English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Oh pessoal, alguem sabe dizer se seria possivel, a fabricação desse gas em laboratorio? Gostaria muito e saber... O que sei é que o gas é raro, e que ele é toxico...

2006-12-04 07:05:09 · 9 respostas · perguntado por ««©ävä£ë¡®ö_Ñëg®ö»» 2 em Ecologia e Meio Ambiente

É pessoal, mas é o seguinte, pelas minhas leituras, o que faz estes buracos na camada de ozonio, é a combinação dele, com a poluição, ele se junta aos atomos de carbono, e forma outra substancia (a qual eu nao me lembro o nome). Sendo assim, nao poderiamos fabricar este gas e lança-lo na atmosfera, para que os atomos de carbono, ao invés de subirem e devastarem mais ainda esta camada, ficassem por aqui mesmo, com estes Ozonios produzidos artificialmente?
Gostaria de resposta

2006-12-06 08:09:06 · update #1

Bem pessoal, quem estiver interessado em debater o assunto, abri um espaço para isso em meu blog...
http://poetaeterno.blogspot.com/
Obrigado!!!

2006-12-07 05:40:00 · update #2

9 respostas

Olá Cavaleiro Negro,


O amigo Blabla U está absolutametne certo. Definiu o que é o ozonio perfeitamente e como se forma aqui embaixo de forma artificial.

Na natureza, o Ozonio se forma por ação solar agindo sobre moléculas que liberam O3. de forma natural. Esta forma halotrópica do oxigênio, é muito instável, e apenas grandes quantidades sendo produzidas naturalmente, garantem a quantidade adequada nos limites da estratosfera.

Para levar Ozonio a distancias tão longas, seria necessário um gasto de energia fabuloso, devido à quantidade necessária de reposição diária.

A menos que se instalassem fábricas lá em cima, mas teriamos outro problema: o custo e a imposibilidade...

Talvez soltando balões estratosféricos, mas não seriam viáveis porque levariam muito pouco de cada vez...

Parece dificil... talvez seja mais fácil cumprir com o determinado no tratado de Kyoto....

Um abraço
>

2006-12-04 07:26:55 · answer #1 · answered by Anonymous · 11 0

Um dia, vamos ter que nos adaptar a viver sem o ozônio. A vida deve arrumar uma maneira de adaptar os organismos vivos à sua falta. Darwin provavelmente diria isto.

2006-12-11 07:42:34 · answer #2 · answered by SEM TOP 7 · 0 0

O ozônio é gerado constantemente pela descarga dos motores dos automóveis, e pode tornar-se até um problema de poluição, destruindo a borracha dos pneus e causando acidentes.
Mas ele reage e se combina com várias substâncias.
Para resolver o problema da camada da estratosfera ele teria que ser levado até lá.

2006-12-07 04:39:05 · answer #3 · answered by Obs. Phoenix 7 · 0 0

Não mesmo.

Ozônio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Ozônio (ou Ozono) é de composição molecular (O3), se forma quando as moléculas de oxigênio (O2), se rompem devido à radiação ultravioleta e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio.

Índice [esconder]
1 Ozonosfera
2 O que é Ozônio
3 Produção, liquefação, solidificação e decomposição
4 Utilização comercial
5 Ocorrência na atmosfera
6 Ozônio como poluente



[editar] Ozonosfera
Na região da atmosfera situada entre 30 e 50 km de altitude, a camada é tão rarefeita que, se fosse comprimida à pressão atmosférica ao nível do mar, sua espessura não ultrapassaria a três milímetros. Esta camada tem a propriedade de absorver a radiação ultravioleta do Sol, por este motivo, sem a proteção do Ozônio, as radiações causam graves danos aos organismos vivos que habitam a superfície do planeta Terra.


[editar] O que é Ozônio
O Ozonio (O3), é uma variedade alotrópica do elemento oxigênio (O), que ao invés de dois átomos contém três. Sua coloração é azul pálida. Este gás, é extremamente oxidante e reativo, sua ocorrência natural é feita na estratosfera, através de raios ultravioletas do Sol.





[editar] Produção, liquefação, solidificação e decomposição
Para produzir Ozônio (Ozono) artificialmente, o processo se dá com a passagem de um arco voltaico com descargas elétricas de alta tensão através de uma corrente de Oxigênio ou ar seco. A composição química do Ozônio foi estabelecida em 1872. Naquela época se descobriu que é cinqüenta por cento mais denso que o oxigênio. O gás se liquefaz à temperatura de -112° C, seu ponto de congelamento se dá a -251,4° C e sua decomposição ocorre acima de 100° C, ou em temperatura ambiente quando usados catalisadoeres. Liquefeito, sua coloração é azul-escura.

Existem vários métodos para a obtenção do Ozônio industrial, um destes, é a liquefação, onde utiliza-se uma mistura de Oxigênio-Ozônio. No processo, esta separa-se em duas camadas, das quais a mais densa contém cerca de 75% de Ozônio. Devido à sua extrema instabilidade e reatividade, os processos de produção são extremamente delicados e trabalhosos.tem gente que é um ozonio você sabia são as pessoas burras.


[editar] Utilização comercial
Na indústria, o Ozônio é utilizado em misturas com outros gases devido à sua poderosa capacidade como agente oxidante, sobretudo na transformação de alcenos em aldeídos, cetonas ou ácidos carboxílicos. Também é um poderoso germicida, empregado na esterilização de água potável e na remoção de sabores e odores indesejáveis. Também serve como agente branqueador para compostos orgânicos.


[editar] Ocorrência na atmosfera
Sabe-se que na atmosfera, a maior ocorrência de ozônio natural se dá entre trinta e cinqüenta quilômetros de altitude. No final do século XX foram constatadas formações e ampliações de buracos na camada de ozônio, principalmente sobre o Pólo Sul. Acredita-se que grande parte do aumento do buraco da camada de Ozônio ocorre devido ao uso desenfreado de produtos à base clorofluorcarbonos (CFCs) e hidrocarbonetos alifáticos halogenados (halons), que liberam gases destruidores do Ozônio. E, graças a mistura do hidrogenio com o oxigenio e goticulas de agua, nós seres humanos podemos visualizar UDOS nos dias de lua cheia...


[editar] Ozônio como poluente
Curiosamente o ozono presente na troposfera é um perigoso poluente que além de provocar problemas respiratórios e o smog (nevoeiro fotoquímico), também degrada tecidos e danifica plantas. O que contrasta com o papel protector que geralmente é atribuído ao ozono estratosférico. O Ozono é produzido, principalmente, por motores. Isso inclui tanto os motores a combustão como os elétricos.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Oz%C3%B4nio"

2006-12-04 15:59:05 · answer #4 · answered by John - Se chamarem digam que saí 7 · 0 0

fabricar ozonio já é ha muito tempo, p problema é leva até a ionosfera, devido ao seu peso maior, ele não sobe sozinho, precisa de uma mazinha, o homens até o momentos não tecnologia para isso.

2006-12-04 15:15:41 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Recebi há alguns dias uma mensagem falando sobre o assunto.
Existe um projeto em andamento ligado a uma ong a qual sou associada e a Petrobrás. O projeto envolve armazenamento de
ozônio e é algo inédito. Vou estudar o texto direitinho que está em meu arquivo e logo o colocarei em forma de pergunta para
você. Prometo.

2006-12-04 15:15:17 · answer #6 · answered by didim 6 · 0 0

Se fabricado, poderia ser cabritado como muitas coisas que envolvem o 1/2 ambiente

2006-12-04 15:20:46 · answer #7 · answered by klogh 6 · 0 1

Sabe aquele cheirinho que aparece depois de um curto circuito? Pois é o ozônio. O gas oxigênio (O2) na presença de uma faísca elétrica se transforma em O3 (ozônio). Quanto à reposição, não me parece possível pelo volume involvido.

2006-12-04 15:10:19 · answer #8 · answered by Blabla U 6 · 0 1

naum néh?

2006-12-04 15:07:13 · answer #9 · answered by Sirius Seriously 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers