English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

A cirrose hepática é uma doença que se caracteriza pela alteração da estrutura do fígado, que fica transformado em nódulos, individualizados por septos fibrosos (cicatrizes). É o estado terminal de várias doenças e causa insuficiência hepática.

Como se manifesta?
Numa primeira fase a cirrose pode não causar qualquer sintoma. Quando a doença evolui, surgem sintomas e sinais clínicos relacionados com o insuficiente funcionamento do fígado e com o obstáculo que ele coloca à passagem do sangue (surgindo hipertensão portal, isto é, aumento da pressão sanguínea nas veias que drenam o sangue dos órgão abdominais).

Assim pode apenas haver fadiga, falta de apetite, mal estar geral, perda de peso, ou surgirem sintoams e sinais mais característicos, como icterícia, aumento do volume abdominal por ascite (derrame peritoneal), edemas, anemia, encefalopatia hepática, hemorragia digestiva (frequentemente por rotura de varizes esofágicas), etc.

2006-12-04 06:03:26 · answer #1 · answered by Little S 5 · 0 0

A cirrose hepática leva à ascite por uma razão muito simples.
No fígado há uma circulação enorme de sangue.
Com o processo de cirrose, as células funcionais do fígado são destruídas e ocorre a substituição delas por tecido fibroso.
Com isso ocorre o "endurecimento" do fígado, consequentemene o sangue tem mais dificuldade de passar em todos os caminhos do fígado, aumentando a pressão sangüínea no interior dos vasos que levam o sangue para o fígado, que por sua vez vão permitir a "saída" de plasma para os tecidos próximos que estão no abdomen. Por isso que cirrose leva à ascite.

2006-12-04 10:43:23 · answer #2 · answered by Orival S 3 · 1 0

Ascite é o acúmulo de líquido no peritônio e, se não me engano, tem relação com o aumento de pressão do sangue na veia porta, que é uma veia que passa pelo fígado. Esse aumento de pressão na veia porta costuma ser uma conseqüência da cirrose hepática. Ou seja:

Cirrose -> Aumento da pressão na veia porta -> ascite.

2006-12-04 06:16:43 · answer #3 · answered by Verbena 6 · 0 0

cara eu ainda sou 7ª serie!

2006-12-04 05:54:31 · answer #4 · answered by *Tailyne* 1 · 0 0

No início não há praticamente nenhum sintoma, o que a torna de difícil o diagnóstico precoce, pois a parte ainda saudável do fígado consegue compensar as funções da parte lesada durante muito tempo. Numa fase mais avançada da doença, podem surgir desnutrição, hematomas, aranhas vasculares, sangramentos de mucosas (especialmente gengivas), icterícia ("amarelão"), ascite ("barriga-d'água"), hemorragias digestivas (por diversas causas, entre elas devido a rompimento de varizes no esófago,levando o doente a expelir sangue pela boca e nas fezes) e encefalopatia hepática (processo causado pelo acúmulo de subtâncias tóxicas que leva a um quadro neurológico que pode variar entre dificuldade de atenção e coma).

2006-12-04 10:38:43 · answer #5 · answered by Roberto M 3 · 0 1

Que eu saiba não. O que causa barriga dágua é um tipo de verme. o qual nem me lembro o nome. Ou melhor esquistossomose que é o nome da doença causada pelo shistossoma Mancussi, ou seilá.

2006-12-04 06:50:08 · answer #6 · answered by Claudia C 2 · 0 1

ascite também barriga d'agua?!

Conheço barriga d'agua como esquistossomose.
----
Ascite :: Acumulo anormal de liquido na cavidade peritoneal. Pode estar associada a diferentes doencas como cirrose, insuficiencia cardiaca, cancer de ovario, esquistossomose, etc.
<><
Confirmei agora na busca. Ascite e esquistossome recebem essa denominação popular mesmo (barriga-d'água)
<>>

2006-12-04 06:01:51 · answer #7 · answered by aeiou 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers