, os riscos são muito baixos. Hoje esse tipo de intervenção vem se tornando bastante comum e segura, graças aos grandes avanços da tecnologia e formação de profissionais especializados.

Desejo boa sorte a você e uma boa recuperação ao paciente.

Para saber mais com ilustrações, visite o site abaixo.

2006-12-04 17:58:27 · answer #7 · answered by Luke Lun 3 · 0 0

Você não definiu o tipo de cateterismo, pois temos os:cateterismo vesical, uretra, esofagiano, duodenal, sondagens ecardiacos. Consiste na introdução de um cateter em um conduto natural, ou canal para fins exploratorios, o cateterismo cardiaco tem riscos sim. Converse com seu medico solicitante e ele te explicará detalhes deste procedimento. Fiz um rapido resumo, porem detalhes só teu medico terá condições para te explicar pois ele tem tua avaliação, e foge da etica, que preservo e respeito. Felicidades e boa sorte.

2006-12-04 17:58:19 · answer #8 · answered by itamar.franca 6 · 0 0

È um procedimento feito só por médicos introduz o cateter no local à ser examinado.Seria cateterismo cardíaco? Beijo

2006-12-04 17:56:25 · answer #9 · answered by Solange Macedo C 6 · 0 0

É um procedimento de risco ,sim.Pode haver desprendimento de coagulo ou do fator que impede a circulação e causar infarto.
É um cateter ou uma sonda,introduzida em uma veia ou arteria para desobstrução.Podendo ser coronaria ou não.

2006-12-04 17:55:44 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers